quarta-feira, 25 de setembro de 2013

À falta de melhor…



No meu ultimo post, mais concretamente na forma de comentário ao mesmo, ainda que quebrando a “promessa” de não dar a minha opinião sobre o assunto, dei a conhecer o que pensava sobre a situação ocorrida em Guimarães, envolvendo o nosso treinador.


Aquele comentário foi mesmo o único que quis e quero fazer sobre o assunto. Uns concordaram, outros discordaram, tudo legitimo, nada contra. 


Ainda assim, depois de ver a entrevista dada pelo nosso presidente à CMTv, apetece-me suplicar-lhe para que, antes da próxima entrevista a explicar novo caso qualquer no Benfica, passe cá pelo “tasco” e anote alguns argumentos de quem sustenta aquela que for a sua opinião, porque, concorde-se ou não com o acto de Jorge Jesus, argumentar que o nosso treinador nem sabia que eram policias que ali estavam; argumentar que não viu que se tivesse passado algo de relevo para depois admitir, entre dentes, que há coisas que não se devem passar num campo de futebol, desculpe Luís Filipe Vieira, mas isto é mau de mais.


Pergunto: É nesta base argumentativa que o Benfica espera evitar a punição, seja penal ou desportiva, do seu treinador? É com esta força de argumentos que acha conseguir desvalorizar o caso? Repito, passe por cá e facilmente verá argumentos incomparavelmente melhor sustentados.


Desta entrevista fica ainda a certeza de que no Benfica há duas intenções para o mesmo caminho, isto é, Jorge Jesus e o presidente não concordam com os objectivos estabelecidos para a época vigente.


Se por um lado, ainda na defesa de Cortez o disse, temos Jorge Jesus a afirmar peremptoriamente que a grande prioridade é e sempre será o campeonato, sendo a competição europeia uma prova secundária para o clube, ainda que a final se jogue entre portas, por outro temos o presidente a afirmar que se o clube prescindiu de 130 milhões de euros durante o defeso, tendo ainda adicionado investimento, não foi para deixar de poder vencer todas as competições em que estamos inseridos, deixando ainda no ar a clara ideia de que pretende chegar à final da prova europeia.


Perante isto, apetece dizer: Decidam-se! Decidam-se e, já agora, combinem o que devem dizer, para que não digam coisas opostas, pois a malta cá do “ontem” é bem capaz de dar conta e achar que não há quem mande.


Se, perante o investimento feito no plantel e treinador, não posso deixar de exigir o campeonato e a passagem à fase a eliminar da Liga dos Campeões, também me parece utópico afirmar que o objecto passa por chegar à final da prova europeia, ainda que jogada no nosso estádio. Isto é, talvez um meio-termo entre o que diz o nosso treinador e o que insinua, qual propagandista, o nosso presidente fosse a medida certa. Mas numa coisa tenho de concordar com Vieira, não há razões para novos falhanços, por isso “Jorge”, apressa-te a queimar o bloco de desculpas para este ano.


É ainda importante sublinhar, para termos a certeza de que não se esquece nem passou despercebido, que o nosso presidente voltou a afirmar que se não vendeu, teve de aumentar o endividamento. O Relatório e Contas da época transacta está aí, imaginemos o próximo.


Para finalizar, a melhor notícia da noite: A Benfica Tv já atingiu os 210 mil assinantes, facto que, segundo Vieira, já nos permitiu superar os melhores valores oferecidos pela Olivedesportos. Esta é, de facto e sem ironias, a grande e boa noticia da noite.

7 comentários:

Pedro disse...

Aqui concordo contigo mas Vieira é bronco e tem a capacidade argumentativa de uma pedra.

Podemos acusar o Dep. de Comunicação de deixar o Vieira dizer aquelas coisas, mas conhecendo nós a peça que Vieira é sabemos bem que ele não é gajo para aceitar "ordens" sobre o que dizer e fazer.

Claramente que culpou Rui Costa por Cortez.

Em relação aos objectivos acho que foi uma questão de ambição, não de real desejo e objectivo da equipa.

Anónimo disse...

"À falta..." e não "Há falta..."

Alex disse...

Depois do interregno de ontem, bem vindo de volta José Moreira...

José Moreira disse...

Anónimo, está alterado, obrigado pelo reparo.

joão carlos disse...

@jose moreira
off-topic
algumas duvidas que eu gostaria de ver esclarecidas mas não sei se tem conhecimentos para tal ou se pode inclusive responder.
1-quando um arguido é notificado se tem acesso ao conteúdo da notificação.
2-se os agentes que efectuam a notificação ao arguido estão em condições de saber o teor da acusação.
3-no caso especifico quem fez o relatório que deu origem à acusação os agentes envolvidos ou a comissária de guimarães que presumo tinha o comando da operação.

José Moreira disse...

Boas João, não comentando casos especificos:

1-O que pretende dizer com conteúdo da notificação? Qaundo alguém é notificado de algo, seja em que qualidade for, tem sempre acesso à razão pela qual está a ser notificado e em que qualidade está a ser notificado.

2-Se a notificação de Constituição de Arguido + Termo de Identidade e Residencia + Notificação dos direitos e deveres do Arguido + Notificação para comparencia em tribunal forem efectuadas pelo agente que deteve o "suspeito", obviamente que terá a noção do que será a acusação, uma vez que foi ele quem lavrou o Auto de Noticia por Detenção e respectivas deligencias processuais. Caso o arguido não tenha sido detido e todas essas deligencias processuais sejam efectuadas posteriormente, provavelmente o agente que as efectuar junto do arguido, não será o mesmo que elaborou o respectivo Auto de Noticia, logo, não tem acesso ao teor do mesmo. Não obstante, e em ambos os casos, quem deduz acusação não é o agente, mas sim o Ministério Publico, logo, só o respectivo magistrado terá, até que avance todo o processo, acesso a todo o teor da acusação.

3- O expediente pode ser elaborado pelo elemento mais graduado presente no local ou, caso seja assim decidido e tido por mais conveniente, pelo agente que mais directamente intervém em determinada situção.

Dirigindo-me mais em concreto ao caso que, deduzo, esteja a falar, a comissária a que se refere, penso não ser a mesma que comandou o policiamento, mas apenas a representante do gabinete de comunicação do comanto distrital de Braga da PSP.

joão carlos disse...

jose moreira
a minha duvida no ponto 1 é se a notificação é algo do género:
é arguido por ter violado o artigo x e o artigo y do codigo tal.
ou se é do género:
fulano tal no dia tal às tantas horas foi visto a dar um pontapé no gato do vizinho.