terça-feira, 28 de junho de 2011

Assim voam Falcões...

Isto é de uma gravidade tal que não pode merecer por parte do Benfica outro tratamento que não seja o de, caso sejam falsas as acusações, obrigar Jorge Baptista a divulgar as fontes e a ter de provar o que disse em tribunal.

Dito isto, não me espantaria nada que fossem verdadeiras as palavras de Jorge Baptista. Quem tem ausência de benfiquismo ao longo de toda a estrutura, quem permite ter gente no clube há anos na prospecção sul-americana para quem o Porto "é uma religião", pode muito bem ver Falcao e outros voarem para o rival.

É algo para que tenho alertado há muito tempo: ter benfiquismo no clube não é nenhuma odisseia fantasista ou utopia ultrapassada. Benfiquismo dos agentes que dirigem o Benfica significa defesa intransigente, apaixonada, competente dos nossos e signfica também a não existência de bufos e agentes infiltrados. Quem acha que pedir benfiquismo no clube é utópico mais vale entregar o cartão de sócio ou queimar as camisolas que tem em casa e desistir.

O benfiquismo tem de ser sempre a premissa primeira, juntamente com a competência, para avaliar se uma pessoa é ou não apta a entrar na estrutura. Isto não é nenhuma ideia louca de um desvairado que pensa coisas impossíveis, é o que é lógico e o que me espanta é que haja tanta gente para a qual o conhecimento de existirem sportinguistas e portistas na Direcção (e restante quadro estrutural) do Benfica seja irrelevante e até aplaudido. Será que estas pessoas sabem o que é o Benfica?


 
Adenda: Já alguém reparou que mudaram o símbolo do Benfica, apagando-lhe o azul da faixa? Mas esta gente não pára de ser incompetente? Parece que estou a ver a reunião, o Vieira levanta-se: "eh pá, os adeptos não páram com a cachada da mancha azul, apaguem o azul das camisolas!". Chegado à tipografia, foi azul da mancha, foi azul do símbolo, foi tudo. E mexe-se no símbolo e pronto, está tudo bem, não é preciso dizer nada? Eu sugiro que em vez da bicicleta metam lá um pneu. É o SL Bieira.

19 comentários:

Mister SLB disse...

Concordo plenamente com este post. Inclusive no meu blogue lanço um repto aos benfiquistas para lutarmos pelo nosso clube. Abraço http://24dafarmaciafranco.blogspot.com/

Saudações Benfiquistas

Mike Portugal disse...

Se isso for verdade, trata-se de espionagem industrial e se fosse provada na sua totalidade o fcp poderia sofrer um castigo pesado.

JD disse...

Mas vcs não percebem q não é do interesse da direcção do Benfica q isto se saiba???

Não percebem q o Vieira fica coberto de ridiculo se se souber q foi alguem por ele nomeado e escolhido que anda a bufar???

Quem é q tem as escutas? quem é q as tem vindo a libertar a conta gotas? Pq não liberta a escuta de que o Jorge Batista fala?? Não será a direcção que as tem?

Nunca vamos saber quem era o bufo, mas o Jorge Batista já tem a cabeça a prémio.

71460_5/8 disse...

o batista é um suposto jornalista é um mentiroso que em voz off só sabe desrespeitar o Benfica e os seus adeptos!

o que ele diz são fábulas com base nos rumores que todos ouvimos! ele não sabe nada em concreto! apenas especulou! e não disse nada de novo, que outros vendidos não tenham já insinuado antes!

MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricardo disse...

Mike, se com as escutas e vários outros elementos claros de coacção e tentativa de corrupção o Porto passou impune, achas que é um caso destes que vai criar alguma justiça? É lógico que não.

Tiago, o que o Baptista é não quero saber nem tem de interessar a ninguém. O que ele disse é que pode ou não importar. A mim importa, não por aquilo que ele disse - que não é grande novidade - mas por tudo o que isso significa: gente não-benfiquista na estrutura do clube.

Já falei várias vezes neste assunto: é impossível um clube conseguir ter sucesso sustentado se não tem nos seus postos mais importantes gente que o sente, que o defende e respeita. Enquanto não houver uma equipa totalmente benfiquista desde o Presidente ao mais inferior cargo de dirigentes, continuaremos neste caminho enviesado de títulos de 4 em 4 anos.

E o clube não responde, não quer saber que se digam coisas destas na praça pública? Ou há fundo de verdade? Não se compreende o silêncio neste momento, quando para qualquer coisa se emitem comunicados.

MM, grandes sportinguistas o Costinha e Carlos Freitas. Leões fantásticos! E na formação? Aquela gente toda sportinguista sócia do Benfica? Espectáculo! Será que tu consegues algum dia comentar um post sem entrares na parvoíce da generalização e petulância? Só um. Eu acredito em ti.

MM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MM disse...

Ricardo, tens razão, e perdão.
Refazendo o comentário sem o off-topic, apesar de VERDADEIRO. Sobre o post, exclusivamente,

A partir do momento que Jorge Baptista afirma ser uma informação audível em escuta, tomemos como verdade que assim é. Ninguém seria tão tolo a ponto de inventar uma coisa desse tipo. Se assim não fosse, simplesmente diria, "Sei, conheço, disseram-me, dizem". Sabemos, por isso, que é verdade.
Gravíssimo, mas, seria preciso alguém "contar" ou espiar? Quantos e quantos dias passam sobre interesses de jogadores que andam pelos jornais tempo a fio - sem que os negócios se concretizem - até aparecerem contratados pelo FC Porto? "Assinei pelo Porto em 2 minutos".

Não creio que o FCP precise de espionagem para contratar jogadores. Se esse indivíduo estivesse em condições de ajudar a decidir sobre jogadores faria seguramente parte da folha salarial azul-e-branca, porque seria dono de um formidável talento. Porque é que o FCP - então - não roubou o Kardek, ou o Roberto, ou as dúzias de jogadores que o Benfica contrata por ano e nada acrescentam? Imaginam um clube gastar 7 milhões de euros com base num telefonema a dizer "comprem-no porque ele é bom"? Não, é absurdo. Os clubes conhecem-se n(os) passos, o máximo que tal poderá determinar é uma vontadezinha maior de deixar um rival a chuchar no dedo.

Serve assim?
Saudações e cumprimentos de um sócio da maior Potência Desportiva (e Social) Nacional.

Mr. Shankly disse...

"Enquanto não houver uma equipa totalmente benfiquista desde o Presidente ao mais inferior cargo de dirigentes,"

Não vou tão longe, não vejo problema em ter sportinguistas ou portistas nas Finanças ou no Marketing, mas o futebol (e restantes modalidades) devem ser tratados só por benfiquistas. É o coração do clube.

MM, folgo em ver que te tornaste sócio do Benfica. Nunca é tarde.

Anónimo disse...

"Olha, que se foda o Sporting. Mas pacificamente, porque a maioria estará por trás do que escolheu. Não há nenhum problema. Na próxima oportunidade uma das primeiras passagens será Alvalade, e deixar o meu cartão de sócio ao cima das escadinhas."

MM (sócio da maior Potência Desportiva (e Social) Nacional), em Março de 2011

Anónimo disse...

olá Ricardo

a questão nesta altura, ou melhor, já há muito tempo, não é os que não são benfiquistas, é "quantos é que são os benfiquistas" (desde directores até jogadores serão mto poucos, ou nenhuns, os que sabem o que é o Benfica e o defende por instinto; e os que sabem e lá se mantêm em silêncio já pouca vergonha têm...)

a sangria de alma e coração benfiquista tem sido eficaz e persistente e, inflizmente, muito ajudada e consentida por "novos-benfiquistas" que batem no peito para enfrentar outros que, criticando criteriosamente, só servem para "atrapalhar esta magnífica direcção"

eu diria que este, já há algum tempo, não é o meu Benfica (como sempre o vi e pensei), mas nem isso posso dizer, pq o que vejo é que isto já nem é um Benfica, é um clube frio e atrapalhado, governado e apoiado por gente oportunista que racionalizou o Benfiquismo até ao ridículo

um abraço

Carlos Silva (ex-Leão Eça Cana)

Ricardo disse...

Shankly, temos de ser mais rigorosos do que isso. Claro que o que dizes é verdade - o futebol é o coração do clube - mas parece-me que, se queremos formar uma verdadeira equipa em toda a acepção da palavra, uma estrutura colectiva que siga a cartilha do benfiquismo e se proteja de influências exteriores, temos de apontar para a totalidade dos órgãos directivos.
Nas Finanças e no Marketing, não há gente benfiquista capaz? É lógico que há.

Olá, Carlos. Há muito tempo que não comentavas por aqui.

É verdade tudo o que dizes. Os "novos-benfiquistas", além de contribuirem para este estado de coisas pela inacção e mudez, ainda possuem essa enorme forma de estar que é criticando quem aponta verdades óbvias. Imagino quando a coisa for a doer. Está na altura de abrir os olhos a muita gente.

Abraço.

Mr. Shankly disse...

"Nas Finanças e no Marketing, não há gente benfiquista capaz? É lógico que há. "

Claro que sim. O que eu acho é que nestas áreas podemos escolher os melhores, mesmo não sendo benfiquistas. Se forem os melhores e benfiquistas, perfeito :)

LDP disse...

Shankly, e se nao me engano (porque é a forma de trabalhar que observo desde hà anos, e os seus proveitos principalmente) a estrutura do porto é toda ela assim. Feita de portistas (e de anti-benfiquistas, mas isto é outra conversa). O que nao bastaria para ter tanto sucesso e tao duradouro(!) se nao fosse o facto de existirem tantos portistas, mas tantos tantos, que extravasam para braços organizados como a Apaf ou a Liga.

Nao querendo arranjar desculpas para nada, até porque concordo com o Ricardo a 100%, se este "sucesso duradouro" do porto fosse abalado pela verdade de tempos a tempos - ou seja, quem é melhor leva para casa o campeonato, e nao somente aqueles que facturam viagens a àrbitros ao Brasil, hoje nao estariamos aqui a reivindicar "mais Benfiquismo" ou "Paixao a todos os nìveis"...porque...o Benfica ganharia mais vezes. Pelo menos o dobro do que ganhou desde 1980 até hoje. O dobro, sim. Parece-me realista e nao podemos esquecer que principalmente de 95 para cà, chegàmos a ter plantéis ridiculos, exasperantemente patéticos até. E em tantas vezes em que nao ganhàmos nòs, por manifesta incapacidade, também nao ganhou o sporting. E pelo menos uma meia duzia de vezes o sporting podia ter levado o caneco para casa nestes ultimos 25/30 anos.

Tudo isto serve para dizer o que? Que o grau de poluiçao daquele clube (clube?) é tao alto que contamina o mais infimo acessòrio do coraçao do Benfica (e do sporting, porque nao). Deixando-nos a debater tudo aquilo que temos debatido nos ultimos meses. Se nestes 30 anos tivessemos, sei là, 12 campeonatos para o porto, 9 para o Benfica, 8 para o sporting e 1 para o boavista...alguém aqui hoje falaria de falta de benfiquismo da/na direcçao, tecnicos e jogadores?

Mentiroso disse...

Benfica 2011 - 2012

Mora, Urreta e Rodrigo, entre outras opções mais consensuais, estão em vias de serem dispensados.

Reforços que ficam no plantel:

- Artur
- Wass
- Enzo Peréz
- David Simão
- Miguel Rosa
- Nolito
- Matic
- Bruno César
- Nuno Coelho

Se César Peixoto permanecer poderá sair um destes três: Nuno Coelho, Miguel Rosa ou David Simão.

A novidade nos avançados será Nélson Oliveira que irá colmatar as saídas de Nuno Gomes, Kardec e Weldon.

mago disse...

Acerca da adenda: acho que neste caso não terás razão, tanto porque não só o azul foi apagado (então e o verde e vermelho da faixa E Pluribus Unum?) como não é novidade deste ano - já o símbolo da camisola do ano passado não tinha estas cores.

Acho que a justificação é a mesma para o equipamento alternativo deste ano, a evocação dos "anos de ouro" do clube. Aliás, no 3º equipamento do ano passado (aquele horrível só utilizado 2 ou 3 vezes nas competições europeias) o símbolo continuava o mesmo de sempre e com as 3 estrelas, o que só reforça a minha ideia de que estas alterações são feitas especificamente para os equipamentos "revivalistas" das efemérides das duas TCE's.

Abraço.

Ricardo disse...

Mago, bem-vindo.

Aceito a explicação, faz sentido.

Mas custava muito termos uma Comunicação que informasse os sócios e adeptos das razões pelas quais o símbolo muda? Será pedir muito?

mago disse...

Claro que não, nisso (tal como em muitas outras coisas) estamos plenamente de acordo.

Cheers!