domingo, 23 de setembro de 2012

Sondagem sobre as eleições - resultados preocupantes e, acima de tudo, tristes

Ao apelo que fizemos - aqui e no facebook - recebemos 54 respostas dos benfiquistas. A pergunta era simples: se não houver oposição, votas Vieira, branco ou nulo?

E a conclusão desta primeira amostra - nos próximos dias, faremos uma sondagem mais abrangente que permanecerá até ao dia das eleições - não podia ser mais triste. Temos uma Direcção decrépita e uma igualmente decrépita oposição. Espantem-se: há quem fique feliz com o facto de não haver alternativas credíveis - devem ser adeptos de outro Benfica qualquer, um clube no qual a falta de opções e discussão de ideias é acolhida com grande regozijo.

Já eu fico triste com este resultado. Não porque os adeptos votem da maneira como votaram - é mesmo a única solução possível, no meio deste lodo -, mas porque são obrigados a votarem assim, dada a nulidade existencial na qual o clube está enfiado.

Felizmente há os mais velhos e os golpes com que se conseguem votos nas Casas do Benfica. No fim, tudo parecerá de uma simplicidade absurda. E, claro, quaisquer que venham a ser os resultados, ninguém retirará conclusões óbvias da insatisfação que reina no coração dos adeptos. Porque o que importa não é pensar no melhor para o Benfica; o que importa é mantermos os nossos tachos, as nossas comissões e o nosso lugar bem resguardado no poleiro que nos permite enriquecermos - enquanto afundamos o clube - à custa do Benfica. E os maluquinhos aplaudem. 

Dos 54 votantes, deu isto:


7 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que não usas-te um sistema de voto em vez de o fazeres por comentário?

Provavelmente tinhas mais votos e não tinhas trabalho nenhum a compilar os resultados.

Estranho...

Ricardo disse...

João, como anunciado no texto, a sondagem tal qual a pedes será posta esta semana. Isto é apenas e só uma amostra triste, muito triste, do que se está a passar no Benfica.

Já agora: preferes o sistema de voto anónimo, é isso? É que aqui no blogue não respondeste. Tens medo de alguma coisa?

Fernando Arrobas disse...

A propósito de discussões sobre a tipologia dos votos..

O maior argumento de manutenção do lugar do actual Presidente do Benfica é Vale e Azevedo ter existido um dia . E isso tem servido de desculpa que tudo se permita fazer em todos os documentos (estatutos, por exemplo), assembleias gerais, órgãos sociais e de comunicação do Benfica.

Se há coisa que devemos questionar na vida é porque será que somos os únicos a fazê-lo ? Será que inventámos mesmo ou outros não fizeram porque não fazia sentido ? O voto electrónico, a acontecer em simultâneo por todos os lugares do Mundo, impossibilita que o voto seja livre e independente . Será por acaso que em todas as democracias por esse mundo fora é precisamente através do voto em papel e do voto com antecedência por correio ("gozar" com o Pombo Correio é, pois, de uma total iliteracia democrática) que se votam as listas ? Existem razões para isso : em primeiro lugar, é preciso garantir a presença de membros de todas as listas nos locais de voto e porque apenas o voto físico é passível de ser recontado, um direito que assiste a qualquer lista candidata . Outra razão é a possibilidade de existência de "votos nulos" com mensagens escritas que são outra forma de liberdade e democracia.

O Benfica era uma educação moral e social para as pessoas. Ainda é. Mas menos. O maior risco é, porém, que, ao longo do tempo, deixará de ser mesmo se esquecermos toda a origem da nossa grandeza. Só o conhecimento da história pode mostrar a todos os benfiquistas que aquilo a que estamos a chegar é em tudo o inverso daquilo que é e fez o Glorioso. E se um dia demos exemplos de democracia ao país e ao mundo, hoje somos um pobre exemplo "dessa coisa muito chata" chamada democracia que precisa de regras claras para se fazer cumprir.

A liberdade, em democracia, acaba onde começa a dos outros . E triste vai o Benfica quando as maiores expressões de liberdade em democracia que existem não são permitidas.

Anónimo disse...

Eu nem sequer vi essa tua sondagem. Soube agora que apresentas-te os resultados.

Apenas questionei o método porque me parecia mais fácil o sistema de voto anónimo. Não por ser anónimo mas porque facilita quem vota e quem quer apresentar os resultados. Mas se foi apenas uma pré-sondagem tudo bem.

Quanto ao meu voto neste momento é Vieira. Apesar de já ter cometido muitos erros também tem mérito em muitas coisas.

Gosto do rumo seguido pela manutenção de treinador. Gosto do trabalho que está a ser feito na formação e espero que agora a aposta nesses jovens possa ser uma realidade. Com tempo e com critério claro.

Apesar das contas apresentadas continuo a achar que somos o clube melhor preparado para os próximos anos que vão ser difíceis.

Acho até que esta época somos a equipa com melhor plantel. Depois do que tenho visto da equipa B. Dos jogos que Melgarejo tem feito. Dos poucos minutos de Luisinho. Do jogo de André Almeida e de Enzo Perez a número 8, para além de Jardel que sempre apreciei tal como aprecio Miguel Vitor. Acho que mesmo planificando mal a época acabamos, à custa de algumas surpresas positivas, por ficar com um plantel equilibrado.

Anónimo disse...

SE te puseres de peida a jeito és capaz de ganhar alguns votos...no ôlho.

SLBFacs disse...

Depois do empate de hoje aguarda-se o post a colocar a culpa na direcção e a ignorar o palhaço amarelo...

Ribss disse...

Para este tipo de tentativa sabe-se la bem o que: um GRANDE LOL, que tristeza!!!