sexta-feira, 10 de junho de 2011

Erros e dúvidas

Erros

Nuno Gomes. Desportivamente, se é para manter Weldon, vão para o caralho, o Nuno Gomes merece estar no plantel. Mas, mesmo esquecendo essas tonteiras de Jesus, que tipo de tratamento é este dado a um capitão de equipa, um dos poucos que sabe o que é o Benfica? Deixá-lo ir para férias e depois logo se vê? É este o novo método que Vieira anunciou? O desrespeito, a falta de valores, a mentira, a traição, a pequenez? Bom, então não prometa coisas novas. É que esses princípios já há muito estão instalados no Benfica.

Airton emprestado ao Flamengo. Qual é a lógica deste empréstimo? Este é um daqueles exemplos claros de que, no Benfica, não há uma estratégia consistente, as coisas vão sendo feitas aos tropeções, conforme as marés, dependendo de humores, resultados desportivos e opiniões exteriores. Desportivamente, é um erro tremendo. Airton vinha-se integrando paulatinamente na equipa, quando foi chamado geralmente cumpriu e estava, pensávamos nós, a ser preparado para ser a alternativa lógica a Javi, caso ele saia do Benfica ou apenas por uma questão pontual durante a época, por lesão, castigo ou suspensão. Ou mesmo se tacticamente o jogo pedisse um duplo pivot no meio-campo. De repente, decidimos emprestar Airton. Porquê? Bom, provavelmente porque, quando vendemos David Luiz, "tivemos" de receber um jogador. Não discuto a qualidade de Matic, que é alta, questiono a estratégia que o clube tem. Para além disso, Matic não é um trinco, o que significa que com este empréstimo de Airton o clube deixa-se voluntariamente numa situação de risco, podendo ter de adaptar jogadores ao longo da época - um clássico já nosso conhecido e que parece vir a ter continuidade. Ou seja, numa posição onde estávamos seguros decidims abaná-la e ir a jogo. Tiros nos pés constantes. Depois, se era para emprestar Airton, que tal deixá-lo continuar o processo de adaptação ao futebol europeu? Não, isso dá muito trabalho, há que pesquisar, ver quem está interessado. Volta para o Brasil e pronto. Já nada espanta, sinceramente.


Dúvidas

Pérez. Só leio, vejo oiço elogios. Ainda bem. Espero que tenha muito sucesso. Mas a questão é: Pérez está a ser contratado para que posição e em que sistema de jogo? Se é para ser um interior em 4132, esqueçam, não serve. Com Gaitán na esquerda e Pérez na direita imaginem a vertigem deste ano multiplicada por 10. Há quem diga que Pérez é um Ramires na forma como equilibra a equipa. Eu confesso que vi poucos jogos dele mas punha um colhão no fogo (não, não punha) em como o Pérez não tem nada a ver com o Ramires. O Pérez só é uma boa solução - na minha óptima, claro - como extremo num 433. Se essa é a ideia, tudo certo. Mas, mesmo assim, com Gaitán, Fernández, Nolito, Urreta, Pérez para extremo fazia assim tanta falta? Mais 6 milhões? É que se juntarmos Matic (5 milhões) e Pérez (6 milhões) já tínhamos o dinheiro para o Salvio se o negócio fosse feito com cabecinha com o Atlético. Que tal parar de comprar jogadores? Para o lugar de Matic, temos o Fellipe Bastos; para o de Mora, temos o Éder Luís. E ainda se fala de mais um, um tal de Melgarejo? Mas isto nunca mais acaba? As últimas décadas não nos ensinaram que não é com autocarros todos os anos que as equipas têm sucesso?

Surgiu pomposamente no site do Benfica a notícia de que 4 jovens irão fazer a pré-época. Logo se masturbaram uns quantos, adulterando a informação, todos felizes porque o Benfica ia ter na próxima época 4 jogadores da formação. Não. Vão fazer a pré-época, não a época. Logo se vê, como diz o outro. Agora... se David Simão tem uma hipótese de ficar, o que dizer dos outros 3? É lógico que não têm e só vão sair prejudicados por fazerem a pré-época com a equipa. Porque não vão começar o ano com os colegas do clube para onde acabarão por ir parar e serão mais 3 num universo de 40, 50? que farão a pré-época na equipa principal. Isto numa altura em que a Champions está logo aí à porta. Além disso, leio que um indiano vem à experiência para a pré-época do Benfica. Começa bem o planeamento da próxima época.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão!Ainda não me recompus da depressão que a última época me deixou e não estou nada otimista em relação à próxima.

Ass:Catarina

Hattori Hanzo disse...

Sinceramente como estão a correr as coisas o Sporting poderá ficar à nossa frente. Vejo muitas mudanças e quase todas para pior. Sobre os jovens até são capazes de ficar por causa das competições Europeias para fazer número, embora David Simão e Miguel Rosa devessem ser para ficar já e Nelson Oliveira e Ruben Pinto fossem para emprestar. E esqueceste-te aí de falar a situação dos centrais com pelos vistos os únicos a serem certos o Luisão e o Roderick (que deveria também rodar um ano) e Miguel Vitos a continuar a ser queimado, tal como pelos vistos Jardel que foi contratado há alguns meses!!! (e como sabes eu até acho que este não tem qualidade para o Benfica).

MM disse...

Impecavel, mais um conjunto que o Ricardo avanca e que evidencia claramente a forma acertada como ve o seu clube.
Sem ironia de alguma especie, se e que e preciso dize-lo.

O unico ponto com o qual nao concordo e o primeiro, o que versa sobre Nuno Gomes. Concordancia numa alinea, semi-concordancia noutra, e total falta de acordo na ultima:
1 - O Nuno Gomes, desportivamente, e uma anedota. Foi / quase-foi um bom jogador, la entre 1997 e 2000 ou coisa que o valha, quase, mas nao foi. Tinha potencial, mas revelou-se mais um jogador que o clube de Benfica ajudou a que se perdesse. Fez um optimo Europeu na Holanda (embora so tenha jogado porque o seleccionador era adepto do clube de Benfica) e no lugar de definitivamente vincar o seu valor ... saiu, para Italia, Florenca. Nao estava claramente preparado, nem tinha (ainda) valor para tal. Na altura a Fiorentina tinha uma equipa muito boa, e nao se tratava portanto, e propriamente, de um Benfica (recorde-se que nessa altura ja os vermelhos lutavam por 4'os lugares, estavam prestes a ficar 2 anos seguidos fora da Europa, e estavam ultrapassados pelo Boavista em termos de poderio futebolistico). O Nuno Gomes nesse Benfica, estava bem. Numa boa equipa como a que a Fiorentina tinha, chapeu ...
Regressou ao clube de Benfica, pago a peso de ouro, contratos anuais nunca numa fasquia abaixo do 1 milhao de euros / ano, e a fazer 3 e 4 jogos por epoca, por mera simpatia. O Benfica faz muito isso> agarra-se a simbolos que nao tem e endeusa os Nuno Gomes, os Mantorras e outros que por motivos diferentes desportivamente nao lhe oferece nada.
E isto leva-nos a semi-concordancia;
2 - "O unico jogador que sabe o que representa o Benfica", diz o Ricardo. Verdade, mas porque falamos do Benfica. Um clube sem rumo, habituado a ter 0 jogadores como referencias. Como nao as tem, "O Mantorras e o maior do mundo porque festeja muito os golos", "o Nuno Gomes nasceu em Gondomar ou Amarante, e portista de coracao, mas como temos pena dele e ja ca esta ha mais de 10 anos e o nosso capitao, "O Fabio Coentrao esta ca ha um ano, joga muito, chora em meias-finais da Liga Europa perdidas que o impedem de receber o chorudo premio prometido mas, a falta de melhor, e o unico que sente realmente o Benfica e bla bla bla" ... viu-se, na entrevista dada ao AS, lol. Portanto, 0 referencias, um presidente criminoso que nem e benfiquista, directores desportivos presidentes das casas do Porto no Luxemburgo ou na Suica, e os adeptos naturalmente perdidos a oferecer a sua simpatia a qualquer gato-pingado que diga glorioso ou beije a camisola sempre que marque um golo. Nao obstante, semi-concordancia, porque de facto no clube de Benfica, e natural que o Nuno Gomes seja o portador da pobre inexistente mistica encarnada.
3 - O metodo de dispensa. Discordo com o Ricardo: e um bom metodo, porque ao contrario do que ele diz, cola lindamente com o perfil do clube em questao.

MM disse...

Outro ponto:
"As coisas vão sendo feitas aos tropeções (...) erro tremendo (...) quando vendemos David Luiz, "tivemos" de receber um jogador (O velho problema encarnado dos negocios criminosos, o mundo das comissoes, e um mundo onde Vieira e Jesus enriquecem, enquanto o Benfica se vai extinguindo em passivos de 700 milhoes de euros e a somar ...)", de onde, claro ...
"Já nada espanta, sinceramente."
Ricardo, nao podia concordar mais.

"Que tal parar de comprar jogadores?"
Entao mas afinal nao eram os jornais que inventavam as dezenas de contratacoes? Tudo invencao, tudo mentira, so querem fazer mal ao Carnide, e ao fim do dia, diz um informado adepto do Benfica como o Ricardo: "nao comprem mais". Porque? Se calhar e porque compram pouco ...
Va-se la perceber.

"Além disso, leio que um indiano vem à experiência para a pré-época do Benfica. Começa bem o planeamento da próxima época."
Subscrevo. Enfim, negocios a Benfica. Ainda me recordo de um muito bom em que pagaram 8 milhoes de euros ha 6 anos atras para adquirir o passe de um jogador norte-americano. Porque? Porque era parecido com o Eusebio e porque era amigo do Pele.
Enfim, e depois queixam-se da sorte e queixam-se que sao humilhados por equipas do medio/escalao Portugues como o Braga, ou que sao goleados todos os anos na Europa ...

E choram, claro.
Muito honestamente, as vezes sinto alguma pena do Benfica.

Boa sorte para a pre-eliminatoria da Champions e vejam la se fazem melhor do que na ultima vez, em que levaram 3 de uma equipa Belga, Anderlecht, salvo erro ...

Anónimo disse...

Plenamente de acordo. E mesmo que seja discutível a utilidade desportiva do Nuno Gomes (mas mesmo nisto estou de acordo com o Ricardo) estaria sempre em causa a maneira como o assunto está a ser tratado, que é de uma incompetência que raia o absurdo (já nem falo da forma vergonhosa disto tudo). Como o lagarto comentador refere, mesmo que com alguns delírios pelo meio, o Benfica tem sido absolutamente incapaz de gerar predisposições positivas de sentimentos e de opinião pública (obviamente, não falo da fidelidade clubística, isso é outra coisa) precisamente por causa do modo canhestro como trata as pessoas e as instituições com que se relaciona, sempre do modo mais boçal e arrogante e sempre sem qualquer estratégia alicerçada em valores, em princípios ou em comportamentos éticos e desportivos.
Quem é que surge, nos últimos muitos anos, como uma referência positiva do Benfica? E como é que pode surgir alguém quando é tratado à pedrada, com desprezo, quando os próprios adeptos olham para eles como meros "empregados" do clube, descartáveis e assobiáveis - o que o presidente agradece, sempre ajuda a salvar a pele e a vender ilusões - confundindo a defesa que alguns ainda fazem de as coisas serem tratadas de outra maneira com uma pretensa vontade de criar asilos...
Tinha muitas dúvidas de que fosse possível outro quadro negro como o do V Azevedo, mas começo, cada vez mais, a ter dificuldade em distinguir esses tempos dos que o Benfica agora atravessa.
carlos

Armando disse...

Sobre o Nuno Gomes, duas notas sobre benfiquismo, dele e meu:

1 — Um jogo em Braga: o Nuno, de braços ao alto, apontando para a veia. Apesar das imagens e fotos, a disciplina disse nada, ela que é tão vigiada quando se trata do Benfica.

2 — Depois de jogo quente, virar-se para Jesualdo Ferreira e acusá-lo, com desprezo, de já se ter esquecido da mão que durante tantos anos o alimentara.

É por isso que gosto do Nuno, só fala ou faz quando tem a certeza do que diz e faz . No intervalo, goza, subtilmente, recitando as banalidades que a nossa CS é capaz de entender.