terça-feira, 17 de junho de 2014

Os Pecados da Selecção Nacional



Não há qualquer dúvida de que a Alemanha era favorita, de que é uma equipa com intérpretes de imensa qualidade e de que muito dificilmente Portugal conseguiria os 3pts.

Erros haverão sempre e espaço para melhorar também.
Depois de uma derrota por 4-0 isto fica ainda mais evidente.

Para este Mundial, particularmente no jogo com a Alemanha, assisti a vários e graves erros por parte da nossa Selecção, tanto erros visíveis no jogo como precedentes a este.
Quanto aos acontecimentos do jogo:

- Paulo Bento continua a jogar num 4-3-3 amorfo. O meio-campo é lento e demasiadamente posicional. Os três jogadores procuram o mesmo espaço e nenhum deles dá apoio ao avançado.

- O Rui Patrício provavelmente fez a sua pior exibição. Jogou lesionado?

- O João Pereira como sempre lutou muito mas falhou praticamente todas as abordagens que fez, tanto ofensivas como defensivas.

- Só na Selecção o B.Alves é considerado um grande jogador. É um central com uma enorme presença mas enquanto defesa está muito abaixo até do Neto.
Fraco posicionamento defensivo, fraca capacidade de defender pelo chão e fraca leitura defensiva.

- O Pepe mais do que ninguém já devia ter aprendido a sua lição. Portugal jogou com 10 por culpa inteiramente sua.

- Numa equipa com Moutinho, o Veloso não está ali a fazer nada. Só atrapalha.
- O Meireles nunca foi um grande jogador. As suas qualidades estavam na sua disponibilidade física, garra e capacidade de aparecer em zonas de finalização. Nos seus 31 anos há muito que não acrescenta nada ao jogo.

- O Moutinho não tem espaço para jogar. Vive nesta selecção sufocado por este meio-campo.

- O Nani até pode estar bem fisicamente mas em alta competição a recuperação de uma longa paragem é muito mais do que a parte física. Ritmo de jogo e confiança são factores cruciais. O Nani tem qualidade mas não tem uma época competitiva a sustentá-la.

- O modo de utilização do Cristiano é porventura o maior erro de Paulo Bento.
Em Portugal temos dois Cristianos, um que joga na linha e outro que joga mais solto. O primeiro é o CR do Real. O Cristiano é um grande jogador mas com qualidades muito específicas, as quais são sobejamente exploradas em Madrid. Numa equipa que é sempre favorita, o Cristiano não defende, não participa no processo de construção e tem toda uma equipa a trabalhar para si e a procurá-lo para o último passe. Constantemente vemos o Benzema abrir na linha para permitir a entrada do CR.
Na selecção, por mais que o Paulo Bento queira, o Cristiano não pode actuar deste modo. Portugal não tem os jogadores que tem o Real nem é sempre o super-favorito em qualquer jogo. É impensável a Selecção dar-se ao luxo de actuar com um jogador alheado do jogo, muito menos sendo esse o melhor jogador da equipa. Por Portugal o Cristiano tem de jogar solto, aparecer na zona de construção, conduzir a bola e procurar o jogo.
“O Ronaldo não pode fazer mais porque a bola não lhe chega!”
Na Selecção ele não pode esperar pelo jogo, tem de participar nele. Até o Neymar o faz pelo Brasil.
O Cristiano não tem muitos bons jogos pela Selecção e isso acontece muito por culpa deste erro recorrente do Paulo bento.

- Que ideia é esta de que contra a Alemanha temos de usar o H.Almeida?
O Fábio pouco subiu e não fez cruzamentos, o J.Pereira subiu muito mas não acertou um cruzamento, o Nani não teve confiança para ir no 1 para 1 e procurar a linha e o Cristiano não é um jogador de cruzamentos.
Portanto a envergadura do H.Almeida de nada serviram e com ele perdemos velocidade, capacidade defensiva, capacidade de pressão e capacidade de interacção com a restante equipa.


Contudo o Mundial para Portugal não começou ontem e a preparação para o jogo com a Alemanha tem outros aspectos além dos sucedidos no relvado.
Portanto, quanto a acontecimentos precedentes ao jogo:

- Não tenho conhecimento na matéria mas questiono se todo o trabalho de treinos foi o mais indicado. Não terá havido demasiado ambiente de festa nos dias que antecederam o jogo? O local onde a selecção está sediada é o mais indicado? Pelo que sei a Selecção está instalada muito a Sul da localização dos seus jogos, o que não permite a habituação adequada ao clima destes.

- O Cristiano foi 90% do foco nacional nestes dias. Espero que isso tenha acabado.

- O trabalho feito nos amigáveis. Durante 4 anos o seleccionador nacional não teve interesse em renovar o seu 11 tipo nem em criar um plano B e já se sabia que não ia aparecer neste Mundial com qualquer mexida na equipa, tudo muito expectável e previsível.
Contudo, chegado aos amigáveis que antecederam o Mundial, o Paulo Bento optou por, sem tempo para isso, trabalhar um plano B e também por dar indicações de renovação do 11 tipo. Algo que além de ser fogo de palha também limitou a preparação daquela que seria a equipa a actuar neste Mundial.
O último jogo foi contra uma banal Irlanda que nem sequer estava em preparação para o Mundial. Serviu para conseguir um resultado vistoso que deixou uma errada última imagem da qualidade e preparação da Selecção.

- Paulo Bento nem convocou os melhores nem os que se apresentavam em melhor forma. Como era expectável convocou e vai utilizar os mesmos dos últimos 4 anos. A Selecção parece parada no tempo, faltando-lhe frescura, dinâmica e competitividade.
Até ontem existia uma grande fé nesta Selecção devido ao resultado conjectural do Euro 2012. Este Euro foi encarado como um sinónimo de sucesso e qualidade, tudo porque é superficialmente analisado com base no que a alcançámos e não no como o fizemos. E como no que está bem não se mexe…
Contudo, nem o Euro foi assim tão bom nem é verdade que em equipa que se ganha não se mexe, principalmente quando falamos num período de 2 anos.

Nesta convocatória temos ainda o problema da insistência em jogadores a recuperar de lesões ou de épocas de escassa utilização. Assim os jogadores apresentaram-se em estágio sem condições para competir e a Selecção dedicou mais tempo a recuperar fisicamente os jogadores do que a preparar a equipa para o disputar. Este factor não pode estar desligado do descalabro de lesões de ontem.
Apareceram lesionados ou em recuperação o Pepe, Meireles, Nani, Vieirinha, Moutinho, Cristiano, Éder e Postiga. O Coentrão apareceu lesionado e saiu lesionado do jogo de ontem, tal como o Patrício e H.Almeida. O Veloso apareceu sem competição. Também o Amorim, Rafa, William e Beto enfrentaram problemas físicos.
Não será demasiado?

A convocatória também peca por excesso de foco em jogadores polivalentes. Precisamos de atacar e com profundidade nos próximos dois jogos e sem Coentrão o substituto imediato seria o Antunes. A obsessão pela polivalência limita-nos a adaptar o Veloso ou o Almeida.

- Défice de aproveitamento do talento nacional. Recuso-me a aceitar que Portugal não tem talentos. O que não temos é quem acredite nos jogadores nacionais.
Esta é uma responsabilidade dos principais clubes portugueses e também do Seleccionador Nacional. Os clubes, na sua grande maioria, não apostam no jogador nacional nem no produto da sua formação. Não basta ter centros de estágio, é essencial acreditar nos jovens. A constante desvalorização a que estes estão sujeitos está a prejudicar a Selecção Nacional no imediato e irá prejudicar os clubes no médio-prazo.
O seleccionador tem obrigação de acreditar e potencializar os jovens portugueses. Tem responsabilidade de observar os jogadores, apostar neles, lançá-los aos olhos do Mundo e criar valor para a selecção.
Jogar pelo seguro não chega a este nível.
Ontem ouvi algo com o que tenho de concordar a 100%. Os jogadores não aparecem a menos que haja necessidade de os encontrar. Enquanto andarmos convencidos que não temos necessidades ou que não temos soluções, vamos continuar sem ver jovens a afirmarem-se na selecção.

Só mais uma nota.
Uma equipa não é só a parte financeira ou populacional, o universo de escolha. A partir de um certo nível qualitativo, torna-se muito mais determinante o trabalho técnico-táctico e a postura colectiva e individual. É nestes aspectos que temos de ser os melhores e no qual mais estamos a falhar. E tudo começa pela constante desculpabilização.
Bem sei que a Alemanha tem 82M de habitante e Portugal só tem 11M. Isto é importante mas está longe de ser definitivo.
A Holanda só tem 17,5M e todos os anos se colocam ao nível dos melhores. Jogou contra a selecção de um país com 47M e deu 5-1.

A Holanda aparece neste Mundial com:
5 Jogadores do Feyenoord
3 Jogadores do Ajax
2 Jogadores do PSV
2 Jogadores do Swansea
1 Jogador do Norwich
1 Jogador do Aston Villa
1 Jogador do Newcastle
1 Jogador do Dynamo Kiev
1 Jogador do Augsburgo
1 Jogador do Fenerbahçe
1 Jogador do Galatasaray
1 Jogador do Schalke
1 Jogador do Milan
1 Jogador do Man.Utd
1 Jogador do Bayern


A Bélgica também só tem uma população de 11M.
Talvez haja algo que possamos aprender com a formação destes países.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando o objectivo principal de uma federação corrupta é promover jogadores devido ás transferencias e jogar para o Ronaldo bater recordes achas mesmo que isso interessa?
Isto é o país dos corruptos e seus tachos o que interessa é sacarem o deles e quem vier atás que feche a porta. Competencia, profissionalismo e integridade é algo que esta escumalha de merda não sabe nem quer algum dia saber o que é.
A pergunta que se deve fazer é até quando vamos permitir que estes bandalhos de merda continuem a destruir o país em todas as areas?
O futebol é apenas talvez um dos melhores exemplos da latrina em que este país se tornou.

POC disse...

Parabéns pela análise.