quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sílvio e Siqueira

A posição de lateral esquerdo, no plantel do Benfica, tem sido das mais problemáticas dos últimos anos. Desde Fábio Coentrão que o plantel não se encontrava dotado de um jogador de inegável qualidade e consensual para aquela posição. 

Em boa verdade, à exceção do internacional Português e de Léo, não me lembro de termos um lateral esquerdo de nível internacional a jogar no clube na última década. Talvez Fyssas tenha sido o que mais se tenha aproximado do nível que falo e pretendemos, ainda que com alguma boa vontade.

A presente época ameaçava decorrer com este problema, que já se tornava crónico, ainda por resolver. Porém, numa manobra de literal última hora, o Benfica conseguiu assegurar Siqueira. Um jogador que, sem ter exuberância de Coentrão, assegurava tranquilidade à posição de lateral esquerdo para esta época. 

Ainda que vindo por empréstimo, Siqueira tinha o condão de “calar” as criticas de quem se demonstrava insatisfeito com a contratação de Cortez, e ainda mais incrédulo com o facto de ser esta a única solução de raiz para a época inteira. Não obstante, sobre Siqueira pairavam sérias duvidas sobre a sua condição física, sustentadas na elevada propensão histórica para lesões apresentada pelo lateral Brasileiro.

De facto, esse foi um problema que atormentou o jogador nos primeiros meses de Benfica, tendo este problema sido solucionado no, e pelo clube, tal como já havia sucedido com jogadores como Aimar e até Saviola. Ou seja, o clube conseguiu estabilizar fisicamente um jogador que tinha um passado recheado por lesões musculares e que chegava a um clube, com tudo o que isso implica, sem a oportunidade de realizar uma pré-época digna desse nome.

Uma vez resolvido esse problema, aliado às péssimas exibições de Cortez, foi com naturalidade que Siqueira assumiu de forma inequívoca a titularidade da lateral esquerda. Descansando assim treinador e adeptos, quanto à competência competitiva naquela posição.

Algo de muito semelhante se passou com Silvio. O internacional Português era também um jogador constantemente perseguido pelas lesões, sobretudo de natureza muscular, ao longo da sua carreira. Facto que afetou decisivamente a sua afirmação em Espanha. 

No plano estritamente desportivo, considero Sílvio o melhor lateral direito do nosso plantel, ainda que esteja longe de ter a “alma” que caracteriza Maxi Pereira ou sequer a sua propensão ofensiva, mas também não comete tantos erros defensivos quanto o Uruguaio, quer por deficiente posicionamento, quer por atraso na recuperação defensiva ou até por alguma incapacidade física que o tem afetado na presente época.

Perante isto, considero ser importante e oportuno que o Benfica assegure a contratação em definitivo de ambos os jogadores. Seriam contratações que colmatariam lacunas importantes no plantel e de jogadores já completamente familiarizados com clube e treinador.

Talvez possa não ser este o momento mais certo para encetar tais negociações, para que não se corra o risco de dispersão competitiva do essencial. Mas ambas as contratações devem ser acauteladas assim que seja viável.

9 comentários:

Pedro disse...

Não conseguindo um jogador de óbvia qualidade ou o regresso de Coentrão, por exemplo, é de ficar com ambos os jogadores.

Pelo menos já sabemos o que valem.

Minha Chama disse...

Concordo.

Anónimo disse...

7 milhões é caro? Comprem metade do passe...

luis disse...

Excepcionalmente tivemos 3 defesas esquerdos emprestados. É um espectáculo porque não querendo ser Melga , onde anda o Almeida da final do Jamor da época passada?? Está preso ??

nota:..por impulso já tinha opinado no face ;)

B T T

Anónimo disse...

O Almeida não está preso,mas é o pior lateral do Benfica.

joão carlos disse...

quanto ao siqueira não vai haver negociação, o preço já esta definido 7M, agora duvido muito é que esta direcção dê esse valor por um lateral esquerdo que já não vai dar retorno financeiro.
quando ao silvio a incógnita é quanto é que o atletico quer por ele deu 8M e de certeza que não vai querer perder muito dinheiro a vantagem sobre o siqueira é contar como formado e jogar nas duas alas.

luis disse...

@anónimo das 21:38, agora que são 2 :21 ;)não devias dizer isso por enquanto. Os outros são emprestados:)

Ah pois é...;)Não querendo ser melga o outro também não era lateral ESQUERDO:) ...cientificamente o nosso Ferrari foi transformado para fazer ralis TT... ;)

nota: Benfica Todos Tempos

Anónimo disse...

O Almeida é um excelente defesa direito.
Fez dois grandes jogos contra a Suécia.
É mediano a atacar, mas dá muito mais garantias que o Maxi Pereira.
Cumprimentos,
r.

Guilherme disse...

Há aí um pequenino problema com o "literal última hora". O Siqueira em entrevista esta semana disse que o namoro com o Benfica já se arrastava há anos mas que por várias razões a transferência só se conseguiu realizar esta época. Agora imagina se o Siqueira tivesse vindo em 2011 ou 2012?
Deve haver uma diferença não despicienda entre os planos iniciais de mercado e os jogadores que são inscritos em Agosto. Mas como nós só sabemos do mercado de trasnferências do Benfica pelos jornais ficamos sempre com uma imagem parcial e distorcida da realidade. É a diferença entre opinião pública e privada.