sábado, 26 de abril de 2014

Objectivo Duplo na Viagem ao Dragão

Este Domingo no Dragão o Benfica não só lutará pela final em Leiria como também irá começar a preparar a luta em Turim por Turim.

Com o campeonato ganho as atenções agora estão viradas para a Liga Europa. Isto sem menosprezar a final do Jamor, o erguer da Taça de Portugal e a saudosa dobradinha.

Para mim a questão é que não podemos ser Benfica sem sermos Benfica.
O manto sagrado não é só uma palavra bonita para se usar nas redes sociais. O manto sagrado é o peso da responsabilidade que os jogadores se orgulham de carregar quando vestem as camisolas com o símbolo do nosso clube.

Em jogo não está a importância da competição mas a responsabilidade do nosso clube.

Vamos lutar por um lugar em mais uma final.
Vamos jogar em casa do nosso maior rival.
Ambicionamos recuperar o domínio desportivo do Futebol nacional.
Há fantasmas que têm de ser superados, fantasmas que mesmo nesta época de sucesso já nos assombraram em jogo da Taça de Portugal.
Não competimos sozinhos e como tal com o nosso sucesso estará sempre o insucesso dos nossos rivais. Já batemos o Porto no campeonato e na Taça de Portugal. Resta agora fazê-lo na Taça da Liga.

Não acho que nada disto possa ser desprezado.

É impossível abordar o Porto ignorando a Juventus. Por isso considero que vamos ao Dragão com dois objectivos: Vencer e preparar o jogo da Liga Europa.

Por isso do nosso treinador não espero uma escolha de competições mas sim uma estratégia que nos permita lutar por Leiria enquanto nos fortalecemos para a luta em Turim.

Considero os seguintes pontos essenciais na abordagem ao jogo de amanhã:

• A distância entre os dois jogos. Quatro dias parece-me ser uma margem interessante para a gestão física dos jogadores.
• Não se constroem nem alimentam mentalidades vencedoras com derrotas. Uma derrota no Dragão nunca poderá ser algo positivo para o jogo com a Juventus.
• A preparação táctica. No Dragão o J.Jesus poderá preparar uma alternativa táctica que considere mais adequada para o jogo de Turim.
• O ritmo competitivo de jogadores vindos de lesão. Tanto o Amorim como o Fejsa têm oportunidade de neste jogo recuperarem os melhores níveis competitivos e de confiança de modo a se apresentarem em melhores condições para o jogo com a Juve.
• O descanso. Há jogadores no plantel que nesta altura da época podem estar a precisar de mais tempo de recuperação.

Com 24/26 jogadores por onde escolher penso que temos um lote de jogadores que nos permite organizar de forma a lutar por mais uma final nacional sem sacrificar a desejada final de Turim, muito pelo contrário.
Dos jogadores habituais os mais necessitados de descanso são o Luisão, Siqueira, Enzo, Nico, Markovic e Rodrigo. Tal não significa que os 6 devam ficar afastados do jogo, até porque também as substituições servem como mecanismo de gestão.
Havia a possibilidade de integração de vários jogadores da equipa B mas após o jogo de hoje frente ao Farense tal possibilidade parece estar restrita ao Cancelo e ao C.Martins.

Na baliza em termos de gestão a escolha é indiferente. A dúvida estará entre o Oblak e o Artur com o P.Lopes a ter a sua oportunidade com o Setúbal.
Nas laterais apostaria no Maxi e no André Almeida, com o Cancelo à espreita.
Como dupla de centrais a melhor opção será Jardel-Garay. O S.Vitória é opção mas pouco viável.
Por mais indicado que me pareça preparar um 4-3-3 amanhã para o jogo com a Juventus, não acredito que o Jorge Jesus o esteja a ponderar.
Assim no meio campo apostaria no Fejsa e o Amorim, talvez complementados pelo Djuricic ou A.Gomes.
Com a lesão do Salvio e a dúvida sobre o Nico, considero pouco aconselhável abdicar do Markovic. O Ivan e o Sulejmani são as outras duas opções para as alas.
No ataque aposto no Lima, sozinho ou acompanhado pelo Cardozo.
Um 4-4-2 com Ivan, Sulejmani, Markovic e Lima também seria interessante.

Ganhar ao Porto este Domingo será fantástico. Perder será doloroso pela derrota mas insignificante no contexto geral da época.
O que não pode haver é desistência antes ou durante o jogo. O que não pode haver é falta de atitude no banco e no relvado. Inaceitável é haver falta de vontade, de garra e de ambição.
A equipa que entrar tem de estar montada para lutar pela vitória. Os jogadores que jogarem têm de honrar a camisola que têm vestida.

2 comentários:

luis disse...

Glorioso abraço Campeão Daniel, este imbecil não se lembra duma postada do caro Benfiquista. Mas gostei do seu "fantástico" para Domingo. Nunca gostei de apresentar um Onze para o jogo, aqui pelas vias informáticas. Por vezes alargo-me um bocadinho e apresento O guarda redes escolhes tu e depois era um João Pereira, Luisão ,Garay e Coentrão. Ramires, Matic e Witsel. Di nº50 e Gaitan :)
Agora tenho que arranjar lugar para o Ferrari senão o Ricardo fica zangado;) e o Don Rodrigo arma secreta ;) Era fácil e ficaríamos mais perto da sorte ;)
Do teu post, reflecti no maluco do Martins. Olha cá para mim, jogava já nesta guerra de Domingo. O "miolo" precisa de ser reforçado para o "contra golpe" e ali há fome de bola. No resto é não mexer muito, 3 ou 4 mais massacrados individualmente e geridos durante a partida. E deixa-me acrescentar que o pior período é entre a passada 5ª feira e este domingo ( menos dias). Depois contra o clube tripeiro é procurar a goleada por um a nosso favor ;) não havendo "nódoas" a Moral é que conta. A mentalidade a de 16 de Abril de 2014 tem que respirar ;)
Arriscando pela primeira vez um onze actual, aqui vai:
O Guarda Redes escolhes tu, mas não te enganes, fecha as pernas ;)
Almeida, Luisão(Jardel)Garay e Si queira. Amorim,Gomes, Fejsa e Martins. Lima e o Nº 50 (aos 60 o Dom). Se poder jogar o Gaitas, sai um . Agora arruma lá também para o 352 ou 253 e seus "momentos" :)
Nota: O mais Importante é a mentalidade de 16 de Abril, seja ali ou noutra parte qualquer, concentração e muita união dentro das 4 Linhas. O plantel é recheado por um investimento muito forte, que exige muita competitividade e o Benfica Vitórias no panorama Nacional.

nota: o Presidente da câmara da nossa capital tinha a taça da Liga dos Campeões nas mãos, e falou em ambições...;) uns dizem que sonhando, para outros até pode ser ironia :)
Verdade seja dita,O JJ é que disse coerentemente que a prioridade era Nacional. E pelo menos já está Campeão para compor a divida das 2 últimas temporadas(investimento pornográfico, sem paralelo) em que perdeu muito devido à mentalidade na "guerra das estruturas". Uns mataram a carraça pela segunda vez, noutras épocas era o roberto 8.5... Inaceitável é o Benfica não Vencer esta batalha a toda a linha dos palcos Nacionais 13/14 ;)

B T T

Anónimo disse...

Mission acomplished!
Abraço Glorioso!