quinta-feira, 5 de junho de 2014

6 remates perigosos

1) SAÍDAS EXPECTÁVEIS: Garay, Siqueira, Markovic, Cardozo a juntar às duas vendas de Janeiro - André Gomes e Rodrigo. Confirmando-se estas 5 ou 6 saídas, é fundamental manter Gaitán e, sobretudo, Enzo Perez. Fejsa tem um problema crónico, situação aliás já conhecida e que talvez não tenha merecido a devida atenção por parte dos responsáveis do Benfica. Olhando para este cenário, é ainda mais crucial que Perez se mantenha no clube. Destruindo metade da defesa e metade do ataque, convém não destruir todo o meio-campo.

2) Como colmatar as saídas? Tendo em conta a dramática situação financeira do clube - só alguém muito optimista, muito bem pago pelo Benfica ou simplesmente tonto pode vender a ideia de uma saúde financeira quando mesmo um leigo percebe os constantes empréstimos (cada vez menos espaçados no tempo) e as recorrentes mentiras do Presidente do Benfica sobre a necessidade ou não de vender "para equilibrar as contas" -, julgo que devemos incidir em três estratégias:

- aposta clara em 3 miúdos da formação - por mim, Bernardo Silva, Ruben Pinto e Fábio Cardoso.

- Fazer regressar os melhores jogadores de entre as dezenas que temos emprestados - por mim, Lisandro, Pizzi e Ola John.

- Contratar apenas jogadores de qualidade indesmentível e ao melhor preço possível. A prospecção de qualidade é mesmo isso: descobrir talento onde ele não é visível a todos. Para gastar milhões em gajos conhecidos por todo o mundo futebolístico não vale a pena ter equipas de prospecção.

3) A Benfica TV tem sido um projecto de grande sucesso que deverá, como disse, bem, o Presidente Vieira, continuar a evoluir. Neste sentido, há que evitar qualquer apoio aos candidatos que defendem medidas nefastas ao crescimento da BTV - desde logo, o camaleão Seara - e despedir quanto antes o execrável comentador Fernando Santos, também conhecido como Pedro Guerra, também conhecido como Fernando Santos. Cada vez que o homem abre a boca na sua propaganda patética, rebolam na campa todos os gloriosos benfiquistas que fizeram deste clube um clube imortal, democrático, universal, sério, honesto e solidário.

4) Há um certo cheiro a 2010 no ar. A fanfarronice de Presidente e Treinador nas entrevistas que deram não é bom sinal para o futuro. Proposta: calarem-se até Setembro e focarem-se na preparação da próxima época. Pior do que perder (o que tem sido recorrente nestas últimas duas décadas) é não saber ganhar.

5) Djavan no Benfica. Do que lhe vi na Académica, pareceu-me um jogador interessante. Não me parece, no entanto, que sirva como titular. Deveremos ir ao mercado contratar um lateral-esquerdo de topo.

6) Passar tanto tempo sem ir ao Estádio ver o Benfica é deprimente. Nem um Mundial nos salva deste vazio existencial.

15 comentários:

Anónimo disse...

"A fanfarronice de Presidente e Treinador nas entrevistas que deram não é bom sinal para o futuro"
Esta frase feita e desactualizada fez este post cair no descrédito... tanto a entrevista de LFV, como as entrevistas de JJ foram muito boas, para não dizer excelentes.

Kiddo! disse...

A última vez que se viu tamanha debandada de bons jogadores culminou com a aquisição de Nelos, Tavares e Kings!
O que devemos retirar da História é que ela se repete quando menos esperamos...

Cumps.

Ricardo disse...

Papoila Saltitante, és o novo Pedro Guerra? É que só te vejo a comentar feito censor da opinião alheia. Fundamentos e argumentos, opinião sustentada e educada? Zero.

Uma coisa simples mas que tu, na tua demanda alucinada, não compreendes: o facto de tu achares que as entrevistas foram "muito boas, para não dizer excelentes" não faz com que elas o tenham sido ou que quem acha que não foram caia no "descrédito". Discordas da opinião aqui exposta? É fácil: dás argumentos que sustentem a tua opinião. Mas não, preferes vir armado em "grande benfiquista que diz bem de tudo" e tal e coisa. Não há pachorra para estes mini-caciquinhos.

Kiddo!, não me parece que a comparação tenha crédito na realidade. É evidente que tememos uma sangria grande no plantel, mas o Benfica está hoje mais capaz do que estava nessa altura. O que não significa, claro, que esteja capaz como devia estar. Abraço.

mpcp disse...

ruben pinto, fabio cardoso e ola john... que equipaça!

miguel rosa para o meio campo, ja que em parte ainda é nosso! e dar 1 oportunidade ao 2ºmelhor jogador do mundial sub-20!

Kiddo! disse...

Eu exagerei na comparação propositadamente, Ricardo.
Na verdade, nem culpo a direcção do Benfica por eventuais vendas de jogadores. Culpo sim a UEFA e a treta do fair-play financeiro! É difícil manter jogadores quando lhes chegam propostas muito mais vantajosas, mesmo que essas venham de um país frio com a merda (certo, Garay?!).
Está na hora de poupar e começar a investir em alguns jogadores da formação que me parecem estar a atingir neste momento um excelente nível e para ganhar campeonatos nacionais chegam (pelo menos para o Porto e Sporting actuais)... E a direcção que pare falar em vencer a liga dos campeões que já soa ridículo!

Anónimo disse...

2)Não é preciso ser optimista, pago pelo benfica ou tonto para afirmar que a situação financeira da sad (do clube também, mas não é relevante para o caso) é estável. Só alguém muito pessimista, muito bem pago pela oposição (a insinuações idiotas responde-se com insinuações idiotas) ou simplesmente tonto e desconhecedor de regras básicas de contabilidade pode vender a ideia de "dramática situação". Seria dramática se não se vendesse ou não se tivesse para vender, aí estamos de acordo que o Vieira mente.

Para substituir as saídas expectáveis não me parece que tenhamos jogadores na formação capazes, o Ruben Pinto e o Fábio Cardoso não darão muito mais do que aquilo e o Bernardo não tem características para o modelo do Jesus. Apostaria mais na aposta no Ivan, que no ano passado andou entre a equipa principal e a B.

Concordo com o regresso do Lisandro (para ser titular) e do Pizzi (para "ver no que dá"), o Ola já provou que não gosta de jogar à bola e não tem espírito de sacrifício.

Discordo, temo-nos dado muito bem com a contratação de alguns jogadores conhecidos, que saem valorizados por terem mais tempo de jogo no Benfica, por ex. Aimar, Saviola, Garay, Salvio, Javi Garcia, os próprios Witsel e o Markovic, jogadores caros para a realidade do clube mas que justificam o investimento e não constituem riscos.

3) Concordo com tudo, só não atribuo a mesma relevância ao Pedro Guerra, quando ele está no ar não vejo o canal, mas admito que "chegue" a muitos benfiquistas.

4) O treinador sim, é a costumeira bazófia, eu acho piada e não sinto que isso prejudique muito a equipa. O presidente teve uma entrevista sem grande conteúdo, inclusive sem qualquer fanfarronice, é uma crítica que tens sempre que fazer, neste caso sem razão (e sem justificares).

5) De acordo com a segunda parte, dúvidas na primeira. Parece-me um jogador desequilibrado, que ataca à cão, expondo a defesa. Já li vários bloggers que gostaram dele no jogo com o Benfica. Na Luz esteve péssimo!


Ricardo disse...

mpcp, quando fazes comentários vazios como esse, não sentes pena de ti próprio?

Kiddo!, o Benfica tem de saber jogar com as regras que lhe são impostas. É assim para todos. No resto, concordo.

Anónimo (16:56),

2) Não são "insinuações idiotas"; é do conhecimento geral que há pessoas, a mando do clube, a promover propaganda pelas redes sociais.

4) Não tenho sempre de fazer; já elogiei entrevistas do homem. Neste caso, achei-a na linha do que é recorrente. E as explicações já as dei não sei quantas vezes. Julgo não ser necessário repeti-las.

5) Tem debilidades defensivas, é evidente. Por isso digo que, apesar de ter potencial, não serve como titular.

Hélder disse...

Concordo em pleno com a tua análise ao plantel. Acho que com um pouco de sorte (existindo sorte no desenvolvimento de jogadores) podemos ter um bom 11 para o grosso da proxima época.

Quanto ao Def esq. acho que tens de te decidir, ou é para apostar ou para gastar dinheiro, e naquela posição eu apostava claramente. É que tenho aquele feeling de ver ali o Hélder Costa ;)

Cumps

naomefodasbenfica.blogspot.com

ATF disse...

Bom eu ficaria muito preocupado com esta debandada de jogadores se também saisse o JJ e entrasse um treinador tipo Espirito Santo. Isso sim, seria uma reprise damasiana. Com o Jota, a eficaz renovaçoa do plantel fica assegurada. De resto, preocupa-me mais é qual sera o posicionamento de Vieira no que respeita à estratégia de reaproximaçao do Sr Costa ao Benfica. Isso sim é de temer. . .mas aguardemos os sinais.

VC disse...

Só um "ceguinho" não percebe que aquilo não são entrevistas com qualidade. Nem uma ideia ( naquilo que mais me interessa a próxima época), meus amigos nem uma ideia expressa do que vai ser: e digo-vos mais duvido que eles, a direção, as tenham, pois que estão a gerir a olho (veja-se a gestão desportiva=105 jogadores). E já agora vai continuar a ser tudo igual face ao brutal endividamento e aos ordenados principescos pagos pelo Sad Benfiquista. A minha opinião vale o que vale, mas não é estranho que o Mónaco (de cofres cheiros) contrate o Leonardo (que não ganhou rigorosamente nada) e não faça sequer uma proposta pelo nosso príncipe da tácita. Um treinador vitorioso. Se não acham, acho eu. A gestão da divida à banca é feita com a valorização dos jogadores, ou seja, só comprando muito e vendendo muito é possível fazer um roulement da dívida e com a diferença (entre as compras e as vendas) pagar juros e nalguns casos até amortizar ou aumentar a dívida. Por isso meus amigos os próximos anos até é possível valorizar 2 ou 3 jogadores da formação. Mas para fazer face à dívida é necessário comprar muito e vender muito. Veremos se BEM. e BEM neste caso pode ser desportiva e/ou financeiramente.
Para finalizar uma nota apenas: as papoilas podem criar adição, quando são saltitantes podem tornar-se umas cabeças de vento. É o caso.

luis disse...

Num desvio do esférico, o jogo que para mim manteve a diferença é o empate da académica ali nos vizinhos. Djavan foi o melhor em campo e defendia o ponto forte do spoting, as alas... após aquela expulsão do si queira e o tal penalti do 7 na terra da nossa 1º filial. Para os mais distraídos é a terra dos galos ;)Este imbecil foi Ber ao vivo no meio da lagartagem o empate a zeros ;)
Contra o Benfes o rapazinho deu cabo da "mona" do nosso Mini Max...
É melhor que o Benito e foi mais barato o resto são oportunidades, talvez analisando a qualidade da sangria;)
4º remate é óbvio que a propaganda funcionou e a bebida é potente ;)Por exemplo na época passada, devia ter funcionado de imediato após o Jamor 2012/2013, uma terapia para a Família Benfiquista...demorou "quase" até ao natal do "Made in Benfica" e aquele Domingo do Futebol em que o Sr.Ferreira subiu ao 4º anel...
3º remate, no momento que acordava da noticia da viagem do Sr. Ferreira, dei por mim com lágrimas a ver a estação pública, com as intervenções em directo, do Sr. Humberto, O Sr. Ramos e Sr. Toni do Benfica a falarem com o Coração à Benfica. E disse à minha velhota que é leoa do Benfica,
"Mãe isto era o Benfica"
É Bom lembrar que às Mães não se mente, e que as memórias Gloriosas têm um Valor Incalculável… com respeito à Instituição e ninguém se punha em "bicos dos pés". Estamos numa Era dos vaidosos do "Eu" das vitórias, porque nas derrotas utilizaram sempre outro caminho, matando carraças, flores, evitando a observação do buraco negro do fundo do caminho. O principal interesse sadico foi a onda do endividamento. Este remate tem tanto efeito, que a liga inglesa podia ser assunto. Mas o valor para ver os conteúdos globais do Desporto passou a ter um aumento de 10 euros da algibeira do Povo;)
Bate na trave quando a propaganda usa o meio televisivo da casa, para acomodar intrujas do passado e figuras com “responsabilidade” como "o execrável comentador santos ou guerra. Quando se indica um gomes ou um seara a politica de intoxicação vai dar ao mesmo, e é noutros canais ;)
Vou fazer um intervalo para os restantes remates... continua,

B T T

luis disse...

Após o intervalo, voltemos aos remates enviesados que ora vão para fora, ou me recorda a qualidade do Oblack e aquele clube que vendeu o roberto 8.5.É ironia, mas pode não ter piada nenhuma.
Depois do JJ ter acompanhado e aprofundado o discurso do está preparado para as vendas. É também bom não esquecer que o factor do tal esforço era manter. Começamos em janeiro e oh minha nossa senhora e quando o dso ou o bieira afirmavam que não havia necessidade vender porque o caminho tinha estrutura. Passaram "quase" 15 aninhos e o estádio não está pago como prometido (era 2014;)
Juros e mais juros... vendas milionárias porque este caminho não vai lá com farinha. Cento e tal jogadores, "made in Benfica" , equipes maravilhas...uma coisa ficou provado com Espírito à Benfica que até com 10 se ganha aos tripeiros e com 9 contra aos campeões da mafiosa italia;)
Será que para apostar nos miúdos primeiro vão entrar os fundos ???
A bebedeira é tanta que Benito, Benito é neste País do endividamento, achar que O Sport Lisboa não poderia ter um caminho diferente. Dos regressos, Lisandro é mais que óbvio.
No principal remate que vai influenciar o resultado final, as saídas expectáveis para o lado do nº7 é sempre aquele frenesim pelo rapaz que teve uma equipe montada para o seu futebol;)
Bem o nº50 com 7 milhões é uma ponte para a ilha do mou. Fala-se do liverpool devido ao assédio do real pelo uruguaio, mas o mou não deixa por agora. Bem os 12.5 do Salvio, cá para mim faziam mais falta para manter o Enzo e o Gaitan muitos aninhos, mas é munta complicado quando o caminho está feito para Vender, Vender e esquecer que o esforço é quando convém à propaganda. Olha o Fejsa com o jardim na terra dos deuses fez para ai, só uns 6 jogos... o siqueira era uma granada após a nossa meia dúzia de empréstimos;)depois este imaginem tinha 4 milhões anuais, é para rir ou acreditar que vai substituir o filipe luis ;)
O triângulo das bermudas afunda a paixão pelos atletas. O trajecto vai desde o atlético de madrid, ás equipes do mou… e recentemente o fundo de valência de um deserto qualquer.
O Benfica é detentor de 100% de algum titular do plantel ???
Bem, nas B´s deixo aqui a sugestão Desportiva de imporem limites aos estrangeiros( Tal como para as provas da uefa é exigido).
Agora que vem o Mundial, reparem na montra e na idade que representa a selecção que todos dizem ter a mão do super agente que tem os treinadores das escolhas;)
Quem foi que escolheu este parceiro. Aqui está representado um tentáculo do "sistema", tal como aquele tema da BTV que representa o combate ao olibeirinha... pela ingratidão e unidade o negócio é como um "pau de 2 bicos" :)
Em sintonia... potenciar, marchar, vender e uns quantos "tiros nos pés".
O outro falou no autoclismo e até é capaz de ter razão, tanto é o endividamento de TODOS. Não devia ter dito daquela forma, mas a merda é mesma ;)

Benfica Todos Tempos


luis disse...

Ainda bem que gravei o texto do meu comentário. Por ser tão extenso fui cortar em 2 partes e esqueci o inicio ;)
Acontece a alguns, até nos penaltis:) Repondo esta parte para o inicio, logo pelo 6º remate e uma simulação :)

Tem que começar assim,
- Cá está o meu amigo pau e bola a esquecer o 7 ;) Vou rematar ao contrário tipo matraquilhos;)
É deprimente sim senhor, mas o "vazio" é ocupado por matéria. Tal como os buracos negros, existe por ali uma força de atração que aglutina e torna-se invisível ao olho humano ;) Mas o Mundo acaba por ser minúsculo para este infinito cosmos.
O Djavan já é o 5º remate… não vai ao Mundial é uma verdade. Outra verdade é que começou naquele profissionalismo um bocadinho tarde, a fazer-me lembrar o Rui Aguas. Vem do mesmo local de onde veio o Deco… e o meu camarada pau e bola vai observar que as equipes ajudam muito, e este rapazinho que por acaso gosta do nº6, até gosta de fazer de nº10 desde pequeno;) Aprendeu a ser um guerreiro com técnica, e esta a fazer pela vida na lateral esquerda para se impor naqueles 100 metros, impondo um belo físico,evoluiu na componente defensiva com rapidez;) Fruto dos seus 26 anos este atleta com Moral e já um adaptado aos nossos quintais, é um rapaz de trabalho para ser titular;)Mas nunca esquecer a harmonia dum colectivo a defender, seja com Djavan ou com o siqueira expulso(foram 2 vezes;)

Benfica Todos Tempos


Anónimo disse...

Caro Ricardo,há uma passagem no texto, julgo que no ponto 2 que não concordo totalmente:"Para gastar milhões em gajos conhecidos por todo o mundo futebolístico não vale a pena ter equipas de prospecção".

Isso seria verdade se o SLB comprasse esses jogadores de 1ªlinha. Ora o que acontece é que o SLB compra jogadores que estão a rebentar, que são conhecidos mas geram dúvidas e em que há um risco efectivo de falhar. Falo de casos como os de Witsel, Javi Garcia ou Rodrigo.

É nesse mercado que temos de estar atentos. Jogadores de 21/22 anos, não propriamente desconhecidos, mas que têm potencial para, numa equipa com um treinador como o JJ, se tornarem jogadores que impressionem os tubarões.
Olhe, podiamos ter feito isso se o Real nos tem aceite (como foi noticiado) vender o Jesé Rodriguez ou se temos conseguido o Soriano em fim de contrato com o BarcelonaB ou o Kramer o ano passado antes de (literalmente) explodir e acabar nos pre-convocados da Alemanha.

Agora , o timing desses passou. Mas é nesse mercado que temos de estar.

Descobrir casos como o David Luiz é tão raro, mesmo sendo competente, que não podemos basear a prospecção apenas nisso.

luis disse...

@anónimo das 13;30, estas a ver aquele...faz amanhã 20 anos e o outro atrás das pedras tem 22. Repara no loiro tem 21 e entrou de carrinho num potencial de 22 e meio ...
Que idade tem o BEN10 e os Valores que jogam ao seu lado.... Convém pela fartura, olhar para a experiência do prato, não venham de lá mais fundos que rapam o tacho :)

Benfica Todos Tempos

Benfica Todos Tempos