sábado, 11 de agosto de 2012

Mas qual modelo?

«Este campeonato vai-nos colocar perante uma situação diferente das equipas B de antigamente. Mas uma coisa é certa: iremos seguir o modelo da equipa principal. Não faz sentido ser de outra forma. Quando existir a transição de um jogador terá de estar identificado com tudo»

O princípio é óptimo e é tão evidente que nem devia sequer ser posto em causa. Uma equipa B deve estar em constante contacto com o que é feito na equipa principal, deve servir de alimento à primeira equipa e deve, como é óbvio, reger-se pelos mesmos princípios tácticos utilizados pelo técnico principal.

O problema prende-se com a filosofia: que modelo e sistema temos? E Jesus prosseguirá os mesmos princípios dos últimos três anos, optando por um 442, em que a equipa acaba inevitavelmente por deixar dois blocos de jogadores distanciados, entregando o espaço central ao adversário, sofrendo 10 a 15 transições perigosas por jogo? Se é este o modelo para esta época, então talvez seja caso de pedir a Norton de Matos que diga aos seus jogadores: "esqueçam tudo o que estão a ver na equipa principal". 

O problema destas frases - que, repito, têm um bom princípio ideológico - é que acabam por ser estéreis. Um modelo de jogo, se se pretende que alastre para a equipa B e, já agora, para toda a formação, tem de primeiro ser decidido não pelo treinador mas pelos responsáveis pelo futebol do clube. Tem de ser pensado, reflectido, encontrado na essência do que é a história do clube e de como se pretende jogar. Depois sim, chega a prospecção do treinador mais apto a corresponder a uma ideia geral do Benfica.

Ora, no nosso clube isto não acontece: quem escolhe a filosofia táctica é o treinador e a estrutura vai atrás. É uma forma de gerir o futebol, não será a melhor mas nem por isso deixará de ser uma opção válida. Só que, se é esse o caso (e no Benfica é isso que acontece), não vale a pena procurar um encontro entre as formações jovens e equipa B com a formação principal, porque não há linha contínua que sustente essa possibilidade - não foi o clube que decidiu, foi Jesus, logo quando Jeusus sair o clube não terá qualquer filosofia moldada ao futuro. 

Norton de Matos o máximo que poderá fazer é procurar entender o que se vai passando na formação principal e de alguma forma ir copiando. Mas isto é de um amadorismo terrível, porque então quererá dizer que a pré-época serviu para muito pouco. E a verdade é que tanto numa - primeira equipa - como noutra - equipa B - as pré-épocas têm sido acima de tudo momentos de indecisões e dúvidas. Uma, a primeira, porque não está completa nem equilibrada (quando estará?); outra, a segunda, porque ainda nem sequer ficou definido quem sai, quem entra, se seguem este ou aquele modelo.

«Mas uma coisa é certa: iremos seguir o modelo da equipa principal. Não faz sentido ser de outra forma». Certo, mas não deveriam estar já a ser treinados os modelos de uma e outra equipa? E se Witsel sai, como fica o modelo? Ele que já é o único «8» do plantel (há Matic, mas para Jesus é um «6»). Conseguem imaginar uma equipa campeã com um único médio de transição uma época inteira? Eu também não. Agora imaginem se dissermos adeus ao belga.

10 comentários:

JediVermelho disse...

Mas tu não percebes que o futebol do SLB é amador! E se é amador, não irá a lado nenhum! E os que lá estão são são para pagar favores! Explica-me: o que fez Norton de Matos para vir para o SLB?

João Miguel disse...

É a primeira vez que comento este blog e desde já quero felicitar o mesmo pelo bom trabalho prestado.

Pode-se dizer que ou o Benfica tem uma sorte do caneco ou então tem uma equipa médica de outro mundo porque durante a última época não vimos nem o Witsel nem o Maxi lesionados, pelo menos durante muito tempo...

Agora imagine-se se nos calha a ter os preparadores físicos do Sporting.

A indecisão já faz parte da estrutura do Benfica e assim dá outra pica aos começos de época e ainda dá mais pica se formos campeões. Cumprimentos

Abrantes e Benfica disse...

“Até um relógio parado acerta na hora duas vezes por dia”…se a Panini este ano resolvesse ilustrar os diferentes cromos com um ditado, este seria o ideal para o Óscar Cardozo! É um tema batido, mas porque acho que é um dos principais problemas do Benfica nas últimas épocas, nunca é de mais voltar a ele…o outro é o JJ, mas sobre como enriquecer após o BPP nos tirar tudo, volto mais tarde, porque ainda é cedo e não quero estragar o dia a pensar em camisas de cetim pretas.
Voltando ao Tacuara…o grande argumento de quem o defende é a estatística, os números que apresenta. É um argumento muito válido, mas tão válido como pensar que a taxa de divórcios em Portugal tem vindo a diminuir ( é um facto), porque de repente todos ficámos mais românticos…(ou será a crise?)
Analisando as grandes equipas que por aí andam não vemos nenhuma com o protótipo do avançado alto e tosco ( para mim é nesta categoria que se encaixa o Óscar). Alias, para os saudosistas do Magnusson e afins, esta é uma espécie em vias de extinção…quem continua a defender que precisamos de um tronco lá na frente, para mim está desactualizado…”ah, mas as equipas portuguesas jogam com o autocarro lá atrás”…e lá fora não? não sou da área de Física, mas acho que há uma área de estudo dedicada a isto…Dinâmica. Para contrariar modelos defensivos rígidos e fechados o melhor é ter ataques dinâmicos, com mobilidade entre os jogadores e as diferentes posições (vide Barcelona, Dortmund, M.City, o que preferirem) e aquilo que é o grande handicap do Cardozo, rapidez! Para mim é impossível ser um grande avançado e não ser rápido…a prova disso é que ninguém o vem buscar! não há nem um avançado nas equipas de topo europeias que não tenha o dobro da rapidez do Cardozo! E aqui chegamos à questão fulcral…quanto golos se deixam de marcar por ter o Cardozo lá na frente?? Acho que de facto temos uma das melhores linhas de médios a nível mundial ( reforço, mundial) e depois jogar em contra ataque quando necessário é impossível… para mim esta é uma das maiores incoerências do JJ..monta uma equipa com médios e extremos rápidos na transição e lá na frente põe um jogador que é antítese de tudo isso! É como comprar um Ferrari e depois não poder desfrutar da velocidade porque não se tem dinheiro para gasolina…
Seguindo esta linha, para mim os 2 principais opções para o ataque seriam Rodrigo e Nelson, depois dentro do género alto e tosco o Kardec ( o Cardozo sempre se enganava uma equipa de Leste a comprá-lo por 15M…falarem na Juventus dá vontade de rir), no género baixinho e rápido o Mora ( Saviola não está com a cabeça cá, simplesmente). Mas como o Mestre da Táctica é o JJ…dos 4 avançados, que na minha opinião, deveríamos ter no plantel esta época, só coincidimos no Rodrigo, os outros já foram ou estão a ser despachados!
Mas sábado se for o Cardozo lá estarei para festejar…o Benfica não é um jogador ou um treinador e não acho que a atitude correcta seja deixar de ir ao estádio porque não concordamos com uma opção…aí estamos a fazer aquilo que criticamos no JJ, ser teimoso e pensar nos seus interesses acima dos interesses do clube.

1904

SLB4EVER disse...

Não gosto muito da ideia de a equipa ter que jogar no sistema x ou y. Isso pode ser muito bonito na teoria mas no mundo real para se ter sucesso não existem grandes vantagens em se querer forçar um modelo táctico sem ter em conta as diferentes variáveis e codicionantes da equipa.
A mística do SLB é jogar para ganhar, de uma forma honesta e digna (o oposto dos curruptos) com jogadores que não desistam e saibam honrar a camisola, se jogam em 442 ou 433 é secundário e se os jogadores que formamos não são treinados pelo menos nestes sistemas e variantes, muito mal se anda a trabalhar.
Dito isto concordo que a equipa B acompanhe e tenha uma ideia de jogo semelhante á equipa principal mas nunca que se tente que seja uma espécie de cópia barata desta, a prioridade deve ser fazer bons jogadores, com nível pq jogadores destes adaptam-se a qualquer sistema e equipa.
Estou expectante para ver este primeiro jogo acho que temos vários jovens com potencial se bem q bastante inexperientes, acho que de início se deve ter alguma calma e nao ter expectativas muito altas, mas hoje é para ganhar :)
Realmente os B jogarem com o famoso buraco a meio campo de JJ e sem lateral esquerdo deve ser um grande exemplo a seguir LOL (q medo)

Abrantes e comer palha nao? O Gomez do Bayern tb nao presta? O problema maior do SLB é os golos que sofre e os buracos a meio campo, o ataque com Cardozo raramente tem sido um problema, pode haver jogos em que ele não seja a primeira opçao mas contra os autocarros da liga portuguesa ser rápido ou nao conta pouco, contam as que entram. Seriam Rodrigo e Nelson... No futuro tb gostava de ver isso mas este ano a realidade é q o Nelson teve que ser emprestado porque o Kardec é que é a aposta do mestre, cair na real ajuda...

Abrantes e Benfica disse...

SLB4ever...se a tua argumentação se baseia em fazer um insulto fácil, pegando num doce regional e em comparar o cardozo com o gomez, então faço como o outro senhor e pergunto-te: então o burro sou eu? seria fácil responder-te com outro insulto barato e dizer-te que o buraco que tens no lugar do cerebelo é bem maior do que o que existe no meio campo do benfica... mas secalhar vou perder 2 minutos contigo para contra argumentar, baseando-me apenas na tua opinião...se defendes que um dos critérios para jogar na equipa é que os jogadores não desistam e que saibam honrar a camisola gostava de saber a tua opiniao em relação ao enzo perez e o teu comentário às sucessivas tentativas que o cardozo através do seu empresário fez para sair do clube e/ou inflacionar o seu salário...mais do que cair na real ( devias ter a humildade de perceber que a tua real é diferente da minha real e a minha é diferente da do João Miguel e por aí fora...) é preciso ter memória!

SLB4EVER disse...

LOLOL quanta sensibilidade...
Até acho q fui bastante meigo, doce até!
O teu comentário nada tem a ver com o post e é um debitar de alarvidades já mais que batidas, quem fala da maneira que falas daquele que por 4 épocas consecutivas tem sido o nosso melhor marcador não pode ser levado a sério.

E a barraca está armada, isto é só rir, o boche de apitador vai a olhar para trás e choca com o Luisão caindo e fingindo-se de morto após isto. Os curruptos com a sua fraca moral já sonham com um castigo exemplar para este, como se encostos e até cabeçadas nos arbitros nao fosse algo comum de ver nos jogadores da associaçao criminosa disfarçada de clube de futebol. Muito provavelmente Miguel ou Jardel vão ter que fazer as vezes de Luisão ao lado de Garay por uns jogos, depois de uma pré época em que essa situaçao foi treinada e todos os centrais tiveram bastantes minutos de jogo não deve ser um problema...

Abrantes e Benfica disse...

primeiro post que faço e tenho logo que levar com um cromo como tu...já percebi que para ti quem n pensa como tu é alarve e burro, mas continuo sem saber a tua opinião em relaçao ao que interessa. mas cm és tão respeitador deves estar à espera que surja um tópico sobre esses assuntos para falar sobre isso...se para ti um avançado que apenas numa epoca passou dos 20 golos no campeonato português é o que precisamos,então considero-te pouco ambicioso. estamos falados

EK disse...

Cardozo e dos poucos que merece acabar a carreira no Benfica. Pelos números, pela qualidade e por, invariavelmente, querendo ou não sair, corresponder ao que se espera dele de forma indiscutível. Os bons não são só os que os outros vem buscar. Ao Luisao, ao Maxi, ao Artur e até ao Javi também ninguém vem buscar. Ao Salvio ninguém o foi buscar. O Simão foi para o Atlético e o JVP nunca rendeu lá fora. Os bons são aqueles que nos dão o que nos queremos. Cardozo e dos melhores pontas de lança da história do Benfica. Merece respeito.

Abrantes e Benfica disse...

porreiro, finalmente um comentário discordante sem insultos...EK, o Cardozo merece-me todo o respeito(mto mais do que ele demonstrou pelo clube). não deixei de comprar pêssegos do paraguai quando vou ao mercado, nem lhe chamo nomes quando ele falha golos de baliza aberta ( e são muitos infelizmente). realmente nos ultimos tempos parece-me muito mais empenhado e tem marcado golos decisivos...mas o que que eu questiono, é aquilo que em finanças chamam o custo de oportunidade, ou seja, quantos golos é que deixamos de marcar por estar lá ele e não estar outro? e acho sinceramente que com o sistema de jogo que temos e com o meio campo forte que temos, poderíamos ter um avançado a marcar muito mais golos. não vamos questioná-lo quando já está à beira dos 30 anos e possivelmente não teremos mais nenhuma oportunidade de ter retorno financeiro com ele? há jogadores que em 7 ou 8 épocas só ganharam 2 campeonatos, Luisão e Cardozo,p.ex...vamos fazer uma estátua a cada um? ou vamos pensar em renovação? acho simplesmente que estamos a ficar pouco ambiciosos...

EK disse...

Abrantes e Benfica, são opiniões. Eu tenho ideia que a pouca habilidade motora do Cardozo o tramou sempre muito. Apesar disso tem técnica de colocação notável e uma frieza também ela assinalável. As vezes estas coisas trazem com elas displicência. Cardozo e um valor seguro e tudo o que possa vir depois estará sempre no campo das suposicoes? Vale a pena potenciar os outros sem abdicar de Cardozo, terá que se descobrir uma solução que permita isso. Claro que se quiser fazer dinheiro com ele agora e o momento certo. Mas nem todos devem servir exclusivamente para isso.