quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sangue à Benfica

1) Não sei até que ponto a estrutura benfiquista entenderá o momento-chave pelo qual passamos - desportivo, estratégico e político - mas é um que poderá definir os próximos anos e o clube hegemónico para o futuro. Pelo jogo do Dragão de há uma semana atrás, penso que nem Presidente nem treinador compreenderam ainda a importância de, num campeonato no qual arrasamos os nossos rivais com 15 pontos de avanço (vejamos com quantos mais acabaremos), lhes ganhar no Porto e sobretudo os eliminar de TODAS as Taças que com eles disputarmos. Ainda nada está perdido - há segunda-mão da Taça de Portugal para dar a volta (mas já partimos em desvantagem) e meia-final de Taça da Liga no estádio do adversário (espera-se que desta a entrada no Dragão leve mística antiga às costas) -, mas nunca é desavisado alertar aquela gente, já que nem de Benfica nem de momentos-chave têm revelado perceber o suficiente para levar o clube ao sucesso.

2) As Taças em disputa não só poderão, se caírem para o nosso lado, dar sucesso desportivo e retirá-lo ao Porto, como - e isto é ainda mais importante - lançarão os dados das próximas épocas. Logo à partida, eliminando os portistas da Taça de Portugal, ficamos com grandes possibilidades de a vencer, de evitar que eles a vençam e SOBRETUDO de entrar em Agosto, no princípio da próxima época, a disputar uma competição que pode logo lançar o Benfica para uma época de conquistas desportivas ao mesmo tempo que os privamos de a disputarem - e logo uma que eles geralmente usam como alavanca para o resto do ano. 

3) Mas não se trata apenas de ganhar e evitar que eles ganhem. Trata-se de recuperar uma cultura de vitória que perdemos há mais de 20 anos e que nunca mais recuperámos, enquanto os portistas - ajudados umas vezes por factores arbitrais; outras pela nossa incompetência - a ela se agarraram e construíram novos batalhões de adeptos que são as novas gerações. Já entraram numa escola da Margem Sul e perguntaram a uma turma de 20 e tal putos quantos são do Porto e quantos são do Benfica? Façam o exercício. Talvez tenham uma surpresa desagradável.

4) O Benfica será campeão e esse é sempre um momento de grande festa e regozijo, principalmente para quem acredita na equipa não só em Março mas ao longo de todos os Invernos dos últimos 30 anos, passando pelas chuvas, pelos estádios vazios, pelos Vales Azevedos, pelos Damásios, pelos Vilarinhos, pelos Vieiras e companhia. No entanto, quem acompanha este clube, quem lhe tem amor (acompanhando ou não, que nem todos podem estar sempre ou quase sempre presentes), sabe que a génese deste clube, a sua respiração, é a de vencer e depois vencer logo a seguir. Os exemplos de 2005 e 2010 mostram que o sucesso esporádico, fruto de uma fusão de alguma competência pontual com bastante incompetência alheia (só ganhamos nos maus anos do Porto, nunca num bom ano do Porto), não serve ao Benfica. Por isso, a fundamental importância de não só vencer dois ou três campeonatos consecutivos como amealhar Taças atrás de Taças - de preferência uma europeia, mas também a de Portugal, que não ganhamos há... 10 anos, naquele que é o maior período da História do Benfica sem a conquistar. 

5) O Benfica tem de ganhar o Campeonato de 2014 e aproveitar essa vantagem a seu favor para vencer o de 2015, começando logo na Supertaça a estabelecer a sua superioridade. E não, como nos últimos dois campeonatos, a vir dizer que "não o devíamos ter ganhado" (2005) ou que "andámos a festejar em demasia" (2010). De tão absurdo, estas absurdas declarações revelam tudo sobre a falta de preparação, incompetência, pesporrência e ausência de cultura Benfica de quem nos (des)governa. É preciso entender que, com estes dirigentes, o clube não conseguirá dar o passo seguinte: o da hegemonia. Mais do que os adeptos cegos pelo actual Presidente, importa que a oposição - uma nova e mais competente; nada de Rangéis, Veigas, Carvalhos, etc - entenda que tem de aparecer a dar alternativas aos benfiquistas para que o Benfica possa deixar de servir os interesses pessoais de uns quantos chicos-espertos e passe a ser governado por gente benfiquista, capaz, solidária, de espírito democrático, de cultura de vitória, de conhecimento do que é o Sport Lisboa e Benfica. 

6) Aproveite-se o ano mau do Porto para vencer (e tão raro tem sido vencer sob as administrações dos últimos 20 anos), para preparar os próximos anos, para compreender que um Campeonato não muda o essencial: o Benfica precisa de sangue novo. Precisa de sangue mais vermelho, de sangue à Benfica.

10 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Tudo dito. Para além de todo o peso desportivo que as taças têm há ainda o alçapão mental que se abre com as suas conquistas. O adversário cairia ainda mais na depressão e nós ganharíamos balanço para a nova época. A vantagem no campeonato dá-nos a possibilidade de encarar a 2ª mão com os melhores em campo. É assim que tem que acontecer. Temos que virar a eliminatória, temos que transformar o jogo no Estádio da Luz como o mais importante da época para nós, mesmo apesar de não o ser. Temo que não tenhamos mais do que 45 ou, com sorte, uns 50mil na Luz. Abraço, Ricardo

Anónimo disse...

adoro quando a palavra "hegemonia" aparece nos blogues do benfica!! melhor era só ouvir da boca do próprio Jesus!

Mats Magnusson disse...

Não sei se já reparaste mas o jogo com o Porto para a taça de Portugal é 3 dias depois do jogo com o Arouca (domingo e quarta feira). Nunca na vida vamos entrar com a equipa titular nesse jogo, e percebe-se porquê. Tendo de virar um resultado perigoso...cheira-me que ainda não é este ano que ganhamos a taça. Abraço!

VC disse...

Boa tarde,

O Sr. Ricardo esqueceu-se da Classificação após a última jornada. Sem aquela informação sinto-me perdido. Portanto, por favor......

Pedro Santiago disse...

Sempre consciencioso e certeiro, Ricardo.

pedropisco disse...

apoio totalmente ...

Anónimo disse...

Ouviste o Afonso Melo na BTV na passada quinta feira? Disse algo muito parecido com isto. E que ganhar o campeonato e ver o Porto ganhar as 3 taças seria uma má época para o Benfica. Dizem-me que se lixou por causa disso e já não comenta.
Luis Canta

luis disse...

Sangue... com 6 pontos com sede de Vitórias e com factos da maior importância.
Mas meu caro, vou acrescentar o ponto 7. O meu amigo nunca esqueça o 7 ;) O 7 é internacional e depois de reler o teu post, imaginei que até tu estás a esquecer a Liga dos Campeões, o Lugar da Nossa Instituição. Este imbecil está fartinho da taça da 2ª liga da Europa;) O Glorioso Benfica sempre foi pobre e abriu as portas do Mundo com orgulho do que é seu. Nestas ultimas administrações hipotecado, com um endividamento pornográfico parece que está feito a lavagem ao nosso passado...
Este imbecil a não ganhar , deseja que seja perante as melhores equipes do Mundo e arredores, senão O Glorioso deixa de fazer sentido. Portugal é pequeno para tanta grandeza conquistada com humildade no tempo dos Nossos avós ;)

nota: e de preferência porque há qualidade com muito "Made in Benfica" como prometido em Janeiro :)

anexo: sabemos que com a farinha, já vem mais um polaco , um do congo e 2 sul-americanos. mas como a primavera só começou agora. As flres do 33º em euforia de campeão , vai compor o ramalhete milionário ;)

Para acabar o 7 ponto , falta o Titulo Europeu contra os ricos das off shores. Bem o barça está proibido das transferências até 2015, ma sé a brincar, eles não compram assim tantos. Daqui pouco aparece o aldave a comunicar o motivo do 7 não ter ido para o barcelona ;)

B T T

Anónimo disse...

Paraconseguir todos estes pressupostos,só vejo uma condição.

Ricardo a presidente do Benfica,e está tudo resolvido.

Assim como vejo um pequeno problema,quem é que iria pagar as contas?

luis disse...

@anónimo das 19:32 de ontem ;)

Aqui o imbecil do luis vai escrever em letras gordas, O POVO e mais precisamente os Benfiquistas. Com este ou aquele será sempre a Paixão a pagarem. Sócios, simpatizantes e até "outros" de forma indirecta. Não me digas que em gaia...

O problema está nas calças do país. Pelo caminho as calças podem cair a qualquer um. Principalmente se a justiça quer desportiva quer naquela que os políticos não se deviam meter. Oh respeito pelas Éticas e igualdades de direitos.
Até no exemplo do "criminoso dos paraísos". Foi a Instituição Sport Lisboa a ser manchada com o para-quedista do joão azedo. A marca Benfica vende para o bem e para o mal. E já no tempo do do do salazar ;) os objectivos de colarem a mobilização Popular dos Benfiquistas à politica fica para história dos 3 F F F`s, o do futebol só dava Benfica Campeão Europeu e o resto eram conversas ;) e Vivas ao Benfica !!!

B T T