terça-feira, 22 de abril de 2014

Juventus



Foi bom, tem sido óptimo, saborear o jogo e a festa de domingo. A festa que nos estava prometida, que nos era devida há 3 anos, finalmente chegou. O país de vermelho vestido saiu à rua e festejou. Festejou como só é possível de cada vez que o Benfica se sagra campeão nacional.

Não obstante, a época ainda não terminou, há ainda mais para jogar, para conquistar. E muito desse “mais” discute-se nos próximos dias, com a disputa da meia-final da Liga Europa com a Juventus e a meia-final da Taça da Liga com o FCP.

Foi com grande surpresa que vi a eliminação da Juve na fase de grupos da Liga dos Campeões. Não sei bem apontar razões para que tenha acontecido, pois os jogos do grupo em que os transalpinos se encontravam integrados, realizavam-se nos mesmos dias dos nossos. Porém, o plantel dos Italianos, tal como o do Benfica, é plantel de Liga dos Campeões e não de Liga Europa.

Nesse sentido, devemos entender que este será o primeiro adversário top que encontraremos nesta edição da Liga Europa, com a agravante de ser o clube proprietário do estádio onde se realizará a final da competição.

A Juve, normalmente, organiza-se num 3x5x2. Na minha opinião, o seu melhor 11 é constituído por: Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner, Pogba, Pirlo, Vidal e Asamoah; Tevez e Llorente. Neste 11 podem ainda entrar Cáceres, Marchisio, Giovinco ou Osvaldo, sem que a equipa tenha perdas significativas de qualidade.

Com uma defesa a três, nas alas vivem jogadores de elevado ritmo e capacidade física, que tanto asseguram uma defesa a 5 quando a equipa se encontra em processo defensivo, como asseguram toda a largura e alguma profundidade ofensivas quando a equipa se encontra com bola. No sector intermédio é, como em qualquer equipa que jogue, Pirlo o comandante máximo de todas as operações. Não tem, como nunca teve, grande intensidade, mas tem cada vez mais refinada a sua qualidade de passe e definição ofensiva, bem como posicionamento defensivo. Junto a si tem uma escolta de honra constituída por Pogba e Vidal. Dois jogadores com uma intensidade tremenda que emprestam à equipa toda a agressividade que Pirlo não consegue dar. Pogba e Vidal são dois tanques de combate, mas também excelentes jogadores no plano técnico. Ambos têm grande capacidade para ultrapassarem linhas em posse, bem como boa capacidade de remate, contando já com vários golos marcados – O chileno é o marcador principal de grandes penalidades. Na frente, o espanhol Llorente é o jogador mais posicional, sendo mestre a segurar bola enquanto aguarda pela subida dos companheiros. À excelente estampa física junta uma boa capacidade técnica e um jogo aéreo assinalável. Ao espanhol junta-se El Apache Carlos Tevez, como elemento mais vagabundo do ataque italiano. O pequeno bombardeiro argentino tem carta-branca para actuar em toda a largura da frente de ataque, sendo temível quando se encontra na meia-esquerda e flecte para o centro, podendo assim aplicar o seu forte remate de pé direito.

Quanto a mim, o maior perigo da Juventus, surge pelo seu jogo interior, seja na capacidade de penetração em posse dos dois escudeiros do estratega Pirlo, com triangulações efectuadas com os alas e a dupla atacante, seja na capacidade de remate de ambos ou pela capacidade que Pirlo tem em colocar bolas a longa distância, sendo-lhe de fácil execução uma mudança de flanco eficaz, aproveitando assim o natural desequilíbrio do adversário.

A nosso favor há o facto de todos os centrais transalpinos serem algo duros de rins e lentos, aspectos que podem ser explorados pela mobilidade e rapidez da nossa melhor dupla atacante (Lima e Rodrigo) – embora seja provável que Cardozo seja um dos titulares. Com dois extremos que se movimentam tão bem no espaço interior como Gaitan e Markovic, podemos aproveitar essa mobilidade para explorar algum eventual arrastar dos centrais adversários, por via da movimentação dos nossos avançados ou, caso não aconteça, explorar os flancos, onde pode haver espaço por via da forte propensão ofensiva dos alas da Juve. Caso seja Rodrigo o elemento mais recuado da nossa dupla ofensiva, pode estar aqui também um factor de desequilíbrio, pois o jovem espanhol pode e deve aproveitar a falta de intensidade e velocidade de Pirlo, desequilibrando assim no espaço deixado entre as costas deste e os centrais.

Sob o ponto de vista defensivo será importante que o homem mais recuado do ataque, seja capaz de “morder os calcanhares” a Pirlo, não lhe dando espaço para decidir e executar com qualidade. O experiente médio italiano é simplesmente genial quando encontra espaço e tempo para executar, mas não dispõe de grande capacidade para se desenvencilhar do 1x1.

Uma forma de limitar os movimentos verticais dos médios e auxiliar os centrais na luta com a dupla atacante da Juve, pode residir na capacidade dos laterais se juntarem aos centrais e assim formarem um bloco compacto na zona interior, deixando o acompanhamento dos alas adversários para os extremos.

Em suma, este será o adversário mais competente que teremos pela frente na presente época, mas a eliminação está longe de ser uma inevitabilidade. Será sempre difícil, mas longe de impossível.

21 comentários:

o mesmo de sempre. disse...

muito boa dissertação.
concordo em absoluto.
penso que saber guardar a bola será importante.. pogba vidal enzo/amorim/fejsa...nao sei se o jesus arrisca jogar com dois na frente, nao sei se será amedrontar a equipa, se ser capaz de por a bola mais rapidamente nos extremos, daí a prender o asamoah+centrais+o suiço das baterias duracell.. o pirlo sem bola nao faz muito..tevez temos de por a raça por cima dele.

nonameslb disse...

O que vale a Juventus e que no SPORT LISBOA E BENFICA e tudo uma cambada de incompetentes.

Anónimo disse...

já disse e volto a dizer, este deve ser o teste mais duro à capacidade táctica do JJ nestes 5 anos.

Tim disse...

Os italianos para nós portugueses, não são transalpinos: na Itália para lá dos Alpes estão a França, Suíça e Áustria, e não sei até se também a Eslovénia. Só estes povos poderão chama-lhes transalpinos!

Frank disse...

Só há neste (óptimo) texto algo que me intriga um pouco. Diz-se que Cardozo deve ser titular... Há algo que eu não saiba que para aí aponte? A mim parecia-me óbvio que jogaria Lima/Rodrigo mas talvez me esteja a escapar alguma coisa. Saudações

Anónimo disse...

O sistema de jogo da Juventus é o mais fácil de desmontar!
Só não é em Itália porque todas as equipas jogam no mesmo sistem,o famoso "cattenacio".
Não é por acaso que na Lc foram de canoa.
A Juventus não é a proprietária do Estádio onde joga,é propriedade do Municipio de Turim,estádio esse que também é usado pelo Torino.

José Moreira disse...

errado anonimo, esse estádio de que fala era o antigo, o estádio delle Alpi, o que continua a ser usado pelo Torino, não o novo estádio da Juventus.

David Duarte disse...

Será que o anonimo.tem seguido o futebol.italiano? Todas as equipas jogam em cantenaccio?!? Que barbaridade! A média de golos em Italia é uma das melhores da Europa. E os jogos são bem abertos.

Se a Juventus está em primeiro é porque precisamente é uma das poucas que guardou uma segurança defensiva forte no seu sistema... o que não tem nada a ve com cantenaccio! A Juve é bastante ofensiva sendo igualmente solida tacticamente. Foi esta solidez que o futebol italiano perdeu. E o futebol italiano sem solidez tactica é como cerveja sem alcool: perde todo o seu valor.

Zé de Fónes disse...

No tempo do Eusébio e do Sr Coluna a Juventus levou no lombo. Segundo rezam as crónicas, muitos dizem que o melhor golo de sempre do King foi no Stadio Comunale, o da vitória por 0-1 (parece que foi uma bomba quase do meio-campo). Nunca vi imagens desse lance e desse jogo.

Anónimo disse...

Ó David Duarte!!

Eu que nunca vi nenhum jogo de futebol,também acho bárbaro ujm individuo como tu que anda por todo o lado a debitar sapiência táctica,em vez de andar a treinar uma equipa de futebol "anda a cavalo"

Sobre os estádios não vale a pena,porque no fim vou perder a razão,até porque sei o que a casa gasta.

Mats Magnusson disse...

Para o Benfica impossível não é nada. Mas este é um jogo em que a Juventus é de longe a favorita e se passarmos será uma tremenda surpresa para nós, para eles e para o Platini. Já ouvi por aí que o Benfica até é favorito e que agora é que vai ser o teste à capacidade do JJ (etc) mas não sei de que planeta veem esses comentários. Abraço!

José Moreira disse...

Perder a razão? Nunca aqui te insultei ou provoquei para perderes a razão, no máximo, respondi a provocações tuas. Nada mais.

Por isso, se ainda nem te dest ao trabalho de, no minimo, fazeres uma pesquisa para confirmar o que te disse sobre os estádios, força, demonstra-me que eu estou errado.

Anónimo disse...

Deves pensar que eu vivo há custa do orçamento:

Tu é que se os tivesses no sitio,demonstravas como o 442 enrabou o teu 433!!!

José Moreira disse...

Vê lá, tens um texto inteiro a dissertar sobre o adversário do benfica: Jogadores, sistema tático, algumas dinamicas, e em que pegas tu? No estádio. Ainda por cima, mal pegado, pois já deves ter dado conta do ridiculo em que caíst.

Não satisfeito, em vez de assumir o erro ou, volto a pedir, demonstrar que eu estou errado, o que fazes? Desvias o assunto para o 4x4x2 vs 4x3x3.

Pois bem, para teu mal, para tua (nova) verginha, lamento informar, mas já expliquei a diferença entre o actual 4x4x2 do Benfica e o antigo. Já expliquei porque acho que este tem dado mais e melhores resultados.

Já agora, como podes sequer intrepelar alguém sob o argumento "se os tens no sitio" se tu nem sequer para te mostrares és homem?

És bem triste rapaz. Bem triste.

Anónimo disse...

E tu és homem??
Mostra a cara,só te vejo o cu!!

És um sonso rapaz.Bem triste!!!

Agora vou trabalhar,porque não vivo á conta do orçamento,e tenho de pagar os impostos para alguns andarem a fazer que trabalham.

José Moreira disse...

não preciso de mostrar nada a quem já me conhece, ou pensa que conhece.Pagas impostos? agora até podia dizer que ao saires a esta hora para o emprego é porque o teu trabalho é daqueles que não paga impostos... mas não desço ao teu nivel. Espero que nunca precises dos tais que figem que trabalham animal.

José Moreira disse...

ah, já descobrist em que estádio joga a Juventus? Nada que já não esteja habituado no teu discurso... seja aqui, sob anonimato, seja no facebook.

David Duarte disse...

Que pena não ter vindo a este artigo mais cedo para ver a excelente resposta que tive do caro anonimo.

Ora bem, vamos recapitular. O caro anonimo afirma que todas as equipas italianas jogam em cantenaccio. Eu contra-argumento afirmando que tal não é correcto, que o futebol italiano tornou-se num dos mais abertos (vide média de golos) e que se a Juventus està em primeiro é porque é das poucas que manteve uma certa solidez defensiva (não confundir com cantenaccio... alias, como se viu na Luz onde a Juventus procurou sempre dominar o jogo tendo conseguido fazê-lo na segunda parte).

Que resposta obtive? Esta pérola : "Eu que nunca vi nenhum jogo de futebol,também acho bárbaro ujm individuo como tu que anda por todo o lado a debitar sapiência táctica,em vez de andar a treinar uma equipa de futebol "anda a cavalo"

Sobre os estádios não vale a pena,porque no fim vou perder a razão,até porque sei o que a casa gasta."

Por outras palavras, em vez de tentar defender a sua posição contra-argumentado a minha, ou então clarificar o que tinha afirmado, não! O caro anonimo começa a mandar tiros no escuro.

Muitos parabéns, meu caro anonimo!! Discutir que o caro anonimo é ter a certeza de sair enriquecido com a troca de ideias.

David Duarte disse...

E não deixa de ser engraçado o caro anonimo acusar os outros de se tomarem como grandes sabedores de tacticas quando o caro anonimo intervém aqui, neste post, precisamente com... um comentàrio sobre tactica.

Deduz-se pois que o caro anonimo, com toda a sua experiência que acusa os outros de não terem, pode falar de tacticas enquanto os outros não.

P.S.: antes de escreveres, pensa duas vezes. Certas contradicções são bastante embaraçosas.

Anónimo disse...

Alguma vez ouviste falar de turnos ó idiota!!!

Pago impostos sim,e muitos para te pagar o salário a ti e a muitos como tu que fazem que trabalham.

Deves andar a confundir-me com uma pessoa qualquer,mas ainda um dia vou descobrir,é preciso é calma!!!

José Moreira disse...

sei o que são turnos sei. mas sei o que são turnos e noites passados na rua, não atrás dos monitores, no quentinho e longe do perigo.

eu sei que trabalhas por turnos tonho. eu sei que trabalhas por turnos. aliás, já sabia que os da tua classe eram uns frustrados de primeira, mas tu ultrapassas todos os limites, todos mesmo. realmente deves ter uma vida muito triste. tenho pena.

Olha, sabes que mais? Estou de férias, e à tua conta ;)