quinta-feira, 7 de julho de 2016

MÁTRIA



1. Não sou um admirador de Adrien. Diria mesmo que o atleta do Sporting me causa alguma sonolência. É mesmo possível que uma ou outra vez me tenha referido a ele como o "jogador-soporífero". Mas ontem foi o melhor em campo. Provavelmente, o melhor jogo de Adrien desde que nasceu.

2. Os dois golos de cabeça de Ronaldo surgiram de cantos que não foram marcados à primeira. O canto curto, mesmo que, como neste caso, acabe em cruzamento, tem o mérito de desposicionar marcações e posicionamentos. A repetir contra a Alemanha.

3. O leitor leu o final do ponto 2 e pensou para os seus botões: "mas já se conhece o outro finalista?". Ainda não, mas é o mais provável - os alemães são muito superiores e têm oferecido o melhor futebol do torneio. É claro que para nós o ideal é encontrar a França na final: são mais acessíveis (defendem muito mal) e se lhes ganharmos em Paris os emigrantes ganharão um brilhozinho nos olhos para toda a vida.

4. Movimentação, elevação, disparo. É extraordinário o golo de Ronaldo. Pela beleza, pela dança atlética, pela raridade. Dir-se-ia que é um golo com impressão digital, como se no mundo só Ronaldo pudesse fazer aquilo.

5. Fernando Santos não será um génio como treinador mas tem as valências todas para ser um óptimo Seleccionador. A forma como tem gerido as mudanças no onze, quase sempre deixando dúvidas sobre a condição física dos jogadores substituídos, o discurso ambicioso sem ser cagão, a defesa intransigente dos seus jogadores, a inteligência como lida com o estatuto de Ronaldo. Tudo aspectos de uma liderança calma, porém assertiva e apaixonada. O futebol é muito mais do que apenas a estratégia para um jogo.

6. Desde o princípio do Euro até hoje a Selecção tem conquistado cada vez mais portugueses que, no início, talvez por medo de desilusão, zombavam dos 23 heróis. É bom sinal, quer dizer que temos ganhado e seguido atrás do sonho. Que no Domingo esteja iluminado de felicidade todo o rectângulo mágico chamado Portugal.

3 comentários:

DH disse...

"a Selecção tem conquistado cada vez mais portugueses que, no início, talvez por medo de desilusão, zombavam dos 23 heróis. "
tudo dito!
e aqueles jogos da fase de grupos desacreditaram ainda muito mais gente! Mas desde o jogo dos quarto de final que o povo que nao acreditava passou a acreditar. Ontem o País parou. Domingo pára novamente e esperemos que desta vez haja novamente festa no MarquÊs!

Anónimo disse...

Já eu recuso-me a apoiar esta coisa deprimente a que chamam "futebol". Provavelmente não vai acontecer porque estamos com a cagança toda mas espero que passe a Alemanha e espetem 3 ou 4 batatas no bucho. Estou farto de ver mediocridade recompensada com resultados.

Chamem-me anti ou o que quiserem. Estarei sempre contra equipas que julgam que "isto" é jogar futebol. Este foi, para mim, o pior Euro que eu já vi. Simplesmente patético. Odeio ver Portugal a jogar assim.

Cumps

Mike Portugal disse...

1 - Claramente não vês jogos do SCP. Não foi nem de perto nem de longe o melhor jogo dele.

2 - Eu também preferia que a França passasse, embora a Alemanha seja muito mais equipa. E assim se cumpriu.

3 - Eles defendem mal, se estiverem a defender com poucos. É deixa-los atacar e fazermos nós os contra-ataques.

4 - O Bruno Alves também faria aquela impulsão. lol

5 - Ele não é grande treinador, mas sabe manter um grupo coeso. Isso e o Ronaldo.

6 - E esperemos que ganhe muitos mais.