terça-feira, 3 de junho de 2014

Ainda sobre Lopetegui


Pelo que acompanhei da opinião geral, a chegada do novo treinador do Porto significa uma nova politica de Pinto da Costa, significa uma decisão pouco ambiciosa e uma afirmação de menor investimento e de uma surpreendente maior cautela financeira.

Contudo, eu não consegui ter a mesma interpretação sobre esta decisão.
Assistimos a grandes discussões sobre qual seria o sucessor de P.Fonseca, onde os nomes ponderados eram os de J.Ferreira, M.Silva, V.Pereira, F.Santos e até de Domingos e Jesus. Eu próprio limitei a minha opinião em torno destes “Misters”.
Pelos vistos existia era um factor na argumentação que eu não reparei nem partilhava – ou era um destes ou só poderia ser um treinador de nome feito no Futebol Mundial.

A escolha recaiu sobre Lopetegui, ex-seleccionador espanhol sub-21.
“Lopequê?”; “Quem é esse?”; “Ninguém falou nele”; “Queres ver que todos os outros recusaram”; “Queres ver que a direcção do Porto já desistiu?”.


Treinador jovem, desconhecido do nosso futebol, sem experiência de primeira divisão e com um nome engraçado. Ingredientes suficientes para uma critica mais superficial sobre a decisão da SAD portista.

André Vilas-Boas; Vítor Pereira; P.Fonseca;

Onde está a diferença para com Lopetegui? Onde está a diferença no critério da escolha? No processo de filtração?
 
Aponta-se ao facto de o Porto ter optado por um treinador barato, sem trabalho feito e que não corresponde imediatamente às ambições dos adeptos. Não tem sido sempre assim? Era José Mourinho que se apresentava no FCPorto com enorme experiência enquanto treinador principal, várias conquistas na bagagem e uma exigência salarial ao nível da de Jorge Jesus?

Portanto Pinto da Costa respeitou os parâmetros usuais e contratou um treinador jovem, com novas ideias, grande ambição e cheio de energia. Qualidade? É o risco destas apostas. Quanto maior o risco, maior o ganho e a probabilidade de falhanço.

Para mim a grande nuance está na nacionalidade e contexto futebolístico de Lopetegui.
Treinador espanhol afastado da realidade do futebol português. Talvez seja este o abanão estrutural que este Porto precisava.
Quando as coisas não correm bem por vezes basta um clique. A saída do P.Fonseca foi a estratégia do FCPorto para provocar o clique que nunca aconteceu.


Lopetegui chega ao Olival como uma reacção agressiva da direcção azul e branca à terrível época agora finalizada.
O espanhol chega para abanar as bases da equipa portista. Dele é esperado um começar do zero, sem estatutos pré-definidos, sem comodismos e sem certezas no balneário.
A qualidade e a vontade serão novamente os factores determinantes. Os menos utilizados verão aqui uma segunda oportunidade e os mais imprescindíveis enfrentarão uma nova motivação.
O treinador do Porto traz com ele a frescura do trabalho jovem. Provavelmente haverá no seio portista uma maior dinâmica com a equipa B. Também se abrem novas portas no mercado espanhol e se acrescenta ao clube um maior conhecimento do potencial existente além fronteiras.
 
Portanto não concordo que o Porto se tenha resignado mas sim que procurou uma reestruturação da realidade do seu Futebol que estava em total decadência.

Será também curioso perceber a filosofia de jogo implementada por este confesso admirador e crente do Tiki-Taka de Guardiola.


Acredito plenamente que estamos perante um novo Porto.
Um novo Porto contra um Benfica continuado. Partimos à frente, que saibamos pelo menos manter esta vantagem.

11 comentários:

Diácono Remédios disse...

Deixem-se de politiquices. Falam do futebol como se de política se tratasse. O Porto vai estar diferente como os outros vão estar diferentes, até o Benfica, mas vai estar muito fragilizado. Não têm dinheiro para mandar cantar um cego. Ainda não foram ao mercado, ao contrário do outro falido, e quando forem é só depois de venderem o Mangala, Jackson, Fernando e Defour. Se ainda houver dinheiro para investimentos o que eu duvido.

VC disse...

Amigo Daniel,
O meu amigo divagou sobre o FCP e o Lopequê.
Mas não reflectiu, que é o que interessa, sobre o FCP no futuro. E no futuro o FCP, depois das saídas do Fernando e do Jackson é o quê? Eu respondo: é uma equipa B, uns espécie de sub-21. Quem melhor do que este Sr. para a treinar? O Pintinho sabe-a toda, ainda por cima, creio, barato.
Daqui a 2/3 anos esta malta está outra vez pronta para continuar a dominar o futebol português, se não acontecer já no próximo ano face à sangria que o SLB vai sofrer.
1 Abraço

Anónimo disse...

È muito simples!!

Se o SLB for competente, se se focar no Campeonato como na época passada, se não permitir que os homens do apito resolvam jogos e entreguem campeonatos, se mantiver a pressão alta e GANHAR OS PRÓXIMOS 2 CAMPEONATOS o fcp implode!!!

O fenómeno fcfruta é completamente anormal, é um clube pequeno, por culpa própria por sempre quererem manter a matriz regionalista e por usarem métodos que nenhuma pessoa honesta pode apoiar, e ganham de forma continuada! Noutro país que não esta republica de bananas, o fcfactura seria um fenómeno fugaz aqui fruto de corrupção, medo, violência etc etc conseguiu manter-se no topo!! O que sustenta esse clube de malfeitores no topo do futebol nacional são as vitórias, se lhe retirarmos isso, aquele ninho de vermes colapsa e a meu ver de forma irreversível!

Resumindo é muito importante ganhar o próximo campeonato e manter a pressão!!

Bubbles

Anónimo disse...

voces ja deviam saber alias , todos os benfiquistas deviam saber que aqueles porcos imundos apesar de tudo tem uma grande qualidade , nao dessistem , pelo menos para ja , o benfica precisa de fazer o bi campeonato para começar a rebentar com a superioridade " moral" dos corruptos , para lhes minar a confiança , pra provocar convulsoes internas e sobretudo para aumentar o seu palmares e fazer os benfiquistas felizes .
nao se esqueçam , os porcos sao persistentes e nao estao mortos de maneira nenhuma .

Minha Chama disse...

Daniel, vai pensando assim...

Vamos ver como se vai desenrolar a pré eliminatória de acesso à champions desse clube!

Postei, há uns tempos, uma teoria no FB. A ver vamos mas uma coisa é verdade: Treinador novo. Mas a mentalidade desse clube não irá mudar, está enterrado num buraco financeiro; Na época que passou o esquema não resultou nem com a ajuda dos árbitros nem com a ajuda da fpf.

Resta-nos esperar que o Benfica não saia enfraquecido desta "silly season". Resta-nos esperar que a fogueira da vaidade que aconteceu em 2010 2011, não tenha lenha para arder... Depois veremos.

Anónimo disse...

VC, sem duvida que a equipa B do Porto está pronta para ganhar a primeira liga!
Aliás daqui a 2/3 anos a selecção portuguesa jogará com o onze titular desta equipa B do FCP.
Pena que os restantes clubes não tenham equipas B para poderem disputar a primeira liga, com o Porto que aí vem!

RC

PortistaDoente disse...

Destes posts não vejo eu em blogues portistas... o meu muito obrigado pelo texto, que caso não se importem vou divulgar e partilhar por blogues e páginas do facebook afectos ao Futebol Clube do Porto.

Águia Eterna disse...

O Caro Daniel faz aqui uma tal DISSERTAÇÃO SOBRE O TAL DE FÓCORRUPTO DO PORCO COMO SE ESTE FOSSE UM CLUBE NORMAL, OU SEJA. COMO SE FOSSE UM CLUBE SÉRIO. Nada masi ERRADO e lamentável, agravado por tal ser feito por um SUPOSTO BENFIQUISTA. Esse clubeco trafulha e corrupto é apenas e só para IGNORAR.
Quanto ao facto de o BENFICA no presente ganahr apenas um Campeonato de 5 em 5 anos, isso deve-se ao facto de que os BENFIQUISTAS DOS ANOS 50, 60, 70 JÁ QUASE TODOS morreram ou estão mais para lá do que para cá, e agora, nos tempos que correm a maioria da Massa Sócia e Adepta de GLORIOSO BENFICA ser um misto de COVARDES e MEDROSOS, que não sabem DEFENDER O CLUBE e que tudo aceitam o que fazem os APITADPRES CORRUPTOS. é ENDÉMICO essa IDIOSSINCRASIA dos BENFICQUISTAS de agora. apenas sabem dizer: Ah já estamos habituados a sermos ROUBADOS. claro que estão HABITUADOS, pois não têm FORÇA para dizer: ALTO E PÁRA O BAILE. Quem ROUBAR O BENFICA vai sofrer as CONSEQUÊNCIAS. Como nada disto são capazes de fazer, a começar pela FIGURINHA decorativa que faz de Presidente do clube, quaçquer apitador, jornalçeiro, comentadeiro, etc.etc,etc, sente que MALDIZER, ROUBAR, DENEGRIR, etc,etc, o BENFICA é como quem "limpa o cú a meninos", ou seja, não se passa nada e a "FESTANÇA" contra o BENFICA continua.
Tenho muitas dúvidas que para o próximo ano, o BENFICA, sendo maior e melhor do que o porco ou o riporting, consiga RENOVAR O TÍTULO DE CAMPEÃO, pois a ROUBALHEIRA vai ser dez ou cem vezes superior ao que foi este ano, e os GATUNOS e VIGAROSTAS ainda vão para a imprensa dizer precisamente o contrário, isto é, vão dizer que o BENFICA é que é beneficiado, e daNossa parte, aquel que faz de nosso prsidente nem vai PIAR NEM CHIAR.

Esperem para ver, e depois falaremos deste assunto.

Conclusão: BENFICA, O Maior e o Melhor de Portugal. Clube GIGANTE, Enorme, mas com dirigentes e Massa associativa, que é de onde vêm os dirigentes FRACA, MEDROSA, LETÁRGICA, CONFORMADA, RESIGNADA, isto para não dizer COVARDE. Infelizmente é isso que se passa.

BENFICA, BENFICA, BENFICA...SEMRPEEEEEEEEEEE

ZimN disse...

Este chegou para os corruptos terem o acesso garantido à Champs assim como teve o Sevilha até chegar à final e mesmo na final como sabem.
Vão lá ver de quem são "amiguinhos" este lopes e o Emery...
Os corruptos estão tão aflitos de dinheiro que querem garantir a champs e afastar as osgas pa 3º a todo custo.

Anónimo disse...

andas a partilhar da bazofia do jesus ?

O benfica não parte em vantagem nenhuma. parte tudo do mesmo ponto de partida. Tudo com 0 pontos tudo com a mesma ambicao, nao podemos pensar que ja esta mais f´cil este ano so porque eles têm novo treinador.

Este ano sera mais dificil que o ultimo!

saudacoes benfiquistas

luis disse...

Uns gostam outros, não !!
Fui à busca e de uma "rabia" do JJ e retirei,
« Comparação com Wenger: "Em Portugal é difícil [acontecer algo igual]. Em Inglaterra, as pessoas valorizam o trabalho do treinador por vários parâmetros. Em Portugal, valorizam os títulos. Em Inglaterra é diferente. Wenger ganhou agora uma FA Cup e em outros anos fez um trabalho de qualidade e colocou o Arsenal a lutar sempre pelos primeiros lugares. É um treinador que é vendedor, tal como o Benfica o é. Nós discutimos sempre os títulos, mesmo sendo obrigados a vender os melhores jogadores. Tenho uma grande paixão pela minha profissão. Hoje estou muito satisfeito com o Benfica mas a minha carreira não acaba amanhã por isso não sei o que vai ser o meu futuro. Um treinador tem de estar mentalizado para os períodos negativos e positivos."»

Sangria quando é boa também embebeda;) Mas Campeões chegamos a este ponto após o longo caminho, tem que ser vender o que não é da Instituição. Acham que vai restar outro caminho ;)

nota: a procissão ainda nem saiu... O Povo está em festa, embriagado desta vez não se ajoelha; cuidado com as calças do pai :)

O principal treinador da equipe tripeira é a estrutura montada ao longo dos anos com o pinto que verdade seja dita , percebe de futebol, ao contrário do amigo de confiança que foi presidente da alverca sad ;)
Escolheram este porque tem uma base de dados de conhecimento dos futuros valores do futebol europeu, principalmente da potente espanha, os titulos do futebol espanhol atravessa gerações. A península está controlada e mais que observada. Partem do 0 com uma revolução... mas já partiram com tempo e os outros saberão quando começam???
Nota: o mendes mexe nos tabuleiros e o tempo corre sempre a favor. Pelo menos era o que dizia o famoso beiga quando andava de braço dado e aos beijinhos com o nosso 33º prismente ;)

Bons "santos" populares para todos :)

Benfica Todos Tempos