sábado, 14 de junho de 2014

Sobre o antigo Estádio da Luz

Li este segmento na revista Futebolista e achei interessante partilhar


"Falar do 'velhinho' Estádio da Luz é despertar um sentimento de profunda nostalgia em qualquer benfiquista que o tenha conhecido. Nele desfilaram verdadeiros astros e viveram-se tardes e noites de glória inesquecíveis ao longo de várias décadas. Foi no mandato de Joaquim Ferreira Bogalho, naquela manhã de 1 de Dezembro de 1954 – dia da restauração da Independência – que o clube teve, finamente, a inauguração do recinto que já necessitava, dada a dimensão que vinha ganhando, e que acompanharia a evolução do fenómeno de crescimento da instituição. A Luz passou a ser um verdadeiro 'inferno', de onde os adversários saíam habitualmente vergados por números expressivos. Anos mais tarde, após a construção do terceiro anel, o recinto passou a poder albergar 120 mil espectadores (ainda que, dada a inexistência de lugares individuais até meados dos anos 1990, em algumas vezes tenha registado assistências de 135 mil pessoas), tornando-se assim o maior estádio da Europa e o 3º maior do Mundo…

Mas remontando à construção, destaque para a forma hábil como os dirigentes envolvidos levaram avante o projecto, procurando fazê-lo de forma sustentável, sem hipotecar o futuro do clube.
Elaborado por João Simões – antigo futebolista do clube nas camadas jovens – teve também uma considerável ajuda monetária por parte dos associados do Sport Lisboa e Benfica para que a nova casa do clube se erguesse, bem como de alguns fundos.
A direcção de Joaquim Ferreira Bogalho levou igualmente a cabo variadíssimas iniciativas a fim de angariar dinheiro, como leilões diários, sorteios, promovendo os designados 'Festivais Pró-Estádio da Luz'. Publicitados semanalmente pelo jornal 'O Benfica', ultrapassaram os limites do território de Portugal continental e chegaram igualmente às colónias.


Um Estádio erguido a fim de satisfazer o 'ópio do povo', e feito erguer pelas mãos do mesmo."

Sem comentários: