sexta-feira, 13 de junho de 2014

O crescente poder de Jorge Gomes na Prospecção do Benfica


É com grande preocupação que assisto à preparação da nova época. Enquanto benfiquistas, temos um passado recente traumático no que diz respeito à preparação de temporadas após sermos campeões. Foi em 2005, com aquisições feitas apenas no fim de Agosto, já a 8 pontos dos líderes, e também em 2010, com as rábulas do Roberto, do médio defensivo substituto de Ramires que nunca chegou e uns irrecuperáveis 9 pontos de desvantagem ao cabo de 4 jornadas. Qual será desta vez o motivo de preocupação para 2014/2015 quando ainda estamos na primeira metade de Junho, a mais de dois meses do começo da época?

Jorge Gomes. Uma verdadeira Guerra dos Tronos na Prospecção do Benfica. Guerra essa que está a ser [cada vez mais] ganha por Jorge Gomes em detrimento de José Boto, um dos principais responsáveis pelo departamento de prospecção e pelas grandes aquisições que o Benfica tem feito nos últimos anos. É preocupante, para não dizer assustador, verificar que Boto está prestes a terminar contrato e a sair do Benfica enquanto Gomes, o tal que proferia que o Futebol Clube do Porto era a sua religião, que tão bem "recebia" os adversários à boca do Túnel das Antes como naquele Porto x Benfica de 1991, que foi braço direto de Reinaldo Teles no departamento de futebol do Porto, intermediário nos pagamentos em dinheiro e em géneros a árbitros, ex-arguido no caso José Guímaro, e primo de António Araújo, ganha cada vez mais poder dentro do Benfica. Vinte anos depois daquelas imagens de um homem com um bigode farfalhudo e uns óculos ainda ao estilo dos anos 80, eis Jorge Gomes, também mais anafadinho, vermelho por fora, mas com o mesmo azul de há vinte anos por dentro.


Jorge Gomes até pode nem ser um mau prospector. Pode até ter algum talento para descobrir jogadores. Álvaro Pereira, Otamendi, James Rodríguez e Radamel Falcao são, de facto, craques que podem actuar em equipas da média/alta roda europeia. E foi Jorge Gomes que os descobriu e trouxe para Portugal… mais concretamente para o Porto, isto já enquanto funcionário do Benfica. Atentem bem como decorrem os processos de transferência dos jogadores referenciados na América do Sul: são semanas e semanas de notícias a dar conta do interesse do Benfica. O nome do atleta é sempre "bufado" por alguém, sendo impossível manter o mínimo de secretismo nos negócios. E só se o Porto não os quiser (via Jorge Gomes) é que acabam no Benfica. E mais interessante que isso é observar que dos grandes jogadores que o Benfica contratou na América do Sul nos últimos anos, apenas e só Enzo Pérez é que veio pela mão de Jorge Gomes. De resto, nem David Luiz, Cardozo, Ramires, Di Maria ou Nico Gaitán tiveram o dedo de Gomes. Já craques como Franco Jara, José Luís Fernández, Shaffer ou o pack de 5 uruguaios que andam perdidos/esquecidos pela equipa B ou empréstimos, vieram com a chancela de Jorge Gomes. Enquanto que os jogadores que desviou do Benfica para o Porto foram fundamentais na conquista de vários campeonatos para os azuis-e-brancos, os que acabaram por chegar à Luz foram apenas e só responsáveis pelo avolumar de atletas com contrato, passivo financeiro e dores de cabeça para os benfiquistas.

E Boto? Com ele, o Benfica virou-se para o centro/leste europeu e contratou um punhado de sérvios de qualidade, jogadores de créditos firmados como Witsel, Siqueira e ainda ilustres desconhecidos que dentro de alguns anos serão dos melhores na suas posições (Oblak, Dawidowicz ou mesmo Benito). O que têm em comum estas contratações? Além da celeridade, o facto de terem sido tratadas com o máximo sigilo, sendo pouquíssimas as fugas de informação para a imprensa, com os nomes a serem apenas ventilados quando tudo está praticamente preto no branco, com contratos assinados e malas feitas.

E eis-nos chegados à preparação da época 2014/2015. Enquanto Boto fica a cargo do mercado da Europa central e de leste, assegurando Dawidowicz e Benito e falhando Gerhardt apenas e só por questões contratuais e de opção de carreira do alemão, Gomes entretém-se a apresentar grandes craques a Luís Filipe Vieira, fazendo-lhe crer que é com estes jogadores que o Benfica atacará as principais provas em que está envolvido. Quem? Concretamente Candeias e Djavan. Dois jogadores que Gomes apresentou directamente a Vieira, para desconhecimento do restante staff da Prospecção. Ainda para mais, para total desconhecimento de Jorge Jesus ou Rui Costa, dada a autonomia de que Gomes goza na Prospecção encarnada.

Jorge Gomes, mais que um membro com liberdade para exercer uma actividade autónoma e sem supervisão no departamento de Prospecção do Benfica, continua a ser um dos principais responsáveis pelas contratações do futebol encarnado. Mais especificamente, é o principal responsável pelas piores contratações do Benfica dos últimos anos. E enquanto desenvolve esta actividade ao serviço do nosso clube, apresentando-se inclusivamente em conferências que dá como membro do scouting do Benfica, desenvolve paralelamente um papel fundamental em algumas das melhores contratações do FC Porto dos últimos anos.

O Benfica tem gente desta nos seus quadros. Autênticos cavalos de Tróia. E prepara-se para perder José Boto. Urge fazer algo.



22 comentários:

Anónimo disse...

Meu Deus, o que será do Benfica sem a razão de todos os títulos, e apenas e só dos títulos, sua excelência José Boto.

Anónimo disse...

Apenas e só uma nota: tenho conhecimento pessoal de que o que aqui se refere sobre Djavan é apenas e só mentira. O próprio JJ disse, em privado, que tem muita esperança em Djavan (até mais do que em Benito). Era apenas e só isto.

Anónimo disse...

Se for verdade é alarmante! JNF, sem querer por em causa a tua honestidade, como sabes tanto do funcionamento da estrutura do SLB? E para além disso, Ninguém da estrutura sabe disso, ou não têm poder de decisão? Quem é o responsável pelas contratações? Não é o Rui Costa e Jorge Jesus? Pensava que os olheiros só indicavam nomes.

João Bernardo

Anónimo disse...

É só mentiras. Bastava ouvir o que jj disse nas entrevistas que deu.


Unknown disse...

Isto é de tal gravidade que me custa acreditar que seja verdade... mas então e o presidente não quer ter sucesso e não vê isto...? o Rui Costa e Jesus? Jesus não tem suficiente peso na estrutura vermelha para exigir trabalhar com pessoas da máxima confiança na propecção?... gostava de acreditar que não é verdade mas realmente algo de estranho se passou ao longo dos ultimos anos com todos os jogadores que eram para vir pró Benfica e acabaram no porto...

João Carvalho disse...

Agora não me digam que têm procuração do José Boto para lhe fazer publicidade?
São amigos dele ou da família? Gostava de ser informado sobre isso. Cheira-me a esturro!

Rui Soares disse...

Eu tenho um problema com esta opinião. Não sei se tem fundamento. O autor tem conhecimento destes factos através de ouvir dizer? Ou diretamente?

Depois, tanto o Rui Costa, como o Jorge Jesus, conheciam o Candeias e o Djavan. O Jorge Jesus até já elogiou o Canceias publicamente, depois da contratação. É provável que tanto o Rui Coasta, como o Jorge Jesus não conhecessem Dawidowicz e Benito. Ou seja, o Boto parece estar a ganhar no número de contratações ao Gomes.

Em relação ao historial do Gomes, não conheço a pessoa. Concordo que pessoas com um historial negativo relativamente ao Benfica não devem ocupar qualquer lugar relevante no Benfica. Mas, isso também depende duma avaliação da pessoa.

Não acho que a gestão desportiva do Benfica seja brilhante. Mas, podia ser muito pior...

Estou mais preocupado com o futuro do Bernardo Silva do que com sentenças ao carácter das pessoas, que não estejam assinadas. Caí aqui de paraquedas e até posso estar errado. Mas, JNF são as iniciais de quem?

JNF disse...

Nunca escreveria este artigo sem estar [muito] bem informado. E sobre esta matéria específica, estou. Acreditem ou não, isso já não é problema meu, é problema vosso. Independentemente de Jesus gostar ou deixar de gostar dos jogadores X, Y ou Z, estes dois foram trazidos pelo senhor Jorge Gomes, que continua a ter uma função de destaque no SLB.

Sobre José Boto, é normal que se defenda quem tem competência e quem muito tem feito pelo Benfica. Basta ver os nomes dos jogadores que ele trouxe. Para não falar em Rodrigo e outros que nem apareceram no post. Talvez seja de estranhar haver tanta gente a questionar o trabalho de Boto. Falta de conhecimento, carneirismo puro ou um misto de ambos?

Quanto às minhas iniciais, não têm de se preocupar. Destacadíssimos elementos do Benfica fizeram questão de demonstrar, há uns anos, que sabem a que correspondem.

Águia Eterna disse...

A ser verdade o que diz o caro BWNFIQUISTA JNF, acho que se trata de algo VERGONHOSOS e HUMILHANTE para o Nosso BENFICA.
Não gosto nada desse vieira dos pneus, MANSO, BRONCO, COVARDOLA,etc,etc,etc, que não passa de uma figurinha decorativa a fazer o papel de Presidente do Maior e Melhor de Portugal, e que não é capaz de DEFENDER O CLUBE E OS SEUS ATLESTAS NAS DIVERSAS MODALIDADES como deve ser.
O que sei é que esse tal de jorge gomes é, como dizem, um ANDRUPTO, que sente o mesmo que o bimbo da bosta corrupto sente pelo Nosso BENFICA. Isso é INADMISSÍVEL. ele só está no BENFICA porque o talo de vieira é uma AUTÊNTICA MERDA de pessoa e abusa do facto da grande maioria dos BENFIQUISTAS serem facilmente manipulados e mansos. Se o BENFICA tivessse Sócios e Adeptos a sério, DE fibra, COM PULSO E exigentes, ESSE orelhudo que pensa que é o dono do BENFICA não fazia essa afronta aos Benfiquistas de enxamear o BENFICA com adeptos dos corruptos e do riporting de alvalixo falido, e colocava nesses luigares BENFIQUISTAS 10000000000000%.
oU PARA essa merda que faz de presidente do BENFICA, os BENFIQUISTAS só servem para pagar bilhetes??!!

Oh VIEIRA, vai-te embora, rafeirola. Não passas de um VENDEDOR DE BANHA DA COBRA. Nem sei como é que SÓCIOS E VERDADEIROS BENFIQUISTAS como são por exemplo o RUI GIMES DA SILVA e o JOSÉ NUNO MARTINS, director do Jornal O BENFICA, admitem essa DESFAÇATEZ E PROVOCAÇÃO dessa figurinha decorativa que faz de Nosso Presidente.
rua com essa EUNICO do l.f.vieira.
Já detesto tanto esse BANANA como detesto o bimbo da bosta corrupto e o grunho de paspalho dos viscondes de pé descalço do riporting.

BENFICAAAAAAAA SEMPREEEEEEEEEEEEEE
O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
ONTEM, HOIJE E SMEPREEEEEEEEEEEEEEEE


João Carvalho disse...

O JNF é uma pessoa conhecida por odiar o JJ e o presidente do clube. E fez de um blogue, "Eterno Benfica", um canal de propaganda contra esses dois. Não sabemos a razão que o move, mas temos quase a certeza que tem uma agenda escondida. Não há outra explicação racional para tal ódio.

Lembro-me de algo que JNF e POC escreveram, depois das últimas eleições e que reza assim.


“@JNF, grande abraço, havemos de resistir a Vieira e aos 83% de sócios que temos.
 
Fiz a minha parte no passado. Fiz desta vez e continuarei a fazer.”

Gostava que me explicassem que agenda é essa que têm e quem defendem.

JNF disse...

João Carvalho,

dizer que sou "uma pessoa conhecida" é manifestamente exagerado.

Tenho efectivamente uma agenda escondida. Está na gaveta da secretária do meu gabinete, trancada à chave, para a secretária e a menina dos cafés não vasculharem os nomes das minhas vítimas (sou traficante de rins no mercado negro e troco-os por iPad's).

Agora que está desfeito o mistério da agenda, queria pedir-te 3 coisas:

1 - apresentas-me o POC? É que nem o conheço, nunca lhe vi a fronha nem nunca falei com ele, mas de certo que poderíamos partilhar umas histórias engraçadas sobre os cromos como tu que aparecem nos blogs.

2 - não pares com esse teu bom humor

3 - consulta um psiquiatra. Isso está a fazer-te mal à caixinha de fósforos.

Aquele abraço, com bagaço.

P.S. [vou acabar com uma frase suspeita, para tu decifrares] Quando o Nilo navegares, na margem direita repararás que o Faraó te renega o olhar.

Anónimo disse...

Não sei as fontes de JNF mas sei com toda a certeza que mente quando se refere ao Candeias porque este foi um pedido expresso de Jorge Jesus, sem Jorge Gomes pelo meio. Sobre o resto não me pronuncio porque não sei.

BV

JNF disse...

Ok, sou um mentiroso. Estou triste. Veremos se não tenho razão pela maneira mais fácil.

Ricardo disse...

João Carvalho, eu sei que o meu caro é mais benfiquista e mais inteligente do que os críticos desta Direcção, mas vou dar-lhe um cenário hipotético só na esperança de que afinal JNF não seja um malandro como muito provavelmente é porque se o João Carvalho o diz nós devemos aceitar:

1) JNF não odeia JJ.

2) JNF não odeia o Presidente do clube.

3) JNF fez um blogue porque é benfiquista (eu sei, esta é muito improvável).

4) JNF fez um blogue para discutir o Benfica e não para servir de canal de propaganda contra os dois.

5) A razão que move JNF não é nenhuma além de uma simples: é do Benfica e gosta de discutir o clube.

6) Afinal há mesmo outra explicação racional: não há ódio nenhum e não há agenda escondida nenhuma.

7) E se a agenda escondida de JNF - que João Carvalho tem "quase a certeza" existir - for afinal o conhecimento profundo que tem do que se passa no Benfica?

8) Se uma pessoa sabe que o Benfica está inundado de aldrabões, deve falar ou o benfiquismo e o Benfica defendem-se fingindo não saber que o clube está a ser destruído?

9) O JNF, ao contrário do João Carvalho, não defende ninguém. Defende o Benfica.

Pensei nisso, João Carvalho. Pode ser que um dia se aperceba da falta de educação que revela com essas insinuações absurdas e sobretudo a forma acrítica como vive o Benfica - tudo contrário ao que deve ser um benfiquista.

Anónimo disse...

Mas será que tanta gente que aqui comenta não viu as entrevistas do JJ? Principalmente a dada na Sic Noticias?

Será que não ouviram o que ele disse sobre como funciona o Scouting e contratações?

Será que não ouviram o que ele disse sobre o Candeias?

Duas coisas ficaram claras. Ele diz a posição para que precisa de jogadores e o scouting apresenta as soluções ao presidente. Ele sobre o Candeias tudo o que fez foi manifestar respeito pela sua qualidade sempre que este jogava contra o Benfica. Vai um longo caminho entre dizer "Este jogador é bom, durante o jogo temos de lhe prestar atenção" e dizer "Quero contratar este jogador".

Anónimo disse...

Nem mais, Daniel.

Águia Eterna disse...

oH jIOÃO cARVALHO, afinal onde está o seu BENFIQUISMO??!! Não será isso mais uma espécie de "vieirismo" seguidista??!!
Então você acha normal que o Presidente do Benfica - para mim, "aquilo" não é Presidente, não é nada, é uma simples figurinha decorativa a fazer o papel de -, então, acha você normal, dizia eu, que um ADORADOR de corruptos azuis e BRONCOS às riscas, sim, homem, desse tal clubeco mais conhecido como fócorrupto do porco , que diz alto e bom som " A MINHA RELIGIÃO é o fóculporco", tenha um lugar na PROSPECÇÃO DO BENFICA???!!! Será o ADORADOR de CORRUPTOS assim um tão SUPRA-SUMO na matéria que não existe no universo BENFIQUISTA ninguém competente e sério que o possa substitur??!!
Afinal o que é que vai realmente dentro da ABÓBORA desse EUNUCO vieira que faz de Nosso Presidente??!!

Faço-lhe uma pergunta: Se esse tal ADORADOR DE CORRUPTOS do Desporto, em vez de proferir a frase que proferiu e que é do conhecimento de TODOS os Benfiquistas que vêem para além dum palmo à rente do nariz, tivesse por exemplo isto:
" A dona Vanda, esposa do l.f.vieira, é o grande AMOR DA MINHA VIDA".
ACHA VOCÊ QUE ELE, VIEIRA, depois de ter conhecimento disso, alguma vez permitiria que o tal ADORADOR DE CORRUPTOS fosse visita normal da sua casa??!!
Se calhar, como EUNUCO que é, até era capaz de permitir.
Enfim, tenho pena do meu BENFICA ter adeptosinhos tão INOCENTES e que permitem que qualquer EXCREMENTO anti- BENFICA prejudique o clube e que ainda por cima VIVA À CUSTA DELE.
Rua com esse LAPAROTO DO VIEIRA.
Reitero que o DETESTO PROFUNDAMENTE quase tanto como ao bimbo corrupto do porco e ao grunho de paspalho do riporting de alvalixo falido.

BENFICA.......... Sempreeeeeeeeeee
O maior eo melhorrrrrrrrrrrrr

Anónimo disse...

Temos de fazer um abaixo-assinado pra correr com este gajo do Benfica. Não podemos levar com mais palhaçadas destas!

António Melo disse...

Caríssimos Benfiquistas, o que me aflige é discutirmos contra ou a favor de pessoas. Nem os lambe-botas do Vieira nem os ressabiados pela eleição do Vieira. Alguma coisa não está bem quando as pessoas comentam de forma anónima ou com nomes virtuais. O Benfica e os espaços de discussão do Benfica têm de ser espaços de LIBERDADE, como está na matriz do próprio clube. Parece que quem defende os dirigentes está a ganhar alguma coisa com isso e quem ataca está a perder. Isto não é de BENFIQUISTAS.
Sobre o assunto no Blogue Em Defesa do Benfica que criei juntamente com o grande Alberto Miguéns denunciámos este Jorge Gomes há muito tempo. É inaceitável, de facto que alguém que tem o "fcp por religião" trabalhe no SLB, ainda por cima numa área tão importante para o sucesso da equipa de futebol. E não há como defender esta situação.
O Benfica sempre avançou por ter "massa crítica" que não se pode confundir com m"massa contra".
Voltando ao assunto, garanto-vos que houve jogadores que estavam destinados ao SLB que acabaram no fcp, todos oriundos da América do Sul. Cada um tire as ilacções que entender. Uma coisa tenho a certeza, o Benfica faz-se com BENFIQUISTAS e não com Benfquistos.
Gloriosas saudações Benfiquistas
António Melo

António Melo disse...

Atenção ao equilíbrio com que se fazem as críticas. Vieira não é Deus, mas também merece reconhecimento por muita coisa bem feita e deve ser elogiado por isso.Mas não está imune às críticas, que devem ser feitas no sentido de ajudar a encontrar caminhos diferentes.
VIVA O BENFICA
António Melo

Gulev disse...

A esse Gomes, ninguém lhe faz a folha?

António Borges disse...

Uma queixa criminal por difamação também não era nada mal aplicada ao génio que cricou este blog. Desviou, bufou, subornos e etc? Tenham cuidado com as coisas que dizem. Ao dize-lo é melhor ter provas para prevenir situações desagradaveis, mas totalmente justas por parte de quem quer defender a sua honra.
A haver culpado nessse caso só pode ser quem o contratou. Dizem isso desse senhor, mas o que dizer do presidente que era sócio do fcp e melhor amigo do Pinto da Costa? Quem contratou esse senhor, não foi o grande Vieira? Propaganda populista, nada mais do que isso.