segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Melgarejo e outros queijos

À sondagem que fizemos sobre Melgarejo a lateral-esquerdo, a resposta dos leitores foi contundente: acham um disparate. A resposta que mais votos teve (27 por cento) - "Os paraguaios só são bons lá na frente" - é até bastante curiosa porque é um 2 em 1: reforça a ideia de que Melgarejo a lateral é uma ideia errada e ainda consegue piscar o olho a Cardozo e pedir-lhe que ele fique por muitos e bons anos. Por aqui, concordamos. Com a necessidade de encontrar outro lateral e de manter Tacuara esta época.

E acrescentamos: mantenham Witsel. E Nolito. E Maxi e Javi e Luisão e Artur e Garay e Aimar e Mora e Saviola. E vendam Gaitán e Jardel.

E ainda não percebi os 9 milhões gastos em Ola John - que só por si já foram um autêntico disparate - se acabámos por ir dar mais 11 (foram mesmo 11? ninguém no Benfica confirmou o valor desta contratação porquê?) noutro extremo, bastante mais jogador.

E expliquem também como é que um clube que se diz sem dinheiro consegue contratar dois jogadores por 20 milhões de euros para posições em que estava bem servido e não consegue gastar 4 ou 5 em jogadores que venham equilibrar este plantel mais uma vez desequilibrado a uma semana e pouco de jogar o primeiro jogo oficial.

E aproveitem e expliquem a razão pela qual andaram em negociações com vários treinadores para acabarem vergados às imposições financeiras de Jesus. Se um clube como o Benfica é obrigado por um técnico a ficar refém de uma pessoa desta forma, condicionado a estratégia para a época, então talvez estejamos a falar de outro clube ou de outra gente de outro clube qualquer.

E, já que estão com a mão na massa, expliquem o que anda a fazer Rui Costa nesta administração, porque eu ainda não percebi. Para além de futeboladas e de receber 20 e tal mil euros por mês. Mas os maus benfiquistas somos nós, naturalmente.

25 comentários:

Anónimo disse...

Será que foi o Benfica que deu 9 e 11 milhões de euros por esses dois jogadores?

Sérgio Santos disse...

Desculpa interferir na vossa sondagem, mas tendo em conta 4 opções que admitem Melgarejo a lateral 48% por cento não acha assim tão disparatado:

Melgarejo é extraórdinário lateral (7%)

É assim-assim (20%).

Está aqui um Coentrão em versão melhorada (6%)

Melgarejo daqui a um ano estará no Manchester (15%).

Tendo em conta que estão aqui opções como 2 pés esquerdos ou tem um cabelo fraco que conseguem 12% até diria que maior parte vê Melgarejo a lateral com bons olhos. Mas se essas opções são consideradas como um não fica 48-52. Portanto a resposta não é assim tão contundente como se tenta passar.

Bicadas disse...

Boas Ricardo,

Querer meter as contratações de jogadores diferentes, que jogam em posições distintas, todas no mesmo saco, não me parece correcto.

Acerca das contratações de Ola John e de Salvio já aqui deixei a minha opinião noutro post, pelo que não me vou repetir.

Quanto ao lateral esquerdo, sendo certo que já deveria ter sido contratado, penso que a sua contratação é mais difícil do que se pode pensar. Dos nomes que a imprensa veiculou apenas a contratação dos 2 espanhóis, Vilà e Angel, me pareceria exequível (para além de Eliseu). Em todos os outros casos o negócio me parecia incomportável, essencialmente a nível salarial. Se Melgarejo servirá ou não, o tempo o dirá, mas a situação em que nos encontramos deveria ter sido evitada.

Qualquer clube gostaria de manter os seus melhores jogadores e aumentar o seu potencial competitivo. Simplesmente esse tipo de gestão do plantel está, hoje em dia, reservada a não mais de uma dezena de clubes europeus, onde não se inclui o Benfica. Bem podes vir dizer que é a primazia do negócio sobre os interesses do clube, mas as coisas são assim. Espero bem que não percamos Witsel, por mim tinha-se vendido Gaitán e no máximo Cardozo (agora só Gaitán), mas as ofertas não partem do Benfica e não sei se será plausível ficar à espera até 31 de Agosto por ofertas pelo Gaitán.

A gestão possível do plantel, não sendo óptima, também não se pode dizer que é má – se é verdade que o apontar de erros é recorrente, também são incontáveis os comentários em que se refere que o plantel é o “melhor dos últimos anos”, algo que, acredito, dirá algum respeito a Rui Costa. Se há tantas coisas que não percebes e pedes que expliquem, então explica lá isto.

Renovar com JJ foi um erro. Não renovar teria sido um erro ainda maior.

Cumprimentos

Galaad disse...

Não, foi o Sporting, e depois ofereceu-os ao Benfica.

Mr. Shankly disse...

"Querer meter as contratações de jogadores diferentes, que jogam em posições distintas, todas no mesmo saco, não me parece correcto."

É correcto porque o "saco" que os paga é o mesmo.

Passe a repetição dos temas do post, tudo o que indicas me preocupa igualmente, Ricardo. É os dias a passar e nada de explicações, e nada de acções que justifiquem os aparentes disparates. Se calhar não é só aparência.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Amigo Ricardo, eu creio que já somos amigos :), só nos falta beber uma bejeca juntos... e isso espero que possa acontecer este ano...

Eu estou muito tranquilo (he, he he,he...)porque segundo um treinador do Melga ele vai dar um Grande Enormíssimo Lateral Esquerdo, mas isso iremos vendo durante o ano... vinha hoje na Bola, um artigo mesmo à medida da situação ah ah ah ah ah, estes gaijos são uns artistas....
Eh pá meu, esta cena Atlético... com o Dani, as percentagens do Salvio e do Reyes, o Roberto e aquela enorme negociata e agora a contratação do Messi dos extremos direitos (13,5 milhões, dizia ontem o nosso queridíssimo Rui Santos, no tempo extra)... é uma cena no mínimo maradérrima... mas creio que somos nós que não tamos a ver bem a coisa... isso e coiso...

Agora vou-te dizer uma cena tenho um feeling que lateral com experiência internacional e tal, bem esquece méne (man em protuguês...)...

Neste momento espero que o Luisinho e o Melga sejam capazes de dar conta do recado... porque para mim esse assunto morreu... mas esta operação financeira Sálvio é curiosa, até porque já todos vimos que o Enzo (creio que ele vai ganhar juízo) é mesmo jogador... ah e tal não temos tantos extremos assim... iah, mas laterais esquerdos com experiência internacional temos uns...? Olha não temos nenhum... se o Witsel não sair penso que o meio campo mais o Garay vão ajudar o Enormíssimo Lateral esquerdo em gestação...

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Ah e só mais uma cena deve ser dificílimo encontrar um gajo com experiência internacional para a posição... isso também... os benfiquistas ainda acreditam no pai natal , isso é tão lindo!!!!

MF disse...

Aloha Ricardo,

Concordo com o post/opinião do Sérgio Santos, não me parece que muitos dos participantes desta votação tenham tido a mesma percepção que tu, mas adiante...

Admiro-te imenso por questionares o estado-maior benfiquista e dar a tua voz ao desagrado de muitos outros, mas quando fazes questões incómodas acerca das prima-donnas de muitas gerações (como o foi o Rui Costa) podes ser sempre enxovalhado.

Para mim, a figura de Rui Costa na administração só serve propósitos de marketing e dos media, assim como todas as velhas figuras do SLB que enchem os camarotes. Propaganda não mais do que isso, com uma diferença que fazes bem em apontar: este ganha dinheiro.

Mas neste Benfica e nesta direcção quem não ganha?

MF disse...

A propósito dos valores pagos pelo passe do Salvio e do Ola John (e do resto da rapaziada)...não é necessário ao Benfica SAD como S.A. reportar esses valores à C.M.V.M.?

Se sim, onde estão? Acabe-se o mistério.
Se não, porque não? Pertencerão estes passes a outros maganos?

Jaime disse...

Rui Costa foi o responsável pela vinda de Pablo Aimar para o Benfica. Se fez apenas isto, já cumpriu o seu papel! Agora mais a sério, espero que o Melga se imponha como lateral, ou então prevejo mais uma época a falar de arbitragens e de bruxos de Fafe...

Ricardo disse...

Anónimo (16:53), quem foi, o Carcavelinhos?

Sérgio, 20 por cento desses 48 acha "assim-assim". Se "assim-assim" chega para o Benfica, tudo bem.

Bicadas, o Shankly respondeu-te ao primeiro comentário.

Sobre o lateral-esquerdo, só é difícil porque, primeiro, não há uma prospecção adequada e, segundo, no Benfica há esta ideia inovadora de que para as laterais temos de poupar dinheiro - milhões de euros é para avançados, extremos, gajos de golos e assistências. É tipo um puto no FM.

Mas, Bicadas, se estamos mal por que carga de água já foram 20 milhões em dois extremos? E não andamos tão bem "que não precisamos de vender ninguém"? Palavra do lagarto que manda nas nossas contas. Não sou eu que digo.

O plantel tem qualidade mas é, MAIS UMA VEZ, desequilibrado. O que aqui se está a apontar é para a falha gravíssima de estratégia, ano após ano. Dizer que não é óptima mas também não é má pode servir para o Estoril. No Benfica, erros primários e amadores - ainda por cima recorrentes - devem ser apontados.

Ah portanto estamos presos a Jesus e pronto, é isso? Discordo. Mantendo esta Direcção - e ela manter-se-á -, havia que despedir Jesus. A dupla Jesus/Vieira é um íman de tonteiras e erros que custam campeonatos.

Galaad, talvez o Belenenses. Ou o Ponte de Lima.

Moléculas, passa no Manelito dia 19, amigo :)

MF, já há algum tempo que larguei a ideia dos mitos. O Rui Costa foi um extraordinário jogador, um homem que sempre falou no Benfica e que por isso merece o meu respeito. Mas não esperem que o trate como algum boneco de porcelana que não pode ser mexido para não partir. O Rui Costa neste momento é uma figura decorativa no clube, serve para ganhar votos e manter os adeptos do lado do Presidente. E isto ele só aceita se quiser. E, pelos vistos, quer. Ganha bem e não se importa? Tudo bem. Eu importo-me que ele não se importe.

Pois, devia ser. Mas em certos casos - mais controversos - nunca vemos informação nenhuma. O Salvio é só mais um caso de omissão e desrespeito pelos sócios do clube.

Jaime, quando passamos uma época para o plano do "espero", estamos tratados. Será assim tão complexo preparar decentemente um ano desportivo? Sem "espero" e "oxalá"?

Jaime disse...

Ricardo, pelos vistos é mesmo complexo preparar decentemente um ano desportivo. Pelo menos no Benfica. É óbvio que gostaria que o nosso plantel fosse mais equilibrado e que quem de direito já se tivesse dignado a resolver um problema com mais de um ano, mas como não posso fazer nada em relação a isso, resta-me esperar que as coisas corram bem. Bola p'ra frente e fé no Jesus...

Anónimo disse...

É muito cedo para avaliar a situação de Melgarejo. Na minha opinião, ele até tem vindo a melhorar e, até agora, tem feito melhor que Luisinho.

Quanto a Salvio, acho muito estranho o silêncio do Benfica e da CMVM.

O Olá John é jogador, quando assentar as ideias, vai render.

Vitor

Bicadas disse...

Oh Ricardo e Mr. Shankly, mas então têm mesmo a convicção de que comprar um avançado é a mesma coisa que comprar um defesa? Desculpem lá, mas então essa do FM não cai deste lado. Evidentemente que há falha na prospeção - aposto que haverá vários belíssimos laterais por aí, ao preço da uva mijona. Agora vir pretender que o futebol é um mundo justo em que os bons jogadores têm a mesma cotação independentemente da posição... Deixa dar um exemplo: ao contrário da maioria (parece-me) dos Benfiquistas, eu gostaria que fosse Taiwo a ocupar a lateral. Podíamos comprar o passe? Podíamos, penso que com 4M€ o Benfica conseguiria convencer o Milan, ou vá lá, com 5M€, e o Benfica estaria disposto a dá-los, que a questão dos 2,5M€ era para o Rojo, (note-se que o Maxi custou perto de 6M€, o Luisão 10M€ e o Garay 5,5M€, todos comprados por esta direção) não para outro lateral. Agora, como é que seria sustentável, não apenas a nível financeiro, ter o Taiwo a ganhar pouco menos que o triplo do Maxi? E a verdade, seja estranho ou não, é que caso se tratasse de um avançado a questão do ordenado já não assumiria a mesma dimensão. É assim, não foi a direção do Benfica que inventou.

Quanto ao Rui Costa se acreditas que é figura decorativa no clube tudo bem, não tenho nenhum dado que demonstre o contrário. Agora para mim é evidente que a qualidade média das aquisições do Benfica subiu, e muito, desde que passou a director. Coincidência ou não, não sei, acredito que haja dedo dele neste aspecto, mas admito que talvez seja o que os meus olhos querem ver. Mas também me parece que dizes que ele é uma figura decorativa apenas porque, tal como todos nós, ou antes a maioria, não fazes a mínima ideia do que ele lá está a fazer.

Cumprimentos

Bicadas disse...

Desculpa, já me esquecia do JJ.

Sim, estamos presos a ele. É triste mas é verdade.

Cumprimentos

Unknown disse...

Gostei do post, mas foi mais "outros queijos" que Melga.

Estou farto do Jorge. A sério, também fui dos que temi que fosse para o Porto, mas agora até o quero lá.

Não vou deixar de apoiar a equipa, e a cada ano que passa sofro mais, mas estou farto de algumas atitudes e mentiras desse senhor. No final da época sabia onde tinha errado, no inicio da seguinte, é igual a si próprio e continua com os mesmo erros. Estávamos à espera de quê? da mudança? Pau que nasce torto...

Miguel A. disse...

Parece-me estranho termos apenas um lateral direito. Para quem quer estar em (pelo menos) três frentes, parece-me curto. Se a isto acrescentarmos as indefinições do lado esquerdo da defesa, e a ausência de outro médio centro (no ano passado o Javi lesionou-se e foi o que se viu), as coisas ficam ainda mais estranhas.

Quanto ao Rui Costa, também não entendo. Teve protagonismo na época de Quique e na primeira época de JJ, mas depois desapareceu. Gostava de saber ao certo quais são as funções que desempenha.

Abraço.

Mr. Shankly disse...

Ó Bicadas, não disse nada do que tu assumiste que eu disse. Eu ó digo que o saco de onde saíram os 20 milhões para os extremos é o mesmo saco de onde se esperava que saíssem uns 5 para um defesa esquerdo, sendo que tínhamos 5 jogadores que podiam fazer a posição de extremo (Nolito, Gaitan, Melgarejo, Bruno César, Rodrigo e até, vá lá, Djaló) e não temos nenhum defesa esquerdo que seja uma solução indiscutivelmente sólida. Por mim não tinha vindo o Salvio (e quem se lembra do que escrevi quando ele jogou cá há dois anos sabe o quanto eu gosto do rapaz) mas tinha vindo por exmplo o Ansaldi. E não tinha vindo o Luisinho, mas ficava o titular da época passada. Ou então o Carole.
Para mim o planeamento desta época não faz sentido, é só o que eu digo.

Benfiquista atento disse...

..." porque segundo um treinador do Melga ele vai dar um Grande Enormíssimo Lateral Esquerdo, mas isso iremos vendo durante o ano "...

Tem piada que o tal treinador do Melga, é nada menos que Francesco Arce ex-seleccionador nacional do Paraguai,defesa-direito internacional com uma carreira a todos os títulos notável.
Opinião a ser tomada em devida conta !

O Bandido disse...

O Jesus está a mais no Benfica faz duas épocas, mas pelos vistos o Presidente tem medo que ele vá treinar o Porto, não percebo porquê, já se viu que qualquer aguadeiro é campeão por lá.. Esta época vai ser um reflexo das duas anteriores, vamos ter as arbitragens contra nós como de costume, mas os maiores erros vão ser o desiquilibrio do plantel, a teimosia do Jesus em apostar no "matraquilho da época" á imagem do César Peixoto, Roberto e Emerson, no final, vem o choradinho do costume! "Ah e tal, a culpa é do Pinto da Costa e dos árbitros.", mas os erros na nossa própria casa ninguém quer ver.. O Olá John por enquanto é o flop da época, mas tem duas desvantagens, a idade (só tem 19 anos) e a língua, o Jesus não fala inglês.. Portanto como maus benfquistas que somos, só no resta apoiar e apoiar, e sermos criticados pelas criticas que fazemos.. òbvio que estou a ser sarcástico. Amo o Benfica, odeio a incompetência que vai naquela direcção e na falta de ambição de certos adeptos..

Unknown disse...

A incorporação da Benfica Estádio na Benfica SAD com o consequente aumento do capital social da última fez com que o limite das obrigações de reporte tenha subido, isto é, se antes qualquer operação de 5 ou 7 milhões tinha que ser reportada, hoje isso já não acontece, mas também não sei qual é o limite, pois pensava ser de 6,75 milhões 5% de 115 milhões, mas às tantas é 10% - 11,5 milhões.

Independentemente disso, penso que havendo notícias, e em Espanha é dado como certo que o Salvio custou 13,5 milhões ao Benfica, é certo que 2,5 já tinham sido gastos e portanto apenas 11 ( 1 dos quais através do cumprimento de objectivos desportivos) dizem respeito a novas obrigações, penso que a CMVM já deveria ter exigido um esclarecimento da SLB SAD.

O Bicadas faz pontos interessantes, o valor dos salários pode inviabilizar o investimento em certos laterais, mas não compreendo como se deixou fugir o Ínsua, como se pode descartar um Maxi Rodriguez (acho que é este o nome do lateral da U) e expender milhões em posições onde há várias opções.

O negócio do João dos gelados parece-me verdadeiramente ruinoso em termos desportivos. É um jogador de 19 anos, que nada provou até ao momento (estou a falar da carreira no Twente), que vai para um clube e um país novo, onde não tem outro colega que fale a língua (a menos que o Witsel seja flamengo), ou seja onde os riscos de insucesso são muito grandes, por muito que tenha potencial, e o valor expendido também o é para o negócio em si.

Espero que me engane e que o João dos gelados seja o melhor do mundo e arredores. Espero ainda que o Salvio pelo menos mantenha o nível que teve na sua melhor fase no Benfica há 2 épocas.

No entanto, e não achando que o Rui Costa é meramente uma figura decorativa, acho que influencia, mas em última instância não decide, não tem a última palavra e tem que se submeter à estrutura, isto é ao Vieira, custa-me a perceber o planeamento da época.

Posso garantir que o Jorge Jesus está a fazer tudo o que sabe para ser campeão e que o Presidente Vieira lhe está a dar o que pediu dentro das possibilidades do Benfica. Se isso chega ou não, veremos ao longo da época.

Unknown disse...

PS - entretanto apoiemos

Unknown disse...

como compreendem, teclei o valor errado - é 5,75 e não 6,75

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe disse...

BCool, segundo o regulamento da CMVM os 5% do capital social é para transações envolvendo acções. Para os jogadores a cláusula que fixa o valor é em proporção dos activos do clube, o valor exacto não vem nos regulamentos da CMVM, é parte de um comunicado qualquer interno.

O Benfica neste momento só tem que declarar no imediato coisas envolvendo um valor próximos dos 20 milhões de euros (ou uma venda cuja compra tenha sido na altura declarada à CMVM).