domingo, 25 de novembro de 2012

Guilherme Santana Graça do Espírito Santo



- 4 vezes Campeão Nacional de Futebol;
- 3 vezes vencedor da Taça de Portugal em Futebol;
- 1 vez vencedor do Campeonato de Lisboa;
- Em 285 jogos, marcou 199 golos;
- Recordista nacional do salto em comprimento, salto em altura e triplo salto, foi campeão nacional de juniores e seniores (6 vezes);
- Representou o clube em Ténis, após abandonar o futebol.

São números, recordes e títulos que só explicam uma parte do que foi a vida de Guilherme Espírito Santo. Não há travessões nem estatísticas que expliquem a excelência humana e desportiva que Espírito Santo alcançou.

Morreu aos 93 anos. Hoje há festa no 4º anel.

 

3 comentários:

Águia Eterna disse...

Descansa em PAZ Campeoníssimo GUILHERME ESPÍRITO SANTO.
Viverás para sempre no Coração e na Alma dos BENFIQUISTAS, e de todos os Verdadeiros Desportistas.

BENFICA.SEMPREEEEEEEEEEEE

MM disse...

Faco minhas as palavras, 'não há travessões nem estatísticas que expliquem a excelência humana e desportiva que Espírito Santo alcançou'. A par, na certeza de que existe uma ligacao estreita entre os conceitos 'desporto' e 'ecletismo', falamos de um verdadeiro modelo de sportinguista (nao em alusao ao Sporting, evidentemente, mas ao sentido lexical de sporting).

Deixo um desafio aos benfiquistas deste forum. Quem acertar vence um Liedson. Quem foi o grande benfiquista que ha uns meses sobre Espirito Santo escreveu:

Não ouviu falar de Guilherme Espírito Santo, excelente avançado do Benfica que, num torrente de golos (13-1 ao Casa Pia) marcou nada mais nada menos do que ... 9 tentos. Com o extra de, nessa mesma época, Guilherme Espírito Santo ter conquistado três recordes nacionais em Atletismo: salto em comprimento, salto em altura e triplo-salto.

E esta, hein?


Retomando Peyroteo e Espírito Santo, embora jogando em equipas rivais eram amigos fora dos campos. Aliás o sportinguista substituiria o benfiquista como ponta de lança da selecção nacional, e quase lhe pediu desculpa por isso. Outro episódio curioso relacionado com estes dois atletas; conta-se que os sportinguistas quando evocavam o sagrado diziam com algum humor: "Em nome do Pai, do Filho e do Peyroteo" (que o Espírito Santo é do Benfica).

Descansa em paz, e que o teu ecletico e honrado exemplo se repercuta nas almas dos adeptos do teu clube. Recordar os melhores exemplos significara SEMPRE o abandono momentaneo deste contemporaneo limiar de pobreza (espiritual) no qual muitos infelizmente vivem, tocando com a ponta dos dedos naquilo que todos, em fim, desejam: um futuro carregado de esperanca. A esperanca tem uma cor, e nem vos, amigos do Benfica, conseguem fugir-lhe. Esta e a verdade.

Por ultimo, cumprimentos muito especiais a Marta Mesquita. Faco tambem minhas estas (suas) palavras, '(...) não escondo a minha ainda maior satisfação por vê-lo alinhar no 11 inicial' (Carlos Martins).

Miguel A. disse...

Ricardo,

Guilherme Espírito Santo é dos atletas do Benfica que mais admiro e cujo exemplo sempre tentei seguir, influenciado também pela grande admiração que o meu pai tinha por ele. Esta notícia é tão estranha, e não é verdadeira, porque Guilherme Espírito Santo não se foi embora. Ajudou, ajuda e ajudará a construir o Benfica, assim o seu exemplo de desportista e cavalheiro nunca seja esquecido por todos nós. Foi com homens como Espírito Santo que o Benfica se fez grande. Suou e honrou a nossa camisola como ninguém. E sempre discreto, sempre educado, delicado, dedicado ao seu grande amor - o Benfica. Das últimas imagens que guardo dele vem-me à memória a expressão comovida do seu rosto quando foi distinguido, em plena Catedral e perante milhares de benfiquistas, pelo então presidente Vilarinho e numa noite em que o Benfica venceu o Sporting por 3-0 (com Mourinho a treinador). E agora, neste dia de Novembro de 2012, recordo tudo quanto o meu pai me contou sobre ele. E a minha admiração por este grande atleta e ser humano é ainda maior, maior é ainda o meu orgulho em tê-lo entre nós.

Ricardo, não acredites nesta notícia, nem tu nem ninguém que ame o Benfica. Guilherme Espírito Santo está aqui e continua a sofrer, a vibrar e a lutar pelo Benfica. E continua a surpreender-nos, tal como, numa longínqua manhã de há algumas décadas, surpreendeu tudo e todos quando, a meio de um treino de futebol, foi buscar uma bola e saltou naturalmente, sem dar por isso nem atribuir importância ao facto, a fasquia do salto em altura que afadigados atletas tentavam em vão ultrapassar.

Desculpa tantas palavras, mas hoje recordei tanta coisa que me foi dita sobre este grande atleta - Guilherme Espírito Santo, nosso para sempre.

Abraço.