terça-feira, 10 de junho de 2014

Apresentamo-vos A Orquestra Excêntrica «Os Benficófilos»

«Nos final dos anos 30, primórdios dos anos 40, existia em Portugal uma orquestra de harmónicas (mas não só) de que faziam parte entre outras, figuras como o actor Óscar de Lemos (como cantor), o actor e realizador Jorge Brum do Canto, o popular Menan dos Manos Alexandres, como assobiador - não se riam, é mesmo verdade e este nosso amigo parecia um rouxinol - que tinha o apoio do Radio Clube Português (CT1 GL) e se chamava Orquestra Aldrabófona sendo dirigida pelo Maestro Aldrabowsky ( que eu creio era o Jorge Brum do Canto, mas não tenho a certeza ). 

Porque se tratava de uma orquestra cómica, grande parte dos seus componentes limitava-se a participar dos "gags" e não a tocar o que quer que fosse, daí o nome de aldrabófona. Mas não é desta orquestra, que eu hoje vos vou falar. É que surge então uma outra orquestra pretendendo rivalizar com a Aldrabófona. 



Essa orquestra que tomou o nome de Orquestra Excêntrica Os Benficófilos, era "dirigida" por um dos maiores nomes do atletismo do Benfica e de Portugal - Matos Fernandes. Faziam parte entre outros Júlio Gomes (que veio a tornar-se famoso, como acompanhante à viola dos maiores fadistas da cena nacional), Bártolo Valença, que mais tarde se tornou imensamente popular com os seus "Rapazes do Ritmo", e entre muitos outros, um amigo que infelizmente já não está entre nós, que tinha uma verdadeira paixão pela "gaita", (nome porque é designada popularmente a harmónica). 



Esse amigo que eu recordo com saudade, era o amigo Carlos Guedes dos Manos Salgueirais, que quis por força, que eu ficasse depositário destas fotos que vos trago hoje aqui. Fica aqui a homenagem, a esses pioneiros da harmónica em Portugal e em especial a este meu bom amigo.»



http://riskas513.blogspot.pt/2010/01/orquestra-excentrica-os-benficofilos.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo,

Muito obrigado pela partilha, que maravilha!

Abraço,
PN

cris disse...

memória de excepcional valor cultural, que demonstra que o Benfica é mais do que um clube desportivo e que o Orfeão do SL Benfica tem antepassados. obrigado

Hermenegildo Mendes disse...

Muito obrigado pela divulgação.
Hermenegildo Mendes