sexta-feira, 27 de abril de 2012

Villas-Boas recusou, Scolari reflecte e o Benfica incompetente continua (e outras derivações)

- Se eu tivesse chegado hoje a Portugal e não soubesse já da patológica incompetência da Direcção do Benfica (são 10 anos disto, é muito frango a ser mal virado), bastar-me-ia ter em minha posse a informação que me chegou aos ouvidos para que não tivesse dúvidas de que no clube não há qualquer tipo de organização estruturada e organizada para o sucesso. Quando, em menos de uma semana, Scolari é convidado para ser treinador do Benfica e Villas-Boas também (recusando), penso que está tudo dito sobre a forma como se reflecte sobre estes assuntos. Aliás, o perfil de um e de outro têm tudo a ver. Benfica, Benfica, estás entregue à bicharada.

- Há quem diga que Witsel está de saída. Obviamente, espera-se que seja mentira. Não é possível criar uma equipa competitiva se os grandes jogadores não durarem mais do que um ano no clube e a regra passar a ser a rotatividade de entradas e saídas de atletas todos os anos e em doses industriais (ainda estamos em Abril e quantos já comprámos, mesmo?). Witsel tem de ficar, como têm de ficar todos os bons jogadores do Benfica, exceptuando Gaitán que deverá (deveria) servir como garante de um encaixe financeiro suficiente, aliado à venda de pelo menos 10 por cento dos 40 (?) emprestados que temos pelo mundo, para que o "equilíbrio das contas" seja executado. Equilíbrio que - vem garantindo Soares Oliveira há anos a fio - não está dependente da venda de jogadores. Ou tem estado a mentir aos sócios do Benfica este tempo todo? Não posso acreditar numa coisa dessas.

- Há dois anos que Éder Luís e Fellipe Bastos vão servindo, bem, o Vasco da Gama sem que o clube brasileiro tenha de pagar por eles - para além de uma percentagem dos salários. É uma política que se estende a mais umas dezenas de jogadores que temos emprestados e que perfaz a maravilhosa quantia de quase 40 milhões de euros enterrados em activos que nos não dão absolutamente nada - um até está emprestado por ano e meio (!) a um dos nossos rivais. No entanto, hoje soube-se que o Vasco irá tentar uma "engenharia financeira" para, finalmente, gastar dinheiro com os nossos jogadores. Conhecendo o histórico de solidariedade que temos com o Vasco (e com o Real e com o Atlético e com o Braga) - mas só de cá para lá, já que de lá para cá o Dedé não pôde vir -, ainda acabaremos a emprestá-los por mais uma época. Mas tenhamos esperança.

- Marcelo Bielsa, depois de assumir a responsabilidade pela derrota em Alvalade - aprende, Jesus -, vem agora limitar a sua participação na passagem do Atlético de Bilbau à final da Liga Europa. Volta a aprender, Jesus. É disto que se fazem os grandes treinadores: humildade, defesa dos seus, noção colectiva, altruísmo em prol do grupo e qualidade mental e psicológica para lidar com derrotas e vitórias. É a diferença entre um bom treinador e um excelente treinador. Infelizmente o que temos, pelo menos enquanto não existir uma estrutura competente a dirigir o Benfica que o saiba limitar à suas funções e o ensine o saudável talento da inteligência e humildade, não dá para mais.

- Guardiola saiu do Barcelona. Uma triste notícia por pôr fim a uma relação de grande paixão e conquistas. Só posso agradecer o trabalho fantástico que fez no clube catalão. Foram anos de grande prazer, Pep, obrigado. E tenho a certeza de que, por um lado, o Barcelona irá continuar - porque sabe, ao contrário do Benfica, que antes de nomes vem um perfil que é estudado e escolhido e não em sistema anárquico - a vencer e, por outro, que Pep  terá sucesso no seu futuro clube. Que podia ser o nosso, se houvesse visão e estratégia. 

- O Sporting saiu de Bilbao sem a final da Liga Europa e acima de tudo - para mim, pelo menos - com uma estranha sensação de impotência. Não é muito compreensível que tenha havido tanta falta de ambição e tantos erros consecutivos num jogo crucial para o clube. Comecei por elogiar o que me pareciam ser boas ideias sobre o jogo por parte de Sá Pinto, quando chegou ao Sporting. Continuei a gostar do que ia fazendo, muito para além da "raça", "atitude guerreira", "motivação", mas ontem apercebi-me de algumas falhas graves no seu perfil, especificamente a debilidade com que pensou e executou as mudanças que a equipa pedia. Ontem Sá Pinto ajudou, de forma bastante evidente, a que o Athletic passasse uma segunda parte inteira em cima do Sporting. Esperarei para ver os jogos importantes que o clube tem até final da época. Mas, Sá, se calhar não chegas, pá.

- Llorente. O passe para o primeiro, o terceiro, mas acima de tudo o jogo que fez e aquele fantástico trabalho para o segundo golo. Que maravilha:




38 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Acerca de um comentário de um leitor... sobre dar sugestões... penso que existe entre nós massa crítica suficiente para redigir um documento estratégico e publicar...
Politicas de contratações, perfil de treinador, de presidente... estratégia para a resolução do "problema arbitragem"...

Parece-me... e a cena da arbitragem é algo que não é um problema da direção... é uma cena dos benfiquistas...

Abraço!

RSA disse...

Sou leitor assiduo deste blogue mas ultimamente...
Vilas Boas ? Scolari? Se isso fosse verdade então diria que precisamos de um golpe palaciano aliás só a ideia de convidar Vilas Boas....

Quanto ao resto,epá estamos em Abril ainda nem começou o defeso e o Benfica já comprou e vendeu paletes de jogadores :)

Bielsa não percebo a idolatria não tenho muita informação recente só vi os dois jogos com o scp e não vi nada de mais o Bilbao defende mal, com outra equipa não sei se passaria é verdade que joga um futebol de ataque mas para isso o JJ serve :)

Redceltic disse...

Bielsa foi o treinador que conseguiu a proeza de deixar a argentina de fora num mundial na fase de grupos... pena ser ele o selecionador das pampas na altura e não um adversário.. estavamos em 2002..

qto ao sá pinto, é tipo camacho: garra e tal, mas qd for preciso táctica a sério, chamem o fernando santos...lol

Dos referidos para treinador de benfica tb ouvi os boatos, em blogs e não em jornais.. de qq forma, nem é liquido que o jasus se vá embora.

Ginha disse...

Sobre Scolari não sabia, agora sobre o convite a AVB é garantidamente verdade! Foi em Coimbra no fim de semana da Taça da Liga...

RedOfficer disse...

Pergunto: não será hora de entregar o Benfica a um técnico jovem? Com um percurso curto mas ascendente??

Ricardo disse...

Como disse ao Andrezini (o leitor que surgiu com essa ideia): podemos fazê-lo, claro, mas terá repercussão? Duvido. Abraço.

RSA, aqui não se atiram invenções para o ar. Não é "se fosse verdade", é verdade.

A idolatria é a do respeito por um bom treinador que também é um excelente condutor de homens. Apenas isso. Ninguém aqui disse mais nada para além disso.

Redceltic, todos os treinadores têm falhas.

Não acho que Sá Pinto seja um Camacho, acho que tem mais qualidade do que isso. Mas ainda é cedo para grandes análises.

Não é líquido e, quanto a mim, até queria que o Jesus continuasse. Mas para isso teria de sair o principal responsável por ele não estar a ser potenciado ao máximo: Vieira, claro.

Obrigado, Ginha, por confirmares a informação. Não que fosse necessária mas sempre serve para que alguns evitem dizer baboseiras.

RedOfficer, acho que sim, que está. E há perfis óptimos e nomes dentro desses perfis que se enquadrariam claramente.

João Duarte disse...

Ja entregámos no passado a técnicos novos e "em crescimento"...o ultimo exemplo foi o Quique.

Pessoalmente, prefiro um tipo batido com um passado q se imponha de imediato à "desestrutura" benfiquista. Tipo Trap, q mesmo assim teve q dar uns murros na mesa e enfrentar um adepto num treino. Sacana do Velho... era o maior.

Sobre o Jesus - ja nao há hipotese de o regenerar. As %s nos passes em caso de venda deram-lhe a volta à cabeça e impedem-no de tomar as decisões racionais q a equipa precisa. Sim, podia ter sido o treinador q nos lançava numa nova era d'ouro, mas perdeu a oportunidade. Nós e ele. Adeus.

Hattori Hanzo disse...

Se isso é verdade é mais uma prova (como se ainda não se tivesse ainda percebido) que o clube está entregue à bicharada e que quem o comanda não percebe uma coisa que seja do Histórico do próprio clube (isso já se tinha percebido aliás com o convite há 3 anos ao treinador actual).
Guardiola agora vai provar na realidade é bom treinador ou se foi mais um Toni (beneficiar de conhecer na palma da mão o clube). Penso que terá as suas qualidades, mas vamos ver.

JediVermelho disse...

http://gloriosafuriavermelha.blogspot.pt/ é o regresso de um dos blogues mais odiados da esfera! Adiciona-nos que tu já estás adicionado! Viva o Benfica do livre pensamento!

Andrezini disse...

Ricardo,

Se não tentarmos nunca saberemos, já ando a trabalhar nisso!Mais novidades brevemente.

Um Abraço

Constantino disse...

Só aqui um pequeno aparte na questão dos emprestados: o caso mais idiota nem é o do vasco da gama. para mim, mais idiota é o caso de um jogador brasileiro contratado em Janeiro de 2010 por 3 milhões de euros, tendo feito epoca e meia no SLB após o que foi emrpestado... ao clube de origem (que ate se prepara para o despachar). Na prática, pagamos 3 milhões pelo emprestimo dele por epoca e meia e ainda ficamos a pagar os ordenados dele no pós repatriamento...

(para os mais distraidos, é obvio que estou a falar do Airton e do flamengo)

ToElGordo disse...

Boas,

Não acredito nisso do villas boas nem do scolari. Creio que se alguma coisa se tivesse passado já teria saído num qualquer jornal ávido de notícias bombásticas como essas, pois quer queiramos quer não, as fontes deles (dos jornais) são regra geral melhores que as nossas por estarem dentro e mais próximo do meio futebolístico. Esquece isso.

Cumprimentos

Mentecapto da Silva disse...

"Não é líquido e, quanto a mim, até queria que o Jesus continuasse. Mas para isso teria de sair o principal responsável por ele não estar a ser potenciado ao máximo: Vieira, claro".

Como?!
E como é que, na prática, isto se processaria?!
Por exemplo, no jogo do título, quando o TREINADOR queria fazer entrar Rodrigo para o lugar do Aimar receberia um telefonema do PRESIDENTE a dizer que o jogador a entrar seria Matic...
É isto?!
A avaliação de um treinador tem que assentar em critérios predominantemente técnico-tácticos e é por isso que LFV deve acompanhar o menino Jesus até à porta de saída: porque foi ele que o escolheu!
"Potenciado ao máximo", pois...
Consegues potenciar ao máximo um gajo como o Bruno Alves quando ele, em vez de um, consegue arrumar com dois "Rodrigos" por jogo;
Consegues potenciar ao máximo um gajo como JJ quando ele, em vez de dois, coloca a jogar um centro-campista.

Ricardo disse...

João Duarte, não é por não ter resultado com o Quique que devemos deixar de lado essa opção. Até porque o perfil do Quique não era o mais indicado, especialmente na vertente "conhecimento do futebol português". Há gente aí com muito talento, mesmo na nossa formação. O Bruno Lage, por exemplo, vem dando provas de grande capacidade e acho que o mundo do futebol já deu várias provas de que fazer subir um treinador competente dos escalões de formação para a equipa principal pode ser e é uma boa solução. Até por aquilo que representa em termos de experiência e atenção com o que se vai fazeno com os miúdos - e que, para mim, é essencial, se queremos construir equipas fortes mas também com alma benfiquista e, se calhar ainda mais importante, reduzir custos absurdos em jogadores que não valem metade de muitos miúdos que jogam no Benfica.

Hanzo, Guardiola é um excelente treinador. Não tenho dúvidas da grande competência que tem e acredito que terá sucesso noutros campeonatos.

Jesi, o blogue está fechado.

Certo, Andrezini. Quando tiveres algo mais sólido dá-nos conta disso. Abraço.

Constantino, sem dúvida. O Airton é mais um dos casos inexplicáveis. Mas não te esqueças dos milhões que também temos empatados nos dois do Vasco. E nos outros 30 e tal.

ElGordo, tu acreditas no que quiseres, estás no teu direito.

Mentecapto, parece-me que não estás a dar o devido valor à tua capacidade de interpretação. Esse exemplo absurdo serve para nos divertir, mas não acrescenta.

Eu acredito na qualidade do Jesus, acho que ela é óbvia. Tem é de ser posta ao serviço do Benfica e não estarmos dependentes de outras funções que o homem não domina minimamente. Com um Director-desportivo e um Presidente que percebam do assunto e trabalhem em sintonia com o treinador, a prospecção e a formação, é possível, primeiro, controlar a influência que Jesus tem no Benfica - não lhe permitindo, por exemplo, as teimosias recorrentes com jogadores que claramente não têm valor para o clube -, depois abandonar esta ideia imbecil de que o Benfica é um clube para valorizar jogadores - não é, o Benfica é um clube de futebol que tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ter as melhores equipas - mesmo que com jogadores com 34 anos em detrimento de toscos de 21. E, claro, controlar-lhe a comunicação. Não é nada de especial, isto. Quer dizer: no Benfica parece tudo sempre muito complicado.

JC disse...

Não sei quem vai ser o próximo treinador do Benfica. E mais: nem sequer estou bem a ver quem seria neste momento uma boa solução para treinador do Benfica.

A única coisa que me apraz dizer é que o ciclo de Jorge Jesus terminou. E digo isto não porque não lhe reconheça competências - que reconheço - mas pela sensação que tenho, pela quase certeza que tenho, de que os próprios jogadores estão saturados dele. E quando assim é, não há volta a dar.

Redceltic disse...

de qq forma eu defendo a saída de JJ, não pela sua capacidade que é de facto valiosa, mas pq não aposta na formação e pq insiste em usar um esquema diferente do restante edificio de futebol que é o 4 3 3. Um treinador que ainda não se falou e que era para mim uma boa escolha de transição era o rafa benitez: faz da segurança defensiva os alicerces das suas equipas e joga em 4 3 3 tendo sempre apostas em jovens ao longo da sua carreira.. depois temos meesmo que apostar nos jogadores que já temos emprestados: miguel rosa é melhor que andre martins, airton seria um excelente suplente de javi para matic poder ser o suplente de witsel, urreta e yartey podem perfeitamente substituir gaitan, carole para o lugar daquele que me recuso a dizer o nome, martins como suplente de aimar. precisamos é de um lateral que pode ser matias(faz defesa direito e esquerdo) e de um extremo diferente de todos os outros(patito, patito, patito). de resto so precisamos de mais alguem se sair alguem.

Mentecapto da Silva disse...

Ricardo, é a minha vez de apelar à tua (reconhecida) capacidade de interpretação.
E o exemplo que dei a mim não me divertiu, pelo contrário, deprimiu-me, e muito.
E é neste exemplo que tem que ser colocado o devido enfoque, até porque andas longe da realidade quando falas em teimosias com jogadores sem qualidade. Este ano, pelo menos, JJ teve à sua disposição Witsel, Matic, B.César, Rodrigo, Nolito, Cap, Oliveira, todos eles com qualidade.
A questão é: o que fez com eles.
E é aqui que se coloca o exemplo que, pelos vistos, tanto te divertiu. Controlar a influência de JJ no Benfica implica, por muito que te custe admitir, controlar os jogadores a entrar em campo e o sistema táctico utilizado.
Para isso não precisamos de JJ, basta promover um Tralhão qualquer das camadas jovens.
Também de nada vale contratar um ventríloco a JJ, pois os seus defeitos estão perfeitamente identificados (até por ti!!) e vão muito além dos seus problemas de expressão.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Ricardo também tenho dúvidas é mais pelo exercicio que pleo impacto... algo quase pueril...

Parece-me que chegamos a um consenso alargado - Hoje o Problema do Benfica chama-se LFV - já foi solução - foi mesmo? sim provavelmente foi... se bem que hoje ao fazer uma retrospectiva pergunto-me se construir um novo estádio foi mesmo necessário???? Enfim perguntas... quanto a um técnico novo e sem experiência... eh pá não sei... O Preud'homme devia ser investigado quanto ás suas capacidades tecnico-tácticas, porque quanto a condutor de homens ele é certamente um!!!

Mas o que realmente me deixa perplexo é não ver qualquer luzinha ao fundo do túnel quanto a alternativas a Vieira... enfim eu quero um homem honesto, com carácter e determinado... e essa personalidade vai aparecer porque nós MERECEMOS!!!!! Nós merecemos um tempo de paz e alegria!!!! Já lá vão mais de 3 décadas depois de Eusébio... é tempo de alegria novamente!!!!!

Ricardo disse...

Mentecapto, este é um exercício interessante mas apenas isso, visto que impossível de ser concretizado. Vieira não vai sair em Outubro, muito menos em Julho, logo não teremos a possibilidade de ver o Jesus com gente competente ao seu lado. Tu achas que passa tudo pela escolha de um onze e de um sistema táctico; eu acho que não, que depende de muitos outros factores que não estão controlados e já os enunciei em cima.

É justo, discordamos. Como não vamos poder saber quem tem razão, teremos de pensar na realidade. E a realidade - a minha, pelo menos - é muito simples: Vieira e Jesus juntos... NÃO! Mantê-los no Benfica em simultâneo será sinal de mais um ano de fracasso.

Dito isto, se Vieira não sai, terá de sair Jesus. Mas com outro treinador seremos capazes de ter sucesso com esta cambada de incompetentes a dirigir o Benfica? Provavelmente... não. Logo... Direcção nova, gente nova, competente, benfiquista, conhecedora, apaxionada, com crédito na banca, profissional, BENFIQUISTA, honesta, verdadeira, apaixonada, BENFIQUISTA e por aí sem nunca mais acabar. Haverá disto entre os 14 milhões de almas? Certamente. Obviamente. Transcendentalmente. Seremos capazes - benfiquistas - de entender isto? Provavelmente... não. E então em que ficamos? Estamos um bocadinho na merda.

Ricardo disse...

Moléculas, a seu tempo as alternativas aparecerão. Esperemos todos é que o sejam verdadeiramente, e não mais do mesmo ou pior do que os que lá estão.

Ricardo disse...

JC, a dar-se esse caso - que não tenho como certo - então, sim, teria de sair de qualquer forma - mesmo com Vieira longe do Benfica. Mas não me parece tão certo assim, isso.

Ricardo disse...

Redceltic, o aproveitamento dos emprestados será fundamental esta época. Primeiro, porque temos gente com muita qualidade; depois porque, em termos financeiros, não é possível continuarmos esta política absurda. E já comprámos mais um autocarro deles para a equipa B (que ainda não se sabe se existirá). É a loucura.

Gandaia disse...

Airton custou ao Benfica 3,2 milhões de euros. O Benfica vendeu 40% do passe do Airton ao fundo de jogadores por 3 milhões de euros.

Kardec custou 2.5 milhões ao Benfica. O Benfica vendeu 50% do passe do Kardec ao fundo de jogadores por 3 milhões.

Menezes custou ao Benfica 1,2 milhões de euros. O Benfica vendeu 30% do passe do Menezes por 1,5 milhões de euros.

Quando se fala de certos assuntos convém dizer tudo e não dizer apenas o que interessa. Para qualquer efeito estes 3 jogadores custaram ao Benfica 6.9 milhões, tendo o Benfica já recebido 7.5 milhões por eles.

João aka.. João disse...

O defeito de jj é a sua inacreditável soberba. Agora que ando a ver Spartacus, parece-me que jj seria um Romano "perfeito"...
Mesmo que tenha alguém acima dele, que o controle, ele tentará sempre levar a dele avante. Isso acarreterá escolhas técnico/tácticas absolutamente demenciais. A não ser que se mude de regime (como a norte...) e se permita que os treinadores e jogadores sejam ameaçados fisicamente e controlados pelo medo... e isso eu não quero!!! Os fins não justificam os meios!! Os porcos e sujos que continuem a chafurdar na lama...

Quanto a convites a Scolari e AVB, só me apraz dizer uma coisa: tem de ser um pesadelo.. só pode.. Scolari, porque é fraquissimo e carissimo (qualquer Carvalhal desta vida lhe dá 10 a 0..) e AVB.. bem AVB.. porque nem precisa explicação, além de humilhação, seria uma autêntica auto-sabotagem...
A ser verdade, demitam-se os responsáveis!!

Enfim, também me custa imaginar um treinador que pudesse vir para o Benfica, nesta altura. Por exemplo, apesar de admirar Bielsa, não acredito que se sagrasse campeão numa Liga onde a táctica é 70% de um jogo. Gosto do futebol de Peseiro (mlhr CEPOrting, deste século) mas não tem carisma, não consegue impor respeito aos jogadores, nem tem capacidade para lhes "pôr a mão".
Sinceramente não estou a ver quem possa vir para cá. Nâo se arranja um Trapattoni com menos 20 anos e que tenha algum fascínio por pôr a equipa a jogar futebol bonito? Lol

Conclusão: com a contratação de um treinador para os porcos (árbitros já têm..) o futuro mostra-se-nos negro....

Pedro disse...

- Penso que muitos não perceberam que não está em causa a qualidade de Scolari e de AVB mas sim o facto de serem treinadores com perfil completamente distintos e isso revelar uma autêntica anarquia de politica desportiva do clube. Não há um rumo definido, é andar ao sabor das marés. Como é q de AVB se pensa a seguir em Scolari? É o mesmo que eu querer comprar um carro novo e pensar num Mini Coupé ou num monovolume de 7 lugares....o que é que eu quero afinal???

- Claro que sim,claro que Witsel tem de ficar (até para o bem dele mas duvido que a maioria dos jogadores consiga perceber isso) mas há factores q dificilmente poderemos controlar. Mas tb já sabemos que não podemos confiar no que esta pandilha diz pelo que tenho receio numa razia.

- Inexplicável.

- Grande homem. Líder.

- Discordo ctg na certeza q Guardiola vencerá noutro clube e a prova já está nesta conversa de querer parar. Tenho q esperar para ver. Ele tem q provar q é capaz de repetir a receita do sucesso.Vir para o SLB é quase utópico. Só por vontade de levantar um gigante adormecido como por exemplo o Mourinho ir para o LIverpool e não para um United...

Mentecapto, não cabe ao presidente fazer 11's mas cabe ao presidente exigir explicações, perceber pq é q se ostraciza um lateral esquerdo campeão do mundo. Provavelmente fê-lo e ficou satisfeito com a resposta mas tem q exigir resultados ao treinador...e eles não apareceram.

Ricardo disse...

"Airton custou ao Benfica 3,2 milhões de euros. O Benfica vendeu 40% do passe do Airton ao fundo de jogadores por 3 milhões de euros.

Kardec custou 2.5 milhões ao Benfica. O Benfica vendeu 50% do passe do Kardec ao fundo de jogadores por 3 milhões.

Menezes custou ao Benfica 1,2 milhões de euros. O Benfica vendeu 30% do passe do Menezes por 1,5 milhões de euros."

Gandaia, certíssimo. E quanto gastámos em ordenados com estes 3 jogadores? Isso conta ou não "convém dizer tudo e apenas o que interessa"? E, já agora, rendimento desportivo conta ou também não interessa? Portanto, dos 7 milhões gastos, o Benfica recebeu 7,5, desconta os ordenados e, vá, estamos ela por ela. Para quê? Para continuarmos a pagá-los, via ordenados, e não termos qualquer rendimento desportivo, pra além de terem ocupado lugares a outros jogadores que poderiam ter sido rentabilizados - por exemplo, os nossos miúdos, com os quais gastamos dinheiro para não retirarmos deles proveito algum.

Mas acho acima de tudo muito curiosa a tua escolha. Em 30 e tal emprestados, escolheste 3. Estes 3. Porquê? Porque servem de amostra fiel ou são apenas os que dão jeito? É capaz de ser mais isso. Se quiseres, ponho-te aqui a listagem dos emprestados e as dezenas de milhões de euros que gastámos neles para lhes andarmos a pagar os ordenados para eles jogarem noutros clubes. Além, claro, de que com tanto dinheiro investido em tanta gente que na sua maioria nem nos dará retorno financeiro, muito menos desportivo, deixámos de poder ter no plantel 2 ou 3 jogadores de grande qualidade - olha, um lateral-esquerdo de jeito esta época, por exemplo. Se calhar tinhas sido campeão. Ou, se queres ser poupadinho, tinhas abatido a dívida.

É que convém dizer tudo e não dizer apenas o que interessa.

Ricardo disse...

João, é verdade. Sobre AVB, como já o disse o Ginha em cima, encontraram-se em Coimbra, no dia da final da Taça da Liga, os responsáveis do treinador e do Benfica. O rapaz recusou. Se tivesse aceitado, tinhas Villas-Boas no Benfica.

Pedro, não vejo que a escolha de Guardiola em parar por uns tempos seja sinal de algum tipo de receio. É-me abosolutamente compreensível que, após estes anos de grande intensidade e sucesso, um treinador queira repensar a sua escolha de carreira e analisar os dados todos antes de aceitar uma proposta só porque sim, ou só porque é o clube muito grande e cheio de dinheiro. Ele para mim não tem de provar absolutamente nada, já provou - aquilo que ele fez para o futebol já foi melhor do que todos os outros que aí andam, incluindo o Mourinho, de quem gosto e admiro também. Mas acredito que terá sucesso noutras paragens, assim o clube para onde for se adapte ao que ele quer fazer em termos tácticos. É que nem todos os clubes o permitem.

Quanto ao Benfica, hoje, sim, é uma utopia. Noutras realidades, talvez não fosse. Até porque a um treinador como Gardiola seria interessantíssimo recuperar um velho monstro sagrado e fazê-lo vencedor outra vez. Mas falo de um Benfica que estivesse apto a compreender o futuro, que o abraçasse e criasse projectos bem elaborados e com uma estratégia clara. Em vez disso, temos uns gajos que num dia vão falar com o Villas-Boas e no outro vão falar com o Scolari. Se isto não é andar a atirar a tudo o que mexe, não sei.

O cusco de Esmoriz disse...

A previsão aqui do Cusco de Esmoriz é que o treinador vem dos Países Baixos...
Eu tenho estado atento aos jogadores veiculados ao Benfica na última semana. Falou-se em Wijnaldum (PSV; também se falou em Labyad), Aissadi (Heerenveen), Mihaylov, Ola John e Chadli (Twente), De Bruyne (Genk, embora emprestado pelo Chelsea), Elia (embora este esteja na Juventus)...

Uma mudança súbita para um ataque ao mercado holandês! Não acham isto estranho? Porque é o Benfica só atacou Labyad depois de termos perdido praticamente o título? Tivemos todo o tempo do mundo para nos anteciparmos aos lagartos, mas só o atacamos quando o campeonato se foi. Se não falhei redondamente, então meus caros amigos, o futuro treinador do Benfica já está contratado e terá entregado uma lista com potenciais reforços para implementar o seu modelo de jogo.

Van Gaal, Guus Hiddink, Coo Adrianse, Preud'Homme, Rijkard...

Constantino disse...

gandaia,

Tudo isso é correcto, mas a minha dúvida é: somos um entreposto de jogadores ou somos um clube com objectivos desportivos? O que escreves e que esta absolutamente correcto, apenas vem provar que o SLB contrata a pensar no Fundo de Jogadores e não no plantel. Aliás convido-te a fazer uma lista com todos os jogadores contratados com mais de 24 anos desde que o Fundo foi formado. Verás que a lista é bem pequena.

Abraço

Anónimo disse...

Mas como podem afirmar/comprovar isso do AVB? Porque o Ginha disse? Ricardo, está a falhar, tu que sabes e comprovas tudo andas no diz que disse?

Ricardo disse...

Cusco, não está nada mal pensado, não senhor. O que causa estranheza é, se têm um gajo dos países baixos na manga, andarem a convidar outros treinadores. Mas toda a tua argumentação faz sentido e pode muito bem ser por aí. Eu não sei de nada a esse respeito.

Constantino, o Gandaia sabe perfeitamente a lista dos emprestados e contratados desde que o Fundo foi formado, conhece-a até muito bem. Foi por isso que num post em que eu falo de todos os emprestados - mas especifico o Fellipe Bastos e o Éder Luís - ele vem e fala no Kardec, no Airton e no Menezes, que são, de todos as dezenas de emprestados, os que deram pouco prejuízo - ao contrário da grande maioria, que tem endividado o Benfica ainda mais e sido uma autêntica feira de comissões não se sabe bem para quem. O Gandia está a par. Só quis vir ver se estávamos atentos.

Mas uma coisa há que dizer sobre Gandaia: veio aqui e não insultou. Mais: deu dados e procurou defender a sua ideia. Honra lhe seja feita. Queremos mais defensores desta Direcção com esta postura. Para que o Benfica finalmente possa ser discutido.

Anónimo, não sei quem és. Arranja um nome e larga as insinuações sobre o que não conheces. Depois respondo-te.

Unknown disse...

Meus caros, o Pep vai parar uns tempos porque o Jesus vai fazer mais uma época. Pode até ser corrido a meio da época se começar a correr mal, mas Vieira já assegurou o seu concurso para 2013/14.

Mentecapto da Silva disse...

Discordamos, sim. JJ mostrou-se incompetente. Se dás por adquirido que LFV não sai, então que contrate um treinador competente. Seria uma espécie de oásis de competência a que nos poderíamos agarrar na longa travessia que nos espera.

"Direcção nova, gente nova, competente, benfiquista(...)".
Já falámos sobre isto. Competência e (se possível)Benfiquismo. Até já aqui defendi o primado da primeira sobre o segundo.
A ser verdade, a abordagem a AVB revela muita falta de Benfiquismo;
A ser verdade, a abordagem a LFS revela muita falta de competência.
Estamos um bocadinho na merda? Estamos atolados até ao pescoço.

Nuno Pinho disse...

Os dirigentes do Benfica encontraram-se com o AVB? E com o Scolari também?
Desconhecia tamanha matéria anedótica! Estas movimentações são tão preocupantes como a possível saída do Witsel. O presidente LFV esteve em Madrid.... Em cima da mesa há o empréstimo do Sahin e a contratação de um puto (Jesé) que, se as mãos do Jesus o permitirem, poderá fazer de Sálvio.
Temos em perspectiva mais um Verão encarnado, não?

Gandaia disse...

Falei do Airton porque o Constantino o referiu num comentário e juntei o Kardec eo Menezes porque são os únicos que estando emprestados no Brasil estão no fundo.

O Éder Luís é um claro caso de não adaptação. Quando foi contratado era dos melhores no Brasil e quando voltou ao Brasil é dos melhores do campeonato outra vez.

O Fundo tem/teve até agora 25 jogadores.

4 deles já foram "vendidos".

David Luiz-4,5 milhões-25%
Di Maria-4,4 milhões-20%
Coentrão-3 milhões-20%
Halliche-400 mil euros-20%

Destes 4 só o Halliche não sei por quanto foi "vendido".

Os restantes 21 jogadores são:

David Simão-25%375 mil euros
Leandro Pimenta-25%-375 mil euros
Miguel Vítor-25%-500 mil euros
Nelson Oliveira-25%-2 milhões
Roderick-25%-2 milhões
Amorim-50%-1,5 milhões
Shaffer-40%-1,4 milhões(custou 1,5 milhões)
Javi-20%-3,4 milhões(custou 7,5 milhões)
Urreta-20%-1,2 milhões(não sei quanto custou)
Yartei-25%-375 mil euros
Cardozo-20%-4 milhões(custou 11 milhões)
Maxi-30%-1,35 milhões(não sei quanto custou)
Gaitán-15%-2,025 milhões
Jara-10%-600 mil euros(acho que custou 5,5 milhões)
Nolito-20%-1,3 milhões(custou "0")
Bruno César-15%-1,035 milhões(custou 5,5 milhões)
Garay-10%-1,175 milhões(custou 5,5 milhões por 50%)
Jardel-50%-500 mil euros(acho que custou esta mesma quantia)
Menezes-30%-1,5 milhões(custou 1,2 milhões)
Airton-40%-3 milhões(custou 3,2 milhões)
Kardec-50%-3 milhões(custou 2,5 milhões)

PS-Com esta lista não estou a defender nada nem ninguém, apenas a publicar a lista de jogadores do fundo.

Gandaia disse...

O que gastámos em ordenados não sei que não tenho acesso a essa informação. Nem sei quem lhes paga actualmente o ordenado (espero que sejam os brasileiros).

Os 4 brasileiros contratados (Airton, Kardec, Éder Luís e Menezes) eu nem acho que sejam mau jogadores, muito pior é o Emerson, acho é que por diferentes razões não vingaram o Benfica.

O Éder Luís que cá não fez nada, é um dos melhores jogadores no Brasil, e já o era antes de ser contratado pelo Benfica.

O Airton é bom jogador mas o cérebro de amendoim que ele tem não o deixa ser.

O Menezes tem bons pés mas falta-lhe força de vontade.

O Kardec não é mau, mas também não é bom.

Isto só para me referir ao poker brasileiro (se bem que ainda por lá andam 2, o Filipe Bastos e o Alipío, este é deve ser tipo Andrés Diaz no negócio Di Maria).

Eu quero que o Benfica aposte na formação do Seixal, mas com cuidado, não quero apostar só porque se tem que apostar e dou um exemplo. Vejo muitas pessoas falar do Roderick mas ainda não lhe vi qualidades para estar no Benfica, quanto mais para jogar.

Escolhi os 3 porque são os que estão no fundo, apenas isso.

Quanto aos emprestados, creio que no total o Benfica terá cerca de 63 jogadores sob contrato (já a contar com Copettis e Djaninnys) mais 13 contratos de profissional com juniores.

Pedro disse...

É isso mesmo....Jesus cumpre contrato até ao fim e vai mais uma época para o galheiro e o provavel tri para os corruptos mas Guardiola utiliza o seu ano sabático para andar, em segredo, pelos campos nacionais a aprender como funciona o futebol tuga, vai ver jogos até às 4 da manhã e enviar sms ao presidente Vieira. Guardiola acredita no projecto de Vieira e em conjunto vai abrir novo ciclo no SLB, o mandato desportivo ...é desta!!! ☺

Ricardo disse...

Gandaia, não está em causa o valor dos jogadores - no post elogio o Éder Luís e o Fillipe Bastos, por exemplo -, estão em causa as escolhas e a política defendida no Benfica. Como tu dizes, bem, o Éder Luis era dos melhores do campeonato brasileiro, veio e não resultou, voltou e continuou a ser dos melhores. Então por que carga de água esteve 2 anos emprestado? Não podíamos ter feito dinheiro com ele? Enterrámos uns milhões e ficámos sem retorno - nem financeiro nem desportivo. É isto que está em causa: as opções.

A lista do fundo é bonita, mas traz-nos apenas as percentagens ganhas e não gastas. E a lista dos emprestados? Quantos são e quanto custaram? Qualquer dia porei aqui tudo discriminado. Até lá, esperemos por mais novidades, enquanto assistimos a mais um camião de jogadores a chegarem à Luz.

Tu dizes que não defendes nada. Então qual é o teu ponto de vista sobre tudo isto? Não tens? Achas correcto? É que, nisto, há que assumir uma posição e convenientemente antes delas acontecerem. Caso contrário, é fácil, muito fácil.

Não defendo uma estúpida integração dos nosso na equipa principal e muito menos de qualquer um. O Roderick, do que vi dele, não tem qualidade para se integrar a sério na nossa equipa mas vários outros jovens, que já jogam a nível profissional e outros que ainda estão na formação, têm potencial mais do que suficiente para serem opções válidas para o Benfica.

Olha, o Miguel Rosa, por exemplo. Um talento completamente desperdiçado. Vejo o André Martins a aparecer em grande no Sporting e fico a pensar por que carga de água não aproveitámos o Miguel Rosa. E o David Simão, que pode ainda ir a tempo - se não contratarem mais dois ou três médios de 20 anos para irem para o fundo gerarem comissões a alguém que não sabemos quem.

Enquanto o Benfica estiver mais interessado em comprar 40 gajos por 1 milhão para ver se um desses é vendido por 45 milhões para depois poderem dizer: "estão a ver? ganhámos com isto!!!" nunca mais lá chegamos. O que está difícil de compreender a muita gente é que, se compramos 40 gajos à espera de retorno financeiro futuro, estamos a aniquilar a nossa própria formação enquanto deixamos de ter dinheiro para comprarmos 1 ou 2 craques. E depois, todos os anos, lá temos de vender os melhores.

É esta política que defendes, Gandaia? Esclarece-me, porque não entendi o teu ponto de vista ou se o tens, sequer.