segunda-feira, 13 de agosto de 2012

De Inconsciência Tranquila

«No afã de apontar gente com soberbas deficiências mentais no meio do granel que compõe a massa disforme de adeptos que apoiam os nossos rivais, os arautos do benfiquismo têm tido o justificado acto de apontar a essa maralha de ignóbeis alimárias a mania de saberem mais sobre o Meu Clube do que nós próprios... atenção que "apontam" mas com o dedo mindinho, porque apontar com o indicador é má educação e todos os arautos acreditam que Ser Benfiquista é ter os valores tão moralmente altos que o próprio Cristo Rei está de braços no ar porque está a tentar tocar os valores morais do SLB sem sucesso, o palerma... De entre os principais argumentos apresentados, destaco o "os corruptos sabem melhor o ano em que ganhamos a Taça Latina do que nós" e o "os lagartos sabem mais sobre o Sr. Domingos Claudino do que nós"... se és benfiquista e ficaste a franzir o nariz por não saberes de cor a resposta a estas duas acusações, nada temas... és apenas um entre milhões e sempre podes perguntar a um corrupto ou a um lagarto a resposta certa.

Sempre reconheci razão a estas acusações e infelizmente, vejo a mesma razão aumentar exponencialmente de cada vez que o conhecimento geral dos Benfiquistas acerca do sue clube é colocado à prova. Fazendo uma pequena sondagem (que não vou fazer), podia colocar aos adeptos do SLB a seguinte questão "qual é clube qual é ele que: não sabe ter desportivismo para aceitar que o rival seja campeão no seu terreno; tem um presidente que se envolve em sessões de pancadaria em aeroportos; arranja sarrabulhos no túnel do seu estádio; tenta proibir a presença de presidentes rivais na sua sala de imprensa; tem uma inusitada relação de amizade com um clube que recebe o SLB à pedrada e desliga as luzes do estádio durante os jogos; tem dezenas de jogadores emprestados a outros clubes da 1ª Liga; os seus jogadores dão peitadas a árbitros?". Aposto que 90% responderiam "corruptos do porto"... e no entanto... a resposta estaria errada. Por outro lado, se a fizesse a mesma pergunta a adeptos rivais a resposta seria "Benfica" e estaria correcta. Eles conhecem-nos, rais'osparta...
 
O cerne do problema acerca deste (des)conhecimento geral reside no facto de a massa adepta do SLB acreditar na imutabilidade de valores do clube de forma tão crédula, que chega ao absurdo de se recusar a reconhecer as evidências que contrariam o seu credo. O último caso de navalhada de ponta-e-mola nos valores do clube é um bom exemplo da desculpabilização assente em visão turva e retinas mais abandalhadas do que um carro conduzido pelo cherbakov... ah, e uma boa dose de criatividade, como podemos ver nos comentários por essa internet fora: "Luisão não deu uma peitada no árbitro, respirou ao pé dele e o gajo fez teatro" talvez tenha sido apenas um movimento de expansão do tórax com origem na inspiração de ar ... "Luisão só deu uma peitada, beluschi deu duas" tivesse o alemão aguentado estoicamente como o idiota do duarte gomes e era rapaz para ter levado as duas também... "Luisão ia defender Martins e Maxi" talvez porque eles sejam judeus e o Luisão topou uma garrafa de zyklon B nas mãos do boi amarelo... "isto é tudo marosca da máfia azul" se o meu intelecto fosse suficiente para entender esta, talvez conseguisse inventar uma resposta para ela.

O inconsciente acreditar de que, independentemente da acção protagonizada, os valores do clube nunca são colocados em causa leva a que estes vão sendo paulatinamente apagados dos estatutos morais do Sport Lisboa e Benfica. Os Benfiquistas "legalizam" as atitudes menos correctas de quem veste a nossa camisola, algemando-se assim ao bulldozer que segue a todo o vapor contra o muro de granito onde está inscrita a grandeza do Meu Clube. É oficial, o benfiquista não conhece o seu clube. Parece uma garina que simula uma amnésia para recusar reconhecer o marido na rua pois não quer ser associada pelas amigas a um indivíduo com barba por fazer e dois dentes incisivos superiores em ouro. Talvez o que se esteja a passar é que os adeptos do Glorioso Sport Lisboa e Benfica estão a mandar às malvas aquela máxima de "pode-se trocar de sexo, de família, de nome, de nacionalidade, de mulher, de boxers ou de peúgas (estes com menos frequência), mas nunca se troca de clube". Falo por mim, nasci e cresci a apoiar o Sport Lisboa e Benfica e actualmente sou fanático pelo Sport Lisboa e Benfica SAD... na teoria é a mesma coisa... na prática começa a haver uma décalage grande entre os dois. Troquei de clube, mau benfiquista me confesso, mereço o desterro a cavar hortaliças e rabanetes na relva de alavalade... mais alguém se quer penitenciar?»

 
Do irmão Constantino, no A Mão de Vata, um texto que, enfim, diz tudo. Pelo menos para nós, os abutres.

8 comentários:

Unknown disse...

Engraçado como as madres Teresas de auto-intitulam logo de "maus benfiquistas! Musica para Ricardos e NGB's! Quanto ao conteúdo, mais do mesmo, siga a banda...

SLB1958 disse...

Tudo o que aqui é dito, aplica-se aos 3 grande de igual forma, defender os seus independentemente da razão dessa defesa.

cumpts

slb1958

O Bandido disse...

Dá para ver que existe uma enorme divisão no Benfica, neste momento. Os "bons" benfiquistas vs os "maus". Os bons são os que apoiam Vieira e compadrio, dão a desculpa constante da arbitragem para os insucessos (O que não deixa de ser verdade em alguns casos.) Só querem apoiar, apoiar e apoiar, nem que para isso comam gelados com a testa. Do outro, os "maus" benfiquistas, os que criticam o que vai mal dentro do Benfica, o "cancro", que existe na estrutura, a falta de valores no clube e falta de sentido crítico.. No fundo, uns pensam que o problema está no exterior, enquanto outros pensam que persiste no interior, na realidade, existe nos dois lados. É preciso equilibrio para reconhecê-lo.

Pedro disse...

Bom dia Ricardo,

Um fim-de-semana fora a recarregar baterias para sábado, chego hoje e é só morteiradas por aqui!

Eu abutre me confesso, mas sábado lá estarei...vou confessar-me e penitenciar-me na velha máxima de que é preciso é apoiar...até lá sou pecador, sou aquele que quer um defesa esquerdo, que não quer que o Witsel saia, que não compreende tantos alas, que não se revê no comportamento do Luisão...enfim...

Aquele abraço,
Pedro

Bicadas disse...

Aqui há dias fui ter com um velho amigo, sportinguista verdadeiramente invertebrado, cuja verticalidade moral, pensava eu, não admitia condescendências. Ele trabalha no norte e raramente nos encontramos, mas é fatal como o destino, a conversa anda sempre à volta da bola.

Fiquei espantado quando me disse que o Sporting devia ir para eleições e que o próximo presidente deveria ser o PPC. Ainda tentei argumentar, que conheço algumas histórias do personagem e da forma como ele foi ter à direcção do Sporting, mas qual quê, para ele só com PPC o Sporting poderia sair do buraco onde estava enfiado, só o PPC poderia ir para a guerra com PC e LFV, que os outros sportinguistas eram todos anjinhos. Ainda lhe disse que o Godinho e o Duque de anjinhos tinham muito pouco, mas nada, ele queria era o PPC que ele é que conseguia entrar no buraco do submundo e sair de lá, não apenas vivo, mas vencedor.

Onde é que isto quer chegar? Ao ponto onde ambos, eu e o meu amigo sportinguista; tivemos de concordar: ao nível a que o futebol português chegou, o sucesso, pouco ou muito, alguma sujidade vai deixar nas mãos de quem o alcançou. Sardinhadas com luva branca já não são possíveis.

Valores, princípios, estatura moral, tudo isso é muito bonito e, concerteza, inalienável - é o orgulho de ser Benfiquista. Agora querer ser santo em terra de demónios, ó por favor...

Deixando os entretantos: Luisão deve ser castigado? Claro, 2 ou 3 jogos da champions e uma bela multa. Deve ser exemplarmente castigado? O tanas. A não ser que queiram já entregar as faixas aos "moralistas" do norte. E para mim a obrigação dos dirigentes do Benfica é fazer o possível para que este cenário seja atingido.

Ricardo, vi e revi a cena. Continuo com a ideia de que o Luisão procurou, com destempero certamente, enfiar-se entre o árbitro e o Máxi. Não acho que tenha agredido, ou tentado agredir. Se tivesse realmente agredido, com a energia que isso implicaria, que justificação poderia haver para o compasso de espera entre o impacto e a queda do árbitro?

Cumprimentos

Unknown disse...

Para quem conseguir ler e reflectir um pouco sobre o que leu (no fundo ler é isso, né?), o 2º parágrafo é desarmante. Ou não?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu próprio devo dizer que me vi subitamente num impasse cognitivo, numa deriva estronça... já me passou... é tudo verdade!!!

Eu amo a verdade e desrevejo-me em comparações com outras agremiações...

Quero mais muito mais...

PS: Que conveniente saber-se que Nolito pede para sair por razões pessoais... subitamente vem-me à cabeça será que a sua mãezinha estará doente? Será que JJ lhe terá pregado o mesmo virús que à outra?
Será que Olá John e Pérez são melhores que Nolito???????
Valores, Vieira, Jesus tudo ao contrário!!!!

Anónimo disse...

This is my first time pay a visit at here and i am genuinely impressed to read all
at one place.
my website :: transfer news football england