domingo, 1 de setembro de 2013

45 milhões de euros em 12 jogadores emprestados

Alípio Brandão - 5 milhões de euros
Lisandro López - 5 milhões de euros
Sidnei - 7 milhões de euros
Airton - 5 milhões de euros
Pizzi - 6 milhões de euros
Fariña - 3,5 milhões de euros
Franco Jara - 5,5 milhões de euros
Derlis González - 1 milhão de euros
Léo Kanu - 1 milhão de euros
Kardec - 2,5 milhões de euros
Michel - 0,5 milhões de euros
Carlos Martins (equipa B) - 3 milhões de euros


Escolhi estes 12 jogadores como exemplos do que é a política desportiva no Benfica. A ideia estapafúrdia de que devemos comprar tudo o que mexe na esperança de encontrar um que sirva uma venda que compense todo o restante investimento nas outras dezenas de jogadores só pode sair da cabeça de algum oligofrénico. Atenção que estes são os mais conhecidos - a lista de contratações e dispensas, de jogadores que nunca chegaram a vestir a camisola, de apostas dúbias, de empréstimos absurdos é extensa e demoraria uma eternidade a analisar.

A ideia é estapafúrdia porquê? Porque desvaloriza o que deve ser a competência na prospecção - o que define uma boa equipa de prospectores é exactamente acertar cirurgicamente nos jogadores que aponta como boas alternativas às necessidades do Benfica. Se é para comprar atletas aos camiões, não precisamos de prospectores profissionais - qualquer blogger, padeiro, motorista ou limpa-chaminés fará o serviço. O que caracteriza uma boa prospecção é exactamente a qualidade no acerto. Em 10, tem de acertar 8 e não 2 em 10 - isso é absolutamente ridículo, dispendioso para o clube e, pior do que tudo, retira espaço aos miúdos da formação, que assim estão tapados por jogadores sem qualquer qualidade.

Estes 12 jogadores custaram ao Benfica nada mais nada menos do que 45 milhões de euros. Dos 12, 7 nunca jogaram oficialmente pela equipa principal. Há aqui qualquer coisa que está profundamente errado, como é evidente. E não se trata só de incompetência - há uma estratégia absurda que passa por receber comissões pelas compras, empréstimos idiotas no sentido de favorecer futuras negociatas e nenhuma visão sobre o que deve ser a política desportiva no Benfica.

Poderemos refutar estes 45 milhões com as percentagens de alguns passes vendidas a fundos. O problema é que, para essas receitas, teremos de juntar os gastos: os ordenados pagos a estes jogadores durante anos a fio (total ou parcialmente, dependendo dos contratos de empréstimos) e o facto de aqui estarem apenas 12 e não toda a quantidade de jogadores que temos sob contrato, que todos juntos, bem somados, darão pelo menos mais uma dezena de milhões de euros. 

São 45 milhões de euros enterrados em jogadores que não estão a servir o clube. Entretanto, e apesar de o Benfica parecer ser rico ao ponto de ter 45 milhões de euros desperdiçados em jogadores que o não representam, o plantel principal parte para a nova época sem um único lateral que garanta a qualidade necessária a uma equipa que quer ganhar títulos. É o caos em que vive o Benfica.

11 comentários:

Anónimo disse...

Esqueceste-te de informar que os empréstimos são receitas a favor do clube. Se recebermos 5M€ por esses empréstimos já é muito bom.

Qual é a intenção de dar uma notícia sem dar a informação completa?

Ricardo disse...

Deve ser uma intenção muito maldosa, já sabes que aqui só queremos mal ao Benfica.

Falei das receitas, quando abordei as vendas a fundos. E fiz a ressalva de que a juntar a receitas há gastos que superam, muito, as receitas, logo estes 45 milhões serão serão mais. A ideia é bem mais geral do que isso, claro que se queres criticar alguma coisa e não perceber o post, é contigo. Não te preocupes com a situação do clube, que os dirigentes do Benfica também não. Fica tudo em família.

Anónimo disse...

5 pontos!

Frank Canada disse...

Ricardo e o burro e voce,que ja algum tempo vem alertando para toda a merda que funciona mal no Benfica mas que para uma grande maioria o Benfica desliza sobre esferas,teimosamente nao querem ver que aquilo parece um quartel desgovernado que o soldado ja manda mais que qualquer um superior,quando assim o caos aproxima-se gostei da sua resposta ao leitor acima,nao te preocupes porque os seus dirigentes tambem nao agora digo eu porque me vou preocupar eu e voce se eles e que sabem e nao nos escutam.

Anónimo disse...

Tendo em atenção que temos um passivo de 500 milhões, esses 45 a abater seria muito bom. Dava para comprar um jogador para colmatar uma posição e ainda sobrava. Mas para a corja Veirista está sempre tudo bem. Mesmo quando o clube(SAD) está falido tecnicamente. Why bother...

ECONOMISTA disse...

Anónimo das 21 e 28.

Quem é que está falido?

Então a EDP também está falida?

Deves ter tirado o curso de Economia na Universidade do Relvas!!

Manuel Quintas disse...

Há aqui verdades inatacáveis que importa acentuar por mais duras que sejam. Desde logo o problema dos laterais que não temos. É inconcebível que se desbarate tantos milhões em jogadores que não fazem falta ao Benfica - e por isso acabam emprestados - e não tenha soluções nas laterais. Maxi e Cortez não têm qualidade para jogar no Benfica e isso deveria ter ser detetado em devido tempo pelos responsáveis, incluindo o "Sr. Quatro Milhões".

Manuel Quintas disse...

O que se passa com Gianni Rodríguez? Não está a jogar na "B" porquê? Recuso-me a aceitar que não vamos ter outra solução para o lugar de Cortez até janeiro.

PP disse...

Ricardo, é engraçado que falas em 45 M€, pois foi exactamente esse o montante do último empréstimo obrigacionista. Os bancos e demais investidores é que deverão estar todos contentes, pois é chapa ganha para eles, uma vez que todos os meses, ou em cada trimestre ou semestre, vai-lhes cair os juros e os montantes relativos a esse pagamento...

E assim, esta MAFIA (sim é uma MAFIA!) arranja fonte de financiamento para os seus "businesses".

SLB4EVER disse...

Não digas mal abutre não vês que isso é mais um milagre da engenharia financeira by LFV! Acumular uma dívida gigantesca é sempre bom, é só ver o estado de portugal (enquanto o país estiver aos corruptos o p sera sempre pequeno por nojo).

Agora a sério, quanto dá 45 milhões de dívida em juros anuais a pagar á banca?

Em relação aos fundos uma dúvida, o que acontece se o fundo compra parte de um jogador e o clube não o vende acabando-o por dispensar a custo zero? É verdade que o clube tem de compensar o fundo por um valor superior ao investido?

Acerca da prospecção até me parece que o seu trabalho não é mau porque acho que estes apenas elaboram listas de potenciais reforços o problema está no critério das compras que não tem como prioridade ter um plantel equilibrado e reforçar primeiro as posições em défice, se existem responsáveis por não se ter um lateral esquerdo decente em 3 anos são eles JJ e LFV que usam e abusam do seu poder no SLB a seu belo prazer em sintonia um com o outro.

É triste é ver que a maioria acha tudo normal e aplauda qualquer acto de pura propaganda e não perca um minuto para pensar no que quer que seja, quando o clube estiver no fundo e totalmente refém da banca talvez abram os olhos, ou talvez não, talvez digam que a culpa é do VA.

PP disse...

Manuel Quintas,

Ao que parece a solução até janeiro será ou o Sílvio, ou o André Almeida (que jogou lindamente na final do Jamor...), ou até mesmo um jovem João Cancelo (que na B e nos júniores já o puseram a lateral esquerdo...)

Não sei se rio ou se choro com tudo isto!

Eu já disse para mim: "a partir de agora o Vieira se quer mesmo ficar sentado na poltrona do Glorioso, não tem mais hipóteses. Ou ganha campeonatos ou então cai fora!"