quarta-feira, 23 de abril de 2014

Pai, este título é para ti.

Parado, olhos na multidão em loucura, gente empoleirada nas estátuas da estátua do Marquês, cânticos, alegria, álcool, sonhos, fumo e luz, veio-me a ideia absurda, mas de todas as formas justa:

"E se arranjássemos um autocarro monstruoso, onde coubesse toda esta gente, e o fizéssemos ir desde o Estádio da Luz até ao Marquês, onde estariam jogadores, técnicos e dirigentes com cervejas na mão a aplaudirem os heróis?"

A Benfica TV entrevistar-me-ia, chamar-me-ia, enquanto eu gritava para os jogadores lá em baixo, recebia cachecóis do Enzo Perez e do Gaitán e diria uma coisa qualquer como isto: "quero agradecer aos jogadores e aos técnicos e aos dirigentes e a toda esta gente da estrutura do Benfica que comemora nas ruas de Lisboa a conquista deste título. O apoio deles foi fundamental. Sem eles, nada disto seria possível."

O Benfica somos nós. Todos. Até os que estiveram, não estando. Até os que, não estando, são os responsáveis pela presença dos que estiveram. Os que deixaram no Estádio o perfume do seu benfiquismo, nos filhos a semente do benfiquismo, no clube a memória das alegrias e tristezas, de tardes e noites a sentirem o Benfica, a propagarem o Benfica.

O Benfica somos nós. Todos. E este título, Pai, é para ti.



14 comentários:

Paulo Dias disse...

Ponto prévio: acho que todos (mas mesmo todos) devemos nesta hora estar gratos ao grande responsável por este título: Presidente Luis Filipe Vieira. Muito obrigado por ter tomado as decisões certas (e foi para tomar decisões que foi eleito pela esmagadora maioria dos sócios do SLB) e que nos conduziram ao 33º campeonato.
Ontem, no discurso que o Presidente teve na recepção aos deputados disse algo que se encaixa perfeitamente no espírito deste blogue: "«este título é para todos aqueles que sempre acreditaram no trabalho desenvolvido dentro do Benfica, mas é sobretudo uma grande lição para aqueles que só aparecem nas horas más e nunca para ajudar a construir». Ora bem, uma vez que vocês nunca acreditaram no trabalho desenvolvido e andam constantemente a criticar esse mesmo trabalho, espero sinceramente que tenham aprendido a lição.

Ricardo disse...

Ponto prévio: acho que todos (mas mesmo todos) devemos nesta hora estar gratos aos grandes responsáveis pelo título: Treinador Jorge Jesus, jogadores e adeptos. Muito obrigado por terem sido competentes e obrigado a nós, por andarmos o ano todo a apoiar a equipa e a acreditar nela (ao vivo; não na internet).

2º ponto: o Presidente não tem mérito porque não é ele que dá pontapés na bola.

3º ponto: esse discurso é de tal forma reles que só revela o reles que Vieira é. Um benfiquista que saiba o que é o Benfica facilmente o perceberá; um tonho como tu nunca o perceberá.

4º ponto: a lição que eu aprendi desde que comecei a ir à Luz com 3 anos é simples: apoio a minha equipa incondicionalmente enquanto a estou a ver ao vivo. Apoio o meu clube. Não pessoas, menos ainda incompetentes e desrespeitadores do que é o Sport Lisboa e Benfica.

5º e último ponto: quando tu, Paulo Dias, fizeres um décimo do que eu faço pelo Benfica, dar-te-ei a liberdade de fazeres figura de parvo e vir aqui tentar dar lições. Até lá, fazes só figura de parvo.

Shadows disse...

Excelente post. Abraço.

Águia Preocupada disse...

Abraço Ricardo! É tudo como dizes! O Benfica somos nós que não abandonamos o clube, que estamos domingo a domingo, terças, quartas e quintas na Luz ou onde quer que o Benfica jogue!
O Benfica somos nós, que estamos presentes, sempre, não o trocamos por qualquer negociata nos brasis, nas angolas ou nos dubais.
Este ano, ano apresentou-se qual herói invencível, poderoso e vencedor! E o ano passado, onde andou, onde se escondeu, para onde emigrou, quando todos nós em sofrimento e angústia gritavamos por uma palavra de apoio, por uma palavra de esperança, por uma palavra de amigo?!
Aparecer na hora da vitória é próprio de oportunistas, de cobardes e desvergonha! É tudo o que Vieira é!
Esta vitória saborosa não apaga, não branqueia todas as más horas que nos fez passar e que ainda passaremos quando ele deixar o solo que nunca devia ter pisado. Esperemos para ver o que vai deixar aos vindouros!

Anónimo disse...

esse paulos dias e outros tais so tal e qual os pedros querras dessa vida ke viem do tacho ke o benfica lhes da tal comodisse ebem o jaime antunes grande economista esses ke apoeim lfv sao os mesmo ke apoiavam ferredamente o vale e azevedo

Paulo Dias disse...

hahahaha, o presidente não tem mérito porque não é ele que dá pontapés na bola... bem, isto seria hilariante se não fosse tão triste. Mas com este ricardo só se pode esperar um triste espectáculo do triste.
O que é reles é que que tu por aqui escreves, porque demonstra claramente que não fazes a minima ideia do que é o Benfica, do que é a democracia e do que é a gratidão. Afinal não é só o que escreves que é reles, tu és reles.
E ainda por cima um reles mentiroso, pois dizes que apoias a tua equipa incondicionalmente. E eu pergunto: apoiar é criticar constantemente? É mentir para atacar a direção do SLB? É criar confusão com insinuações? È não festejar um golo do SLB em pleno estádio da Luz? Que te enganes a ti próprio é contigo, mas não tentes enganar os outros porque só consegues enganar um ou outro papalvo.
O ultimo ponto fez-me ir às lágrimas de tanto rir, hehehe. É que tu vives mesmo num mundinho à parte. Coitadito... tu sabes lá o que é fazer algo pelo Benfica... Só provas que além de reles és altamente limitado intelectualmente, pois afinal não percebeste a lição que o Presidente LFV te deu ontem. Mas sinceramente surpresa seria tu perceberes...

Ricardo disse...

Abraço, Shadows.

Águia, qualquer pessoas com neurónio e meio percebe o incompetente que ali está. Aliás, os sinais de fanfarronice voltaram a atacar e ainda só fomos campeões há 3 dias. O que, desde logo, não faz antecipar bom começo da próxima época. Já o disse várias vezes: com Vieira, os títulos serão sempre esporádicos, nunca será criada qualquer hegemonia. Este homem não faz a mínima ideia do que é o Benfica. Grande abraço de CAMPEÃO para CAMPEÃO, Águia. Desde Agosto a Maio, a apoiar o Benfica e não vermes.

Paulo Dias, só dou direito ao debate com seres humanos. Tu não preenches os requisitos.

ChakraIndigo disse...

Ricardo, permite que discorde. Nós adeptos também não damos pontapés na bola, e para mim somos uma parte fundamental na glória do nosso Clube.Por mais que se discorde do Vieira e da sua direcção, será ingratidão não lhe creditar méritos, e ainda por cima apelidar o nosso Presidente (sim, mesmo para quem como eu não votou nele é nosso, tão nosso como foram Vale e Azevedo, Damásio e outros desta jaez) de reles, não me parece nada de bom tom. Incompetente, que seja para ti , tudo bem, mau líder, aceita-se, agora reles não me parece nada apropriado, ainda por cima nesta hora de Vitória.Eu acho que tenho neurónio e meio, e não me parece que o Vieira seja incompetente, posso apontar alguns defeitos, algumas contradições, mas eu tenho 50 anos de Benfica, e só a perspectiva e o passar do tempo poderão dar o valor que Vieira terá, ou não, no reerguer da Nação Benfiquista.Cometeu muitos erros, é verdade, mas nunca deixou de porfiar, juntamente com a sua equipa, para nos levantar do buraco em que aí sim, outros incompetentes do nosso Clube o colocaram.. A importância de um líder numa organização vencedora é tão importante como os "pontapeadores" da bola, e escuso de apontar exemplos.
Continuo a defender que ofensas entre benfiquistas não levam a lado nenhum, e se da discussão se fará a luz, pois então que se faça Luz.
Viva o Benfica!

Ricardo disse...

Caro Chakra, leia com atenção o discurso de Vieira. É de uma ausência de noção do que é o Benfica que dói - não é novo, tem exactamente os anos, meses e dias que completam a sua entrada no Benfica, mas é fundamental ir alertando para isto.

A conversa dos "pontapés na bola" é ironia sobre o facto de Vieira ter decidido, no ano passado, abdicar de assumir responsabilidades porque, disse ele, "não dou pontapés na bola". Todo um mundo reles.

Sobre o que este ser faz no Benfica, digo-lhe que respeito a sua visão. Eu, sabendo a fundo as intenções desta coisa, só posso continuar a defender o Benfica. Um dia perceberá.

VIVÓ BENFICA!

David Duarte disse...

Vieira tomou uma posição vlara ao afirmar não poder ser responsabilizado pelas derrotas. Ora se não é pelas derrotas, também não é pelas vitórias...

Engraçado que muitos dos que defenderam Vieira no que ele disse no ano passado estão agora a elogiá-lo tanto! Haverá mais irresponsabilidade do que esta? Então um Presidente não é responsavel pelas derrotas mas é-o pelas vitórias?! Assim, ser Presidente do Benfica é o emprego mais facil do mundo.

P. S. : na minha opinião ele tem responsabilidades por esta vitória porque um presidente, seja do que for, tem sempre uma responsabilida directa ou indirecta. A dele foi a de ter mantido Jesus e o essencial do plantel. Mas era o que faltava um titulo apagar tudo o que.se passou desportivamente (nem vou além) nos ultimos três anos (também aqui não vou além).

luis disse...

Belo post com uma imagem Gloriosa do Silvio para 4º anel... Campeão "pau e bola" Lampião, a alegria é imensa e o camarada Campeão tem estado activo (3 cantos neste post). Aqui o imbecil, por acaso estou no "estaleiro". Podia ser a observar os 2 petroleiros ;) mas estou Vencer uma "velha" otite ;)Parece que o Gaitas não vai a jogo e o zumbido da não manifestação na avenida dos aliados por parte dos nosso religiosos adeptos Campeões ??
Julgo imbecilmente que devia fazer parte do discurso perante os senhores e senhoras deputadas. Se fez e não registei... deve-se a tal "velha" que não me deixa ouvir ;) Aqui manifestam-se sempre na av da republica ou mesmo no marquês... será que o Benfica não tem improviso para lutar pelas Liberdades??? Para as nossas gentes e para todos os desportistas ;)

nota: Destes 33 já senti 17 ;) sadicamente cada vez mais tentam "personalizar" as Vitórias desta Instituição. Será da comunicação ou do coração ;)Porque o próximo será sempre o mais difícil...


Benfica Todos tempos

Anónimo disse...

Ainda me lembro no inicio do campeonato escrito neste blog algo do genero: "mas alguem acredita que o Benfica vai ser campeao este ano?"

E verdade que o Benfica somos todos nos, mas ainda bem que a coisa nao e sempre proporcional.

Ulrich Haberland disse...

Felicito o LFV porque tomou a decisao certa ao manter JJ no cargo, ainda que pelas razoes erradas mas tomou a decisao certa. O JJ mantem-se como treinador porque "dá" muitos milhoes ao Benfica e isso é bem mais importante para LFV que titulos. A sorte é que JJ é excelente treinador e está cada vez mais proximo de dar titulos ao Benfica além dos milhoes.

O LFV fez varias coisas acertadas no Benfica mas a motivacao e o fito nunca foram o Benfica mas sim os seus proprios interesses. Pelo caminho varias coisas se descaracterizaram (até a festa do marques se transformou numa tomorrowland...) e retiraram "Alma" ao clube.

Espero que o JJ se mantenha no clube pelo menos nos proximos 3 anos (para ganharmos pelo menos 3 campeonatos, ou seja 3 em 4) e aguardo com impaciencia que os Benfiquistas competentes, com visao para o clube e vontade de liderar se cheguem a frente num futuro proximo.

andré raposo disse...

Grande posta.
Lá nos encontramos não tarda nada.

Saudações do Sector 25

http://noparalelo23.blogspot.pt/2014/04/o-sector-25.html