sábado, 30 de julho de 2016

JESUS, A COMPETÊNCIA QUE QUEBRA HEGEMONIAS




Jorge Jesus foi considerado o 10° melhor treinador do Mundo. Um prémio justíssimo a uma carreira em crescendo com o seu auge no Benfica, onde não só venceu mais de uma dezenas de títulos como conseguiu fazer regressar o clube a uma final europeia 23 anos depois (e no ano a seguir repetiu o feito).

Além destes factos e estatísticas que denunciam um trabalho competente mas que, tal como todas as estatísticas e factos, por si só podem dizer pouco, para mim o que verdadeiramente conta em Jesus é a sua extrema competência e criatividade. Poucos técnicos trazem ao futebol algo de novo e de intrinsecamente seu. Jesus tem essa qualidade, e por isso é tão amado e odiado, por isso gerou e ainda gera tanta polémica a sua passagem do Benfica para o Sporting.

Mas ainda mais do que o cunho pessoal que deixa no futebol das suas equipas e no jogo de forma geral, o maior feito do homem da Reboleira foi ter virado do avesso a hegemonia do futebol português. Não foi Vieira - até Jesus ter chegado ao Benfica, o Presidente do Glorioso tinha o extraordinário palmarés de vencer 1 Campeonato em 8 anos; foi Jesus quem, vencendo campeonatos e taças e indo a finais europeias e disputando até ao fim as competições mesmo quando as perdia, que virou a agulha ao futebol português e lançou o Benfica para o domínio claro nos últimos anos.

Na primeira época no Sporting bateu o recorde de pontos do clube, só sendo superado por um Benfica ainda mais avassalador. Como benfiquista, agradeço o excelente trabalho que Jesus fez no meu clube e dou os Parabéns ao meu mister por ter conseguido vencer o Campeonato contra um rival tão forte. Não nos iludamos: vamos ter de continuar a perder muito poucos pontos se quisermos conquistar o Tetra.

8 comentários:

O Cabinda disse...

Respeito o Ricardo, mas claro que o LFV só tinha um campeonato antes do JJ chegar, mas se ele chegou, foi por mera aposta pessoal do próprio LFV. Se não fosse este presidente, o JJ estaria onde? No FCP? O Jorge Nuno alguma vez esteve interessado nele? O LFV não ganha jogos, ele não mete golos, ele não dá a táctica. Ele faz escolhas para os diversos lugares da estrutura, e o JJ foi uma dessas escolhas. Falar que o LFV só tinha ganho um campeonato, é verdade, mas é daí? O Jonas também estava desempregado. O Mitro nunca tinha marcado 20 golos numa época. O Eliseu nunca tinha sido bicampeão antes. O André Almeida nunca tinha sido tricampeão. O JJ desmontou a hegemonia do FCP? Ou foram as escolhas do amigo dele, o Jorge Nuno, que abdicou dessa hegemonia ao escolher o Paulo Fonseca e o Lopetegui? Pois com o André V. B. e o seu adjunto, Vítor Pereira, a quebra de hegemonia teve que esperar. E esperámos três anos consecutivos, três longos anos de humilhações. Em 2 desses anos aconteceu-nos, nada mais nada menos o que aconteceu ao Sporting, a perda em catadupa de pontos no espaço de 1 mês. Típico do mestre da táctica. O Rui Vitória, uma outra aposta pessoal do LFV, fez o impensável nesta época finda. Uma época épica e para mim inesquecível. O Ricardo, e eu próprio, costumamos dizer que os fins não justificam os meios, o comportamento do nosso anterior treinador com os seus mind games "à la reboleira" , foi execrável. O seu ego é doentio. Não, o JJ não quebrou sozinho a hegemonia. Eu podia concordar com esta teoria, se nas 2 épocas do Vítor Pereira e mesmo na do André V. B., conseguisse um campeonato, pois o Benfica teve planteis de luxo. O Benfica quebrou a hegemonia apenasmente por um facto histórico, o fim de ciclo de Jorge Nuno. A magia do mestre Pinto da Costa desvaneceu-se devido ao cansaço e idade. Tão óbvio, penso eu de que.

Anónimo disse...

Se não fosse pelo Vieira que contra tudo e contra todos manteve o JJ no Benfica depois daquela época 2012/2013 onde TODOS (incluindo eu e tu) pediam a cabeça do JJ, e o Jorge Jesus estaria hoje a treinar no Cazaquistão ou semelhante sem honra nem glória...Com apenas um campeonato conquistado o de 2009/2010 com muita alegria nos trouxe, como é óbvio.


Mas sim não tenho problema nenhum em parabenizar o JJ. Ao contrário do autor do blogue que tem cpomplexos contra o Vieira eu não tenho complexos contra o JJ e fico contente que tenha treinado o Benfica e fico ainda mais contente por nos ter dado 3 títulos enquanto lá esteve.


Anónimo disse...

E antes do Benfica ele tinha ganho 0000, portanto é injusto dizer que o sucesso do SLB é só mérito do JJ. Este ano ganhou a ST mas o LFV ganhou o TRI e mais uma TL

Portanto, é importante sermos justos.

Águia Vermelha

Anónimo disse...

Oh blogger, jorge jejuis so aparece nessa lista por causa do Benfica. ou vais dizer q o sporting fez um grande Champions league ou liga Europeia?.. sim sim levaram 3 do lokomotiv, mascovo e skenderbeu

Anónimo disse...

Ricardo,

Uma vénia enorme para este post. Uma prova que ainda há adeptos que conseguem discernir entre o importante e o acessório.

Também não admira, tirando os vouchers praticamente subscrevo a maioria dos teus posts, excepto quando falas no LFV pois quero que ele fique durante mais alguns anos.

Muito respeito por ti e pelo que escreves,
Saudações desportivas
AF

João Gaspar disse...

Subscrevo integralmente.

Aquila Imperiale disse...

Jorge Jesus , grande treinador , homem execrável! Pensei assim durante 6 anos , continuo a pensar hoje, a diferença é que enquanto treinou o meu clube fui engolindo em seco , fui engolindo uns sapos mas tinha que apoiar.
Agradeço-lhe a sua parte , muito importante , nas conquistas efectuadas mas espero que nunca mais vença nada de importante , independentemente de treinar o Sporting ou o Porto. A nível profissional desejo-lhe o pior.

cards disse...

Na próxima época o caminho para o sucesso, Tetracampeonato é simples, fazer mais um ponto do que Sporting e Porto se eles fizerem 90 nos faremos 91.

Jorge Jesus é um excelente treinador, mas não faz milagres no Benfica chegou e foi campeão nacional no Sporting já não conseguiu esse feito.
Se Vieira em 2013, contra tudo e contra todos, mandasse embora JJ hoje ele estaria na China ou nas arábias.
JJ deu muito ao Benfica mas recebeu ainda mais do Benfica.