terça-feira, 24 de junho de 2014

A selecção segundo Jorge Mendes



Ao longo da carreira de Paulo Bento, quer enquanto jogador, quer enquanto treinador, aprendi sempre a admirar o homem que se escondia por de trás do profissional de futebol. Podia gostar e/ou concordar mais ou menos com as suas decisões, mas sempre tive em Paulo Bento uma figura séria e pouco influenciável.

Desde que assumiu a função de seleccionador nacional tenho lido e ouvido demasiadas vezes a critica de que Paulo Bento não passa de um fantoche, de um testa de ferro e defensor dos interesses de Jorge Mendes que, segundo as mesmas vozes, é quem comanda os destinos de toda a FPF. Desde seleccionados a mais utilizados ou até a escolhas para o 11 inicial.

Por me fartar de ouvir este tipo de afirmações sobre alguém de quem prezo muito a postura (competência ou incompetência é uma outra questão), decidi navegar um pouco pela net e analisar os empresários de cada um dos 23 seleccionados e das alternativas mais credíveis para cada sector:

1 – 12 dos 23 eleitos para este Campeonato do Mundo são agenciados por Jorge Mendes, sendo que dos restantes 11 não me foi possível apurar com exactidão o agenciamento de 3. A saber: Ricardo Costa, Ruben Amorim e Vieirinha.

2 – Considerando o seguinte 11 como a equipa mais utilizada ao longo do reinado de Paulo Bento: Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Miguel Veloso, Meireles, Moutinho, Nani, Ronaldo e Postiga, podemos verificar que destes apenas Raul Meireles não é agenciado por Jorge Mendes. Agora pergunto, quais as alternativas a este 11? Os restantes guarda-redes não são agenciados por Jorge Mendes, mas não é líquido que sejam melhores que Rui Patrício. No sector defensivo verificamos que talvez haja apenas alternativas credíveis em Ricardo Costa e Neto, sendo que ambos não pertencem à Gestifute. Considerando José Fonte, Antunes, Cédric e Rolando como principais alternativas aos convocados, de facto, nenhum deles é agenciado por Jorge Mendes. Avançando no terreno para os médios convocados podemos verificar que William Carvalho (principal alternativa aos titulares) é agenciado por Jorge Medes e que uma das principais “teimosias” de Paulo Bento durante este Mundial tem sido Raúl Meireles que não tem em Jorge Mendes o seu agente. Ou seja, não seria lógico que Jorge Mendes fizesse um 11 sem Meireles quando W. Carvalho está tão bem? Para lá dos médios convocados considero 3 alternativas: Adrien, André Gomes e João Mário. Todos estes são agenciados por Jorge Mendes, logo, ficamos a saber que a não convocação de Adrien não foi ordem de Jorge Mendes. No ataque podemos verificar que Rafa, Varela, Eder e Vieirinha não pertencem à Gestifute, ou seja, os elementos mais “questionáveis” não pertencem à empresa de Jorge Mendes, sendo que todos os jogadores tidos por alternativas pertencem ao bem-sucedido empresário Português – Danny, Nelson Oliveira, Quaresma, Bebe e Ivan Cavaleiro.

3 – Nos 23 eleitos, podemos considerar como elementos mais questionáveis: André Almeida, Eder, Rafa e Vieirinha. Destes, nenhum é agenciado por Jorge Mendes, havendo jogadores para as mesmas posições que são agenciados por ele e que ficaram de fora.

Perante isto podemos concluir que a esmagadora maioria dos melhores jogadores Portugueses da actualidade são agenciados por Jorge Mendes, logo, seja Paulo Bento ou qualquer outro seleccionador, dificilmente conseguirá não ter um grupo de seleccionáveis esmagadoramente agenciado por Jorge Mendes. Podemos ainda concluir que não foi por falta de empresário que Adrien, injustamente, nunca teve uma oportunidade na selecção. E posso ainda perguntar que, caso fosse Jorge Mendes quem escolhesse os convocados, não seria presumível que Nelson Oliveira ou Danny não tivessem sido “riscados” dos convocados? Não seria lógico que Bebe, tendo feito uma boa temporada e que se encontra a precisar de novo clube, fosse escolhido em detrimento de Eder, Varela, Rafa ou Vieirinha? Não seria certo que Quaresma regressasse aos eleitos para o lugar de qualquer outro que não seja agenciado por Jorge Mendes?

Ainda assim, lanço um desafio a quem esteja disposto a isso: Imaginem-se na posição de Paulo Bento e escolham 23 e um 11 que saia fora da esfera dos jogadores agenciados por Jorge Mendes. Se conseguirem, mantendo a qualidade, dou-vos os parabéns.

Quero eu dizer que não existe um qualquer lobby na FPF comandado por Jorge Mendes? Não, muito menos num país com a nossa cultura. O que quero dizer é que se existe esse lobby, não é pelas convocatórias de Paulo Bento que ele será demonstrado.

11 comentários:

Carlos Pereira disse...

Não deixa de ser um bom trabalho de investigação mas não passa de uma falácia...

O importante, o cerne de tudo é o facto de há 2/4 anos nem metade desses jogadores pertencia à Gestifute. E o Paulo Bento teve muita "sorte" nesse destino.

O homem precisa de ganhar dinheiro e só o ganha se os seus "agenciados" permitirem mais-valias. E só o permitem se andarem o constante carrossel das transferências.

É assim que o Mendes ganha a vida, a vender passes e a comprar passes de jogadores. Honoroso realmente.

O mal da selecção é simples. Escolher um treinador sem currículo para mais facilmente ser manietado e permitir a estratégia de endeusamento do Ronaldo, que gostava de o ser mas nunca passará de um Cristiano.

Digo-o sem pejo, numa altura em que o Messi me dá azia... onde Suarez granjeia a minha total atenção...

Uma selecção à volta de um super ego nunca dá boa coisa, ainda para mais como capitão. Por mais que o Mendes queira esfumar esse super ego, ele acaba sempre por vir ao de cima.

Cumprimentos Benfiquistas!

José Moreira disse...

Carlos

Concordamos que a vida de JM se sustenta nas transferencias de jogadores, afinal de contas ele é agente de jogadores.

Mas diga-me, que culpa tem Paulo Bento que há 2/4 anos esses jogadores não pertenciam a JM e agora pertencem?

Numa altura em que W. Carvalho pode protagonizar uma transferencia por valores significativos não seria lógico que fosse titular desta selecção, caso fosse JM a mandar?

Que transferencias, que dinheiro, pode dar Veloso em comparação com W. Carvalho?

Bebe e Nelson Oliveira (que dificilmente ficará no Benfica) não precisam de novas transferencias? Porque então não foram chamados?

E Adrien?

Cumprimentos Benfiquistas

Pedro disse...

Danny não foi porque entrou em rota de colisão com PB quando na qualificação saiu a meio do estágio supostamente lesionado.

Nélson não foi por causa de Ronaldo que exigiu a sua não convocação para a selecção.

Raminhos disse...

José Moreira cometes aí uma gaffe de todo o tamanho.O empresário Jorge Mendes apenas tem 50% do passe do jogador Rafa.Coisa pouca.lol.É no que dá quando se fala sem saber.


Um Abraço

Anónimo disse...

E a outra questão? A qualidade dos atletas e integridade das organizaçoes, no respeito pelo assumido, com um país?
a equipa da fpf representa Portugal. sendo muito apoiada, em todos os vertentes, por todos os niveis da organização do estado, do poder local ao presidencial.
Adicionando os milhões de financiamento de todo o negócio futebo, que os contribuintes dolorosamente pagam. ou de forma mais simplista os elevados rendimentos conseguidos através de patrocinios.
o que é pedido em troca da designada representacao Nacional? empenho e qualidade, proporcional ao imenso e prolongado investimento.

E depois eis que aparecem os condicionamemtos, em busca dos seus interesses que muitas vezes sao contraditorios, ate dentro de si, com o passar dos meses.
associaçoes, clubes, empresarios, patrocinadores, meios de comunicacao etc.
assim em detrimento de qualidade, temos diferentes camadas de interesses para satisfazer. Com os seus mecanismos de compensacao.
a qualidade e o valor sao trocados por cotas a cumprir. De um clube, de um agente, etc.

Deixaram de contar os melhores, para contar a ideia do bolo de bolacha, onde os ingredientes sao impostos por muitos cozinheiros.

Huey

Pimento disse...

Espero não parecer muito xenofobo ou racista. Mas nos ultimos anos comportamonos mais como selecção Africana que Europeia, passo a explicar vivemos a cima daquilo que o povo pode e tolera para, os estágios sempre mais caros, passeios de charrete, em NY, treinos abertos etc...
Temos um núcleo imudável e superior no interior da selecção em relação aos outros achando-se deuses e outros merdas (declarações do crfdp), vão apenas por Ego e € já não se esforçam nada, quando são humilhados esta tudo podre, e o PB não vê essa merda durante a escolha dos 23? Isto é um caso Saltilho ou Coreia Japão, onde o crmerda é um factor de desestabilizarão mais que capitão. o PB é um merdas que o deixa fazer tudo.

Anónimo disse...

"Nélson não foi por causa de Ronaldo que exigiu a sua não convocação para a selecção."

Que raio de estória é esta?

Anónimo disse...

Penso que o Rafa é agenciado pelo "super" agente. Estando no Braga e sabendo as ligações do Braga e Salvador ao JM (este ano parece uma filial da Gestifute)

José Moreira disse...

Antes de mais, peço desculpa pela demora na resposta.

Quanto à questão Rafa, a fonte que consultei deu-me a informação sobre o agente, não sobre os proprietários do seu passe.

Face ao que foi dito, fui procurar saber desse assunto e, pelo que encontrei, JM terá comprado 50% do passe do Rafa por altura do anuncio da convocatória, ou seja, apesar de JM ter interesse no Rafa, não me parece que tenha influido no assunto.

Ainda assim, não abala o que escrevi no texto, ou seja, mesmo sem Rafa, PB poderia ter convocado qualquer um dos outros para o lugar de Varela, Eder ou Vieirinha e não o fez.

Anónimo disse...

E, na altura da negociação dos 50% do Rafa, o Éder não foi também incluído?

José Moreira disse...

Até onde sei, não. Mas se tiver informações em sentido contrário, esteja à vontade