segunda-feira, 9 de junho de 2014

Modalidades - Notas de 1 a 10

BASQUETEBOL

- Campeonato Nacional
- Taça de Portugal
- Supertaça
- Taça Hugo Santos

Nota: 9. Excelente.

Se é verdade que o Benfica, tendo em conta o orçamento muito superior a todos as outras equipas e o facto de o Porto não estar presente, parte sempre com a obrigação de ganhar tudo nesta modalidade, não deixa de ser um trabalho de uma qualidade inegável. Difícil também é ser favorito e conseguir manter a concentração e humildade para não cometer deslizes. Uma fantástica época que merece todo o nosso reconhecimento. Parabéns a atletas, equipa técnica e dirigentes da secção.


VOLEIBOL

- Campeonato Nacional
- Supertaça

Nota: 8. Muito bom.

Um inédito Bicampeonato Nacional e a conquista da Supertaça elevam a época do Voleibol a um registo muito positivo. Não é excelente porque não vencemos tudo o que havia para ganhar, mas é este o caminho que queremos para a modalidade. Continuar a evoluir, preparar bem a próxima época e conquistar o Tri, além de vencer as Taças internas, são os objectivos futuros. Parabéns a atletas, equipa técnica e dirigentes da secção.


HÓQUEI EM PATINS

- Taça Intercontinental
- Supertaça Europeia
- Taça de Portugal


Nota: 7. Bom.

Uma época que não acaba com a equipa de Hóquei Campeã Nacional não pode ser considerada uma época de sucesso pleno. Por outro lado, são mais dois títulos europeus conquistados - um inédito até esta época -, uma Taça de Portugal conquistada ao principal rival e o final de Campeonato com os mesmos pontos do Campeão Valongo. Apesar de não termos conseguido atingir o grande objectivo - sermos Campeões -, tendo em conta a qualidade, benfiquismo e dedicação destes atletas, acredito que estamos no bom caminho. Há ainda outro factor que decide geralmente esta modalidade: arbitragens. Como sabem, não sou de teorias da conspiração nem de desculpar fracassos do Benfica com questões externas ao jogo, mas no Hóquei a situação é profundamente anormal - muito mais do que em qualquer outra modalidade, incluindo o futebol. São adversidades com as quais o Benfica tem de saber lidar, mas que não podem ser ignoradas. Contamos com uma grande época em 2014/2015.


FUTSAL

Nota: 3. Mau.

Nenhum título, Campeonato e Taça perdidos para o Fundão e a primeira vez desde a existência da modalidade no clube que não chegamos à final. O «3» dado deve-se exclusivamente à crença de que há potencial na equipa para preparar uma próxima época que dignifique e honre o Sport Lisboa e Benfica, mas não podemos passar ao lado deste mau ano. Não honraram o nosso clube. Mau.


ANDEBOL

Nota: 0. Péssimo.

No Andebol é a bandalheira completa: treinador que não tem mão nos jogadores, jogadores que não respeitam a Instituição nem o treinador nem os adeptos, orçamentos ano após ano que não estão em sintonia com a falta de cultura de vitória, de solidariedade, de comunhão que são os valores essenciais do benfiquismo. Nunca se deve pedir que acabem com uma modalidade por ela não ganhar - isso seria desistir, palavra inexistente no nosso dicionário - mas há que repensar o que querem fazer do nosso Andebol. Neste momento, esta modalidade e os funcionários que nela trabalham não estão a dignificar o Sport Lisboa e Benfica. Pelo contrário, envergonham o nosso clube.

7 comentários:

Verdadeiro Benfiquista disse...

Concordo com 99%, só não percebo porque é que o basket não tem 10, ganhou tudo o que estava ao alcance, melhor impossível

E falta comentar o atletismo, tem lugar ao lado dessas todos

Ricardo disse...

«ganhou tudo o que estava ao alcance, melhor impossível»

Incorrecto. Não ganhou tudo, faltou o Troféu António Pratas.

hertz disse...

O andebol, mais uma vez, foi uma desgraça autêntica. A ver se agora este novo treinador põe alguma ordem naquela equipa.
O futsal foi uma tremenda desilusão. É certo que foi um ano em que houve muitas mexidas no plantel mas isso não serve de desculpa para este final de época desastroso.

Verdadeiro Benfiquista disse...

reconheço que nem sei o que é

e o atletismo?

Ricardo disse...

Um «Verdadeiro Benfiquista» deve conhecer as modalidades, meu caro. O Atletismo não está integrado neste post porque a análise é às 5 modalidades de pavilhão.

Ricardo disse...

as notas eram de 1 a 10 e nao o zero que deste ao andebol. :)

Cumprimentos

Rafael Ortega disse...

O que importa que os corruptos não tenham basquetebol? Quando tinham, este trabalho que tem sido desenvolvido no Benfica permitiu ganhar 3 campeonatos em 4.
Se não têm é porque se fartaram de perder. Bom exemplo para o resto das modalidades, ganhem, que os corruptos desistem e vão para casa amuados.

Voleibol, grande trabalho. Vamos para o tri!

O hóquei em patins, num campeonato limpo, ganhava, tamanha é a superioridade que tem relativamente a corruptos e Valongo.
Mas nas cavernas onde jogam esses trogloditas vale tudo, e o Benfica perdeu por 1 golo de diferença. Quando os jogos são na Luz (ou campo neutro) é goleada na certa.

No futsal não percebo como é que uma equipa que dá banhos de bola no Sporting, que lhes ganha os dois jogos como se não fosse nada, e os obriga a estar 15min num jogo e 7 noutro com gr avançado (sem conseguir recuperar), perde 3 jogos com o Fundão, que não joga um corno.

O andebol pode ser a que está mais longe de ganhar, mas não é só no hóquei que as arbitragens são miseráveis. Assim é fácil ganhar 6 campeonatos seguidos...