domingo, 29 de junho de 2014

Brasil 2014 - O dia América do Sul

1) Ao contrário do que era expectável, nos penalties venceu o Brasil. Geralmente nestes momentos a equipa que não é favorita e que consegue chegar até à última das barreiras do jogo, parte para a mesma com uma bagagem mental muito superior à outra. Em Turim, ainda antes de os jogadores partirem para as grandes penalidades do lado dos adeptos do Sevilha, senti muito isso. Não queria deixar que a ideia me consumisse por inteiro, depois de 120 minutos em pé, ali na fila 3, a cheirar o relvado e a apoiar o Benfica.

Lembrava-me do meu Pai e do mesmo que passara em Estugarda e queria muito vingar-lhe o momento do grande capitão Veloso. Deus, se existisse, devia ter deixado o Benfica ganhar o jogo de Turim e ontem o Chile ter ganhado a sua epopeia. Este Brasil é deprimente. Só não cairá contra a Colômbia por muita sorte.



2) A Colômbia só cairá contra o Brasil por muito azar. Uma excelente equipa na qual brilha muito alto um jogador encontrado pelo Benfica e desviado... pelo Benfica. Melhor: por um portista que trabalha dentro do Benfica. Enfim, belo futebol colombiano a lembrar Valderrama y sus muchachos. Naquele Mundial de 90 via os jogos agarrados a uma bola da competição que o meu Pai tinha trazido de Viena, trocada com um italiano por um cachecol do Benfica (com a bola vinha também o cachecol rossoneri «Curva Sud San Siro»). 24 anos depois, não dá para acreditar que já passaram 24 anos.

A minha aposta antes do Mundial era a França. Continuo na mesma, mas atenção a estes meninos (James é de outro mundo).

8 comentários:

Minha Chama disse...

Colômbia, mundial de 90!

não foi nesse mundial que o guarda-redes dos amarelos (Higuita) se armou em esperto frente ao quarentão do Milla... E pagou caro por isso?

Vitto Vendetta disse...

Que injustiça, aquele Brasil. Doeu-me mais que qualquer derrota de Portugal nos últimos anos.

Também me doeu a miséria que foi este Uruguai, com uma equipa daquelas... Pensei sempre que seriam os campeões. Agora estou pela Holanda e pelo México, mas com menções honrosas para Colômbia, Costa Rica, Grécia e Argélia.

Hugo Valente disse...

mmm...e sera que o james valia mesmo 45 milhoes?
custa admitir que o nº10 da colombia com 21 anos valia 45 milhoes (ou seja que o james é um bocadinho melhor que o witsel)?
custa admitir que o unico clube que usa a transferencia de 2 jogadores para roubar outro clube é o benfica relativamente ao garay?
custa admitir que ha um pecado cometido pelo benfica sem paralelo no porto?

provavelmente custa.
O ricardo nao sera capaz de uma dessas

Ricardo disse...

Foi, Minha Chama. Saudades desse Mundial.

Hugo Valente, é comovente a tua busca por te desculpabilizares perante o espelho. Ainda não percebeste que este blogue explica aos portistas a auto-crítica, a não aceitação da nojeira? Um desafio para ti: faz um texto sobre o Porto de Pinto da Costa. Dica: imagina-me como adepto do teu clube; já viste a pancadaria que eu daria em tais corruptos? Se eu sou assim com o Vieira, consegues ver o que seria com Pinto da Costa? Meu caro, estamos tão longe um do outro. Eu posso ter filhos e ensinar-lhes a decência; já tu... ficarei à espera do texto.

Sandro disse...

Grande Colômbia,péssimo brasil. Tive pena do chile,merecia mais. Acabo de ver a grecia,e ver este karagounis com 36 anos correr assim,ui.... os da selecção do mendes é que tavam cansados,coitadinhos. Não acredito muito que seja a frança,mas nunca se sabe, este mundial ta perito em surpresas. A minha preferencia e o meu palpite vai para a argentina,só é pena que tenha um treinador tão fraco que não perceba que o enzo da 10 a 0 ao gago.

Hugo Valente disse...

Ricardo,

Lanças-me um desafio?...e que tal se eu esperar primeiro que me respondas ao meu?... boa? ou se nao dá... não sei...como queiras

é bastante presunçoso da tua parte pensares que explicas o que quer que seja aos portistas...
a unica coisa que os que ca vêm levam consigo é o chorrilho de ofensas (algumas a ultrapassar a mais deploravel discriminaçao) que brindas tudo o que estiver relacionado com o porto clube, cidade, os portistas e os portuenses.
Na verdade, nao vejo em ti qualquer vislumbre de imparcialidade que me possa levar a considerar criticamente os teus ensinamentos...

ps - nao te preocupes com os meus 2 filhos... sao lindos e puros

Anónimo disse...

Ricardo, também acho que vai ganhar a França, sobretudo pelas caracteristicas do seu jogo e pela coesâo defensiva que parece ter. Gostava que fosse a Argentina mas penso que será a França...

Abraço

Daniel

Anónimo disse...

Estou tao farto de posts que referem este e aquele que trabalham no Benfica mas sao do Porto ou do Carcavelinhos. Se sabem quem sao, DIGAM para sabermos todos. Fazer acusacoes e nao as concretizar de maneira alguma so cheira a querer mostrar que se tem informacao mas na realidade apenas se esta a repetir o que se leu num forum ou se ouviu num cafe qualquer..
Chega desta maneira de ser Portuguesa. Pragmatismo meus Senhores. Se sabem nomes de traidores, vamos embora a divulgar para se tentar correr com eles.