quarta-feira, 25 de abril de 2012

O adepto-cliente - episódio sobre a falta de vontade de quem nos dirige

N´"ABOLA" de hoje:

"O Sporting decidiu proporcionar aos adeptos a possibilidade de assistirem ao jogo com o Ath. Bilbao no Estádio José Alvalade.

Para o efeito, será instalado um ecrã gigante que permitirá acompanhar, a par e passo, todas as incidências do encontro que pode colocar o leão na final da Liga Europa.

As portas serão abertas às 19.30 horas, 35 minutos antes do pontapé de saída do jogo em San Mamés. A entrada é gratuita.

O Estádio de Alvalade transformar-se-á, depois, no palco da festa com a equipa, que tem chegada prevista entre as duas e as três da manhã, desejavelmente para celebrar o apuramento para a final de Bucareste."

E o que tem isto a ver com o Benfica? Tem muito. O que é uma excelente medida por parte da Direcção do Sporting no nosso clube parece ser uma subida impossível ao alto do Evereste. Não porque seja de uma dificuldade extrema conseguir-se a permissão de uma estação de televisão para que se passem os jogos nos ecrãs do estádio, mas porque no nosso clube o adepto é visto como um cliente que se farta de gastar dinheiro e nunca como o coração e a alma do Benfica que merece respeito, dedicação e uma resposta à altura dos pedidos que este faz aos seus dirigentes.

Há cerca de dois meses e meio perguntava-me por que razão não podiam os benfiquistas menos abastados reunir-se no estádio ou num dos pavilhões para verem os jogos da Champions que a equipa fizesse no estrangeiro. Um encontro de amigos, companheiros, consócios, fazendo dos nossos recintos autênticas festas de benfiquismo. Com fervor, paixão, emoção, amor, apoio. E, em vez de ter ficado só pela ideia, escrevi um texto que fiz chegar ao Director de Marketing, através de um consócio e blogger, o João Tomaz, do Benfiquistas desde pequeninos

E versava assim:

«Serve esta carta para dar voz a uma ideia que penso merecer uma maior atenção e a qual tenho vontade de vê-la passada à prática por julgar ter em seu redor criadas as condições necessárias para uma aplicação directa, rápida e com vantagens para o Clube e restantes empresas que rodeiam o Estádio da Luz.

E ela é, sem mais delongas, muito simples: quero saber da disponibilidade da Direcção do Clube para a transmissão dos jogos europeus que o Benfica fará até, esperemos, à final da competição - começando, se for possível, já esta Quarta-Feira.

Várias ideias vieram dentro desta: executar a transmissão no próprio Estádio, fazê-la num dos pavilhões, na praça Centenarium. Neste particular, deixo à vossa consideração o estudo sobre o melhor local a transmitir os jogos. Decerto que haverá a questão de segurança a ter em conta como outras que desconheço mas que poderão ser importantes para uma boa organização do acontecimento.

Com isto, pretendo promover o benfiquismo apaixonado e reunido entre os nossos, em detrimento do café ou do sofá. Reunir centenas ou milhares de benfiquistas - e se a ideia for bem publicitada tanto pela Benfica Tv como por outros meios, incluindo fóruns, blogues, redes sociais, acho que poderemos, de facto, reunir muita gente -, todos juntos, todos apoiantes, todos a sofrer e a vibrar pelo Benfica, naquela que é a nossa segunda casa: o Estádio da Luz.

Por outro lado, toda a estrutura em redor do estádio sairia valorizada - tanto no plano do merchandisinhg como comercial. A Benfica TV teria uma oportunidade de criar novos conteúdos, com directos e recolha de testemunhos de mais uma acção de benfiquismo, que pretendo ser uma onda que nos leve até final da competição. Um pouco como nos Europeus e Mundiais, em que as pessoas se juntam em redor de um espaço público, acho que o Benfica tem grandeza suficiente para atingir o mesmo nível de fidelidade e paixão.

Gostaria de receber a vossa resposta o mais cedo possível, visto que há um jogo Quarta-Feira que podia ser, mesmo que com menos gente do que nos próximos, um bom ponto de partida para lançar a ideia e começar já a abrir uma transmissão pública aos benfiquistas. Não esquecer que, em tempos de crise, todas as ideias que fomentem a paixão clubística, ao mesmo tempo que possibilitam a quem não pode ver o jogo em casa uma transmissão do jogo, são factores a ser seriamente tidos em conta.

Não sei que valor, em termos de custos, terá a operação de uma transmissão nestes moldes, pedindo-vos que me informem sobre o assunto, mas creio que não será significativo em relação ao que pode gerar entre os nossos - financeira e clubisticamente.

Quero, queremos, apoiar o Benfica, como se estivéssemos em São Petersburgo (e, nos próximos jogos, nas outras cidades onde o Benfica jogar). Queremos estar perto uns dos outros para nos sentirmos mais próximos dos nossos jogadores. Queremos gritar golo em uníssono. Queremos sentir o público, o som do benfiquismo ao longo dos 90 minutos e queremos festejar com os nossos cachecóis e as nossas bandeiras.

Espero uma resposta da vossa parte, se possível já hoje para sabermos com o que contamos.

Somos Benfica. Não há impossíveis neste clube. Apoiem esta ideia e nós apoiaremos o Benfica com a vossa dedicação.»

Resposta primeira: teria de passar a questão para o departamente jurídico.

Um dia depois, resposta segunda: que era "complicado" por causa dos direitos televisivos e tal.

Quando o adepto é visto pelos dirigentes como um cliente e não como um activo fundamental do clube, é nisto que dá. Pelos vistos o Sporting não achou "complicado". É tudo uma questão de vontade. E ela existe ou não existe. No Benfica, há mais vontade em chamar "abutres" aos que encontram nestes dirigentes muito mas mesmo muito pouca vontade. É complicado.

22 comentários:

Águia Preocupada disse...

A si ainda responderam... A mim, já nem respondem!
Mas para que a verdade e a justiça sejam reais, isso já aconteceu uma vez, não me recordo quando, mas penso que foi no campeonato de 2004/5, no jogo com os corruptos. O jogo foi transmitido no écrãn do estádio e eu estive lá! Ah! O resultado foi 1-1.
Mas isso eram outros tempos, em que Vieira não estava ainda rodeado desta pandilha e não se achava - AINDA - dono do clube!
Os sócios para ele, não passam de abutres que se querem apropriar da sua cadeira... Enganei-me, querem apropriar-se do clube - que só pode ser dele de mais ninguém -!

JNF disse...

Acho que isso até se fez em 2005 com a ida ao Dragão (1-1, marcaram McCarthy e Geovanni). A ideia é boa. Mas seria engraçado ver Alvalade cheio de benfiquistas a celebrarem os golos do Athletic.

Andrezini disse...

Ricardo,

Não vês que andam muito ocupados com o Benfica Festival?!
http://aovivo.slbenfica.pt/Noticias/DetalhedeNoticia/tabid/790/ArticleId/22376/language/pt-PT/Uma-grande-Festa-no-relvado-do-Estadio-da-Luz.aspx

22,5€ por isto?

Abraço

- disse...

Quando é por altura do euro e mundial as câmaras municipais que querem promover mini estádios para transmitir jogos têm de pedir autorização ao broadcaster nacional e normalmente envolve o pagamento de uma certa quantia de dinheiro. E não é uma quantia despresável.

Ricardo Martins

Vitto Vendetta disse...

E não sei se sabes disso, mas esta iniciativa foi criada nos blogs leoninos com milhares de leitores a enviarem mails para o clube.

O futuro tá aqui!

Ricardo disse...

Águia, não me responderam, responderam ao João Tomaz e porque ele é filho de um dirigente do Benfica. Caso contrário, acredito que tivesse uma resposta igual à que tiveste - ou seja, nenhuma. São tantos os casos de pessoas que me dizem que enviaram ideias, questões, críticas e que nunca receberam quaisquer respostas que me parece ser norma o abandono total aos adeptos e sócios.

JNF, é uma ideia que faz todo o sentido, especialmente - como recomendei - para os jogos europeus no estrangeiro. Não consigo perceber qual é a dificuldade em encontrar uma organização para isto. Hoje, quando vi a notícia sobre o Sporting, mais confuso fiquei.

Andrezini, o preço é absurdo, mas a ideia é boa. Aqui não se está a criar um concurso de quais ideias são melhores. O que é importante é que as boas ideias - todas elas - sejam aproveitadas ou, pelo menos, no caso de não ser possível executá-las, uma resposta coerente e fundamentada. Isto que responderam é zero. Abraço.

Ricardo, o que o Benfica ganharia com isto é muito superior ao que teria de gastar. Eu até estaria disposto a dar, por exemplo, um euro para ir ver os jogos europeus ao pavilhão ou ao estádio. Se se juntarem 5 mil pessoas acho que estão cobertos os poucos custos que uma operação desta teria de suportar.

Vitto, não sabia mas faz todo o sentido. O Sporting decidiu ouvir e aceitar uma boa ideia dos seus adeptos. É o que deve ser um clube.

Andrezini disse...

Toca a trabalhar nesse sentido!
Porque não reunir um dossier de propostas e iniciativas e enviar para a direcção? O Benfica só teria a ganhar com isso!

Saudações Benfiquistas

Vitto Vendetta disse...

Eh pá, o que eu aprendi nestas últimas semanas a tentar saber quem era o Edilson foi que com mail ninguém vai lá. Tem que se ligar muitas vezes e arranjar 3 ou 4 contactos de telemóvel. Nem que se minta :)

rui disse...

È uma ideia excelente da parte do sporting,que o benfica nao teve por exemplo a epoca passada....talvez porque somos grandes demais para estas coisas....enfim.É disto que me queixo,falta de titulos,falta de ideias,falta de benfiquismo,falta de defesa do clube,falta de tudo

Anónimo disse...

Ricardo, percebi o "novo" Benfica que tínhamos quando cobramos bilhetes para os emigrantes verem 1treino na Suíça (talvez em 2009), em vez de suportarmos o montante que o clube local pedia e oferecer as entradas a quem só pode estar perto da equipa 1 ou 2 vezes por ano. Abraços, MT.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Como se vê é complicadissimo :))

Mas estas carradas de jogadores é facílimo... e o Oblak custar 4 milhões? (surreal...)... surrealizar por aí ;)

Andrezini disse...

Ricardo,

Houve algum problema com o meu ultimo comentário? Só dizia que era possivel entregarmos um dossier de propostas directamente no estadio no gabinete de apoio ao sócio.

Um Abraço

Ricardo disse...

Andrezini, esse comentário foi publicado ontem. Está aí em cima. Abraço.

Fehér 29 disse...

Um gajo fica deprimido a ler esta merda...

Benfica, Quo Vadis?

PS-Correcção. em vez de "Benfica", em cima, leiam "dirigentes-filhos-de-uma-cabra-que-se-expropriam-do-amor-da-minha-vida-para-beneficios-proprios."

Andrezini disse...

Sim esse eu vi, foi outro a responder ao Vitto em que dizia que se poderia ir directamente ao Estádio entregar tais iniciativas. Mas se calhar não o cheguei a publicar e foi lapso meu!

Abraço

Ricardo disse...

Andrezini, esse nunca cá chegou. Perdeu-se a meio. Os canos da rede estão todos fodidos. Abraço.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Uma correção:
Estive agora no blog red pass e parece que o Oblak custou 1,7 milhões - fica aqui a correcção, ams está lá uma lista de jogadores que perfaz a bonita soma de:
35 milhões de euros - 35!!!

GESTÃO DANOSA - GESTÃO DANOSA!!!!!

É SÓ... para aqueles que ah e tal saneamento financeiro... pois hum hum exato é isso aí!!!!

Andrezini disse...

Ricardo,

Lapso meu provavelmente, é no que dá publicar comentários a altas horas da manhã ! De qualquer maneira voltando ao assunto, não haveriam por ai muitos Benfiquistas que gostariam de ver apresentadas à direcção propostas ou iniciativas? Eu acredito que sim e não me importaria de levar tais propostas a serem entregues em mão nas nossas instalações. Se alguém quiser colaborar em tal ideia avise, eu quero!

Saudações Benfiquistas!

Ricardo disse...

Moléculas, há quase um ano fiz um post sobre o assunto. Na altura eram 40 e tal millhões de euros empatados em gajos emprestados. Como é óbvio, fui insultado. Regozijo-me com o facto de que o pessoal começa a acordar. Ainda vamos a tempo.

Andrezini, apoio a tua iniciativa, mas digo-te já que acredito estar votada ao insucesso. Mas não custa tentar. Gloriosos abraços.

Andrezini disse...

Ricardo, não sejas pessimista, como o disseste, não custa tentar. Se fosse um dossier com várias propostas e iniciativas de vários sócios do clube e subscrito por muitos mais, a direcção pelo menos teria que o ler o que já seria muito bom. Em vez de enviarem e-mails isolados , isto seria uma solução bem mais viável!

Um Abraço

Anónimo disse...

O Ricardo Martins disse tudo: direitos de transmissão. A diferença entre as duas situações é que o jogo do Athletic com uma equipa de bairro lisboeta foi transmitido em sinal aberto e os jogos "europeus" do Glorioso NUNCA o são. Resulta óbvio o porquê de a vossa ideia não ter perninhas para andar, por muito boa que seja.
E sendo um tipo que não deve nada à inteligência, percebeste isto desde o início. Mas não resististe a usar mais esta "extraordinária" ideia dos lagartos para enxovalhar mais um bocadinho o Benfica.

Alex

JC disse...

Alex, explica-me qual a diferença entre um jogo transmitido na SIC e um jogo (a que o post se refere) transmitido na RTP1. E estou a falar a sério, pode haver aqui algo que me está a escapar.

Não é fácil colocar em prática a ideia do Ricardo? Concedo. Mas o que se coloca aqui é a falta de vontade de quem dirige, o miserável tratamento que se dá ao adepto quando este tenta contactar o clube. É indiferente se aquilo que o adepto propõe é uma ideia estúpida ou genial. Não interessa, porque o destino é o mesmo: o balde do lixo.

Quem enxovalha o Benfica são gajos como tu, acomodados a este benfiquinha, e à sua falta de ideias desculpabilizando qualquer acto (ou omissão) da Direcção com os obstáculos que se colocam a quem dirige uma instituição como o Sport Lisboa e Benfica.

Sabemos que não é fácil dirigir o Benfica. Mas é precisamente por isso que eu, tu e o Zé da Esquina não estamos lá. Embora muitas vezes pareça que sim, dado o amadorismo da coisa.