domingo, 15 de setembro de 2013

Uma vitória preciosa



Como aqui escrevi antes do jogo de ontem, esta partida revestia-se de uma importância superior à mera disputa dos três pontos que ela colocava em causa. Era um jogo que podia ajudar a revitalizar a equipa do ponto de vista psicológico ou afunda-la numa espiral com consequências imprevisíveis. Era um jogo que lançaria bases para o ciclo que agora iniciou e, por isso, determinar aquilo que será a performance durante o próximo mês. Numa conjuntura destas e com alguns jogadores-chave de fora, a equipa, ainda que sem ser absolutamente categórica, cumpriu frente a um adversário que enquanto conjunto e líder técnico parece frágil e que dificilmente escapará à luta pela permanência.

Gostei que tivéssemos voltado aos golos obtidos através de lances de bola parada, gostei muito da forma como obtivemos o 2º golo, revela muito e bom trabalho desenvolvido nos lances “estudados”, com mérito para Jorge Jesus não há dúvida, e gostei ainda da coesão mental da equipa.

Acho ainda importante elogiar a prestação de Enzo Pérez, não só pelo golo que marcou e as participações que teve nos outros 2, mas sobretudo pela liderança emocional que teve sobre a equipa, pela capacidade de luta que evidenciou e pela clareza de decisões que foi tendo. Parece-me que a equipa tem muito a ganhar com Enzo à direita, já que o jogador demonstrou capacidade para jogar por terrenos mais interiores, sem comprometer a profundidade ofensiva, facto que ajuda na divisão do meio-campo com o adversário. Talvez seja exagerado, mas a prestação de Enzo Pérez no dia de ontem, fez-me lembrar, durante largos minutos, o que fazia Ramires no ano do titulo, ou seja, grande capacidade e disponibilidade física e táctica para atacar e defender, juntar linhas e fechar ao meio quando o adversário mantinha a posse de bola, sem nunca deixar de dar profundidade ao ataque e demonstrar um bom entendimento com Maxi nas funções ofensivas.

Também gostei da estreia de Fejsa, jogador que nunca tinha visto jogar. Dos minutos que esteve em campo pareceu-me ser um nº 6 semelhante Javi Garcia e, digo eu, mais dentro daquilo que Jorge Jesus procura num médio defensivo, ou seja, um jogador essencialmente defensivo e que dê saída de jogo fácil, sem grande transporte de bola nem grande risco no passe, que seja capaz de garantir equilíbrios defensivos quando sobem os laterais, através das poucas acções ofensivas e pouco desposicionamento na hora de posse e é um jogador fisicamente imponente, que pode garantir boa ajuda aos centrais no jogo aéreo. Pode parecer estranho o que vou dizer, mas não tenho grandes duvidas que Jorge Jesus prefere um médio defensivo como Fejsa que um outro como Matic. É ainda de referir que a dupla constituída por Fejsa e Matic pode ser muito importante em jogos de grau de dificuldade superior e em que tenhamos mais “luta” pelos espaços e posse a meio-campo.

Ainda que não tenha sido um jogo capaz de demonstrar as qualidades e/ou defeitos de Siqueira, fiquei bem impressionado com o nosso novo lateral e penso que podemos ter resolvido de vez um problema que já se tinha tornado crónico no Benfica. Espero ainda que Jorge Jesus tenha razão e que o lateral Brasileiro não tenha sido substituído por lesão e “apenas” por cansaço físico, pois vêm aí jogos muito difíceis.

Neste jogo houve ainda tempo para o golo da praxe, com mais dois erros de Artur. O primeiro, numa hesitação que não entendi muito bem, pois acho que se o guardião Brasileiro não tivesse parado a marcha, chegaria à bola primeiro que o jogador do Paços e o segundo numa bola que, tenho a sensação, podia ter agarrado, mas preferiu jogar com os pés, complicando ainda mais quando decidiu faze-lo com o esquerdo. Por aqui se vê que o problema de Artur na baliza do Benfica não era, nem nunca foi, a possível falta de concorrência. Ainda que não acredite que Jorge Jesus o faça, a continuar como nos últimos tempos, dificilmente não se justificará a aposta em Oblak. Não obstante, assinalei com agrado os aplausos que foram dados a Artur depois do segundo erro. Os aplausos podem não resolver o seu problema, mas não será com assobios que o faremos, com toda a certeza.

Para finalizar, depois dos últimos 2 jogos, começo a sonhar com um jogo em que o Benfica possa fazer as 3 substituições por opção técnica e não por imposição física.

4 comentários:

luis disse...

Aqui este luis não quer perceber mais de bola que jesus, quique, koeman, camacho, trap, santos, jesualdo, ou o que já foi 14 vezes campeão pelo Benfica, e que foi usado(pelo seu benfiquismo) para tirar de lá o mou, culpando o Manel.

Nos reforços para esta nova época, Um Guarda Redes a sério, dois Laterais, 2 medios "box to box"...

Achei salvio caro, tendo o Enzo. Espero fedja melhor que o amorim ou almeida... do meio para a frente existem muitas soluções, talvez porque vendem-se melhor.

Nota: O nosso problema são os 5 de atraso. Até jesus começou a época em risco... temos que ganhar os jogos com os tripeiros e ficamos com 1 ponto a frente. Acham possível com a estruturas(...) que temos no nosso quintal que é Portugal???

ECONOMISTA disse...

Ui,nem acredito!!
Afinal o homem até percebe um bocadito de bola!

Anónimo disse...

Isto de não publicarem comentários não tem assunto...
Vamos a dados. Sporting volta a ganhar com o apoio da arbitragem. Ficamos a saber quem o sistema quer empurrar para a champions.
O próximo adversário do Fcp vai jogar desfalcado por culpa de uma boa arbitragem. Ninguém vai falar nisso.
Benficatv dobrou a audiência da sportv. Preparem-se para os esquemas manhosos.

luis disse...

Oh anónimo estamos em setembro de 2013. Esquemas manhosos já fazem desde o século passado. Fazerem da rivalidade Benfica com os lagartos ou dos lagartos com o Benfica para aproveitamento tripeiro já se faz desde os anos 80.
Como foram eleitos os poderes do futebol ??? Quem está no poder durante tantos anos está cego ?? ou nunca quis ver ???
A orquestra do apito ajuda muito , com pitadas de humor fazem carreira.
Queres ver que foi o sistema que programou toda a pré-época do Benfica, a gestão do nº7, ou as compras da sad do Benfica ???
Que a lagartada era ajudada já previa, até julguei que a nossa visita ao WC verde desse mais merda...
Agora se em vez de audiências televisivas comparares os orçamentos de cada plantel... o manhoso esquema é semelhante em todos... "fundos e co-propriedades".