quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A verdade e o verdadeiro

«Recuso entrar na comparação para ter de concluir quem foi melhor, se Eusébio ou Ronaldo. Só a distância (temporal) a que a história obriga nos mostrará quem chegou mais alto. O maior elogio a fazer já ao CR7 é o de nos deixar na dúvida sobre se o trono ainda é do King, questão que tantos julgavam nunca se colocar. São épocas diferentes, tempos tácticos diversos, preparação distinta, bolas, equipamentos e relvados incomparáveis, alterações de lei, equipas de clube e selecções como antes não havia. Nuns casos a evolução favorece um, noutros o outro.

Claro que a memória colectiva favorece os jogadores mais recentes, Messi face a Maradona, Zidane a Platini, Cristiano a Eusébio. Filmados melhor, de vários ângulos e vistos a fazer magia em semanas consecutivas, ganham facilmente vantagem nas nossas análises. Terá Cruijff sido melhor que Di Stéfano? Muitos juram que não, mas na televisão parece, que é mais agradável rever a laranja mecânica a cores que ir buscar os vídeos que o tempo fez mais pretos que brancos do tempo do hispano-argentino.

Há uma injustiça, essa objectiva, cometida com Eusébio, que foi também um erro do jornalismo desportivo, acabando por ter de ser o próprio a lembrar, no que espero não origine um dispensável atrito com Ronaldo. Com não basta dizer que a economia está a crescer sem comparar com anos anteriores, ou que agora se vendem mais carros que no ano passado quando não se vendia nada, também não chega dizer que Ronaldo tem mais 2 golos que Eusébio na Selecção. É obrigatório referir também que o CR7 fez mais 42 jogos que Eusébio. Nem é uma questão de respeito por Eusébio apenas, mas de respeito pela verdade, que é o primeiro dever de um jornalista. E aprendi cedo que neste ofício das notícias não basta contar os factos com verdade, deve procurar-se a verdade dos factos.

Quem foi melhor, quem é melhor hoje, Ronaldo outra vez no debate, frente a Messi? A cada um sua verdade, mas com uma premissa indiscutível: Portugal tem actualmente, e já vai para dez anos, um jogador estratosférico. Vi todos os grandes jogadores dos últimos 40 anos, Figo, Rui Costa, João Pinto, ainda Futre e Chalana. Português, não vi nenhum como Cristiano Ronaldo, este, o verdadeiro. E estrangeiros só dois ou três, incluindo Zidane. E o outro Ronaldo, o primeiro.»


Carlos Daniel


13 comentários:

hertz disse...

Pois, mas parece que andam aí uns "tadeias" que dizem que a discussão do melhor jogador português de sempre está entre o Figo e o CR. Enfim...

Grande Carlos Daniel. Grande jornalista

Anónimo disse...

2 ou 3? Dos que vi: Messi, Maradona, Zidane, Ronaldo, Van Basten, Ronaldinho, ,... É como diz o autor, opiniões...

Seismilhoesum disse...

Oh Carlos Daniel, nos últimos 40 anos não viu o Cruijff, o Van Basten, o Krol, o Beckenbauer, o Zico, o Bergkamp, o Baggio, o Rummenigge, o Rijkaard, o Gullitt, o Neeskens, o Gerd Muller, o Breitner, o Boniek, o Keegan. o Madjer, o Iniesta, o Sócrates, o Júnior, o Falcão (o brasileiro ex-Roma), o Litbarsky, o Batistuta, o Weah, o Ardiles, e tantos outros?

Anónimo disse...

O Carlos Daniel esquece o melhor deles todos, depois do King. Paneira.

Abraço
Pedro B.

Anónimo disse...

ola
desculpa isto e conversa da treta desculpa dizer mas sao conversas sem logica.
eu por muito estupidoo k me chamem digo assim :
provem me ke se jogasse na altura ronaldo era melhor k :
chalana , alves, oliveira, coluna ,
simoes , jose augusto, peroteu enfim
as epocas sao diferentes havia menos jogos internacionais por isso sao conversas sem sentido alem do marketing k na altura n havia.
imaginemos k o rui costa tinha ido po barcelona n teria sido tb o melhor do mundo numa epoca qualquer?
mas isto e na minha oppiniao e apenas pq o eusebio e do benfica pq senao a questao nem se punha.

alguem n brasil quesiiona pele?
e no entanto k me lembre ha romario , ronaldo , socrates , falcao, zico,garrincha enfim
mas o tuga tem a mania ha sp alguem melhor em quaquer epoca enfim


abraço amigo
joaquim pereira

Águia Preocupada disse...

Uma análise destas só poderia ter sido feita por um profissional verdadeiro, sério, competente e honesto!
Todos os outros são imitações rascas que mais não fazem que favores a quem, como eles, nada vale e gosta de viver no lodo nojento da corrupção!
Tudo serve para denegrir a imagem de alguém ligado ao Benfica! Mas temos que engolir, porque não temos ninguém na estrutura com competência para defender os nossos valores!
Vejamos se não foram todos lembrar o aniversário da estreia desse craque inigualável na baliza, de seu nome Victor Baía?!
Aqui sim, podemos fazer a comparação de tratamento a um e a outro...
Só não vejo que o prestigio mundial deste seja comparável ao de Eusébio!
Mas disso, eles, os jornaleiros avençados não ligam e pensam que somos todos parvinhos e que também não ligamos!... Patetas é o que são...

José Moreira disse...

Para este tipo de discussão, ouvi Toni lançar um argumento absolutamente desarmante pela sua verdade: Este tipo de jogador é intemporal.

Ou seja, as comparações entre eles são inúteis e estéreis, porque este tipo de jogadores seriam grandes em qualquer época. Se eram maiores estes ou aqueles, pouco importa, apenas fica a certeza de que seriam sempre enormes. Limitemo-nos a desfrutar de os podermos ver jogar. Limitemo-nos a troçar de quem não os pôde ver jogar. Não pude ver jogar Eusébio, e por isso tenho mágoa, mas estou certo que os meus filhos terão a mesma magoa de não poderem ter visto jogar craques como Ronaldo, Zidane, Ronalidnho, Messi ou… Cristiano Ronaldo. Qual deles o maior? Pouco me importa.

luis disse...

De um Benfiquista ...uma profissional analise dos potenciais futebolísticos.
Para mim a igreja maradoriana ganha :^)

Filipe disse...

É verdade que Eusébio foi um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, mas vamos a factos!

Não faz, nem nunca fará sentido comparar o Grande Eusébio ao Cristiano Ronaldo, pois o Eusébio era um ponta de lança com o objetivo de marcar golos, o Cristiano é um desequilibrador , um jogador que abre espaços ofensivos.
No entanto o Cristiano Ronaldo é um recordista de golos na Seleção (falta ultrapassar o registo do Pauleta), no Man United e no Real Madrid a desempenhar essa função dentro de campo que faz dele o melhor a par de Messi nesse registo.

É verdade que Pauleta nunca poderá ser relembrado como um dos melhores, o Figo, o Rui costa e o Fernando Gomes estão noutro patamar. Agora Pauleta será relembrado como um dos pontas de lança mais eficiente ao serviço da seleção, e também no campeonato francês.
A questão aqui é perceber que os títulos e a experiencia professional faz o “curriculum” de um jogador!!

Assim Eusébio nunca jogou em ligas competitivas(+ competitivas que a liga portuguesa) e nunca ganhou um titulo individual num clube estrangeiro, e isso nunca poderá ser alterado!!
E que Cristiano Ronaldo ainda tem uns anos ao mais alto nível!

Apesar de ter o Glorioso no meu coração, tenho que ser realista considero o Eusébio como o melhor jogador português noutros tempos, e dos melhores do mundo, mas o Cristiano Ronaldo, e o Figo são jogadores com melhores carreiras desportivas. Aos poucos Eusébio será esquecido, e Cristiano Ronaldo lembrado para vários anos como o melhor jogador português e um dos melhores de sempre…não me parece que apareça outro no imediato!

Saudações

Unknown disse...

Acho que é uma discussão estéril... que não faz sentido principalmente porque não se podem comparar as realidades. Eusébio só ganhou em Portugal? Sim, é verdade, mas os tempos eram outros. Também ganhou com Portugal. Eusébio ganhou contra os maiores do seu tempo, Pelé incluído, e no entanto Pélé foi campeão do mundo e Eusébio não. Ronaldo também ganhou (e perdeu... tal como Eusébio) contra os maiores do seu tempo. E era isso que devia ser enaltecido, que em momentos diferentes, Portugal teve 3 dos melhores jogadores do Mundo (cada um no seu tempo)... sim, porque nesta discussão não podemos esquecer Figo.

Em relação a ser ultrapassado pelo CR7 em número de golos... para além do óbvio: ok, mas precisou de muitos mais jogos para marcar tantos golos como dEusébio, há outro pormenor... Eusébio concorria com Torres e Àguas nessa grande façanha de "molhar a sopa"... CR7 concorre com... Postiga. Acho que explica muita coisa, não?

Unknown disse...

@Filipe: Eusébio nunca ganhou um título individual num clube estrangeiro? E depois?... CR7 nunca ganhou nenhum num clube português.

Eusébio será esquecido porque não tem melhor carreira desportiva? O que é isso? Se olhares só para a carreira desportiva, para o que se ganhou ou não, então nem sequer sabes quem é o Maradona...
Eusébio, tal com Maradona, Messi, CR7, Beckenbauer, Figo, Zico, Zidade e tantos outros, nunca serão esquecidos porque foram intemporais. Foram os melhores dos melhores e desses, nunca nos esqueceremos.

Anónimo disse...

Ao Ronaldo estou-lhe em dívida por aquele petardo espetado no antro da corrupção. O homem estava-lhes com umas ganas!
Fez-me lembrar o Rui Costa na supertaça europeia. Que vontade ele tinha de os foder! O Coentrão era outro que tal.
Como gostava que o Benfica tivesse esta mentalidade, mas com um banana como presidente é complicado. Deixa o clube ser roubado, o rival beneficiado e ainda recebe o Proença no Seixal.

Anónimo disse...

Ligam ao que o Tadeia diz? O gajo tresanda a porco desesperado.