segunda-feira, 23 de abril de 2012

E agora, Vieira? Venha de lá o Plano B.

Bem sei que a cada três palavras do Presidente Vieira sobre o Benfica duas delas são geralmente mentira, mas ainda assim persisto em ler e ouvir com atenção o que vai dizendo o nosso líder, o nosso visionário e o guardião do templo, para que este não se desmorone e volte a ser um pesadelo de dimensões épicas, e gosto de, meses mais tarde, comparar a realidade com o que ele disse aos sócios e adeptos do Benfica- parecendo que não, é importante. Chamem-me um romântico, talvez um sonhador, até mesmo um idealista, quase de certeza um profeta da desgraça, seguramente um mau benfiquista.

De modo que a 10 de Fevereiro eu ouvi - acho que ouvimos todos - que, "no final do mês [a negociação com a Olivesdesportos] estará resolvida". Ou não? Foi imaginação minha, delírio pontual, afinal era o vizinho de cima a comentar sobre as tubagens ou a remodelação da casa-de-banho?

Ora, mesmo sendo de Letras, consigo ter alguma matemática e até mesmo um bocadinho de lógica. Se a 10 de Fevereiro de 2012 o Senhor Excelente Excelso Eloquente Magistral Potente Extraordinário Espectacular Senhor Vieira disse que "no final do mês" os adeptos saberiam da opção que o Benfica tomaria em relação aos direitos televisivos, e se hoje é dia 23 de Abril de 2012 - dois meses depois, portanto -, sou forçado a concluir que o Famigerado Cortês Valoroso Garboso Sacrificial Defensor Altruísta Pneumático Senhor Presidente do Benfica mentiu. Se até aqui estiverem a acompanhar a lógica e sentem que devem dizer algo que contraponha a minha teoria, façam-me por favor o obséquio de mo apontarem. É que isto pode ser tudo ficção e eu não sei, ainda estou de olhos fechados.

E mentiu, o Senhor Vieira, porquê? Ou melhor: o Benfica não anunciou nada aos adeptos no final de Fevereiro por que carga de água? Porque desde que abriu a boca, o Excelentíssimo Magnata Comissionista Empregador Construtor Bolsos Cheios À Custa do Benfica viu o clube definhar desde uma posição quase definitiva na liderança do campeonato para hoje andar dependente de outros e nem sequer com o 2º lugar garantido. Azar para ele, claro, mas sobretudo para o Benfica, que, com mais um campeonato ou menos uma Taça, as construções de "Fifi, o Construtor" no Algarve, em Madrid ou na Póvoa continuarão a frutificar. Mas o timing perdeu-se.

E que timing? Perguntam vós, já esperançados de uma resposta. O timing de anunciar, numa pirueta extraordinária (que Luis Fialho certamente apoiará, visto que conhece bem os malabarismos da espinha), o acordo com a Olivedesportos (presidida pelo amigo do nosso Mais-que-tudo e que é - palavra de Fialho! - apenas e só um homem de negócios; deixem as teorias sobre a corrupção de lado, diz-nos Fialho, o Trapezista). O que estava tão bem previsto - liderança e anúncio oficial à maralha enquanto ela estava distraída - afinal não pôde acontecer. É que bastou a aparição ao povo do nosso Coitadinho Tem A Família Em Casa E Anda Nestes Preparos Que Bom Que É O Nosso Líder para que, nas seguintes 3 jornadas, acontecesse isto: derrota em Guimarães, empate em Coimbra, derrota com Porto em casa. Há gajos com azar mas com esta, por amor de Domingos Soares Oliveira, é que ninguém contava. 

"Abandone-se o projecto!", gritou, agastado, o Senhor Estou Muito Doentinho Das Costas E Não Me Apetece Ir Ao Jogo Ser Insultado (Mas Proíbam As Bandeiras E As Tarjas Das Claques Ai Que Me Dói A Bílis), "isto é caso para o plano B!". 

- Plano B, Senhor Presidente? - perguntou, tímido, Jesus, o Farfalheiro.

- Sim, pá, tu ganha-me mas é a Taça da Liga e vê lá se consegues manter o segundo lugar, a ver se eu ainda vou a tempo de anunciar o acordo que tenho pronto há meses com o meu grande amigo. 

- Quem?

- O Jaquim Oliveirinha, caralho. Mas em que mundo é que tu vives?

- Pensei que era o Jorge Nuno, Senhor Presidente. 

- Nem que percas mais uns pontos, mas na recta final há que ganhar jogos, ouvistes?

- Sim, Presidente. Se for mesmo preciso, até jogo com os melhores, Senhor Presidente.

- Os melhores?

- Pois, o Sá Viola, o Cap da Vila e o Nolite. 

- Então mas tu não jogas com os melhores porquê, caralho?

- Ó, isso era fácil. É munta bom é a gente começarmos os jogos com um tosco e um gajo que nã corre. Só para los mostrar-lhes que eu sou top - aqui, no Mundo e se calhar na Europa. Sou top, Presidente. Nã tenha dúvidas sobre isso.

- Tu vê lá não te ponhas com merdas que ainda vais tu de bode para a populaça. Perdemos o campeonato, não posso anunciar o acordo com o meu companheiro.

- Quem?

- O Oliveirinha, foda-se. Não te tinha já dito?

- Pensei que era o Gomes das facturas. Esse tamém é porreiro. E o Presidente sempe a dar-lhe, duas vezes co apoio inequivel. 

- Inequívoco.

- Isso. Mas os árbitros não têm nos ajudado-nos.

- Pois não. O gajo continua a lamber os colhões ao outro. Mas isso é o menos, quero lá saber. O que conta é que meti o Humberto na Federação e o Rui Costa encostado. Vou ter de me sacrificar por mais 3 anos.

- Xalente, Senhor Presidente. O Senhor tem feito um trabalho notável.


Não há quem jure a pés juntos que a conversa se passou deste modo que em cima relatei - fica a dúvida a balançar entre a ficção e o ensaio. 

38 comentários:

Anónimo disse...

patriarca disse:


O LFV está á espera das ELEIÇÕES que em principio se realizarão ainda este ano, pois até lá vai ESCONDENDO, tal como o fez até aqui desde FEVEREIRO de 2012, data em que disse que os SÓCIOS Benfiquistas saberiam da renovação ou não, mas mais uma vez PROTELOU a data, sem nada dizer aos Benfiquistas e ACREDITO que a RENOVAÇÃO JÁ ESTÁ ACERTADA com os Mafiosos da Sporcustv e assim senso, concretizando-se EU PATRIARCA DEIXO DE IMEDIATO DE SER SÓCIO do Glorioso Benfica passando a Adepto Ferveroso como sempre o FUI e SEREI NO FUTURO, mas dinheiro das Cotas e do REDPASS JAMAIS.
Não podemos estar a SER ENXOVALHADOS por aqueles VERMES da Sporcustv e ainda por cima pagamos Cotas ao Benfica, sermos oFENDIDOS e a Direcção APOIAR os CORRUPTOS já não dá, foram anos demais para tanta javardice.

O Vieira ganha as Eleições e é mais de meio Século ás ESCURAS, titulos vão para o PORCO e os Benfiquistas são mais , mas não em QUALIDADES, somente em quantidade e os factos são óbvios.

Rfa disse...

So me pergunto porque ainda venho aqui ler o que quer que seja. Ja nao ha sequer sombra de clarividencia, entrou no ambito pessoal. "Nao gosto. Nao gosto. E nao gosto. Pronto"- diz o Ricardo. Ha coisas que nao sao racionais. Uns gostam do Benfica. Outros do Sporting. O Ricardo nao gosta do Vieira. E pronto. Ficamos assim com argumentacoes vazias. Deixa estar que eu fecho a Porta.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu bem dizia que este LFV era um vendido... agora com a reprodução dessa conversa foram-se-me as dúvidas... eh eh eh eh...

Nenhum de nós sabe onde começa o negócio e acaba a presidência ou outra coisa qualquer... aliás isto já vem detrás com a euforia maior da construção deste novo estádio...vendem-nos cenas e nós quais anjinhos... então se eles dizem que é assim é porque é assim!!! É claro não é????

Seja como for... vamos criando esta vaga de mudança... mudança...mudança... queremos um Administrador da Causa Benfiquista - não mais Messias - deixemos isso para as religiões...

A'guia de Santo Tirso disse...

As eleições são em Outubro ,ontem foram em França ,lá continua a campanha ,vocês já estão , mas aínda não começou .
Em democracia ,os eleitos governam .
Ponham-se no vosso lugar ,não passam de adeptos .
Não venham com pseudo-intelectualismo ,não vos reconheço autoridade .
Direção dirige ,adepto apoia , se for mesmo adepto e quiser o bem do clube.
Ainda há 3 jornadas para jogar e apoiar .

PedroF disse...

Rfa:
2 títulos em 10 campeonatos, é isso que queres para o Benfica?

A'guia de Santo Tirso:
"Direção dirige ,adepto apoia" E ao final do mês pagas 25/30€ do quotas enquanto que o LFV lá se vai promovendo à custa do Benfica. É isso que queres para o Benfica?

Anónimo disse...

O adepto apoia se quer apoiar, critica se quiser criticar... ohhh wait... Abraços, MT.

JC disse...

Rfa

Se, como dizes, costumas vir aqui, saberás que argumentação é coisa que não tem faltado por estas bandas. Vá lá, rapaz, um bocadinho de honestidade não faz mal a ninguém.
Queres rebater o post em si ou faltam-te argumentos?

A'guia de Santo Tirso:

O teu conceito de apoio ao Benfica é tão imbecil que nem sei por onde começar. Olha, fica assim mesmo.

Ricardo disse...

Patriarca, fará como entender mas relembro-lhe que o meu caro é sócio do Benfica, não sócio de qualquer Vieira ou outro dirigente. Repense. Mantenha-se sócio. O Benfica não tem culpa nenhuma.

Argumentações vazias, como a tua, RFA? Alguma coisa referente a Vieira neste texto não é clarividente? Dá-um exemplo. Um. Não deverá ser difícil, visto que tens tanta certeza de ser esta uma questão pessoal - não é, nunca foi, não faz parte de mim visar pessoalmente sejam quem for; é o Benfica que está em causa. E depois falamos.

Já agora, sobre argumentações vazias, insinuas, imaginas coisas sobre o que eu gosto ou não, insultas e no fim sais de cena com ar triunfal. Ideias, argumentos, fundamentação? Nada, zero. É extraordinário, não é?

Santo Tirso, essa é a tua ideia: "adepto apoia" e mais nada, certo? E apoiar é o quê, Santo Tirso? Apoiar na internet, dizer muitas vezes "apoio o Benfica" e ficar em casa a ver a SporTv? Fala-nos de ti, Santo Tirso: o que fazes tu pelo Benfica? Que apoio dás tu ao Benfica?

E não, Santo Tirso, aqui não se acredita só no apoio (que aqui é muito, meu caro, e real, nos estádios, não em frente ao computador), acredita-se na reflexão e na discussão dos bens e males do clube. Quem és tu para vir dizer o que faz mesmo um bom adepto? Deixa as lições de moral em Santo Tirso e começa a ir ao estádio. Vais logo perder essa arrogância de adepto que nada faz pelo Benfica mas que acha que na internet apoia muito e defende muito o clube.

Ainda há 3 jornadas para jogar. Levanta o rabinho e vai ver o Benfica.

PedroF, essa é uma ideia que o adepto defensor do grande líder não entende. É demasiado elaborada. Para ele, o adepto apoia, não pensa, nem sequer tem cérebro. Apoia. Mas apoia em casa, com umas sandes de torresmo em frente à televisão. E na internet é um grande benfiquista, porque passa o tempo a dizer "defendam o Benfica" ou "vamos apoiar o Benfica". Sim, é mesmo absurdo tudo isto.

Anónimo disse...

No “suponhamos” proposto no post só não percebo o seguinte:

Se o Vieira já tem contrato assinado com a Olivedesportos porque está esta a dificultar as coisas ao Benfica.
Para os sócios correrem com ele?
Para vir o próximo Presidente rasgar o contracto? Para diminuir o valor do produto já comprado?

Pedro Raul

João Duarte disse...

O texto tem uma falha grave: imaginar Vieira a emendar o português do JJ é surreal de mais. Acreditar q Vieira sabe soletrar inequívoco é assustador.

Cuidado Ricardo, não mistures demasiada ficção com realidade.

JC disse...

Pedro Raul:

Não sei se Vieira tem contrato assinado com a Olivedesportos, mas não tenho dúvidas de que quer assiná-lo.

A meu ver o que se passou foi isto: quando Vieira veio falar estávamos a liderar o campeonato com 5 pontos de avanço. A ideia dele era espetar-nos com o contrato do Oliveiredo numa altura em que estivéssemos todos entretidos a festejar o campeonato. Aquilo com que Vieira não contava era com os resultados desastrosos que se deram logo imediatamente à entrevista. Agora, o genial líder está preso pelos tomates: como anunciar um contrato com a Olivedesportos numa altura em que o campeonato é cada vez mais uma miragem e começam a ouvir-se vozes de contestação com eleições ao virar da esquina?

O Bandido disse...

Esse pessoal que vem aqui críticar o blog, deviam era ter vergonha! a verdade dói não dói?! São os mesmos que ficam contentes por levarem no cú do Porto no Estádio da Luz, são os mesmos que ficam contentes com um segundo lugar e ainda dizem que é melhor que um quarto, são os mesmos que ficam contentes com uma Taça da Liga! Po caralho, adeptos de Benfiquinha! Chamem-me abutre, o que quiserem, mas quero o Benfica onde merece, campeão, campeão campeão!

Ricardo disse...

Pedro Raul, está no texto, é ler. E o JC fez o favor de resumir para aqueles que não gostarem de muitas letras juntas.

João, de facto fui amigo do orelhas. E ainda dizem que eu sou anti-Vieira.

Anónimo disse...

Referires-te ao Presidente do clube de que és apoiante/sócio(?) nos mesmos termos em que a amásia do Pinto da Costa o fazia (há fotos dela a segurar um cartaz, em pleno estádio da Luz) é o sinal mais evidente do quão esgotadas estão as tuas teorias da conspiração contra Luís Filipe Vieira.
Ass.: A Religiosa Convicta

P.S. Deixa de te armares em Octávio Machado. Se tens alguma coisa palpável acerca dos "interesses" e negócios do Presidente do Benfica, partilha. Denúncias por meias palavras são fáceis de ignorar. Aliás, eu ignoro-as, meio mundo ignora-as. Impõe-se que quem detenha informações sérias(!) e provas (ah, pois é, a provazinha é fundamental...) sobre falcatruas e negócios ruinosos para o Benfica realizados seja por quem for de dentro do próprio clube as exponha. Achas mesmo que somos (os religiosos) tão carneiros que balimos a cada estalar de dedo do presidente? O que temos é memória e não é selectiva, como a tua, aliás.

Ricardo disse...

Anónimo, com nome, de fizer o favor. Depois respondo-lhe sobre estas "teorias da conspiração".

Anónimo disse...

Caro JC e Ricardo

Ainda pensei ir deduzindo o meu ponto de vista em pequenos passos, mas decidi ir direito ao assunto.

Antes de mais deixem me expor onde me encontro em relação à situação actual do Benfica.
Acho que o Jorge Jesus tem responsabilidades na perda da liderança do Benfica;
Acho que Jorge Jesus é o melhor treinador do Benfica que me lembro (já ia à bola no tempo do Eriksson mas era muito novo);
Vieira já me desiludiu mais que uma vez e não me importo de o ver substituído mas se (e só se) aparecer uma candidatura verdadeiramente respeitável (alguém na linha Bagão Felix, nunca Eduardos Monizes ou Veigas).
Acho uma estupidez estar com estas discussões antes de a época acabar e a dar trunfos aos nossos inimigos (e ainda assim aqui me vejo a alimentar uma)

O meu ponto é o seguinte:
Ou acreditamos que a Olivedesportos faz parte do sistema e que participa nos roubos que nos têm feito e beneficiado o porto. Nesse caso, não se percebe porque é que existindo um contrato assinado (ou sabendo que a outra parte o quer assinar) nos continuam a roubar se isso prejudica o negocio.

Ou acreditamos que a Olivedesportos não faz parte desse sistema e que não temos sido roubados e nesse caso não se percebe qual o problema de assinar contrato com eles se for a melhor proposta.

As duas coisas é que não é possível.

Pedro Raul

Ricardo disse...

Pedro Raul, obrigado pela civilidade com que expôs os seus argumentos. Parecendo que não, é coisa rara.

Por partes: o que aqui sempre se criticou foi a incongruência e lista interminável de mentiras que Vieira vem dizendo desde que chegou ao Benfica. É uma política sem estratégia a médio/longo prazo, usa de uma comunicação populista e ausente, conforme o necessário e nunca, ou quase nunca, verdadeira, honesta, lúcida, esclarecedora para nós, sócios e restantes adeptos.

Antes de discutir se a renovação com a Olivedesportos faz algum sentido - e no passado já escrevi que é possível que, em termos financeiros, seja mesmo a melhor e provavelmente a única solução, pelo menos com números desta grandeza -, o que se critica neste blogue - não hoje, nem ontem, nem há um ano, mas desde que ele começou - é a ausência de congruência. Vieira passou estes 10 anos a justificar os insucessos desportivos com a amarra que o Benfica tinha com a Olivedesportos. Mais: usava dessa linha comunicacional para vergastar Vale e Azevedo, não se coibindo quase sempre de apontar o dedo ao ex-Presidente do Benfica por se ter associado a gente tão malévola, corrupta e detentora de responsabilidades na podridão do futebol português. Isto fui só eu que li, ouvi, vi ao longo dos anos ou estamos todos a par do assunto? Ora, a crítica é fundamentalmente essa: o constante engano, o desvio sinuoso das estratégias, a mentira, a demagogia, o consecutivo jogo de intrigas ("abutres", "devem querer voltar atrás", "eu é que salvei o Benfica", etc, etc, etc). Não há uma linha pela qual o Benfica se rege de forma sustentada. Vai ao sabor das marés, conforme o que a opinião pública sentir no momento. E o que digo neste post é simples: na sequência dessa estratégia (que existe desde que Vieira chegou ao Benfica), este ano seria mais do mesmo: achando que a liderança se manteria, estava tudo programado para o anúncio "no final do mês" de uma renovação com a empresa que, anos a fio, foi apelidade de uma das mãos fundamentais do sistema que nos prejudica. Com os resultados desportivos que ocorreram, não houve final do mês. Já passaram dois e ninguém ainda abriu a boca. É só a mim que isto causa estranheza ou há mais gente na mesma onda?

E, Raul, o meu caro dá duas hipóteses para o problema. Mas existem muitas outras. No que eu acredito? É simples:

Acredito que a Olivedesportos faz parte do sistema (aqui Luís Fialho discorda de mim - agora, claro; há um ano concordava comigo, mas nessa altura não havia tanto tacho para encher) e que o nosso grande líder saber bem disso (não fosse ele grande amigo do senhor Oliveirinha, apoiante do Gomes das facturas e antigo íntimo de Jorge Nuno). Só que ele também sabe que o Benfica está na merda, em termos financeiros (vão lá ver os números que Vieira encontrou e que deixou hoje no Benfica). E portanto não se coibirá de, pela milionésima vez, agir contra as palavras que disse aos benfiquistas. E isto para mim é inaceitável. Para outros, não o é. Paciência: nem todos temos o mesmo código moral.

Conde de Vimioso disse...

A promessa de fim de Fevereiro, que este ano até lhe deu mais um dia, eu ouvi, mas a minha memória ainda vai mais longe.

No inicio desta época numa outra entrevista em que falou que não tinhamos sido campeões, a epoca passada, por ter andado a festejar muito o titulo de há dois anos , o grande e adorado (((por alguns))) líder também referiu alto e bom som que taé ao fim do ano, que passou, a questão dos direitos desportivos "estaria resolvida" altura que aproveitou também para apregoar a sua inestimável amizade com o oliveirinha.

EU OUVI E VI NA PANTALHA.

E assim chegamos a 23 de Abril, que os 29 de Fevereiro onde já vão, e o dono do Benfica, sem pesos de consciência por mentiroso, continua mudo e quedo e os javardos que se amanhem.

A mim nunca me enganou mas o que me espanta, é que mesmo com tantas como esta, ainda há crentes que ...

Ou me engano muito ou o grande trunfo para a eleições vai ser o anúncio da rotura, disfarçada de uma suspensão temporária dos negócios com o oliveirinha, na mira de ainda ganhar estas.

Afinal não é ele o único Benfiquista que se diz amigo do charuteiro.

JC disse...

Pedro Raul:

Antes de mais agradeço a tua participação e interesse em discutir o Benfica, que é o que verdadeiramente interessa no meio disto tudo.

Concordo com o que dizes sobre Jorge Jesus. O grande problema de Jesus é ter mais poderes do que um treinador devia ter. Ou então o inverso: não tem poderes nenhuns e há alguém no Benfica que o obriga a tomar opções estapafúrdias. Mas sim, também eu fico com aquela sensação de que temos um enorme treinador que, vá lá saber-se por quê, pouco deu ao Benfica.

Quanto ao resto, o Ricardo deixou pouco ou nada por dizer. A questão da Olivedesportos não deve andar longe disto: Vieira, o genial gestor, a sumidade da negociação que dizia ter a Benfica TV e uma proposta maravilhosa de Pais do Amaral como alternativas, chegado o momento de negociar com a Olivedesportos apresentou uma mão cheia de nada. A verdade é esta, nua e crua: não há uma verdadeira alternativa que permita ao Benfica encaixar uma soma considerável de forma rápida e sem qualquer investimento. Estamos amarrados - como disse o outro Oliveira, o António. A Olivedesportos depressa percebeu isso e, por conseguinte, o sistema que serve também o percebeu. E foi assim que, do dia para noite, passámos do 1º para o 2º lugar do campeonato e de predador a presa na questão dos direitos televisivos.

Para terminar, e se me permites, pego nas tuas palavras para adaptá-las a outra situação parecida com esta: "Ou acreditamos que Fernando Gomes faz parte do sistema que participa nos roubos que nos têm feito e beneficiado o porto. Nesse caso, não se percebe porque é que o presidente do Benfica apoia Fernando Gomes de forma inequívoca e ainda assim nos continuam a roubar descaradamente."

Não, Raul. Não se percebe.

Abraço

Constantino disse...

Nesta acefala luta entre vieirismo e anti-vieirismo, o que desiquilibra a balança em favor dos segundos é a falta de argumentos positivos para contrapor aos apresentados por quem está farto de acabar Abril a gritar "eu ainda acredito"... e se faz favor, poupem-se à recuperação financeira que é para não serem bombardeados com numeros redondissimos em forma de passivo.

Na questão da oliveirinha desportos eu já estou elucidado e não foi o nosso presidente que me elucidou. Vi um daqueles programas pateticos em que entra o guilherme aguiar e o gomes da silva.... o primeiro, amigo do peito do oliveirinha disse para o nosso vice presidente "vieira deu uma data para as negociações ficarem decididas porque sabe que o contrato já foi assinado" ao que o outro retorquiu "não posso falar de assuntos de foro interno do clube"... só não entendeu quem não quis... que é como quem diz... o Jesus que fodeu aquilo tudo em 3 jornadas. Agora, claro... podemos todos chegar ao fim da epoca, assobiar para o ar, cantar loas ao vieira e dizer "mas isto na proxima epoca ninguem nos pára" ou podemos efectivamente parar e pensar "será que eu quero acreditar já a partir de agosto ou dizer que acredito quando estivermos com um pau de vassora encravado no cú porque é essa a unica forma de nos catapultarmos para o primeiro lugar?".

Abraço

Anónimo disse...

Caro Ricardo

Eu sei o que aqui sempre se criticou neste blog, pois já cá vim visita-lo varias vezes ainda que nunca tenha comentado antes. Gosto particularmente dos comentários ao jogo jogado propriamente dito.

Não vou discutir coisas óbvias como por exemplo o populismo do Vieira, com as inevitáveis mentiras que tal estratégia obriga (e de que naturalmente não gosto). Também poderia sustentar que o homem também não é o filho preferido de satanás como aqui aparece escrito constantemente.

Verdadeiramente para mim o que é importante, é que não se esteja a zurzir a época inteira no Presidente e no treinador em particular nesta fase final do campeonato (que obviamente só por um milagre reverterá a nosso favor que a incompetência do pereira já não chega) porque isso fortalece os nossos inimigos e nos enfraquece a nós (entre outras coisas em negociações com a Olivedesportos). E estar a fazê-lo não tem nada que ver com liberdade de expressão nem com Democracia. Peço desculpa mas estar a fazê-lo é um acto de egocentrismo.

A nós (adeptos) falta-nos algo essencial, Disciplina. Em qualquer equipa em competição é algo absolutamente indispensável. Estar com a conversa da exigência nesta fase faz alterar o Presidente ou o treinador? Se não ganhamos nada com isso para que insistir?
Já te ocorreu que a exigência de que aqui (e noutros blogs) se fala está na origem das grandes injustiças que o clube fez, como os despedimentos de treinadores campeões como Mortimer e Toni que nem sendo finalista da taça dos clubes campeões europeus e campeão nacional foi suficiente para nós. Isto para não falar de jogadores, só de me lembrar que no final do primeiro ano ouvi dizer do Maxi “não é jogador para o Benfica”. Mas haverá jogador mais à Benfica que o Maxi?
Eu tenho para mim que o que a maioria dos adeptos chama de “Exigência” eu chamo de histeria e arrogância, e tem sido a grande responsável pelo declínio do clube.

Quando acabar a época entramos em período eleitoral, e nessa altura por favor, discutam o Benfica com toda a vossa força (cá estarei nessa altura).

Pedro Raul

PS: O Vale e Azevedo pode ser acusado de muita coisa mas julgo que de associar o Benfica à Olivedesportos é que nunca ninguém poderá fazer, e não me lembro sequer de alguém tentar.

Anónimo disse...

Caro JC
Em relação ao “suponhamos” que fazes dos passos da negociação não me parece nada de verdadeiramente gravoso.

Se como supões foi tentado um bluff que falhou, na pior das hipóteses ficamos com o que já teríamos de qualquer forma. Deve haver com certeza pior na gestão do Vieira para criticar.

Por exemplo, também nunca percebi o apoio ao facturas.

Mas não podemos esperar pelo fim da época para lavar a roupa suja?

Um abraço
Pedro Raul

Ricardo disse...

Conde, concordo. O que me espanta é a fieldade que muitos - mas mesmo muitos - benfiquistas têm a uma personagem que basicamente lhes tem mentido desde que chegou ao Benfica. Compreendo o terror daqueles anos negros, na década de 90, mas esta obsessão é doentia. Como se alguma vez o Benfica tivesse saído definitivamente dessa crise. Não saiu e por outro lado nunca voltará totalmente a ela, pelo menos nos moldes em que ela existiu. Está a meio caminho, nem tão mal como essa década nem tão bom quanto a sua História. E este que lá está teve 10 anos para tratar do assunto. Não tratou, tem de sair.

Referes-te a que outros benfiquistas?

Constantino, obrigado por seres quem és. Abraço.

Arquiduque das Águias Livres disse...

Depois de ver Aimar fazer uma incrível e fabulosa "rabona" num jogo contra o guimarães tentei imitá-lo.Com a bola parada, até que era fácil. Experimentei numa peladinha entre amigos num lance de bola corrida e caí de traseiro.
Por vezes as coisas correm melhor quando estamos quietos...
Vem isto a propósito da prodigiosa ficção escrita pelo M - "Benfica, um conto noir" e a ficção do Ricardo.
Jorge Jesus não serve, Vieira é incompetente? Certo! Então, demonstremos esta crua realidade com inteligência, argúcia, tolerância.
Insultos a jogadores após a conquista de um título?!
Pinturas rupestres para dar argumentos a dirigentes pré-históricos?!
Insultos ao presidente eleito em pleno jogo do glorioso?!
Meu(s) caro(s), mantenham-se quietos, só precisamos do vosso voto. A oposição inteligente agradece.

Ricardo disse...

Raul,

"Verdadeiramente para mim o que é importante, é que não se esteja a zurzir a época inteira no Presidente e no treinador em particular nesta fase final do campeonato"

Não estamos a zurzir a época inteira no Presidente e no treinador, falamos nos assuntos consoante eles nos aparecem. O camponato já foi com o caralho, não há necessidades de timings. E, se não foi (se algum milagre acontecer - há sempre uma esperança, mesmo que muito calada), não será por competência nossa, logo não muda a premissa.

"porque isso fortalece os nossos inimigos e nos enfraquece a nós (entre outras coisas em negociações com a Olivedesportos)"

É aqui que IDEOLOGICAMENTE discordamos a 100 por cento. Neste blogue, não acreditamos no nosso próprio poder para mudar o que quer que seja. Eu escrever um post sobre o Benfica - seja sobre que assunto for - não fortalece coisa nenhuma os nossos inimigos. A internet anda muito sobrevalorizada por muita gente. Os blogues valem pouco, quase nada e não contam nem enfraquecem nem fortalecem ninguém. Muito menos este, que está longe de ser um blogue muito visitado.

"E estar a fazê-lo não tem nada que ver com liberdade de expressão nem com Democracia. Peço desculpa mas estar a fazê-lo é um acto de egocentrismo."

Discordamos, claro. Tem exactamente a ver com a liberdade de expressão a que nos agarramos e sempre agarraremos: queremos falar no Benfica. No nosso caso, com uma legitimidade pouco vista por aí: falamos dos assuntos antes de eles acontecerem; de outros, enquanto acontecem, projectamos, damos ideias, fundamentamos as críticas. Por isso as pessoas sabem com o que contam quando aqui vêm. Não nos escondemos em discursos dúbios que permitam no futuro estar bem com deus e com o diabo. Assumimos as nossas crença, meu caro. E falamos do Benfica - porque este é um blogue de futebol e do Benfica - quando quisermos. Chamar-nos egocêntricos por isso é, "peço desculpa", um acto de arrogância da sua parte.

Mojo disse...

A época já acabou, mas alguém com dois dedos de testa não percebe que já esta tudo decidido. Os corruptos ganharam novamente, quantos são mesmo?

O que vocês querem é que não se discuta nada e se mantenha o mesmo status quo. Decisões JÁ, não é para amanha. Clube de incompetentes fds

Unknown disse...

http://www.a-nossa-mistica.blogspot.pt/2012/04/o-silencio-dos-que-mais-gritam.html

Critiquemos Vieira, chamando lhe Presidente!

Mas não se ofendam com o Ricardo por lhe chamar outros nomes! Tenho a certeza que tanto o Ricardo, como todos nós, desejaríamos ter um Enorme Presidente! Nem que fosse Vieira! Porque nada nos move contra o homem, mas sim, contra a carrada de erros que comete...

Ricardo disse...

Arquiduque, poderá explicar-me como se processou no seu cérebro a passagem entre ler este blogue e falar nos insultos e pinturas rupestres? Só para ficarmos esclarecidos.

"Inteligência, argúcia, tolerância". Sim, conheço o teor desses textos: muito diplomáticos, muito de bem com todos. Peço-lhe desculpa: não é por não saber fazer, é mesmo por não querer. Não me apetece o caminho lateral. Vai assim mesmo, de frente. Estou farto das argúcias e das diplomacias e das curvinhas de espinha. A oposição inteligente deve ser a que nada faz. Fica quieta, muito silenciosa e tolerante.

Só numa coisa estamos de acordo: belíssimo, o conto do M.. Nada a que nos não tenha habituado noutras andanças. Mas isso, aqui, só de tempos a tempos. Este é assim mesmo, cruzinho como tudo. Mas poderá voltar a ver outras literaturas por aqui. Só não lhe sei prometer quando.

Arquiduque das Águias Livres disse...

Ricardo, só para ficarmos esclarecidos, poderá explicar-me como e porquê se processou no seu cérebro a ideia de responder a algo que não chegou a publicar?!
Meu caro, tem todo o direito a enveredar pelo caminho lateral. Não lhe consinto, até porque sou parte envolvida, que entreabra sequer a porta infame do caminho unilateral.

Ricardo disse...

Arquiduque, não cheguei a publicar? Veja lá bem isso, meu caro.


E agradeço que, após observar o erro cometido, me responda à pergunta que lhe coloquei.

Unknown disse...

Caro Arquiduque... E permita-me o Ricardo fazer a sua defesa...

Este blog, e bem, após todas as calunias de que já foi alvo, parece-me que apenas permite comentários após verificação... E talvez apenas por isso, e devido á disponibilidade dos bloggers, não tenha aparecido logo o seu comentário...

Pela maneira civilizada com que expressou os seus pontos de vista, tenho a certeza que não seriam censurados...

Ricardo disse...

Como é óbvio, Ginha. Aqui só são censurados os comentários que gratuitamente insultam os autores do blogue, os que inventam teorias da conspiração sem imaginação digna de relevo (como a de eu ser primo de Bruno Carvalho... fraquinha) ou a que simplesmente quer desviar o tema do post para que se não fale nele e surjam insultos entre os comentadores. De resto, gente civilizada é sempre publicada. Como foi, até ao momento, o caso do Arquiduque. Vamos levar este pequeno, à Telmo: fightdiver, para o domínio do acaso e da distracção. Arquiduque, do alto da sua aristocracia aquilina , saberá condenar o gesto mais apressado e a crítica precoce, estamos em crer.

Abraço, grande Ginha.

Arquiduque das Águias Livres disse...

Caro Ricardo, queira receber o meu sincero pedido de desculpa mas ia jurar (mas não o vou fazer) que não publicou o meu comentário.

A transposição é simples e tem a ver com um conceito complexo: a "contraproducência". Sem querer errar novamente, o Ricardo aplaudiu a iniciativa de se insultar o presidente, pedindo até às claques mais vigor nas acções. Pois bem, se esteve no estádio viu que a acção foi totalmente contraproducente, já que repudiada por larga maioria do estádio, onde eu me incluía. Quer queiramos quer não, Vieira foi eleito, muitos dos que o elegeram mantêm-se convictos da escolha que fizeram pelo que os insultos não foram dirigidos ao presidente mas sim a alguns (muitos) consócios! Esta divisão latente é indesejável e, acima de tudo, perigosa. Não podemos defender a legalização do aborto junto dos "fiéis" que saem de uma igreja. Inteligência e tolerância. E sagacidade. Até porque o insulto fácil que reiteradamente utiliza no seu blogue já mostrou que nada acrescenta a uma discussão lúcida e inteligente. Para quê chamar a Damásio de "panasca" se tal só abre o flanco a que se possa responder "panasca és tu"?!
Sim, é sobretudo a forma que critico, não o conteúdo. Mas, como bem diz, é livre de ir "de frente".
Sem qualquer ofensa implícita, o que eu defendo é que essa obstinação quase taurina pode ser muito valorosa mas pouco profícua, se bem que muitas das vezes apeteça chamar os bois pelos nomes.

Anónimo disse...

Ricardo

Então julgo que é precisamente nisso que teremos que concordar em discordar.

Para terminar só mais duas coisas

Não subestimem os blogs, muita impressa lê avidamente os blogs Benfiquistas (para “cheirar” o ambiente). Concentrando-se evidentemente nos mais contestatários.

E Ricardo, Goste-se ou não, quando *durante* a competição se ataca *continuadamente* o Presidente, ou o treinador (com ou sem razão) é o Benfica que é prejudicado não são os visados.

Pedro Raul

Ricardo disse...

Não jure porque estaria a errar. Agradeço o "mea culpa" - assim é tudo mais bonito.

Há aqui um problema na interpretação das coisas que escrevo mas que obviamente estará sempre dependente tanto de mim, que as escrevo, como das leituras que os fazem das mesmas. Dou-lhe um exemplo claro da forma como vivo o Benfica: não ajo no estádio como poderá pensar quem aqui me lê. A razão é simples: no estádio, está em causa um jogo de futebol, uma equipa - que é a nossa - e uma questão mental que deve ser elevada ao extremo com o nosso apoio e não com os nossos insultos, assobios ou apupos. De forma que, tal como aplaudo Emerson ao vivo - mesmo que faça merda o jogo inteiro - e aqui o critico (e a quem o põe a jogar), seria incapaz de ir para o estádio do meu clube insultar o Presidente do Benfica. Porquê? Não por respeito ao senhor Vieira (que, confesso, cada vez é em menor grau), mas porque, no estádio, quero que a equipa sinta o nosso apoio, sem mais, sem políticas ou escolhas partidárias. No estádio, temos de ser todos Benfica e temos de remar para o mesmo lado, sem facções; na internet, porque não influenciadora da exibição da equipa, a minha crítica torna-se mais lancinante.

É possível que nem todos compreendam isto e nem sequer têm de compreender - cada um saberá de si e de como vive o clube. Mas peço apenas que não transponham a crítica que aqui faço para uma ideia de que vou para o estádio assobiar os nossos - sejam eles jogadores, treinadores ou presidentes.

Peço às claques que sejam assertivas, que demonstrem que no Benfica não pode ser tudo feito. Este desrespeito aos adeptos tem de definitivamente acabar. Mas acho que o silêncio da primeira parte é mais ensurdecedor do que uns cânticos anti-Vieira.

Quanto aos bois, às temos mesmo de os chamar pelos nomes. É que aos bois muitas vezes falta a capacidade para entender a metáfora ou a subtileza. Mas prometo-lhe outros dias de sagacidade. Prometa-me mais assertividade, se puder.

Cumprimentos.

Ricardo disse...

Raul, discordamos. Tanto no prejuízo à equipa por serem feitas críticas num blogue como este como na consequência na imprensa por textos em blogues como este.

Arquiduque das Águias Livres disse...

Tentarei, Ricardo, tentarei.
Cumprimentos.

António Costa disse...

Ricardo,

Permita-me que interfira nesta saudável troca de ideias para lhe questionar o seguinte?

Não haverá formas mais produtivas de demonstrar a contestação ao LFV do que não apoiar a equipa de futebol?

Eu estive lá e senti uma sensação que nem consigo descrever na 1ª parte do jogo... como sabe ao inferno da Luz associamos imediatamente fogo, eu senti gelo.

Em Outubro haverá eleições, parece-me que esta poderá ser uma boa altura para encontrar um candidato que possa expor algumas das más acções de gestão que tão amavelmente o Ricardo tem exposto para outros benfiquistas.

Cumprimentos