sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Parabéns, Pai


"Não sou Benfiquista de coração porque esse um dia pára. Sou Benfiquista de alma porque essa é eterna."

Há 127 anos - 02 de Novembro de 1885 - nascia um predestinado. Nascia o “Pai” do nosso grande amor: Julio Cosme Damião que nas Traseiras da Farmácia Franco, a 28 de Fevereiro de 1904 e com apenas 18 anos de idade, juntamente com 24 amigos da Casa Pia, na grandeza da sua humildade e simplicidade, iniciou a materialização da imensidão do Seu sonho, do nosso e de tantos milhões: o SPORT LISBOA E BENFICA!

O menino órfão que viria a ter um número de filhos na Sua criação jamais visto por outra Instituição neste e deste País;
O menino que nunca quis ser Presidente porque foi e deu tudo enquanto “Pai": alma, coração, valores e princípios, que se tornaram nos alicerces do Benfica à imagem do Seu criador, que tornaram o Benfica único e respeitado à escala planetária, com a Mística que apenas os Seus filhos sentem;
O menino que serviu a Sua obra, nascida a partir do Seu sonho, com amor e por amor, tornando-a imortal.

Parabéns, Pai Cosme Damião!

                                            




3 comentários:

MM disse...

Marta Mesquita, belíssima mensagem. Assim é que é.

Tive oportunidade há uns meses na minha modesta condição de sportinguista homenagear não o fundador do Benfica mas a ilustre personalidade que além de ter fundido dois clubes, fez muitas outras coisas. Não deverá ser lembrado meramente como símbolo.

http://sportingautentico.blogspot.co.uk/2012/09/o-meu-tributo-ao-sl-e-benfica.html

Muitos parabéns a Cosme Damião, personalidade a todos os títulos inestimável. Foram homens valiosos como este que no princípio do século ofereceram-nos, sem pedir nada em troca, aquilo que tantos outros hoje destroem. Algo que vale para o Benfica, o Sporting, e para quase tudo.

Seismilhoesum disse...

O Sr. Cosme Damião foi o fundador do que HOJE se chama Benfica. Os ideais estão todos lá, desde a fundação do Sport Lisboa. A fusão (anexação) do Sport Benfica apenas deu origem à mudança do nome em que se AGREGOU mais um nome: Benfica, aquela palavra porque hoje mais se conhece o clube. Tal junção revela respeito pela outra entidade que deixava de existir: o Sport Benfica, que não possuía qualquer praticante de futebol. Mas passados estes anos todos ainda há quem insista na tese simplória: juntaram-se dois clubes, nasceu um novo.

Fehér 29 disse...

Todas as homenagens são poucas para agradecer o que este SENHOR fez por nos. Qual seria a piada da vida sem o Glorioso?