quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Um projecto acabado



Fechada a janela de transferências deste verão (resta apenas a Turquia e um outro país que agora não me lembro), os Benfiquistas podem finalmente dormir descansados, dos principais jogadores do plantel, não deverá sair ninguém. 


Pois bem, parto desta premissa para chegar ao titulo deste texto, ou seja, sem as grandes vendas habituais dos anos transactos, que valem sempre grandes encaixes financeiros, mas enormes perdas desportivas, o Benfica arranca para os restantes 27 jogos do campeonato, inicio de Liga dos Campeões e taças internas, com o mesmo plantel que tão perto esteve de ganhar, mas perdeu, e dirigido pelo mesmo homem. Por isso, neste momento, o Benfica, desportivamente falando, é um projecto acabado.


Se na 2ª época de Jorge Jesus houve Roberto e as saídas de jogadores influentes no título como Di Maria e Ramires no verão, a que se juntou David Luiz em Janeiro, se na 3ª época de Jorge Jesus houve Emerson tendo acontecido a saída de Fábio Coentrão, se na 4ª época existiram as saídas de Witsel e Javi já no “deadline” do mercado, chegamos a uma 5ª época em que não sai ninguém, se reforça o plantel com jogadores de qualidade e até, numericamente falando, de forma excessiva, bem como se compra, finalmente, um lateral esquerdo digno desse nome, logo, não há desculpas!


Digam o que disserem, conspirem o que conspirarem, para este ano ou se ganha ou se ganha, não pode haver outra alternativa. Concorremos com rivais que, no caso do FCP, venderam alguns jogadores importantíssimos do seu plantel, adquiram outros que ainda nada provaram ao nível mais elevado e até mudaram de treinador ou, no caso do SCP, venderam e/ou dispensaram a maior parte do ultimo plantel, reforçaram-se na sua academia, juntando alguns reforços cirúrgicos e baratos no mercado externo ao clube, tendo também alterado o comando técnico da sua equipa. Ou seja, em tese, e na prática deveria ser assim, partimos para esta época em vantagem sobre os nossos rivais ou, no mínimo, temos reunidas todas as condições para que assim seja, se assim não é, e na realidade acho que não é, a culpa é de alguém que já não se pode voltar a esconder. 


Gastou-se muito e bom dinheiro no reforço da confiança no treinador a que se juntou ainda mais dinheiro na compra de jogadores, logo, se havia lacunas no plantel anterior, não foi por falta de capital que não foram colmatadas. Se o plantel anterior deu para quase ganhar tudo, num exercício de aritmética simples, poderemos concluir que se adicionarmos talento e opções a esse plantel poderemos, no mínimo, exigir um título, ou será que nem assim? Ou será que mesmo com todas as condições “ideais” reunidas haverá ainda mais alguma desculpa num hipotético falhanço? Ou será que afinal o melhor que se pode fazer a um plantel é vender os seus melhores jogadores e comprar outros? Ou será que mudando de treinador teríamos uma maior e melhor continuidade do, suposto, bom trabalho desenvolvido? Não me parece, mas já acredito em (quase) tudo.


Já agora, ando intrigado com uma pequenina coisa, Jorge Jesus naquela afamada palestra que deu na Faculdade de Motricidade Humana, afirmou peremptoriamente que se víssemos uma equipa a defender mal, então poderíamos apontar o dedo ao treinador, porque era ele o grande culpado. Pois bem, é de mim ou o Benfica não anda a defender lá grande coisa? É de mim ou o Benfica deste ano é o que pior defende de todos os que Jorge Jesus já orientou? Ou será que sofrer golos em todos os jogos realizados, pré-temporada incluída, é indicador de bons processos defensivos? Se calhar é, e o lunático sou eu.

7 comentários:

João disse...

Só um reparo José, isso de sofrer golos em todos os jogos não é indicativo de defender mal. Um erro individual não implica que a equipa defenda mal e é algo que está fora do controlo do treinador (ex: Maxi, contra o Gil).

Mais, segundo o que diz o blog "Jogo Directo", o Benfica sofreu vários golos nas únicas oportunidades claras de golo que o adversário criou. Ou seja, houve incompetência defensiva individual e colectiva, mas nenhuma equipa resiste a isto.

Se a isto juntares (e aqui é onde acho que está o maior problema até agora) a ineficácia ofensiva a todos os níveis (criação de jogo, oportunidades e finalizações), está o caldo entornado. E não ajuda jogar com Rodrigo e Lima na frente, com as posições trocadas.

Posto isto, não me parece que a equipa esteja com o JJ e não vejo esta situação a alterar-se num futuro próximo, infelizmente para nós. E a Champions está mesmo ai à porta...

Anónimo disse...

Caro José,

admito que só li o teu último parágrafo, o texto é muito longo, mas hei-de lê-lo todo.

Nesse último parágrafo: que treinador, quando a defesa é composta por Luisão, Garay, Maxi e Cortez, pode não sofrer golos em todos, repito, todos os jogos?!

Abraço
PF

ECONOMISTA disse...

E desde quando sofrer golos,é sinonimo de defender mal??

O curioso é que são praticamente todos os jogadores,são da época passada!

Mas a época passada defendiam bem?

Será que o Benfica joga contra uma equipa de trauliteiros,ou contra equipas de futebol??

Tu vives alucinado,pelo lugar do treinador.

Já agora,já mudaste de "fontes"?

E o Carraça trabalha ou não no Benfica??

Lá está,épreciso malhar nem que seja a mentir descaradamente.

José Moreira disse...

João

Quanto ao facto de o plantel poder estar ou não com o treinador, ainda que tenha muita, mas mesmo muita influência nos aspectos técnicos e tácticos do jogo, eu não me propus analisar o problema sob esse ponto de vista, ainda que tenda a concordar consigo. No entanto, mesmo que o Benfica sofra golos em todas as oportunidades de que concede, parece-me evidente que, colectivamente, a equipa se encontra sistematicamente mal posicionada, o tal cansaço táctico que JJ já falou, e é aí que reside o grande problema do Benfica, ou seja, o Benfica sofre não tanto pela qualidade dos seus defesas, antes pela forma como ataca e se desposiciona.

Caro PF

Ainda que seja assim, pergunto, quem quis esses jogadores para a defesa? Ainda que Luisão já não tenha a frescura física de outros tempos (mas nunca foi rápido), acho que ainda forma a melhor dupla de centrais que o Benfica dispõe com Garay. As questões sobre as laterais, quem quis/quer estes jogadores como principais soluções para o Benfica? Parece-me uma resposta obvia. Ou seja, se o erro é, como eu acho que é, essencialmente colectivo, a responsabilidade é do treinador, como o próprio JJ o disse, mas se por outro lado os erros são individuais, digamos que não é de hoje que se sabe que Maxi é um lateral fraco, defensivamente falando, e que Cortez não serve, mas ainda assim o treinador teima nestas opções.

M disse...

único pormenor "chato" é já estarmos a 5 pontos do FCP, equipa que tem adquirido o hábito recente de acabar campeonatos sem derrotas...

ah, já sei, limpas o Porto cá na Luz e fazemos a festa na última jornada no Dragão...er, espera...hum...

Anónimo disse...

O problema de sofrer mtos golos não está na forma como se defende, mas na forma como se ataca, isso é q desequilibra a equipa qdo perde, invariavelmente mal, a bola.

José Moreira disse...

Simples, directo e certeiro Anonimo das 15:05