segunda-feira, 28 de abril de 2014

Algumas ideias sobre um épico jogo

- Anteontem tinha abordado a importância deste jogo. Mais do que uma passagem à final da Taça da Liga, o que verdadeiramente estava em causa era o futuro: aquele a curto prazo - possibilidade de vencer mais um troféu -, mas sobretudo o de médio/longo prazo - eliminar o factor psicológico que o Porto tem tido sobre nós nos últimos largos anos e entrar na próxima época com uma vantagem mental sobre o adversário. É assim que se constrói a hegemonia.

- Antes do jogo, Benfica e Porto tinham feito 3 partidas nesta época. Duas vitórias para o Glorioso na Luz; uma vitória para os portistas no Dragão. Para completar a estratégia de desmoralização total do adversário, era necessário que os superássemos na sua própria casa. Que isso tenha acontecido com uma maioria de suplentes e uma hora a jogar com menos um jogador só cobriu de ouro o que já seria, mesmo com todos os titulares e 11 em campo, um feito essencial para o futuro. A humilhação assim aconteceu em tons de tragédia para os portistas. Nunca um argumento foi tão bem escrito.

- Paradoxalmente, ao Benfica fez bem ficar a jogar com 10. Não porque, como por vezes é difundido, seja mais fácil jogar com menos um jogador, mas pelo jogador que saiu. Steven Vitória não deve ser martirizado pelo mau jogo que estava a fazer - ainda por cima porque não tinha nenhum minuto ao mais alto nível durante toda a época -, mas de facto a sua saída (e a crucial entrada do extraordinário jogador que é Garay) elevou a qualidade da equipa. Garay fez de dois, o Benfica retirou um avançado, mantendo a mesma estrutura na defesa e no meio-campo. Passou a jogar em 441, baixou as linhas, juntou mais os jogadores, puxou pelo brio, clamou pela entre-ajuda colectiva, quis dar a 3ª estocada do ano no adversário e, não sem alguma sorte à mistura, acabaou por conseguir um feito notável. 

- Os penalties não são "lotaria", como muitas vezes é apregoado. Os penalties dependem de factores claros e facilmente distinguíveis. Para além da técnica individual de quem os bate e de quem os defende, o elemento psicológico é essencial. Quando o árbitro apitou para o fim do jogo, o Benfica partia para as grandes penalidades em clara vantagem - porque tinha aguentado uma hora com menos um jogador, porque sabia que a partir dali deixou de estar sujeito à superioridade numérica do adversário e, fundamental, os jogadores portistas, não tendo conseguido aproveitar a clara vantagem que tiveram durante os 90 minutos, iriam sempre bater os penalties com níveis de confiança muito abaixo daqueles com que os benfiquistas o fariam. Claro que há sorte (bola de Jardel que, em vez de sair, bate na trave e entra), mas há muito mais um factor mental que ajuda a decidir nestes momentos. Oblak, esse, esteve perfeito.

- O sistema de dar a cada competição oportunidade a um guarda-redes diferente é algo que me causa algum desconforto. Não se compreende que, numa fase crucial da época, não jogue o melhor. E o melhor é Oblak (ainda que Artur seja um bom guardião). Para Turim, espera-se que Jesus abandone a ideia da rotatividade e entre com aquele que dará sempre mais garantias de sucesso. Se não for pela superior qualidade do puto, que seja pela confiança desmedida que, após o jogo de ontem, conquistou. 

- Uma palavra para Cardozo: é cada vez mais evidente que está desconfortável no sistema melhorado de Jesus. O Benfica hoje exige aos seus atletas, sobretudo aos avançados, algumas valências que o paraguaio não tem. Não porque não tenha qualidade (é evidente que tem e não é pouca), mas porque não está talhado para a forma como o Benfica joga. Além disso, tem uma lesão que o condiciona. Cardozo foi fundamental a construir as bases desta que promete ser uma excelente época, ajudou-nos quando a equipa parecia perdida e votada a um destino de mais um ano deprimente. Nesta altura, penso que poderá e deverá servir de boa alternativa vinda do banco. Contamos contigo, Tacuara, e obrigado por aquilo que nos tens dado.

- Eliminámos o Porto nas duas meias-finais das duas Taças nacionais, mas ainda não as ganhámos. Todo este excelente trabalho só terá a natural sequência se trouxermos para o Museu os dois canecos. E, logo a seguir, a Supertaça. E depois o Bicampeonato. Que dirigentes entendam - e já vão 14 anos tarde - que o Benfica não vive de esporádicos fogachos de sucesso. A forma como encararão as duas finais que temos por disputar (esperando que ainda venha mais outra, em Turim) e a estratégia usada para encarar a próxima época ditará a diferença entre definitivamente sermos Benfica e criarmos hegemonia ou voltarmos a cometer as mesmas patetices de 2005 e 2010. Nunca é de mais alertar para este facto, tantos têm sido os erros cometidos nesta década e meia de fraca produtividade desportiva.

- Um jogo épico que acabou com a epicidade pretendida: nós, adeptos, a festejarmos a passagem à final no Estádio do Dragão. Depois daquele trágico final de época, caramba, já merecíamos ser felizes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, é preciso preparar já a próxima época para não vermos repetidos os erros de outras épocas. Acredito que desta vez jesus e vieira aprenderam a lição. E nos próximos dias ganhar tudo, começando já na quinta!

Nené disse...

Que os dirigentes entendam!?
Ricardo, os dirigentes já há mais de 10 anos que lutam incessantemente contra a máfia que controlava TOTALMENTE o frutabol português.
É de um ser inteligente reconhecer que os resultados do Benfica têm vindo sustentadamente a melhorar de ano para ano. O ano passado tivémos um azar do caraças. Este ano estamos com uma sorte do caraças.
Mas ganhamos jogos atrás de jogos. E os árbitros e os conselhos de justiça continuam a mesma podridão.
Será que a revolução silenciosa que lfv tem feito no futebol português vai mesmo vingar? Esperemos que sim.
Abraço,

P.S: Fica mal diminuir intelectualmente os interlocutores do nosso blog. Ainda que sejam obtusamente idiotas.

Ricardo disse...

Nené,

«Ricardo, os dirigentes já há mais de 10 anos que lutam incessantemente contra a máfia que controlava TOTALMENTE o frutabol português.»

Nessa luta incessante contra a «máfia que controlava totalmente o frutabol português» está incluído o apoio inequívoco a Fernando Gomes, um corrupto do Apito Dourado? As ligações a Joaquim Oliveira, a António Salvador? Há qualquer coisa que não bate certo nessa teoria, caro Nené.

«É de um ser inteligente reconhecer que os resultados do Benfica têm vindo sustentadamente a melhorar de ano para ano.»

Este Presidente está há 14 anos no Benfica. Após 14 anos, não se espera que os "resultados do Benfica melhorem de ano para ano"; espera-se a total hegemonia nacional. Ora, em 14 venceu... 3. Continua a ser um dos piores Presidentes da História do Benfica. E nem sequer estou a abordar todos os ataques vergonhosos à tradição democrática deste clube.

«Será que a revolução silenciosa que lfv tem feito no futebol português vai mesmo vingar? Esperemos que sim.»

Vieira não tem feito revolução silenciosa nenhuma. Ganhou 3 campeonatos em anos em que o Porto esteve fraco. Esperemos para ver se o Benfica conseguirá vencer um campeonato que seja em luta directa conta o Porto.

«Fica mal diminuir intelectualmente os interlocutores do nosso blog. Ainda que sejam obtusamente idiotas.»

Referes-te a quê, especificamente?

Abraço.

Benfiquista Minhoto disse...

O Oblak tem que jogar em Turim, é o melhor, mais capaz, mais seguro, menos dado a achaques nervosos, de todos os GK do Benfica.

De resto de acordo. Haja lucidez no comando do nosso clube.

luis disse...

Das tuas reflexões, este imbecil vai escolher um onze de razões ;), aliás vai só dez... com as linhas recuadas e muita união 
nº1, Oblack e não se fala mais disso...
nº2, Não sendo lateral, a Sorte esteve com Glorioso.
nº3, a Central Importância, Vencer
nº4, irmão gémeo da Importância, baptizado em 16 de abril de 2014
nº5, Emprestado,mas deu o Corpo e Alma na integridade competitiva.
nº6, maturidade, sentimento no "Miolo" com amoras da casa, genuíno ;)
nº7, a Moral, sem ela tudo se torna mais difícil...mas não pode andar a gasóleo ;)
nº8, "Extremos" na personalização dos êxitos da Instituição, desculpando a falta de “fortunas” ;)… ao intervalo entra a Exigência do Adepto , e Vivas ao Benfica !!!
nº9, Jardel a ponta de lança (usando o nº4), Defendeu Gloriosamente e num pontapé da Alma, acendeu a Chama com um "alfinete" com bastante Importância...no final com a braçadeira de Capitão. Sendo este imbecil um critico do atleta(não da pessoa), sentiu naquele abraço ao nº1 (41) como um passo para a Victória, depois teve a frase da noite para destacar a Importância como um âncora;)
nº11, JJ foi um Pai Nosso no 1º empate da época a zeros , com apenas 2 remates à baliza;) É necessário ficar com 10 (...9;)para usar os tais autocarros por “momentos”?? Na "arte de defender bem"... Cá para mim ao longo da sua passagem pelo Sport Lisboa, se não "os" encara-se "olhos nos olhos" tantas vezes, nos desafios a "doer" tinha tido mais matreirice na procura da Sorte. Esta temporada com mais lesões até parece que tem mais jogadores e mais Marcadores no Bom serviço Colectivo ;)

nota: estiquei mais o nº9 e nº11, para tentar chegar a outra área do "contra golpe". A âncora, poderia ser o nº10 que nos acompanha, ela está lá !!!
… e anotar aquele Beijo de reconhecimento, humilde do JJ no nº41, e restante família… acredita que me emocionei pela Importância;)é bem melhor que andar a fazer figuras parvas, ajoelhar, empurrar, responder a insultos ou provocar adversários… nunca esquecendo para este imbecil, o seu maior defeito, colocar muito o seu "eu" por cima da história do Sport Lisboa...
Para além do orçamento, o Benfica é o Benfica e não tem só 10 anos!!!
Anexo europeu: Parece que te querem foder o Ferrari, oh pau e bola Campeão …

Benfica Todos Tempos