terça-feira, 29 de abril de 2014

Ainda as emoções no Dragão




 Bem sei que o jogo foi no fim de tarde de Domingo mas só agora me recompus do êxtase que foi viver aquele dia tão épico.

Para começar quero desde já agradecer a todos aqueles que não desistiram do jogo antes do seu início. Tanto adeptos, como jogadores e como o staff. Quero agradecer a todos estes que quiseram ganhar o jogo, que o valorizaram e que não se deixaram levar na onda de facilitismo que o campeonato ganho e o próximo jogo com a Juventus estavam a criar.
Foi graças aos que não desistiram que me foi possível viver um dos momentos mais inesquecíveis que presencie no Futebol.

Viagem até ao Porto na ansiedade de ver os nossos jogadores entrar em campo.
O caminho foi feito à volta de “Quem vai jogar?”, “Como jogar?”, “É para ganhar!” e ainda com tempo para falar sobre o Candeias.
Chegado ao cortejo começou a festa. Não havia Juventus, só Benfica a lutar por mais uma final.
Campeões, campeões. O Campeão voltou. Ser benfiquista. O amor da minha vida. Tudo a saltar. SLB SLB SLB.
Foi assim até ao estádio, na entra do estádio e pelo estádio a dentro.
Preparados físicos no relvado. Ovação.
Guarda-redes no relvado. Ovação.
Jogadores entraram no relvado. Ovação.
A equipa aqueceu juntos aos seus adeptos e os adeptos aqueceram com a equipa.
Veio o minuto de silêncio. Respeitámos o momento e o símbolo que nos carrega.

90 minutos de pé. 90 minutos a cantar. 90 minutos de festa, esperança e algum sofrimento.
Neste Dragão a confiança nunca nos faltou, mesmo a jogar com 10 e mais preocupados em defender.
O símbolo glorioso das nossas camisolas foi respeitado e naturalmente a crença foi recompensada.
Penalties. Bola no poste, ressalta para fora, o Fernando falhou e tudo o que era encarnado explodiu. Tudo a cantar, tudo a saltar, tudo a vibrar, tudo em pura euforia.
Ganhámos no Dragão. Ganhámos ao Porto. Garantimos mais uma final!

Esperar quase uma hora para sair do estádio? Não custou nada. Estávamos em família, estávamos em festa.
A cantar esperámos, a cantar saímos e a cantar dissemos até já ao Dragão.
Horas depois do jogo terminado ainda se ouviam pessoas a cantar pela cidade do Porto.
No regresso o cansaço não venceu a alegria. Madrugada dentro a viagem rodou à volta do Benfica e da sua mais recente vitória.

Isto meus amigos, é o resultado da Cultura de vitória.
Vitórias alimentam-se com vitórias e não prescindindo de jogos e competições em prol de outras mais prestigiantes.
Pensar em tudo o que li sobre este jogo e depois recordar o que vivi… Só espero que no futuro sejamos mais a não desistir só por medo de perder.

Quanto ao jogo jogado… Não estivemos perfeitos.
A gestão física dos jogadores é crucial e o Jorge Jesus respeitou essa exigência não apresentando o melhor Benfica da época neste jogo.
Contudo, foi um risco muito elevado enfrentar o 4-3-3 portista com a conjugação daquela dupla de centrais com aquele meio campo, aqueles extremos e aquela dupla de avançados. Foi quase um reeditar do jogo da Taça de Portugal.
Apesar desse risco o treinador encarnado só pecou no excesso de poupança em dois casos: Titularidade do Steven e manutenção do Cardozo.

É verdade que o Porto foi mais dominador e perigoso. Já expectável tendo em conta o recinto do jogo, a necessidade de rotação e a desvantagem numérica.
Aos jogadores que actuaram não era possível pedir muito mais. A atitude, confiança e luta estavam no relvado. A postura dos jogadores era o mais importante e foi isso que fez a diferença nos 90 minutos.

O Oblak foi enorme. O Amorim esteve fantástico. O Jardel lutou imenso. O Garay é impressionante. O A.Gomes redimiu-se do jogo com a Juve, lutou, jogou com confiança e conseguiu ser um dos nossos destaques.
Se a jogar com 11 a dupla de extremos não era a ideal, a jogar com 10 não se podia pedir melhor. Dois jogadores raçudos e lutadores fizeram a diferença no momento de defender.

Meus amigos, eu prefiro acreditar que posso festejar do que desvalorizar por que posso perder.

Viva, viva o Benfica!

4 comentários:

Luis Marques disse...

Grande Daniel!
Esta tua frase devia estar em todas as salas do estádio/centro de estágios e no balneário! "Vitórias alimentam-se com vitórias e não prescindindo de jogos e competições em prol de outras mais prestigiantes."

Anónimo disse...

grandes benfiquistas.

luis disse...

Por acaso não viste o Campeão Evandro Mota, o motivador Campeão ;)
Com a importância... o cigano vomitou no dia 16... este domingo 27 estava com cólicas e só foi depois a andar de mota ;)
Nuns sonhos já era 2ª feira, surgiu-me o jackSom a sofrer empurrão de algo invisível na marcação do penalti... o polvo nando sentiu o aroma de um dente de alho no rabinho. O armario do fabiano mesmo a ser puxado para cima da linha de baliza, conseguia numa luta de "forças exteriores", adiantar-se à partida do esférico... Já mesmo perto do acordar caiu um protesto tripeiro daquele mundo invisível,
O Benfica anda a utilizar Capitães de abril ocultos numa mascarilha;)

Amigo Campeâo Daniel, agora é preciso respeitar o rio ave... ainda não está ganho. O feijão branco só está de molho. Esfolamos só as tripas, como diria o professor bitaites ;)Paz a sua alma, que este já passou.

Vivas ao Benfica!!

B T T

Nené disse...

Muito suor, muita garra, muita coragem e também muita sorte!
Gostei.