domingo, 31 de julho de 2016

Bruno de Carvalho faz mal ao Sporting



É conhecida a minha aversão ao prestigitador (para ser meigo) Vieira e à sua forma, digamos, peculiar de gerir o meu clube, mas há, no outro lado da Segunda Circular, alguém que, de tão absurdamente patético, até consegue fazer de Vieira um verdadeiro estadista.

Isto que aqui vemos é grave. O Sporting decidiu aldrabar a sua História e juntar ao palmarés mais 4 campeonatos nacionais que nunca existiram. Os 4 títulos agregados correspondem a 4 Campeonatos de Portugal, competição por eliminatórias que deu depois lugar à Taça de Portugal. Isto é mentira, é aldrabice, é uma coisa infantil de alguém que não pode gostar do Sporting Clube de Portugal. Quem gosta de um clube não decide acordar um dia e inventar títulos.

Pior: isto é muito grave. E é sobretudo grave porque de um ano para o outro aparecem mais 4 Campeonatos inventados não só pela patetice mas pelo sentimento de inferioridade em relação ao Benfica. Não é coincidência que esta palermice aconteça neste ano. A verdadeira razão para esta intrujice é só uma e uma só: o pateta Bruno de Carvalho não quer que o Benfica, ganhando o Campeonato, fique com o dobro dos títulos do Sporting.

35 comentários:

Portugueezza disse...

Ó Ricardo, nao costumo comentar em blogues benfiquistas mas, como esta é sobre o Sporting, nao consigo deixar passar e apontar a incongruencia:

Entao, o benfica há uns anos passou de 27 para 30 há uns anos porque comecou a contabilizar títulos de proto-campeonatos de antigamente.

Porque nao pode o Sporting fazer o mesmo?

Saudacoes desportivas

Lanterna disse...

O benfica nunca ficaria com o dobro, porque este ano pode celebrar, com boa vontade, o seu 33o... excluindo critérios semelhantes aos usados pelo BC... Com os outros vocês não gostam... Curioso!

Ricardo disse...

O Benfica contabilizou os 3 títulos que havia ganho na competição POR PONTOS que originou maia tarde o Campeonato Nacional; o Sporting contabilizou 4 títulos que havia ganho na competição POR ELIMINATÓRIAS que originou mais tarde a Taça de Portugal. Ainda por cima, contabiliza estes 4 títulos duas vezes. Não sei se estão a perceber o nível de intrujice.

conana disse...

Pelos vistos há níveis de intrujice ... uma espécie de intrujice boa e intrujice má.
A partir do momento em que passou a ser bem visto andar a medir pixotas e se oficializou patetices não venham agora com queixas. Coisas de putos, é certo, mas o registo é absolutamente igual.

No entanto há já muito tempo que se anda a aldrabar com números de datas de fundação, de adeptos, de ofertas, etc e isso já não parece ser intrujice...

Anónimo disse...

Lagartagem no seu melhor. Trata-se de um clube que deixou de ser grande. Equipara-se mais a um Braga do que ao SLB. Tenho vergonha alheia ao assistir a estas situações.

conana disse...

Eu percebo a tua vergonha, anónimo das 15:34, eu também tenho alguma destas merdas. Mas tu devias passar a tua só de alheia para uma vergonha das normais. Era mais esperto. Ou menos parvo, conforme queiras.

Anónimo disse...

Caro Ricardo, convém informar os menos informados que esses 3 campeonatos que foram contabilizados pelo Benfica, correspondem às primeiras edições por pontos (Campeonato da Liga), que contava com oito equipas. O Porto ganhou uma edição, a qual também é contabilizada. Apenas na 5ª edição do Campeonato, se deu um alargamento e se mudou a designação para "Campeonato Nacional da Primeira Divisão", em que o Benfica conquistou até agora 32 edições!
É de facto caricato que isto custe a perceber a certas pessoas... seguindo a "lógica" usada pelo presidente do Sporting, o Benfica teria que acrescentar ainda mais 3 títulos, passando então para 38, pois venceu 3 finais dos Campeonatos de Portugal, prova por eliminatórias que precedeu a actual Taça de Portugal!
Resumindo... O BENFICA TEM 35 TÍTULOS DE CAMPEÃO E O SPORTING APENAS 18!!! Esta é a realidade, nua e crua, e quem não quer entender, que se dedique a outras actividades e deixe quem gosta de futebol em paz!

Saudações Benfiquistas!

Luís Jaques

GinBlossom disse...

não sei se há benfiquistas a comentar desta maneira em blogs afectos ao SCP mas surpreende-me que haja aqui uns quantos sportinguistas/lagartos.
gente, será assim tão difícil perceber? tirando as palas de burro?

Angelo disse...

Benfica adicionou ao seus palmarés 4 Ligas Experimentais, disputadas por 8 (!) clubes - sempre os mesmos - de apenas 4 Associações...

Lourival disse...

O Godinho Lopes e outros que tais é que eram bons!!
Comecemos por efectuar uma comparação mais simples;
O presidente do Sporting é adepto do Sporting e o do Benfica é adepto do (...).

Unknown disse...

Essa competição por pontos era experimental. A competição que realmente importava na altura era a competição a eliminar deniminada canpeonato de Portugal. É tão intrujo como o que o Benfica fez. É uma questão de perspectiva. Não me venham é com hipocrisias e falsa moral, ainda por cima quando falsificam a própria data de fundação

Portugueezza disse...

Ricardo, acho que estamos a resvalar para extremos ao atribuir demasiado peso ao formato e até valor de campeonatos/torneios passados.

Quando muito uma equipa pode intitular-se campea se tiver sido a melhor equipa, primus inter pares. Tens dados para afirmar que essas proto-tacas de Portugal nao correspondem, e que os proto-campeonatos já correspondem?

Sou sincero: nao sei a resposta, mas nao me faz grande diferenca...

O que eu acho importante aqui é perceber porque é que os clubes andam a fazer isto: nunca antes tinham contabilizado os títulos deste modo. Porque raio comecaram a faze-lo agora??

Se calhar nao é surpresa neste tempo controlo dos jornais, televisoes e sites supostamente isentos. Arrisco dizer que a propaganda nunca foi tao forte como hoje. E quem comecou foi o benfica, note-se: número de títulos, data de fundacao, número de sócios.

O verdadeiro legado de vieira...imaginem lá ele sair* a dizer que dobrou os títulos do Sporting?? Obviamente que a parte bazófica do ADN benfiquista está desertinha por tal marca na coronha...

Mas o orgulho sportinguista nao é apenas futebol, rapaziada, isso é bem conhecido. Somos um clube eclético e simplesmente incomparável a nível nacional e com a maior parte dos clubes do mundo.


*(vamos ver quanto tempo dura até ir fazer companhia ao Trocas-te, depois de deixar a presidencia do clube)

Abraco

alexanderson disse...

chamem o senhor Alberto Minguéns por favor para esta situaçao estar resolvida de forma a que todos percebam onde estao os erros e as certezas e o porque das confusoes todas acerca deste tema

GreenMan disse...

A competição oficial para determinar o campeão era o Campeonato de Portugal. A liga era, como o nome indica, experimental. Para o Benfica, é indiferente contar um ou outro torneio, porque tem 3 de cada. Mas o oficial é que devia contar, e assim, faz todo sentido actualizar o numero de campeonatos, assim como faz sentido que o Olhanense seja considerado um dos clubes que já foram campeões de Portugal. Tentar fazer disto um caso só demonstra que a razão assiste ao Sporting.

Anónimo disse...

A partir do momento em que os campeonatos e as competições estão legalizadas e homologadas pela FP e pela UEFA, como é o caso, não há mais nada a fazer. São apenas devaneios de carneiros alienados!


RedAtheist disse...

Lendo os comentarios chego a conclusao que sao os sportinguistas que fazem mal ao SCP.

Benfiquista Tripeiro disse...

O Campeonato de Portugal, como toda a gente sabe (menos os anormais) é hoje a Taça de Portugal. Até o troféu é o mesmo.

Os lagartos têm 18 campeonatos, por mais que lhes doa, é a realidade. Mas, ao aldrabar, ao menos tinham de retirar 4 Taças de Portugal ao palmarés, senão estão a contar duas vezes o mesmo troféu.

Mas num clube onde contam como títulos medalhas de prata e de bronze dos Jogos Olímpicos nada surpreende. Ser pequenino e tacanho é assim, sempre a olhar para cima, sempre a espumar.

António Madeira disse...

Meu deus... (se é que ele existe)

O que mais me choca não é o facto daquela gentinha fazer isto, é para o lado que durmo melhor, é o facto de haver gente que não só concorda com esta medida como ainda a "justifica"! A FPF, a UEFA, a FIFA é que devem estar de conluio para prejudicar o mais grande clube do mundo arredores e a galáxia de Andrómeda, terra de origem do Shikabala. "Espetacular", devem pensar com toda a certeza.
Sem palavras... quando eu pensava que o lagartedo não podia escavar mais fundo, "toma lá, vai buscar."
Táticas à estado islâmico ou de talibãs, sempre enraizadas no sentimento crónico de inferioridade e alimentadas à base do ódio.

Unknown disse...

"Tens dados para afirmar que essas proto-tacas de Portugal nao correspondem, e que os proto-campeonatos já correspondem?"

Boletim publicado pela FPF em 1938 "Por virtude da reforma a que se procedeu no Estatuto e Regulamentos da Federação os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente", Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal." (http://imgur.com/a/McbiM)

Ou seja, os "campeonatos" que o Sporting agora reclama são da competição antecessora da Taça de Portugal, como tal, não devem ser contabilizados como campeonatos. Só na cabeça de alguns alucinados é que isso faz sentido.

Seria mais ao menos como ver os clubes que venceram as primeiras edições da competição mais antiga do Mundo, a Taça de Inglaterra, converterem em campeonatos apenas e só porque...na altura não havia campeonato de Inglaterra! Vão explicar isso aos camones, riem-se na vossa cara!

Mas o que interessa é o que dizem as entidades que regem o futebol:
FPF
(depois da remodelação do site não se encontra o historial dos campeonatos, se encontrarem, por favor partilhem. Mas é possível consultar a versão anterior do site):
Primeiro título de campeão do Benfica: 1935/36
http://web.archive.org/web/20040110061043/http://www.fpf.pt/historial/provas_1liga_1divisao.html

UEFA
After winning ten Lisbon regional championships, a first national title arrived at the 15,000-capacity Campo das Amoreiras in 1935/36
Domestic honours (most recent triumph in brackets)
• League title: 32 (2010)

Com o de 2014, 2015 e 2016...35.
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2015/clubs/club=50147/profile/index.html

FIFA
"34 Portuguese championships: 1936, 1937, 1938, 1942, 1943, 1945, 1950, 1955, 1957, 1960, 1961, 1963, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976, 1977, 1981, 1983, 1984, 1987, 1989, 1991, 1994, 2005, 2010, 2014, 2015"
Com o de 2016...35.
http://www.fifa.com/news/y=2009/m=3/news=eagles-ready-take-flight-1040732.html

Temos pena... Benfica 35 títulos. Se vencer o campeonato 2016/2017 é o 36 (bi-18).

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Isto é tão cretino e idiota, mas, permite-me perguntar a algum colega sportinguista dos que aqui já deram opinião, ou a outros quaisquer: porque será que nunca se lembraram então de o fazer, até agora? Porquê? Na resposta a estas duas questões, está a verdade do problema: como dizes, e bem, na tabuada do Ratinho, dois vezes dezoito é igual a TRINTA E SEIS.

Abraço
Pedro B.

Unknown disse...

"o benfica há uns anos passou de 27 para 30"
Pode explicar em que realidade virtual é que isso aconteceu?

A Bola (25 Maio de 1987): "Benfica campeão. 27º título"
Aqui: http://imgur.com/a/nTvYV

Jornal O Benfica (27 Maio de 1987): "E vão 27. Somos Campeões"

Gazeta dos Desportos (27 Maio 1994): "Campeões. 30º título"
Aqui: http://imgur.com/a/54Dm7


1986/87 - 27
1988-89 - 28
1990-91 - 29
1993-94 - 30
2004-05 - 31
2009-10 - 32
2013-14 - 33
2014-15 - 34
2015-16 - 35

Como pode ver festejámos a conquista do 27º, 28º, 29º, 30º, 31º, 32º, 33º, 34º e 35º!

E em anos distintos!

Alcibíades disse...

Esses 4 títulos inventados já constam no nº de taças de portugal. Se acrescentam 4 campeonatos têm que tirar 4 taças de portugal.

Unknown disse...

"Benfica adicionou ao seus palmarés 4 Ligas Experimentais, disputadas por 8 (!) clubes - sempre os mesmos - de apenas 4 Associações..."???
Tantos erros factuais numa frase tão pequena...enfm...

"Benfica adicionou ao seus palmarés 4 Ligas Experimentais"
Disputaram-se 4 Campeonatos da Liga, dos quais 3 foram ganhos pelo Benfica.

"disputadas por 8 (!) clubes - sempre os mesmos"?!?!?
Sempre os mesmos clubes?! Vá lá espreitar melhor... será ignorância ou má-fé?

1934-35: Porto, Sporting, Benfica, Belenenses, Setúbal, União Lisboa, Académico e Académica
http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=57

1935-36: Benfica, Porto, Sporting, Belenenses, Setúbal, Boavista, Carcavelinhos e Académica
http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=58

1936-37: Benfica, Belenenses, Sporting, Porto, Académica, Carcavelinhos, Setúbal e Leixões
http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=59

1937-38: Benfica, Porto, Sporting, Carvavelinhos, Belenenses, Académica, Barreirense e Académico
http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=62



"disputadas por 8 (!) clubes - sempre os mesmos - de apenas 4 Associações..."
A partir de 1939, quando a competição passou a designar-se Campeonato Nacional, o modelo competitivo manteve-se o mesmo das edições anteriores (8 clubes de 4 associações) e ninguém contesta os campeonatos a partir de 1939. O argumento virou-se contra o Angelo, caso para se dizer, o feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Diário de Notícias, 8 de Janeiro de 1939:
"A prova que hoje começou a disputar-se, organizada pela Federação Portuguesa de Football, com a denominação "Campeonato Nacional - I Divisão" só difere do antigo campeonato da I Liga...no nome." (http://imgur.com/a/4BuEr)

Unknown disse...

"A competição oficial para determinar o campeão era o Campeonato de Portugal"
Errado!

O que dizem as entidades oficiais que regem o futebol? (Ou a lagartagem quer sobrepor-se às entidades que organizaram as competições? LOL)

FPF
(depois da remodelação do site não se encontra o historial dos campeonatos, se encontrarem, por favor partilhem. Mas é possível consultar a versão anterior do site):
Primeiro título de campeão do Benfica: 1935/36
http://web.archive.org/web/20040110061043/http://www.fpf.pt/historial/provas_1liga_1divisao.html

UEFA
After winning ten Lisbon regional championships, a first national title arrived at the 15,000-capacity Campo das Amoreiras in 1935/36
Domestic honours (most recent triumph in brackets)
• League title: 32 (2010)

Com o de 2014, 2015 e 2016...35.
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2015/clubs/club=50147/profile/index.html

FIFA
"34 Portuguese championships: 1936, 1937, 1938, 1942, 1943, 1945, 1950, 1955, 1957, 1960, 1961, 1963, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976, 1977, 1981, 1983, 1984, 1987, 1989, 1991, 1994, 2005, 2010, 2014, 2015"
Com o de 2016...35.
http://www.fifa.com/news/y=2009/m=3/news=eagles-ready-take-flight-1040732.html

O que vocês reinvindicam seria mais ao menos como ver os clubes que venceram as primeiras edições da competição mais antiga do Mundo, a Taça de Inglaterra, converterem em campeonatos apenas e só porque...na altura não havia campeonato de Inglaterra! Vão explicar isso aos camones, riem-se na vossa cara!

Temos pena... Benfica 35 títulos. Se vencer o campeonato 2016/2017 é o 36 (bi-18).

Anónimo disse...

"Os 4 títulos agregados correspondem a 4 Campeonatos de Portugal, competição por eliminatórias que deu depois lugar à Taça de Portugal."

Sendo assim. Porque é que o Maritimo o Olhanense e o Carcavelinhos não constam no palmares oficial de vencedores da Taça de Portugal?

"Confirmando as potencialidades evidenciadas pelas suas equipas ao longo dos tempos, o Marítimo vai alcançar, na época 1925/26, aquele que ainda hoje é considerado o maior feito desportivo alguma vez interpretado por uma equipa madeirense – a conquista do título de campeão de Portugal de futebol. Campeão da Madeira pela quinta vez consecutiva, o clube caminha para a conquista do título máximo do futebol português com confiança."
http://www.csmaritimo.org.pt/index.php/clubemenu/historial

"O divertimento e o desportivismo levam o clube à liderança e tornam-no, em 1924, Campeão de Portugal. O Sporting Clube Olhanense conquista o título máximo do campeonato nacional e, a 22 de Outubro do mesmo ano, recebe um Louvor pelo Governo da Nação."
http://somosnos.scolhanense.com/clube/

E porque é que o Barreirense nunca foi considerado oficialmente como finalista vencido da Taça de Portugal?
“O primeiro título nacional do Benfica foi extorquido ao Barreirense”
http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2274&Itemid=111

E porque é que (pelo menos) até ao campeonato de 01/02 o palmares de campeoes nacionais era contabilizado a partir de 38/39? O que mudou?

E já agora...Será que a partir de agora (a bem da coerencia) o benfica e os benfiquistas vão acabar com a palermice de considerar a Taça Latina uma competição europeia?! É que tal como li mais acima. As "entidades oficiais que regem o futebol" não consideram oficial uma taça que era disputada por 4 clubes de 4 paises da Europa...

MRMAQ

António Madeira disse...

A propósito disto, veja-se o que escreveu Alberto Miguéns.
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/06/revisionismo-sportinguista.html?m=1

Unknown disse...

MRMAQ,

"Sendo assim. Porque é que o Maritimo o Olhanense e o Carcavelinhos não constam no palmares oficial de vencedores da Taça de Portugal?"
Marítimo, Olhanense e Carcavelinhos constam como vencedores do Campeonato de Portugal, prova que seria rebaptizada de Taça de Portugal.
(Depois da remodelação do site da FPF não se encontra mais disponível o historial das competições da sua responsabilidade, se encontrarem, por favor partilhem. Mas é possível consultar a versão do site anterior à remodelação:
http://web.archive.org/web/20040110040655/http://www.fpf.pt/historial/provas_campeonato_portugal.html)

Mais, na base da taça que é entregue pelo Presidente da República ao capitão da equipa que vence a Taça de Portugal, constam o nome dos vencedores de todas as competições, incluindo o Marítimo, Olhanense e Carcavelinhos.


"E porque é que (pelo menos) até ao campeonato de 01/02 o palmares de campeoes nacionais era contabilizado a partir de 38/39?"

Se consultar as seguintes edições dos jornais (incluí o link para que não restem dúvidas), todas anteriores a 01/02, pode constatar que o que está a dizer não é verdade.

A Bola (25 Maio de 1987): "Benfica campeão. 27º título"
Aqui: http://imgur.com/a/nTvYV

Jornal O Benfica (27 Maio de 1987): "E vão 27. Somos Campeões"

Gazeta dos Desportos (27 Maio 1994): "Campeões. 30º título"
Aqui: http://imgur.com/a/54Dm7

Por consequência...
1986/87 - 27
1988/89 - 28
1990/91 - 29
1993/94 - 30
2004/05 - 31
2009/10 - 32
2013/14 - 33
2014/15 - 34
2015/16 - 35


Será que a partir de agora (a bem da coerencia) o benfica e os benfiquistas vão acabar com a palermice de considerar a Taça Latina uma competição europeia?! É que tal como li mais acima. As "entidades oficiais que regem o futebol" não consideram oficial uma taça que era disputada por 4 clubes de 4 paises da Europa...

O Benfica conquistou a Taça Latina em 1950. A UEFA foi fundada em 1954 e a FIFA até há bem poucos anos atrás apenas se encarregava de organizar competições de selecções. A Taça Latina é uma competição que sai claramente fora da égide da UEFA e da FIFA mas não da competência de "entidades oficiais que regem o futebol".

A Taça Latina foi uma competição organizada por 4 Federações de Futebol, sim, leu bem, Federações. A Federação Portuguesa de Futebol e a sua congénere Espanhola, Francesa e Italiana.
Pode constatar isso na edição de A Bola de 6 de Janeiro de 1949, aqui: http://imgur.com/a/14g3x

A Taça Latina foi uma competição internacional mas não na abrangência "europeia" que invoca.

Não considera essas 4 Federações como "entidades oficiais que regem o futebol"?
Peço desculpa pela pergunta mas para quem considera taças como campeonatos, tenho dificuldade em entender a vossa, nhum, coerência.

Abraço

Portugueezza disse...

Fico emocionado em saber que o T1 gasta tanto dinheiro em avencados. Sinto-me mesmo importante!

Fica claro que o Sporting nao contabiliza as Tacas de Portugal a dobrar , basta ver as datas.

E essa questao de qual competicao atribui o título de campeao nacional nao é do foro da UEFA nem da FIFA: é da FPF e tu, convenientemente, nao consegues encontrar essa informacao.

Se discutimos se é justo ou nao incluir a competicoes anteriores, aproveito a a capacidade investigativa dos assalariados do T1 e pergunto: qual era o formato das tais competicoes (quantas equipas, etc...)?

Redceltic disse...

Oh portugueezza, a única coisa que fica clara é que tu, não dando prova nenhuma do que dizes, insistes em repetir o mesmo até à exaustão numa óptica de achar que repetir mil vezes uma mentira a torna verdade. Depois vens falar de assalariados e afins... estás a referir-te a ti? Pq só pode ser.
Por último, para quem não costuma comentar em blogs benfiquistas já lá vão mais de 10 msgs só nas últimas 24horas. Será que não costumas comentar pq nem conta de blogger tinhas?! Fica a questão

Duarte disse...

Acho que não faz sentido chegar a 2016 e passar a contabilizar troféus de uma forma que já podia ter sido feita, discretamente e se calhar com mais "legitimidade" em 1940 ou por esses anos.

Sempre me habituei a ver no palmarés do Sporting 18 títulos e 4 campeonatos de Portugal. Para mim estava bem assim. se, como espero, o Sporting for campeão em 2017, não irei dizer "dá-me o 23!".

Só acho que há um erro no post, pois o Sporting não contabiliza duas vezes estes troféus: as 16 taças de Portugal surgem a partir de 1941, quando já não havia o dito Campeonato de Portugal.

Infelizmente há quem goste de reescrever a história e, pasme-se, quem aplauda e diga "o Benfica também fez!". Mesmo que seja/fosse verdade, e nem vou dar para esse peditório, é um problema do Benfica e não do Sporting.

GreenMan disse...

Do site da FPF: http://org.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Historia
"O Campeonato de Portugal
Em 1922 foi criado o primeiro campeonato de futebol organizado pela UPF. Os vencedores desta competição eram considerados os campeões da modalidade em Portugal. O FC Porto venceu a 1ª edição, após ter derrotado o Sporting por 3 a 1 na finalíssima, a 18 de junho de 1922."

... Os campeões da modalidade em Portugal. Creio que não há duvidas de que lado está a razão.

Unknown disse...

Para quem não percebeu, mesmo que obrigue à repetição do que já foi dito, explica-se tudo de novo, com um bocado mais de paciência e condescendência pelo défice de compreensão.

"E essa questao de qual competicao atribui o título de campeao nacional nao é do foro da UEFA nem da FIFA: é da FPF e tu, convenientemente, nao consegues encontrar essa informacao."

Não? Olha aqui no antigo site da FPF:
"Primeiro título de campeão do Benfica: 1935/36"
http://web.archive.org/web/20040110061043/http://www.fpf.pt/historial/provas_1liga_1divisao.html

Título de campeão nacional devidamente homologado, em que as entidades superiores à FPF confirmam:

UEFA
After winning ten Lisbon regional championships, a first national title arrived at the 15,000-capacity Campo das Amoreiras in 1935/36
Domestic honours (most recent triumph in brackets)
• League title: 32 (2010)

Com o de 2014, 2015 e 2016...35.
http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2015/clubs/club=50147/profile/index.html

FIFA
"34 Portuguese championships: 1936, 1937, 1938, 1942, 1943, 1945, 1950, 1955, 1957, 1960, 1961, 1963, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976, 1977, 1981, 1983, 1984, 1987, 1989, 1991, 1994, 2005, 2010, 2014, 2015"
Com o de 2016...35.
http://www.fifa.com/news/y=2009/m=3/news=eagles-ready-take-flight-1040732.html

Se encontrares no remodelado site da FPF algo que confirme ou desminta isso, agradeço que partilhes mas já todos sabemos que não o vais fazer nem, convenientemente, nada de substantivo vais acrescentar à discussão.
Seria interessante perceber qual/quais são os argumentos dos defensores da "teoria" do Sporting. Se é algo que propõe uma disrupção em relação ao que já foi devidamente homologado, tem obviamente de ser respaldado em factos concretos que tragam uma nova luz e obriguem à reinterpretação do que é aceite. E onde estão eles? Pois...não são apresentados, é apenas uma birra de putos mimados.



qual era o formato das tais competicoes (quantas equipas, etc...)?
Curiosa pergunta de quem escreveu "Ricardo, acho que estamos a resvalar para extremos ao atribuir demasiado peso ao formato e até valor de campeonatos/torneios passados."

Para tentar defender a sua dama, já temos o caro sportinguista a "resvalar para extremos". Sintomático.

Mas respondendo à sua questão extremista, tal como escrito anteriormente, o modelo de competição do Campeonato Nacional herdou o modelo de competição do Campeonato da Liga.
Diário de Notícias, 8 de Janeiro de 1939:
"A prova que hoje começou a disputar-se, organizada pela Federação Portuguesa de Football, com a denominação "Campeonato Nacional - I Divisão" só difere do antigo campeonato da I Liga...no nome." (http://imgur.com/a/4BuEr)

Podes ainda mastigar esta palha:
Campeonato da Liga 1937/1938: 8 equipas, todos contra todos a duas voltas
http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=62

Campeonato Nacional 1938/1939: 8 equipas, todos contra todos a duas voltas
http://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=62

Bom proveito!

Portugueezza disse...

Olha esta, posso fazer o que me apetecer nao??? Mas nao se preocupem que tenho mais que fazer do que andar a dar trela a lampioes. Nao suporto é propaganda.

Este "olhem para mim que sou parvinho" nao tem credibilidade nenhuma. É um propagandeiro - aposto que foi ele que escreveu aquele "Mythbuster" benfica.

Quando dizes que "instancias superiores a FPF" e exemplificas a UEFA, etc, isso vale bola. Porque? Donde é que achas que vem a informacao? Da FPF, claro está.

Apresenta uma estatística corrente, homologada. Nao deve ser tao difícil para os recursos do T1?

Depois, o link que tu meteste nao é oficial. E perdoa-me se nao te dou o crédito que pensas que a tua sapiencia merece.

Usa lá a tua capacidade de pesquisa e encontra-me algo **oficial** a dizer os títulos do benfica.

Olha, melhor mesmo, usa um dos vouchers (nao me surpreenderia que fosses árbitro, com tant estoicismo em defesa do benfica...) e vai ao museu tirar uma fotografia a casa um dos troféus!!! Com detalhe das gravuras.

Porque eu também meto o meu link nao oficial, e remeto a tua atencao para a leitura dos comentários:

http://leoninamente.blogspot.co.uk/2014/05/a-matematica-do-benfica-27-3-33.html

(aliás, já nem era preciso com a bela intervencao do MRMAQ acima..., mas retiro a contribuicao do autor do blog: "transformarão a maior falcatrua feita nos registos da Federação Portuguesa de Futebol por um benfiquista, à revelia do único orgão com legitimidade para o fazer, a Assembleia Geral, na verdade que hoje pretendem pintar de vermelho! Jamais! Essa nódoa ficará sempre convosco, até ao dia em que alguém faça a exumação do cadáver!...")

A internet nao esquece, excepto quando vos convém (como aliás certas agressoes de jogadores do benfica este ano, a propósito do caso Slimani!)

*********

Já agora, como demonstracao de carácter, nao consigo deixar de apontar a bazófia do "bi-18" e da santa presuncao de ter razao. Esta m3rda é que irrita. Isto de um cromo que está sempre batido nos blogues do sporting a vomitar propaganda lampia, selctivamente a utilizar expressoes de outros fora de contexto [como acabou de fazer] e constantemente a fazer cyber-bullying (nao que isso aqueca nem arrefeca, mas só demonstra o carácter).


*********

Em relacao aos extremos, podes escrever com a arrogancia que quiseres, mas a FPF parece que considera o campeonato de Portugal como a prova principal!

Repetindo o que o GreenMan disse:
"Do site da FPF: http://org.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Historia
"O Campeonato de Portugal
Em 1922 foi criado o primeiro campeonato de futebol organizado pela UPF. Os vencedores desta competição eram considerados os campeões da modalidade em Portugal. O FC Porto venceu a 1ª edição, após ter derrotado o Sporting por 3 a 1 na finalíssima, a 18 de junho de 1922."


Volto a perguntar, qual era o formato do Campeonato de Portugal nessa altura? É bem possível que até tenha sido uma competicao mais importante que o Campeonato da Liga.

Portugueezza disse...

Mais (vale o que vale, segundo a fonte):

https://en.wikipedia.org/wiki/S.L._Benfica#Inception_and_first_national_titles_.281904.E2.80.9350.29
The Portuguese league began in 1934, and after finishing third in the first edition, Benfica won the next three championships in a row (1935–36, 1936–37, 1937–38).

***************************

Até aqui tudo bem, mas se clicarem no link com o ano do CdL "1935-36", na página anterior chegam a:

https://en.wikipedia.org/wiki/1935%E2%80%9336_Primeira_Liga
The 1935–36 Primeira Liga season was the second season of top-tier football in Portugal. This was experimental competition and the winners of that competition were named "League champions". The Portuguese Championship instead defined the Portuguese champion.

Portanto a liga experimental era o CdL mas o campeao portugues era o vencedor do CN.


**************************
Finalmente, o caro Wikipédia, em relacao ao palmarés do benfica:
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_S.L._Benfica_records_and_statistics
Domestic competitions (75)[edit]
Primeira Liga (35): 1935–36, 1936–37, 1937–38, 1941–42, 1942–43, 1944–45, 1949–50, 1954–55, 1956–57, 1959–60, 1960–61, 1962–63, 1963–64, 1964–65, 1966–67, 1967–68, 1968–69, 1970–71, 1971–72, 1972–73, 1974–75, 1975–76, 1976–77, 1980–81, 1982–83, 1983–84, 1986–87, 1988–89, 1990–91, 1993–94, 2004–05, 2009–10, 2013–14, 2014–15, 2015–16 (record)


Diz que sao 35, INCLUINDO 3 LIGAS EXPERIMENTAIS!!!!!, de 1935 a 1938.


*********

Mais, é verdade que foi a origem da Taca de Portugal, mas o CN era a competicao que gerava o campeao portugues.

https://en.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_de_Portugal#Campeonato_de_Portugal_.281922.E2.80.931938.29

Before 1938, a similar competition was held since 1922 under the name Campeonato de Portugal (English: Championship of Portugal), which determined the national champions from among the different regional championship winners

Há pelo menos 11 clubes com títulos ou segundos lugares no CN (que era de facto uma competicao a eliminar) e os clubes eram apurados como respectivos campeoes regionais, PORTANTO ERA EFECTIVAMENTE UMA COMPETICAO REPRESENTATIVA DO PAÍS ao contrário da Liga.

Obviamente que se na altura era considerado o CN mais importante, logo os clubes investiam nessa prova.

Talvez daqui a 50 anos vamos ter a mesmo conversa sobre a actual Taca da Carica ;)

E lá os sportinguistas terao que repor a verdade.

Beijinhos e abracos! Vou tomar um banho em betadine e formatar o disco!

Portugueezza disse...

Agora vou fazer como ele:


Avencado do T1 disse:
"Ou seja, os "campeonatos" que o Sporting agora reclama são da competição antecessora da Taça de Portugal, como tal, não devem ser contabilizados como campeonatos. Só na cabeça de alguns alucinados é que isso faz sentido."

MENTIRA: a competicao oficial era o Campeonato de Portugal. Está mais que demonstrado. Já volto a ele mais abaixo.

**********

Avencado do T1 disse:
"Mas o que interessa é o que dizem as entidades que regem o futebol:"

MENTIRA: a UEFA e a FIFA perguntam a FPF quantos campeonatos tem o benfica.

***********

Avencado do T1 disse:
""o benfica há uns anos passou de 27 para 30"
Pode explicar em que realidade virtual é que isso aconteceu?"

POSSO: volta a ler o post do Leoninamente que eu colei mais acima.

**********

Avencado do T1 disse várias coisas:

""Benfica adicionou ao seus palmarés 4 Ligas Experimentais, disputadas por 8 (!) clubes - sempre os mesmos - de apenas 4 Associações..."???
Tantos erros factuais numa frase tão pequena...enfm...

"Benfica adicionou ao seus palmarés 4 Ligas Experimentais"
Disputaram-se 4 Campeonatos da Liga, dos quais 3 foram ganhos pelo Benfica.

"disputadas por 8 (!) clubes - sempre os mesmos"?!?!?
Sempre os mesmos clubes?! Vá lá espreitar melhor... será ignorância ou má-fé?"

DESVIO DE ATENCOES PARA O ACESSÓRIO a.k.a. "PALAS" (burrice) ou "PROPAGANDA" (mentira e desonestidade intelectual): focas-te no pormenor mascarando a tua falta de visao do ARGUMENTO PRINCIPAL COM O QUAL EU COMECEI ESTA DISCUSSAO, com o qual gozaste e que é o simples FACTO de que a competicao que realmente importava naquela altura era o Campeonato de Portugal.

Eu explico como se tivesses 6 anos: tens a Taca da Carica agora (nem vou pela alcunha de Lucílio Batista...). Daqui a 20 anos muda-se a liga para um formato semelhante e continua-se a chamar-lhe Taca da Liga, oficialmente a competicao mais importante. O Sporting, só por exemplo, comecaria a utilizar a equipa principal nessa competicao....

Vais reclamar a Tacas da Liga que já tens, como títulos de campeao nacional?? Ooooooopppps, se calhar até vais tendo em conta o historial!!



**************

Avencado do T1 disse:
""A competição oficial para determinar o campeão era o Campeonato de Portugal"
Errado!

O que dizem as entidades oficiais que regem o futebol? (Ou a lagartagem quer sobrepor-se às entidades que organizaram as competições? LOL)"


MAS TU ÉS PARVO OU FAZES-TE???? Que se f0dam as "entidades oficiais"! Vira o disco e toca o mesmo!

Entao tens o Campeonato de Portugal a decorrer que era a competicao oficial que apurava o campeao nacional (vais discutir isso????? a sério???) até aí, e achas que de repente se passa a considerar a competicao experimental como a mais importante???

Isso faz algun sentido??

*************

Por último, uma mensagem para os restantes que foram pontuando esta conversa com comentários a descartar a opiniao diferente da "lagartagem"*. Pensem pela própria cabeca. Nao houve um único comentário lagarto que fosse mentira, ao contrário do status quo aqui do blogue. E o Ricardo faria melhor era se se retratasse.


*lagarto ou sapo com muito orgulho - os animais sao nossos amigos. Ao contrário dos lampioes, que sao criminosos. Como o presidente que elegeram.