segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Os números.



No passado sábado encontraram-se em alvalade, o 2º e 7º classificados da última edição da liga Zon-Sagres.

O 7º classificado apresentou-se com um novo técnico à frente da equipa, enquanto o treinador do 2º vai na sua 5ª época.

O 7º classificado do último campeonato entrou em campo com 5 jogadores que não faziam parte do plantel da época passada, sendo que, dos 3 suplentes utilizados, 1 também é cara nova no plantel, enquanto o 2º classificado, apresentou apenas 1 jogador novo no seu 11 inicial, sendo que, dos suplentes utilizados, 2 não faziam parte do último plantel.

O 7º classificado apresentou, no total, 6 jogadores dessa nacionalidade prodiga em treinadores, mas medíocre em jogadores que é a Portuguesa, enquanto o 2º classificado apresentou 1 jogador português.

O 7º classificado apresentou ainda, 7 jogadores oriundos da sua formação, enquanto o 2º classificado apresentou 14 jogadores formados noutros clubes.

O 7º classificado, gastou pouco mais de 2 milhões de euros em reforços para esta nova época, sendo que o 2º, já soma quase 30 milhões de euros.

O 7º classificado, pasme-se, vendeu Ilori (jogador que fez apenas uma época no clube) para o Liverpool por 7,5 milhões de euros e prepara-se para confirmar a venda de Bruma (jogador que realizou apenas meia época na equipa principal) por valores a rondarem os 12 milhões de euros. O 2º classificado não consegue mais que vender o seu lateral esquerdo a uns russos, por valores ainda desconhecidos.

Tendo em conta tudo isto, qual foi o resultado? Obviamente que o 2º classificado foi a alvalade impor um esmagador… EMPATE! Pior que o resultado, foi a exibição, tendo sido necessário o génio de um jovem de valor e futuro fantásticos a dar ao Benfica o seu único golo na partida, porque a equipa não o soube fazer colectivamente, porque a equipa, apesar de todo o investimento feito, tem défice de qualidade, porque a equipa, apesar de ser o seu 5º ano no clube e fazendo o contrario do que prometera, tem um treinador que não consegue resolver os problemas do passado e não apresenta sequer qualidade de jogo satisfatória. 

Como também se pode ver por estes números, nem só o Benfica e o Vieira sabem vender em Portugal e nem só Jorge Jesus sabe valorizar jogadores, veja-se que até um clube que acabou o último campeonato em 7º lugar tendo, durante o mesmo, 3 (!) treinadores, consegue um encaixe superior a 20 milhões de euros, com dois jogadores se estrearam na primeira equipa nesse mesmo último ano, que, ao que se sabe, entraram em conflito com a direcção e são… Portugueses.

Sim, um jogo entre Benfica e Sporting é um dérbi e um clássico e por isso mesmo é sempre um jogo de resultado imprevisível, sim tivemos muito azar com as lesões de Salvio, Enzo e Gaitan no decorrer do encontro, sim o golo dos lagartos é obtido após benefício de posição de fora-de-jogo, no entanto, ainda que tudo isto seja verdade, a qualidade de jogo de uma equipa que compra tanto, vende tão pouco e mantém o seu treinador, teria que ser muito melhor.

4 comentários:

Pedro disse...

Post perfeito para retratar a incompetência do Catedrático.

Unknown disse...

100% de acordo.

eagle01 disse...

Quando o catedrático não estava no Benfica, qual foi a melhor série de resultados frente ao SCP? Vamos em 9 jogos, 6 vitorias, 2 empates e 1 derrota de 1 penalty num jogo em que fomos gamados por um árbitro.. do Porto.

O tal 7º classificado da época passada, empatou com o FCP na altura, dando-nos 2 pontos que ninguém contava e daí passarmos para 4 pontos de avanço...

O tal 7º classificado não assinou contrato com a FPF para ficar sempre em 7º lugar. Pensei que tinhas percebido isso. Por alguma razão mudaram de treinador, para outro que consideram melhor, e mandaram embora o plantel do 7º lugar e trocaram por outro plantel que acham que vai fazer melhor...

Só gente imbecil pode fazer comparações deste tipo. E quem o diz é um anti-Vieira de 2001, não desses recauchutados há poucos meses...

Quanto às vendas do SCP já pensaste onde é que os clubes que compram em Portugal vão pedir uma 2ª opinião? Comunicação social, não te diz nada? Porque é que houve um caso Capela e não há um caso Hugo Miguel?

Ah, não percebes isto... olha, estuda o futebol e escreve menos asneiras. Ser adepto tem algumas responsabilidades. E a lealdade é uma delas...

SLB4EVER disse...

É agradecer aos benefícios de uma estabilidade e continuidade assente na mediocridade!

eagle e vamos fazer de conta que o SCP não está a passar por um dos periodos mais negativos da sua história.
Já agora qual saldo com o FCP?
E a grande proeza que é não conseguir o acesso á final da liga europa frente ao colosso Braga mesmo com uma primeira mão favorável?
Isso já não é cegueira, é doença...