segunda-feira, 20 de junho de 2011

A boa exigência deste clube

Em relação às modalidades escreverei mais profundamente lá mais para o final do mês. Por ora, gostaria só de realçar uma ideia que me parece estar a passar ao lado de muitos benfiquistas, entretidos em escolher se são da facção Vieira ou anti-Vieira: a época, em termos de títulos, não foi má, não foi sequer razoável; foi boa. Podemos questionar-nos sobre a importância dos mesmos mas nesse caso se criticamos o facto de não termos ganho nenhum Campeonato nacional (exceptuando o título de Juvenis) não podemos deliberadamente esquecer que esta época trouxemos par ao Museu mais uma taça europeia, a Taça Cers em Hóquei.

Crítica fundamentada, sim, mas convém não perder a clarividência e saber reconhecer algumas das boas coisas que vão sendo feitas no Benfica. Acima de tudo, o problema não esteve tanto na prestação das várias equipas ao longo da época mas na falha nos momentos decisivos em várias delas. Com uma melhoria a 50 por cento nessas finais, teria sido uma época de grande sucesso. É nisso que o Benfica tem de centrar as suas forças: melhorar o aspecto mental dos jogadores, construir uma identidade mais forte, encontrar motivações para ultrapassar os adversários de maior-valia. Se for possível, como eles fazem connosco, "odiando-os".

E, apesar de tudo, mesmo numa época considerada "má" para os benfiquistas, vejam a comparação com os 2 rivais mais directos e compreendam que o ecletismo e a formação não são, de facto, para todos. Aliás, para os que os apregoam como pãezinhos quentes é que não são de certeza.

Escandalosamente roubado do Vedeta da Bola

16 comentários:

Mike Portugal disse...

Xiiiii tanto título. Até me admira como não há muitos benfiquistas na rua a festejar isso "como se da liga dos campeões se tratasse".

lol

MM disse...

Mais um post que revela muito pouco entendimento sobre as questões tratadas. Telegraficamente e por partes:

1 - Se falas em Ecletismo e o associais a modalidades colectivas, não podes, como é evidente, contemplar apenas as que o Benfica disputa, lol. Esse quadro mais parece tirado do site do clube, o que não é surpreendente, claro, uma vez que vós são todos muito iguais e mentem todos um "bocadinho muito largo". Faltam aí muitas modalidades colectivas. Falta aí, por exemplo, a par de outras, a mais importante de todas, aquela que que é "só" a modalidade Rainha do desporto mundial, ou Olímpico, o Atletismo claro. Mas não só, faltam muitas outras modalidades colectivas. Râguebi, Judo, Ténis de Mesa, e outras.

Compreendo que queiras promover artificialmente o Benfica. É natural, claro, mas então não fales em "Ecletismo". Ou então, não sabes o que é Ecletismo. Não é algo que consigas compreender. O que é sempre uma forte possibilidade, mas adiante ...

"Algumas modalidades que o meu clube pratica", convinha rectificar. Se quiseres claro, a seriedade é sempre opcional.

2 - O bem ou mal formar não se mede pelos títulos que se ganham na formação. Eu que pouco sei do tema consigo chegar até aí, basta-me beber dos sítios certos. Ganhar títulos na formação depende de ter-se jogadores fisicamente mais desenvolvidos, jogadores com idades aldrabadas, e outras, imagino. Não estou como é óbvio a desvalorizar os títulos da formação do Benfica. Vale o que vale, só. E não vale certamente uma "boa formação", porque se valesse, essa boa formação produziria os seus frutos. E não produz ...

O FC Porto tem 6 títulos nacionais em modalidades colectivas, este ano. 4 campeonatos, 1 taça, e 1 supertaça. 6 títulos ao todo.
O Sporting Clube de Portugal tem 6 títulos em modalidades colectivas. 3 campeonatos, 2 taças, e 1 supertaça. Esperam-se, até final da época, 2 campeonatos mais. Se tudo correr bem, claro está.
O Benfica tem também 6 títulos em modalidades colectivas. 2 taças, 3 supertaças, e 1 taça da liga. Dirão, "não é mau". Não, não é, mas é muito fraco. 0 campeonatos e uma série de decisões perdidas em finais para os directos rivais. Fraco, como é evidente. Alguns benfiquistas sabem-no. Outros, pelos vistos, preferem tapar o sol com a peneira.

São escolhas. Mas não deixam de ser peneiras.
Saudações e agora vou ali votar no melhor blogue encornado da blogoesfera nacional. É este, sem dúvida. Embora eu seja suspeito em afirmá-lo porque não conheço nenhum dos outros.

PS, títulos Europeus:
Destaque óbvio para a UEFA do Porto em futebol.
E destaque óbvio para a taça CERS do Benfica que o post fala.
Méritos inegáveis e que merecem todo o relevo, por serem muito dificeis de atingir. Pena, para o Benfica, e sem ironia, não ter conseguido ganhar a final Europeia de Andebol que disputou. Pena, como quem diz, porque na perspectiva Sportinguista significa que o Clube continua a ser o único em Portugal com vitórias Europeias na modalidade.

É o Ecletismo, e vocação, ou falta dela ...

Ricardo disse...

Não, Mike, festejar como se da Champions se tratasse é mais ir para blogues de clubes adversários gritar "Campeões, Nós somos Campeões", depois de um título na única modalidade em que o Sporting ganhou alguma coisa.

Não sei se estás a ver bem a coisa. Mas compreendo a confusão: afinal, só no futebol, em dois anos, ficaste a 64 pontos da liderança. Compreende-se o êxtase pelo título em futsal, tal é a raridade do momento.

E quanto ao facto de Porto e Benfica terem 9 títulos e o Sporting 3 tens alguma coisa a dizer ou vem mais um "lol" pueril?

Mike Portugal disse...

Hmmm...pensei que tinhas mais sentido de humor. Estou a ver que não. My mistake !!!

Ricardo disse...

MM, tu vires falar em deturpação de factos e meias-verdades é o conceito supremo da ironia.

Contemplo (aliás, nem fui em que fiz o quadro) as modalidades que os adeptos seguem mais de perto. O Atletismo, tão caro ao Sporting (o que seria do clube sem ele? pensa nisso), apesar de ser uma modalidade com toda a relevância, não é acompanhada pela generalidade dos adeptos. Tu preferes falar no que aqui não está. Eu compreendo. É impossível falares neste quadro sem te dares conta da insignificância que o Sporting tem nas modalidades descritas. Fica o Futsal, e bem, como a excepção que confirma a regra. No resto, zero.

Quanto à formação, claro que o mais importante é desenvolver os atletas sobre a necessidade de títulos. Mas os títulos também não são desprezáveis. Ajudam a consolidar uma mentalidade vencedora num jogador em crescimento. Essas teorias de que títulos não valem de nada na formação só podem ser imaginadas por gente que nunca entrou num campo de futebol. Não são fundamentais mais são claramente importantes. E o Sporting, o "portento" da formação, ficou a ver navios. Mais um zero.

Eu não estou satisfeito com estas prestações, quero mais. Mas parece-me evidente que o ecletismo (que está longe de ser apenas desportivismo e acção, sem vitórias, porque também elas significam diversidade e competitividade) é uma coisa que Porto e Benfica têm bastante mais consolidado, e com sucesso, do que o Sporting. O Sporting chama-se eclético, auto-denomina-se eclético. Mas depois vai a ver-se e é esta pobreza franciscana.

A não ser no lançamento do pólo Lacoste à bandeira do green. Aí mais uma vez foram campeões não só nacionais como mundiais.

Ricardo disse...

"O Benfica tem também 6 títulos em modalidades colectivas. 2 taças, 3 supertaças, e 1 taça da liga"

Tu já nem te preocupas com a verdade. Ignora-la completamente em função do discurso. A verdade para ti é aquele sem-abrigo que canta e tu, feito velha setentona de Cascais, olha na direcção contrária para não ver a... realidade.

Ricardo disse...

Mike, eu ri-me, eu achei graça. E continuei a galhofeira com os 64 pontos. A mim, é coisa me dá vontade de rir. A ti não?

Mike Portugal disse...

Deixa lá. Não percebeste nem aceitaste a graça. Não é algo que me surpreenda. Passarei apenas a fazer comentários sérios.

MM disse...

Lá está,
Misturas desinformação com graçola e os lugares-comuns do "mas depois vai-se a ver", o que só deixa a nu a tua impreparação. Mas compreendo, como te disse, porque é natural que queiras promover o Benfica.

Estão aí os dados para quem os quiser saber. Nada mais posso fazer por ti lamento ... está nas tuas mãos aceitar a verdade ou, rejeitá-la.
Saudações.

Ps importante,
Os dados são sobre modalidades colectivas séniores. E só estas. Aliás o clube que se auto-denomina "eclético" mas que "depois vai-se a ver é de uma probreza Franciscana" apenas contabliza estas vitórias para efeitos de títulos:
Modalidades colectivas.
Séniores.
Apenas e só.
São cerca de 16 000. Só o Barcelona - estima-se - tem mais, na Europa.

E já agora, sim, o Atletismo é uma força viva do Sporting. Com agrado. E sim, sem o "Atletismo" o Sporting não seria nada. O meu Sporting pelo menos.
Não podia estar mais de acordo.
Definitivas saudações e boas continuações.

E vê lá se tratas melhor os teus convidados. Não é pelo Mike ser Sportinguista, embora também. É mesmo por ser uma pessoa muito educada, respeitosa, bem-disposta, valiosa e muito bem informada. Ao contrário dos imbecis do teu clube que vêm para aqui ofender-te apenas porque tens às vezes momentos de clarividência e reconheces a fraca capacidade - actual - do teu clube, no seu todo. De alto a baixo, de princípio ao fim.

Mas tu é que sabes claro. Só espero que o Mike possa perdoar-te e dar o devido desconto por seres adepto do Benfica.

Ricardo disse...

Mike, por favor, comentários sérios não. Mas se é para a palhaçada pelo menos tenta fazer graça com os dados do post. Já que aqui vens, procura dar algo à discussão, coisa que acho que consegues fazer.

O primeiro, há dois dias, foi isto:

"Campeões, nós somos campeões".

O segundo, hoje, uma coisa insípida finalizada com um "lol".

Hás-de convir que não é grande contributo. A questão não está no sério ou no não-sério, está na qualidade da coisa.

Mike Portugal disse...

Lá está. Se não achas piada, não vou perder o meu tempo. Todas as pessoas têm o seu tipo de humor e, ou encaixam ou não encaixam. A "culpa" não é de ninguem. São feitios.

Não é por isto que deixarei de ler o blog. Mas como o blog é teu, simplesmente terei que me adaptar ao teu estilo.

Constantino disse...

Epah Ricardo, desta vez não posso concordar (chicotadas dá-me só nas pernas que ainda tenho as costas marcadas da ultima vez que discordei de ti). Esta epoca foi horrivel, os corruptos só não ganharam no que não têm, exceptuando os juvenis. Para mim segundos lugares é coisa de lagartos, alias acho que ate prefiro o 3º porque a azia é menor. Agora, numa coisa devemos todos concordar, a Taça da Liga devia dar apuramento para as meias finais das Ligas dos Campeoes das respectivas modalidades.

Abraço (maqs nao dês aquela chapadonga nas costas... ja expliquei porque estao sensiveis)

LDP disse...

A nudez impreparada é o que nos permite nao saber o ano de fundaçao do clube do coraçao? Ou é simplesmente viver no mito quimérico que esse mesmo clube do coraçao é o unico em Portugal que sempre participou em todas as provas da Uefa desde a criaçao destas?

Ou devemos chamar-lhe impreparaçao nua?

Anónimo disse...

Procruei,procurei e não encontrei nada,isto é:no ano passado fizeste mesmo levantamento de títulos?Como eclético que és só metes "meia dúzia" de modalidades?
Admite,foram um fracasso.

Quanto ao resto,e quando cresceres mais um bocadinho hás-de explicar a todos os burros como eu, o porquê de não se poder festejar com igual ou maior entusiasmo uma vitória de outra modalidade que não o futebol.Até porque,vejo que dedicas bastante tempo às ditas modalidades(não,o futebol não é uma modalidade,é algo estratosférico como o teu clube).Aconselho-te mais respeito por aqueles que gostam mais de ténis de mesa,por exemplo, do que de futebol e aí talvez percebas o que é nobreza,lutar pela camisola e,fundamentalmente,respeito pelos outros.

Fica bem.


António

Ricardo disse...

António, eu também gosto de vodka preta.

Anónimo disse...

Ricardo,continua assim que vais bem.
Argumentos é que nem vê-los.É típico em ti.E sem d´vida que deves gostar,vÊ é se pões mais sumo.És ridículo!


António