quarta-feira, 25 de junho de 2014

Oremos a Nossa Senhora das Furnas

As análises sérias às contas do Benfica, feitas por pessoas que percebem do assunto e são honestas, dividem-se entre a preocupação e o medo. Há os moderados, que assumem que o clube está numa situação difícil em termos financeiros - por isso, estão preocupados; há os mais temerosos, que vêem num futuro não muito distante um desfecho ao nível daquele que Vieira deixou no Alverca - contas maquilhadas que, após a sua saída, se revelaram ser falsas e absolutamente letais para o futuro do clube.

Fora deste espaço honesto e sério de análise às contas do clube, há uns quantos benfiquistas que acham que o Benfica está no rumo certo ou que a situação é perfeitamente sustentável no curto, médio e longo prazo. Neste grupo, haverá 3 tipos de pessoas: as pagas pelo clube para espalharem mentiras pelas redes sociais e Comunicação Social, maquilhando o mau em bom - chamemos-lhes: os «Pedros Guerras»; o honestamente optimista, alguém que vê o problema mas prefere acreditar nas milhentas soluções mentirosas que a Direcção lhe vende para o futuro - por isso, sempre que faz uma análise, procura iluminar os lados positivos, "esquecendo-se" dos factores evidentemente negativos; o ignorante que acha que o curso que tirou lhe serviu para pensar esquecendo-se que o acto não depende de números mas de factores que extravasam o marranço.

Ninguém competente na área, honesto como benfiquista e sério como ser humano, pode vender aos outros benfiquistas a ideia de o clube estar a ser bem gerido. A explicação é simples: não é compatível assumir uma boa gestão num clube de futebol que necessita de fazer constantes mais-valias anuais para não apresentar resultados pornograficamente negativos. As vendas de jogadores não devem servir para maquilhar Relatórios & Contas; antes devem ser o suporte extra que dará lucro e fará evoluir o clube para patamares de maior qualidade e de melhores objectivos. É, aliás, o próprio Domingos Soares Oliveira que o diz, quando em 2009 mente aos benfiquistas afirmando que o clube já não precisava "de vender jogadores para equilibrar as contas". 5 anos depois, estamos prestes a sangrar uma equipa campeã, retirando-lhe 6, 7 ou mais titulares. Mas ainda há quem acredite nas coisas que estas pessoas que desgovernam o Benfica dizem.

Garay por 6 milhões é, assim, mais um sinal do que o Verão trará. O comum tontinho continuará a dizer que o Benfica vendeu porque não podia deixar o jogador contrariado (escuso-me a explicar o porquê de esta teoria ser absurda), aceitará ter vendido abaixo da cláusula (ao contrário do que o Presidente sempre defende, mentindo) e papagueará que ainda só foi vendido 1 (na verdade, já saíram 4) e que não "devem falar antes de tempo porque desestabilizam". O comum tontinho não sabe pensar, não sabe antecipar nada e pior: acha que deve fazer de polícia do que os outros dizem. Quando levar com toda a realidade que ele dizia não vir a acontecer já esquecerá e andará louco por um Cortez qualquer que ele defenderá à exaustão - insultando todos os que disserem que ele é um cepo, como mais tarde também se verificará - porque o «Jesus vai ensiná-lo a defender». 

Entretanto, o Estádio que - palavras de Vieira - estaria garantidamente pago em 2012 afinal só estará pago em 2024. Mas as contas do Benfica estão no caminho certo. E quem não o afirmar não é bom benfiquista porque defender o clube é defender as mentiras, enganos e aldrabices que todos os anos são atirados para os olhos dos crentes na Nossa Senhora das Furnas.

5 comentários:

MoJoDeath disse...

Vai haver uma sangria nesta equipa Ricardo, isso é óbvio.

Incrível esta venda do Garay, 6M para o zenit...fds.

F.L. disse...

E os lavadeiros que já andam por aí desesperadinhos em justificar a venda ! É um chusma deles. Quantos deles são pagos para isso é o que eu gostaria de saber.

Anónimo disse...

http://maisfutebol.iol.pt/liga-benfica-garay-zenit-transferencias-mercado/53aae66c0cf2a89ba05bf63b.html

Anónimo disse...

Que a gestão do reinado de Vieira é uma palhaçada já todos sabemos. Milagre financeiro! Somos gente séria! Acabaram-se os contentores de jogadores! Comigo não entram fundos de jogadores no Benfica! Espinha dorsal da selecção nacional e mais um monte de soundbites só pra entreter a malta!

Todos os anos em que somos campeões é varridela no plantel. Enxer o cu a alguns e trazer mais um contentor pra ver o que JJ consegue fazer.

Anónimo disse...

Sem qualquer entusiasmo para comentar.
Porque passados 12 ou 13 anos o que é que ainda nao é explicito e claro?
Que argumentação pode haver?

Huey