quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Vamos prognosticar os próximos 10 jogos?

À passagem da 10ª jornada, o Benfica tem uns excelentes 26 pontos em 30 possíveis. Um número que, na minha opinião, engana, visto que o calendário não tem sido o mais exigente - o único jogo de dificuldade média/elevada, o jogo contra o Braga, resultou num dos dois jogos nos quais a equipa perdeu pontos. É certo que nesses dois jogos fomos claramente prejudicados em termos arbitrais, mas a resposta às dificuldades desse primeiro jogo foi ineficiente. Além de já termos sido também favorecidos, como no jogo em Vila do Conde.

Se o futebol fosse um acumular matemático, dir-se-ia que nas próximas 10 jornadas o Benfica fará os mesmos 26 pontos - o que seria excelente, diga-se. O problema é que o calendário dos próximos jogos - juntamente com as deficiências decorrentes de um péssimo planeamento da época, lançando a equipa para um ano competitivo com um plantel totalmente desequilibrado - terá outro tipo de dificuldade e estou em crer (não querendo) que sobretudo os jogadores adaptados do miolo passarão por uma fase de menor fulgor físico (por serem os únicos e ainda por cima em aprendizagem às posições, o desgaste será enorme nos próximos meses), possibilitando a perda de pontos em jogos fundamentais.

Acresce a isto o facto de o Benfica de Jesus ser uma equipa forte contra adversários fracos e fraca contra adversários fortes. Uma equipa com uma qualidade acima da mediania facilmente descobre espaços e antídotos contra um tipo de futebol incapaz de se manter equilibrado ao longo de um jogo. Faço, portanto, um prognóstico bastante reservado para os próximos 10 jogos: acredito que não fazemos mais de 20/22 pontos. Sporting (fora), Porto (casa), Braga (fora) e Nacional (fora) são os jogos que mais devemos temer e nos quais acredito (não querendo) que ficarão pontos perdidos no caminho.

De todos, o jogo contra o Porto reveste-se de uma importância fundamental. Porque vale mais do que 3 pontos, se o resultado for desnivelado, seja para nosso lado ou para o dos portistas. Uma vitória esclarecedora pode garantir, no caso de estarmos empatados até lá, uma vantagem de 4 pontos; se perdermos, uma desvantagem de 4 pontos. Pode parecer precoce mas o jogo da 14ª jornada é praticamente o jogo do título. E o Jesus e esta equipa não costumam ter bons registos quando os jogos pedem uma superação diferenciadora. Geralmente é ao contrário: perdemos os jogos essenciais.

Portanto, a minha aposta (que não a minha vontade, esclareça-se porque há gente que não entende que uma análise nem sempre corresponde ao desejo) é a de que não fazemos mais de 22 pontos em 30 possíveis. E, parece-me, o que é giro nisto é podermos analisar a priori e não com os factos escancarados. O post cá ficará para podermos rever o que foi dito e, espero, fazer um reparo ao meu pessimismo sobre o nosso futuro a curto/médio prazo. E vocês? Quantos pontos acham que o Benfica fará nas próximas 10 jornadas?


16 comentários:

POC disse...

30 - trinta pontos.
Ou isso ou 22.

O porto tem melhor equipa.
Nós melhor plantel. Excepto nas alternativas a médio centro/trinco.
Ah, e eles têm também os apitadores.

hertz disse...

É verdade que o Benfica nestes 10 primeiros jogos não teve adversários muito difíceis mas há algumas excepções.
Não considero que o único adversário mais difícil que o Benfica defrontou foi o Braga. Tens de incluir 2 adversários que neste momento são equipas bem compactas, organizadas e difíceis de bater. Estou a falar do Paços de Ferreira e do Rio Ave (e ainda por cima esses 2 jogos foram em casa deles).
O Rio Ave está empatado com o Braga em 3º lugar e quase ganhou ao Porto, enquanto que o Paços só não está também com 17 pontos porque o Olegário prejudicou-os vergonhosamente no jogo de ontem, e para além disso só têm 1 derrota...precisamente contra o Benfica.
Provavelmente estas duas equipas irão quebrar mas neste momento podem ser consideradas duas equipas difíceis de bater e ainda mais quando jogam em casa.

Em relação às próximas 10 jornadas, é verdade que o Benfica vai ter uns jogos mais complicados. Porto e Braga serão os 2 jogos mais difíceis mas por um lado estou optimista pois ambos se jogam no mês de Janeiro, altura em que o Benfica do JJ costuma estar no seu melhor momento.

eagle01 disse...

Caro Ricardo, se tiveres razão e fizermos 20 pontos, isso significa 77% de pontos ganhos o que já deu para o FCP ser campeão. Se fizermos 22 pontos nesses próximos 10 jogos, dá 80% que é a percentagem com que Mourinho foi campeão na 2ª vez, pelo FCP.

Como vês a tua perspectiva sobre a relação entre plantel desequilibrado (ou lá o que seja isso) e os resultados expectáveis por ti, conduzem a conclusões diferentes das tuas. Porque em ambos os casos teríamos % d epontos de campeões.

Significa isso que poderemos ser campeões com 80%? Não. Porque a roubalheira tem sido tanta que até Vítor Pereira fez 81% no ano passado e o embuste Villas Boas chegou aos 92%.

Vamos falar claro: com as arbitragens que temos assistido, é muito dificil fazer melhor: com Javi, com Witsel, com quem quiseres. A história de que o treinador tem de fazer milagres, é que tem levado o SCP ao ponto em que está. E eu não quero isso no Benfica.

Sou anti Vieira, mas a realidade é que sou mais pró Benfica. E saber ver os erros que condicionam os titulos é mais importante do que saber se Vieira está a fazer asneira ou não. Até porque este modelo empresarial foi votado pelo sócios e não têm que se queixar. Eu pro exemplo, em 2001, prevendo isto, fui para Tribunal, gastei dinheiro para impedir que o modelo empresarial em questão, fosse avante. E agora aceito que se paguem 20milhões de juros por ano. Foi esse o caminho que cega e estupidamente, os sócios do Benfica escolheram na altura.

Por isso venda-se tudo que é jogador, desiquilibre-se o plantel, mas não se venda nem se desiquilibre o Benfica ...

nuno disse...

Sporting 1-3 BENFICA
BENFICA 2-0 Maritimo
Estoril 0-1 BENFICA
BENFICA 3-2 FCPorto
Moreirense 1-2 BENFICA
Braga 1-1 BENFICA
BENFICA 3-0 VSetubal
Nacional 1-4 BENFICA
BENFICA 2-0 Academica
BENFICA 1-0 P.Ferreira

Pedro disse...

53!!
22 pontos para o campeonato,
21 milhões de euros (que é mais ou menos o mesmo do que 21 pontos) da venda do Garay (50% de uma fantástica venda por 41 milhões para um qqr clube novo-rico), e 10 do Nolito para um clube do meio da tabela em Inglaterra. porque o JJ gostava de fazer uma adaptação a extremo esquerdo, depois de adaptar o Ola a defesa direito.

POC disse...

@nuno, eras um tipo porreiro, não fosse a merda do resultado em Braga. Esses tipos merecem 3 secos.

Anónimo disse...

18... 2 derrotas e 2 empates nos 4 jogos mais dificeis... e mais 1 empate aí por num campinho qq. 26 ou mais pontos nestes 10 jogos, desde que não percamos com o Porto, pode garantir uma vantagem importante para a fase final do campeonato...,mas sinceramente não acredito! Hoje, o Porto é claramente mais equipa, com muito maior equilíbrio que nós. Abraços, MTC.

Unknown disse...

Concordo com o hertz.

A minha perspectiva. Perdemos no Dragão e empatamos em Braga e em Alvalade, na Choupana ganhamos, as últimas épocas temos ganho, e eles este ano estão parecidos ao Sporting. Aponto assim para 23 pontos. Este é para mim o cenário mais realista. Num cenário optimista, empatamos no Dragão e ganhamos em Alvalade. Faríamos 26 pontos. Mas o cenário ideal seria mesmo os 30 pontos.

Abraço

hertz disse...

Germano Bettencourt, o próximo clássico contra o Porto será na Luz e não no Dragão. O jogo lá no norte só será na penúltima jornada.

Anónimo disse...

30 pontos, Ricardo. É o que desejamos e é o que vamos ter. Jesus vai brindar-nos com uma sequência louca de vitórias. Com a equipa que temos não é impossível.

Mindfuck disse...

Sporting 0-1 BENFICA
BENFICA 1-0 Maritimo
Estoril 0-1 BENFICA
BENFICA 1-0 FCPorto
Moreirense 0-1 BENFICA
Braga 0-1 BENFICA
BENFICA 1-0 VSetubal
Nacional 0-1 BENFICA
BENFICA 1-0 Academica
BENFICA 1-0 P.Ferreira

a mim isto chega-me

Unknown disse...

hertz, obrigado.

Sendo assim acredito nos 24 pontos como cenário mais credível. Empatamos com o Porto em casa. Embora ache que em casa temos o dever de ganhar sempre.

N. disse...

24 pontos.

Pedro disse...

Se ganharmos aos verdes já não é mau.

Ainda tenho o empate do primeiro ano e a derrota do ano passado atravessados. Contra duas equipas de pinos não fomos capazes de vencer sendo claramente superiores...

David Duarte disse...

Então os pontos da equipa B não entram nestas contas?!

Vamos là então:

Sporting-BENFICA : vitoria
BENFICA-Maritimo : vitoria
Estoril-BENFICA : empate
BENFICA-FCPorto : derrota
Moreirense-BENFICA : vitoria
Braga-BENFICA : empate
BENFICA-VSetubal : vitoria
Nacional-BENFICA : vitoria
BENFICA-Academica: vitoria
BENFICA-P.Ferreira : vitoria

Por outras palavras 23 pontos. Tentei ser o mais racional possivel tendo em conta o que têm sido os anos Jesus. Perdemos em casa contra o Porto como normalmente. Chegàmos a um momento onde o Porto vai à Luz com uma segurança e confiança tais frente a um Benfica de tal forma complexado que o resultado dificilmente serà outro (e se adicionarmos o que têm sido as arbitragens destes jogos então a derrota é 100% certa). Empate em Braga porque o Benfica do Jesus nunca là ganhou (serà desta? Tenho muitas duvidas). E uma perda de pontos estupida contra o Estoril... antes do jogo contra o Porto (que meterà ainda mais pressão no Benfica).

Não acredito que haja perda de pontos em Alvalade. Serà preciso que estejam reunidas duas condições para isso acontecer : um Benfica muito mau e um Sporting muito bom. Uma ou outra podem acontecer. As duas ao mesmo tempo não.

Miguel A. disse...

Seria magnífico ganharmos em Alvalade e na Luz contra o Porto, mas realisticamente não me parece possível. Empate e vitória já não seria uma má sequência, porque depois vamos ter jogos lixados contra Moreirense e Braga. Se perdermos um dos dois primeiros jogos que referi, vai ser muito mau. Para mim,Dezembro e Janeiro serão cruciais.

Abraço.