sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Prioridade: Taça de Portugal



16 de Maio de 2004. Foi neste dia que levantámos o caneco pela última vez. Com Camacho e muchas ganas levámos Mourinho de vencida. A partir daí não só não vencemos como também desde 2005 que não voltámos a pintar o Jamor de vermelho. É muito tempo sem ganhar. É uma eternidade sem pôr os pés na final desta histórica competição. Antes de 2004, a última vez que a conquistámos foi em 1996. Ou seja, ganhámos duas taças em 16 anos e mesmo assim somos o clube que mais titulado nesta competição (24 do Benfica contra 16 do Fcp). 

Vocês não sei, mas eu nutro um carinho muito especial pela Taça de Portugal. Pelas razões atrás expostas, e tendo em conta que temos uma equipa limitadíssima para uma competição de fundo como é o campeonato nacional, se fosse eu a decidir apostava as fichazinhas todas na Taça de Portugal. Pessimismo? Derrotismo? Mau agouro? Nada disso. Trata-se apenas de um exercício de honestidade para comigo mesmo. E honestamente acredito que temos mais condições para vencer a Taça de Portugal do que o Campeonato Nacional. Apostarmos no mais difícil em detrimento daquilo que está dentro das nossas reais possibilidades vai levar-nos, na melhor das hipóteses, ao mesmo destino das últimas duas temporadas: à conquista da Taça da Liga. Não menosprezando esta menina, que em termos estéticos tem a sua beleza e fica muito bem na nossa vitrina, é pouco. Não encararmos a Taça de Portugal como uma prioridade porque queremos vencer o Campeonato Nacional é, neste momento, mais ou  menos o mesmo que não encararmos o Campeonato Nacional como uma prioridade porque temos a Liga dos Campeões para conquistar. Claro que com um bocado de sorte podemos ganhar o Campeonato Nacional. Com muito mais sorte ainda e doses industriais de fé, podemos também juntar-lhe a Liga dos Campeões.

Compreendo que para muitos de vós seja difícil aceitar que alguém vos diga que o Benfica não tem condições para se sagrar campeão nacional esta época, ainda para mais quando divide o primeiro lugar com o seu principal adversário. Pois desculpem: não tem. E digo-vos isto com algum conformismo, o que me dói ainda mais. Em minha defesa posso alegar que a culpa não é totalmente minha. O Benfica é hoje um clube cujos adeptos acham que para ganhar uma vez é preciso ter-se muita fé. Mas eu juro-vos que havia um Benfica no qual os adeptos tinham muita fé porque ganhava sempre.

Já vos disse que sou um apaixonado pela Taça de Portugal? Talvez seja porque sempre que me lembro dela vêm-me à memória episódios da minha adolescência. Ganhem lá uma agora que já sou um homenzinho, vale?



7 comentários:

hertz disse...

Confesso que já tenho imensas saudades de ver o Benfica no Jamor. Aquele estádio tem algo de mítico: aqueles jogos à tarde com muito sol, com as bancadas completamente cheias. É a festa do futebol.
Gostava muito que fossemos campeões mas a Taça de Portugal vem logo a seguir e este ano temos de estar no Jamor, dê lá por onde der.

Unknown disse...

as feijoadas, as bifanas, os couratos, o tintol, o farnel, a não presença do Presidente da República, que saudades do Jamor.

Guilherme disse...

http://twb22.blogspot.it/2012/02/focus-on-eusebio-story.html#more

vale pelas imagens sobretudo ;)

rui disse...

calma ai..eu fui o 1 a dizer para tirarmos o cavalinho da chuva e que nao temos estofo para champions e tirarmos dai ilusoes,nao so em ganhar como ate passar aos 8. Mas o Campeonato esta perfeitamente ao noso alcance e para surpresa minha,ate agora temos vindo a fazer um bom campeonato,agora á dias maus..eu so espero é que num desses dias nao nos aparece um xistra como ja aconteceu ou um olarapio bencrença

BENFICA SEMPRE disse...

Saudades do "meu" BENFICA...

rsa disse...

Plenamente de acordo o objectivo desta época deverá ser ir ao Jamor e ganhar, na Liga apesar de estramos em 1º só poderemos sonhar se em janeiro houver reforços senão...

Tenho saudade de ir ao Jamor espero que o mestre da táctica também queira ir para desta vez ganhar a sua 1ª Taça de Portugal e o Benfica a 25ª seria uma despedida em digna do JJ.

Só faltam 4 jogos e tirando o fcp somos mais fortes e melhores que todos os outros por isso...

BENFIQUISTA disse...

Como se tu e a tua trupe fossem alguém LOL
Como se tu e a tua trupe conseguissem prever o futuro LOL
Como se tu e a tua trupe percebecem alguma coisa do assunto LOL
Como se ti e à tua trupe fosse reconhecida algum tipo de autoridade LOL
Como se tu e a tua trupe alguma vez dissessem a verdade LOL
Como se tu e a tua trupe soubessem mais alguma coisa que os não sabem LOL
Como se tu e a tua trupe tivessem noção do rídiculo LOL
Como se tu e a tua trupe tivessem noção da realidade LOL

Internem-se e enxerguem-se!


Carrega Benfica, seremos campeões e venceremos as taças.

Viva o Benfica.