domingo, 4 de novembro de 2012

Foi uma pena..


Sabendo de antemão que teria que marcar 4 golos, no mínimo, para assegurar o 1º lugar na tabela classificativa, o Benfica entrou em campo de forma peremptória, perante meia Casa a assistir.

Desta vez com Carlos Martins a assumir o controlo das operações e Salvio a substituir Enzo, o Benfica começou logo durante a 1ª parte a impor o domínio de jogo. No final da primeira metade e para quem gosta de estatísticas, os números não deixavam margem para dúvidas: 70% de posse de bola e o triplo dos remates: 9 contra 3 vitorianos.  
O Vitória de Guimarães não criou grandes dificuldades mas foi do Vitória o 1º remate perigoso do jogo após perda de bola de Matic. Apesar de demonstrar bastante solidez defensiva, o jogo vimaranense pareceu sempre  ser o de aguardar por erros do Benfica, como se viu neste remate e mais tarde, a partir da ala esquerda, com 2  perdas de bola sucessivas  de Luisinho ainda no meio campo que proporcionaram ao Vitória o 2º remate com perigo. 
Em ambos, Artur correspondeu com  defesas sem reparos.  
Não havia nem houve Vitória suficiente para este Benfica. 
Pelo lado esquerdo nasceu o 1º golo do jogo que só pecou por tardio dada a quantidade de futebol ofensivo que o Benfica já havia produzido:  após receber a bola de Carlos Martins, num passe telecomandado de Ola John,  muito “irrequieto” no jogo de hoje, Cardozo só teve que cabecear para o fundo das redes.

Poucos minutos antes do intervalo muitos de nós acompanharam o abanar de cabeça de Martins ao abandonar o relvado por dificuldades físicas. “Outra vez….” 
Durante quanto tempo mais voltaremos a estar sem Martins? 

Ao intervalo, a vantagem pecava por escassa e o objectivo mantinha-se: no mínimo, 4!
O Benfica não podia começar a 2ª parte da melhor maneira na prossecução deste objectivo, com a concretização de um penalty por Cardozo, consequência da falta sobre Salvio que seguia como uma flecha para responder a mais um cruzamento de Ola John. 
Já vi e revi o lance e tenho dúvidas sobre o toque de Addy sobre Salvio mas benefício da dúvida a João Ferreira, à semelhança do lance na 1ª parte sobre Lima, em que o defesa vimaranense me parece tocar no pé direito do avançado antes de tocar a bola. Mas só me parece e à custa de várias repetições. O mesmo benefício não dou no lance da expulsão de André Gomes, quanto a mim exagerada. É falta sim, pisa o adversário mas o vermelho parece-me excessivo visto não ter havido qualquer intenção que não fosse o roubo de bola, sem qualquer maldade ou violência. João Ferreira não foi da mesma opinião.. Considerou jogo perigoso com o consequente cartão vermelho. Nesta altura eu já apostava o 4-0 porque Lima havia marcado minutos antes depois de um passe de Cardozo e a ajuda de um defesa vitoriano ao tentar desviar o passe. 

O homem do jogo elejo, naturalmente , Cardozo. Sobretudo pelos golos que marcou, mas também pelo que jogou para a Equipa, em particular com Lima, com quem o entendimento se vai aperfeiçoando a olhos vistos.  

Luisinho esteve inconstante hoje, cometeu erros de principiante, mas não nos podemos esquecer de que ele é um principiante. E não podemos deixar que essas falhas sejam  as únicas a merecer um comentário já que Luisinho até esteve bem a acompanhar a Equipa no ataque. Mesmo que jogos como os da semana passada nos possam fazer esquecer o “detalhe” do principiante, nem 8 nem 80.  O Maxi, por exemplo, não sendo nenhum principiante comete erros enquanto tal. O estatuto que adquiriu pela raça que o caracteriza faz-nos secundarizar muitas vezes esses mesmos erros mas eles existem.
O Luisinho ainda está a construir e a procurar o seu estatuto.

Ola John vai aparecendo e já não é sem tempo. Sem grandes explosões vai mostrando uns  “tiques” de jogador que nos vai espicaçando a vontade de querermos mais!

3 pontos e colagem ao F.C.Porto na liderança. Queríamos todos mais um golo, quanto mais não fosse para inverter as posições no 1º lugar, mas tal não aconteceu. Não será com toda a certeza por causa disso que a vitória deva sair com menos brilho. É uma vitória e bem conseguida pelo que o Benfica jogou.  
Preocupa-me bem mais o Carlos Martins e as ausências de Matic e André Gomes nos próximos jogos  do que não termos marcado o 4º hoje.  Preocupa-me muito mais… a ausência de Aimar.

Na passada semana terminei o meu texto abordando a conferência de imprensa de Jorge Jesus, destacando - de forma muito crítica - a opinião que emitiu sobre Luisinho.
Esta semana farei o mesmo mas em sentido oposto. Ao "saltar a tampa" da última conferência de imprensa, corresponde um "enternecimento" nesta ao ouvir a seguinte frase:

"Foi pena a expulsão do menino."

Foi sim senhor, Jorge Jesus. Além de não termos marcado o 4º, foi uma pena a expulsão do nosso menino.



13 comentários:

Águia Eterna disse...

Muito bom comentário ao jogo, caríssima BENFIQUISTA Marta Mesquita.
O que gostava de ver era os adversários JOGAREM contra o tal de fóculporco com a mesma INTENSIDADE e até FÚRIA com que jogam contra NÓS, BENFICA. contra o frutabol corrupto do porco é a VASSALAGEM TOTAL, entram "ENSONADOS" e saem a "DORMIR" quase profundamente. Se jogassem assim contra o Nosso BENFICA levavam de certeza absoluta GOLEADAS DE 8 e 10 a zero.
é essa a mensagem que NÓS ADEPTOS E SÓCIOS do Maior e Melhor Clube de Portugal temos de passar para a OPINIÃO PÚBLICA FUTEBOLÍSTICA, a ver se os VASSALOS ao porco se envergionham da sua condição de SUBMISSOS E COVARDES nos jogos contra os CORRUPTOS.
Quanto ao Nosso jogo, concordo com tudo o que a Marta escreveu. Relevo no entanto a categoria do Ola John, que "vê-se" que é GRANDE JOGADOR: Bom domínio de bola, excelente capacidade de recepção da mesma, passes quase sempre certeiros pois tenta jogar pela certa, bom transportador de jogo, protege bem o esférico, POTENTE REMATE E BEM DIRECCIONADO, e um jogador sem tiques de vedeta, enfim, um jogador que precisa de ser ACARINHADO E APOIADO ao mâximo, precisando apenas de ganhar mais VIVACIDADE E ENTUSIASMO pelo jogo, pois parece-me que temos em Ola John UM GRANDE JOGADOR, e um JOGADOR VERDADEIRO, sem ser um "vigarista do jogo" como são a maioria dos jogadores tanto do zmerding de alvalixo falido como os dos seus primos afastados do norte, o tal de frutabol corrupto do porco.

VIVA, O MAIOR. VIVA O MELHOR. VIVA O BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEE.

Anónimo disse...

O "Zona Mista" de misto pouco teve, tal a homogénea sabujice ao serviço do sistema corrupto que conspurca o futebol luso, que tão abjecto programa apresenta. O peganhento rol de comentadeiros até arranjaram uma música de homenagem ao novo "incrível", "magnífico", " fabuloso" e demais adjectivos para lavar os pés aos jogadores que servem ao Pinto "peido" da Costa: É VERGONHOSO. p.s. Nem havia necessidade de existir o canal oficial do fcp, existindo a rtp informação, supostamente um serviço público imparcial
The_Saint

artnis disse...

Excelente comentário!

De acordo também com o que o Águia Eterna afirma.

Quando ao clube sub-regional da Foz do Douro, colocam alguma intensidade na oposição, aquilo abana por todos os lados, como aconteceu com o Rio Ave, o clube da 3ª divisão na Taça e com o Estoril.

O João Ferreira sempre foi um árbitro mediano ...

Anónimo disse...

Tira as palas dos olhos entao nao e entrada pra vermelho se fosse ao contrario! tens duvidas nos penaltis ? Porque nao perguntas pelos tres penaltis marcados contra o guimaraes o ano passado e agora este ano ainda tens duvidas? vai de roubar o guimaraes

Anónimo disse...

Roubar a bola onde estava a bola e onde mandou o pisao na canela do outro TEM VERGONHA

Anónimo disse...

Venderam se ao Braga quando o Guimaraes se lutou contra o Sistema o Benfica ajudou a promover a vergonha do Braga onde vos jogam bolas de golfe esses e que sao fixes o presidente corrupto Salvador e que e fixe o Benfica alinha com o fernando gomes com o vitor pereira o salvador e o pinto da costa veham no Sapo o vieira aos abracos com o Pinto da Costa e o que fazem os socios do Benfica ? Vitam 83 por cento no amigo do sistema . Porque? Porque o Benfica beneficia do Sistema com o Porco o Braga e os tristes de alvalade

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Os benfiquistas são muito engraçados, acham sempre que nas vitórias do FCP só acontecem por 2 factos, por os adversários jogarem mal ou ensonados ou então pela ajuda externa.
Não se questionam que tb jogam com o FCP e com o JJ levaram 5, para não falar nos jogos da UEFA, enfim a cegueira de sempre

artnis disse...

Silva Pereira

Se viste o jogo do VG ontem vai compará-lo com o jogo que fozeram no Porto e vê a diferença de atitude.

Que jogos da UEFA?!

Com o APOEL de Chipre, o Zenith, o Arsenal, ou algum dos mais antigos, com o Wrexham ou o Artmédia ...?!

Tendes mais um título, A ÚNICA EQUIPA SÉNIOR - selecção incluída - A PERDER EM CHIPRE!!!

Águia Eterna disse...

oh silva pereir, Nós BENFICA, quando jogamos contra o teu porco jogamos sempre CONTRA 15 e muitas das vezes Nós só jogamos com 10 ou 9 jogadores de VERMELHO E BRANCO equipados. Mais: Nós BENFICA já ESPETAMOS 12-2 ao teu porco para o campeonato Nacional e 6-0 paraa TAÇA de Portugal. Até o estotil Praia já vos espetou 8-1 para o campeonato nacional. Nunca, NUNCA, NUNCA, fomos eliminados por uma equipazinha da 4ª divisão Inglesa, equipa essa que é do país de gales de seu nome WREXAM.
Mais: Vale mais um EMPATE DO BENFICA, ou até mesmo UMA DERROTA do que todas as "vitórias" do porco corrupto, pois aquilo é TUDO FRUTO DAS PROSTITUTAS E tudo o mais que vai por debaixo da mesa. Num país a sério, já o teu frutabol corrupto do porco estava na 3ª divisão e o teu presidentezeco rpelente, execrável e peidoso estava ATRÁS DAS GRADES. como isto é uma QUINTAROLA dominada por CORRUPTOS só vai preso o pé rapado. Percebeste ou queres um desenho TRIDIMENSIONAL???!!!

O que eu lamento como BENFIQUISTA é ter um Presidentezinho de nome l.f. vieira, que é um VERDADEITO TÓTÓ, UM MEDROSO, UM COVARDE, enfim um néscio que mete a cabeça na areia e faz que nada sabe e que nada vê porque é um COVARDOLA DE PRIMEIRA ÁGUA e não sabe utilixzar a FORÇA INSTITUCIONAL DO ENORME BENFICA DE PORTUGAL.

Preferia ser SÍMIO do que adepto do clubeco mais sujo e corrupto do MUNDO.

BENFICA, SMEPREEEEEEEEEEEEEEE.. O MAIOR E O MELHORRRRRRRRRR.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=WXg_1sVWxVI&NR=1&feature=endscreen

A partir dos 12.25

Marta disse...

Antes de responder ao sr lá do fundo, ao "anónimo", pedi um copo de água a vêr se se acalma.

Não sei se a azia é pela derrota do Vitória, se pela exibição do Vitória ou se é por ter que olhar para cima para localizar o rival histórico - Braga (infelizmente). Mas isso é um problema Seu, não meu ou nosso.

Seja qual fôr o motivo, disparar para todo o lado com tanta azia nunca deu bom resultado, qual batalha naval: tudo água.

Em 1º não faço parte dos 83% a que se refere;
Em 2º, quando quiser falar em "sistema" explique-me se o quer fazer antes ou depois de Pimenta Machado;
Em 3º, tenho DÚVIDAS nos lances que referi tenho. Mas há algo que não tenho dúvidas nenhumas: de quem usa as palas aqui.

Espero que o Vitória tenha um bom percurso nesta Liga. Não por adeptos como o sr mas por ser um Clube e cidade onde tenho bastantes amigos, e por ser um Clube que sempre manteve boas relações institucionais com o meu Benfica.

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Antes de mais tenho que cumprimentar o gestor deste blogue, mas que nunca tinha registado a opinião. Fi-lo por experiência e merece os meus cumprimentos pela publicação e se me permite a resposta a alguns comentários desde já agradeço.
Sintomático a maioria dos benfiquistas em resposta a factos insultam.
Contra jogarem contra 15, realmente uma mentira repetida muitas vezes.... No campeonato dos tuneis em que o SLB era o melhor do mundo e arredores (nota artística) deslocou-se ao Dragão para comemorar o título aos 40 minutos o FCP perdia e estava reduzido a 10 e a perder (expulsão digna dos compêndios) o FCP virou o resultado para 3-1 e levaram um banho de bola no tal ano de nota artistica e já agora lembro que perdemos na luz com um golo fora de jogo de 2 metros não foi de milímetros.

Nós não somos os melhores do mundo mas somos os melhores de Portugal. Ao contrário da propaganda, se as arbitragens refletissem a qualidade das equipas já teríamos muitos mais títulos. Nós ganhamos externamente 7 títulos contra 2, e esses 2 do SLB são do tempo da Maria catuca.
Factos, Ranking da LC desde que existe este modelo (1992) os clubes de Portugal conquistaram:
FCP 150 pontos …….Classificado em 9º
SLB 54 pontos …….Classificado em 27º
SCP 24 pontos …….Classificado em 46º
Boavista 14 pontos …….Classificado em 62º
SC Braga 11 pontos …….Classificado em 68º
Conclusão o FCP ganhou mais pontos sozinho (152) do que os restantes clubes de Portugal 103 pontos (SLB,SCP,Braga e Boavista).
Eu que eu acho extraordinário é dizerem que o FCP ganha internamente de uma forma incorreta, mas depois quando comparamos os resultados desse tal período entre nos jogos internacionais os quais são arbitrados por árbitros não controlados pelo lagarto do Vítor Pereira e sem influência desta imprensa macrocéfala os argumentos caem no ridículo.
Enfim tenho 58 anos e lembro-me muita coisa desde o FCP ser o clube amigo (tempo de Américo Sá) em que realmente tudo era limpinho porque era o SLB a ganhar, depois mudou e os argumentos são o que são, não me recordo de alguma vez que os benfiquistas (tenho muitos como amigos) dizerem que ganhamos merecidamente, mesmo em anos que ganhamos tudo internamente e externamente.
Eu desejo um dia que os nossos clubes se encontrem em jogos internacionais para cair mais um mito
Como se diz não há maior cego do que aquele que não quer ver, maior surdo do que não que ouvir e...
Cumprimentos

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Lima e cardozo = nice...
Salvio e Ola John = muito bom muito bom...