quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Benfica é o clube do regime

No facebook passam-se coisas, muitas coisas, extraordinárias coisas. Hoje, por exemplo, colocámos as equipas do Porto e do Sporting em saudações fascistas. Foi um terror, apareceu logo alguém indignado - é sempre chato quando a realidade supera a mentira. Mais: alguém que dizia que era obrigatório fazer a saudação. Tivemos de colocar outra foto, uma de um Benfica-Sporting, na qual se vêem os jogadores sportinguistas a saudar o grande líder e os do Benfica atónitos perante tão degradante espectáculo. 

Algumas considerações sobre isto:

- a coisa tornou-se viral e acho que já meio Portugal partilhou a foto (para nós, 2 partilhas era recorde mundial).

- apareceu-nos um Frans Junnick a comentar, o que para nós significa o topo a que podemos almejar. Um holandês desgostoso com tais manifestações fotográficas de um tempo terrível. 

- a forma como defendemos o Benfica é execrável. Sempre, sempre, a malhar. Nojentos, nós.

- esta foto, mérito a quem o merece, vi-a pela primeira vez e única (antes de nós tratarmos do assunto, abutres que somos) no Em Defesa do Benfica, do querido Miguéns.

-  obviamente o Benfica é o clube do regime.




 

23 comentários:

Águia Eterna disse...

Absolutamente certo, o BENFICA era o clube do regime, sim, mas só para os TANSOS e IGNORANTES, acompanhados pelos grandes FILHOS da PUTA dos vigaristas e corruptos que campeam e vegetam nos clubecos fóculporco e zmerding de alvalixo.
Há cerca de 2012 anos, também os TANSOS de então "viram" em Jesus Cristo um CRIMINOSO, levando o Mundo à desgraça e `miséria.
Enfim, com tantos e tantos BURROS e vigaristas corruptos a vegetarem à face da Terra, temos Nós BENFIQUISTAS, exponenciar quase até ao infinito a Nossa FORÇA e DETERMINAÇÃO em defesa intransigente do Nosso BENFICA e da VERDADE dos FACTOS.

BENFICA, Sempre, sempre, sempreeeeeeeeeeeeeeeeeee o Maior e o Melhorrrrrrrrrrr..
Tudo o resto é apenas e só ESTERCO CORRUPTO e PÔDRE.

Berrante De Encarnado disse...

O que impressiona nesta foto, mais do que a reacção dos Benfiquistas, é a forma visivelmente contrariada com que os nossos rivais se prestam à saudação fascista. Muita confusão ia naquelas cabeças.

Quanto ao terceiro ponto das suas considerações: seria de facto uma maravilha que os Blogues Benfiquistas que mais qualidade evidenciam, tivessem muito mais iniciativas destas em defesa do clube contra a mentira e as lavagens cerebrais, tal como faz o inigualável Em Defesa Do Benfica.

Cumprimentos Benfiquistas

Ricardo disse...

Berrante, apanha-me num tempo de pacificação - ando introspectivo e até algo zen. E assim continuarei. Pelo Benfica e nada mais.

É que deixe-me que lhe diga uma coisa: gosto pouco de gente com duas caras. O meu caro vem aqui com uma conversa civilizada - que eu agradeço e que nos últimos tempos tem gerado boas vibrações entre nós - ao mesmo tempo que vai solidarizar-se com mentecaptos que mentem, insultam e provocam gente deste e de outros blogues. Não posso com hipocrisia, vai-me desculpar.

Quando entender que aqui há opiniões e que de aqui ninguém vai insultar ninguém para os outros blogues, mesmo que com opinião diferente da nossa, vai entender muita coisa.

E repare: há vários benfiquismos. O meu caro não é mais benfiquista por criticar mais ou menos esta Direcção. E eu também não. Portanto lições só se for a lição da civilidade. Quando largar as más companhias vai descobrir todo um outro mundo de gente que quer muito e bem ao Benfica.

E sobre "iniciativas em defesa do clube" o que sabe o Berrante sobre mim, sobre o blogue ou sobre vários outros "abutres"? Nada. Mas vai apoiar um mentecapto que insulta, mente e disparata sobre outros benfiquistas.

Veja lá se compreende a ideia.

Cumprimentos.

Pedro disse...

Ricardo, vou abusar e levar a foto.

Berrante De Encarnado disse...

"apoiar outro"

"hipocrisia"

"duas caras"

"vem aqui com conversa civilizada"

Oh Ricardo, mas que conversas são essas?

Vai-me desculpar mas está a fazer uma enorme confusão e a demonstrar algum descontrolo desnecessário, o que até compreendo - e digo-o sem hipocrisia - pois imagino que por estes dias tenha o coração ao pé da boca.

Pois começa logo por enganar-se, meu caro, não vim aqui com conversa mansa nenhuma, muito menos vim dar graxa ou o que raio estará com certeza a pensar. Vim dar a minha opinião sobre o que está escrito no post, ponto final. O mesmo se passa quando comento nos tais "outros" blogues de que o meu caro fala -- o que diga-se, há bastante tempo não acontecia, só por mera coincidência. O pouco que expressei noutros blogues foram opiniões, na maior parte das vezes civilizadas, sobre assuntos ou pessoas. Quem as aceitar, aceita; quem não aceitar, paciência. E quem quiser fazer delas um convite para ser inimigo, que o faça. Cada um sabe de suas cabecinhas.

Ou será que por comentar nos blogues dos "outros" já não posso comentar neste? Ou será que por ter dito noutro blogue que não gostei de algo que o Ricardo escreveu, tenho que vir aqui com três pedras na mão para não ser "hipócrita"? Isso é ter duas caras? Pela maneira como respondeu até parece que no meu comentário estou a lamber-lhe as botas e dizer que adoro tudo o que faz/fez. Mas afinal isto é brincadeira entre bairros?

Deixe-me lá ver, Ricardo. Por ter escrito dois ou três comentários a expressar o meu desagrado com atitudes que o Ricardo teve para com outros Benfiquistas, tenha ou não razão, faço parte de "outra" equipa contra a sua? Se é que a tem a sua. Se não tem, parece estar interessado em ter pela forma como respondeu. Nunca pensei que 2 ou 3 comentários perfeitamente normais em outros blogues o fizesse ter esta reacção. Tenha calma, Ricardo.

Terei eu errado ao dar ou tirar razão a alguém? Bom, dei a minha opinião sobre o que vi, e como deve calcular não dando a par de tudo o que ficou para trás. Aliás, posso passar para aqui o escrevi se quiser, não me parece que tenha sido algo do outro mundo que justifique tanto adjectivo.

Explique-me lá melhor para ver se eu percebo.

Cumprimentos Benfiquistas

Berrante De Encarnado disse...

E já agora:

"E sobre "iniciativas em defesa do clube" o que sabe o Berrante sobre mim,"

Mais uma vez está a descontrolar-se sem necessidade. Apenas escrevi que seria uma maravilha os melhores blogues Benfiquistas terem mais iniciativas destas.

O Bandido disse...

Muito obrigado Ricardo, por partilhares esta prova factual de quem era realmente o clube do Regime.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Obrigado pelo trabalho de recolha... venha o Braga... um tempo de unidade/paz entre todos nós... para que os Enzos e melgarejos deste mundo sejam os máiores no nosso coração!

Ricardo disse...

No blogue do maluquinho escreveste isto:

"Caro Manuel,

Que deselegância da parte dele. É nesse Benfiquismo selectivo que eu não me revejo. Nem eu, nem os valores de que o Ricardo tanto fala. O pior é que esse tal critério mais não é do que aceitar os que dizem mal.

Depois de ler o que o Manuel aqui partilhou, fico muito contente por nunca ter pedido troca de Links ao Ricardo, isto apesar de ter o Blogue dele no meu Blogrrol, como aliás tenho muitos outros aos quais nunca exigi troca de endereços para os ter.

Caro Coluna,

Tenha calma que nada se passará. Não entre no mesmo jogo pois assim está a perder a eventual razão.

Cumprimentos Benfiquistas"

"Deselegância"? Sabes por acaso o que se passou? Se não sabes partes do princípio de que fui deselgante para o Manuel porque...?

Claro que depois concluis logo: "é nesse benfiquismo selectivo que eu não me revejo". Tu não te revês num benfiquismo selectivo que nem sabes qual é.

Mas acusas: "O pior é que esse tal critério mais não é do que aceitar os que dizem mal". Não sabes, Berrante, desconheces, mas chamas logo "deselgante" e atiras a tua farpa.

Mas mais: "Depois de ler o que o Manuel aqui partilhou, fico muito contente por nunca ter pedido troca de Links ao Ricardo". Ficas contente porque...? Não sabes, mas fazes como se soubesses.

Mas melhor é isto:

"Caro Coluna,

Tenha calma que nada se passará. Não entre no mesmo jogo pois assim está a perder a eventual razão."

Disseste isto a um anormal que fez 5 posts a provocar-me. Eu fiz um a responder-lhe, ele fez mais uns 5 que, de tão ordinários, me recuso a comentar. Mas o maluquinho é que tem de ter calma, não vá perder a razão.

Meu caro, já te disse: opina quando souberes do que falas. E não te solidarizes com atrasados mentais.

No Benfiliado, escreveste isto:

"Trocas de galhardetes e diferenças de opiniões sempre existiram e vão continuar a existir, agora muito do que o Ricardo escreve sobre outros blogues ou bloggers, apesar de sempre bem elaborado, não tem ponta por onde se pegue e, pior que isso, não tem nada, mas mesmo nada a ver com os tais valores que tão insistentemente são apregoados. Pelo contrário! Tive o cuidado de ler o post todo e, tirando um ou outro sorriso que esbocei com as primeiras palavras, a verdade é que à medida que fui lento cheguei a ficar chocado"

Os valores devem ser os do maluquinho, esses devem estar certos: inventar que eu disse que o Luisão foi agredido, insultar, provocar e fazer posts ridículos é normal; responder a isso não é.

"Por último, tenho que dizer isto porque me considero uma pessoa minimamente justa: Estes "contos" do Ricardo são bons ou melhores que os de ele próprio se queixa."

Os contos de que o Carlos Alberto fala no seu post mal-educado partem todos ou de mal-entendidos ou de mentiras. Se quiseres, pergunta ao Ricardo do Belo Voar da Águia se alguma vez o insultei e outras coisas que são ditas nesse texto do Benfiliado. Mas não te coíbes de uma grande solidariedade contra o "Ricardo".

Berrante, a sério, exponho isto porque detecto em ti uma pessoa educada e benfiquista. Mas não me venhas dar lições de civilidade e pedir "iniciativas" quando ao mesmo tempo andas a apoiar textos nojentos de gente muito mal-formada.

Cumprimentos.

Seismilhoesum disse...

Eu sei de um "paineleiro" (da TV) que ao ver uma foto de uma equipa do Benfica a fazer a saudação fascista .... lá está a prova de ser o clube do regime. Se calhar nunca viu, ou não se lembra, ou não se quer lembrar, de outras fotos do seu clube EXACTAMENTE igual. Mas sendo assim, na sua opinião, tal já não prova nada. Apenas é uma foto. Nem sequer é uma escuta no You Tube. É uma foto, sem legenda, sem som e sem história. Mas quando lhe fazem ver o contrário ... já não é bem assim , temos que ver as circunstâncias e tal e tal.
Pois é, mas continuam os ignorantes e broncos a conotar o Benfica (logo o Benfica) com o antigo regime. O Álvaro Cunhal, o Carlos Paredes, o Salgueiro Maia, entre outros, eram adeptos do clube do regime. Pois, pois!

Berrante De Encarnado disse...

Exactamente. Estava para ir buscar esses comentários, mas assim poupou-me tempo e espaço.

E foi por esses comentários - num deles eu nem estava em bom estado mas isso não muda em nada a minha opinião - que neste Blogue fui chamado de hipócrita, duas caras, e ainda passei por um qualquer inimigo que vem aqui com falinhas civilizadas mas que noutros lados se esconde para o ofender?

Pois insisto que a mim tudo isto me parece descontrolo. No seu lugar nunca reagiria desta forma e, caso estivesse certo de que tinha razão, tudo faria para o esclarecer.

Os comentários:

No caso do coluna e da opinião que deixei no post em que o Carlos saiu em sua defesa (dois Benfiquistas que eu respeito, como também sempre o respeitei a si), foi a minha opinião sobre o que estava a ler. Repare que até reconheci que o Coluna "provocou e bem", mas achei que a resposta foi completamente desajustada e, como de costume, nela o Ricardo englobou todos aqueles que, mesmo não concordando com tudo o que os seus "inimigos" dizem, aceitam-nos, seguem-nos e respeitam-nos enquanto adeptos do Benfica. Nunca pensou nisso? Se para trás ficaram coisas PIORES, só posso dizer de minha justiça se elas me forem dadas a conhecer. Em relação ao "perde a razão", estava a referir-me exclusivamente ás ameaças.

No caso do respeitável Manuel, como parto do princípio que as pessoas crescidas não escondem factos graves sobre assuntos com pouca importância, limitei-me a dizer que achei deselegante. Fui assim tão ofensivo? Mas mais uma vez comentei o que me foi dado a conhecer -- Esclarece um banal bogger não importa, é preferível ficar a remoer civilizadas opiniões na cabeça e quando houver oportunidade chamar-se de tudo?

O porquê de me contentar por nunca lhe ter pedido troca de Links apesar de ter o seu Blogue na minha lista desde o dia em que o descobri? Não será isso óbvio, Ricardo? Porque perante o que me estava a ler, imaginei que se o tivesse feito podia ter levado semelhante resposta.

Para finalizar só mais dois breves pontos:

Como pode o Ricardo ver em mim essas virtudes que acabou de escrever, depois de me ter chamado hipócrita, duas caras, e mais qualquer coisa.

E Ricardo, eu não apoio ninguém, como também não faço equipa contra ninguém. Eu respeito outras pessoas como respeito a si. Posso é exercer o meu direito de gostar mais ou menos de certos posts. Por exemplo: gostei bastante deste, comentei e, pasme-se, ainda não fui a outro blogue hoje. As minhas opiniões podem estar erradas, mas faço-as em consciência, seja a favor do Ricardo, Coluna, Carlos ou quem quer que seja. Não me podem é obrigar a perder o respeito por pessoas que nada fizeram por isso. Atitudes sem cabeça todos temos, não é verdade?

PS: Lições? Só vejo o Ricardo a dá-las. Eu limitei-me a fazer um desejo.

Cumprimentos Benfiquistas

Miguel A. disse...

Ricardo, então é melhor não colocares no Facebook fotos como a do tristemente célebre presidente do Porto nos anos 30 e 40 (Ângelo César, o mesmo que num certo ano conseguiu do amigo Salazar que a primeira divisão fosse alargada para mais um clube, visto que o Porto tinha acabado de descer de divisão...), muito digno e compenetrado a fazer a saudação entre Carmona e Salazar, ou as fotos de Góis Mota (Legião Portuguesa e procurador-geral da República do regime que o Benfica apoiava, como é sabido) e de Sá Viana (ministro da Defesa de Caetano - esse mesmo, o presidente do Sporting que mandava os jovens portugueses morrerem no ultramar mas que, quando chegou a altura do filho dele, resolveu mobilizá-lo para a terrível guerra que decorria em Cabo Verde), lado a lado com as figuras gradas desse regime que o Benfica representava. É melhor nem te passar pela cabeça publicares um foto dessas que seja, ou vai ser um relambório de queixas de gente muito indignada com a visceral ligação que o Benfica tinha ao regime. "O Cabelo do Aimar" publicou, salvo erro em Março, e foi o fim do mundo. Gente muito indignada e ofendida a protestar. É que a foto em questão (a do Ângelo César)era uma fotomontagem... O que o pessoal do clube regime consegue forjar, porra!

Ricardo Reis disse...

Frequentador habitual mas primeira vez que comento neste blog. Ricardo tens excelentes textos e essa é a principal razão para aqui vir. Para ser sincero nem sempre concordo com o teu tom critico. Concordo com umas discordo de outras mas respeito-te. Qualquer benfiquista merece ser respeitado. Mesmo havendo bons e menos bons benfiquistas, mas o que me chateia à séria é ver benfiquistas a discutir sobre merdas sem jeito nenhum, uns contra os outros, quando os nossos adversarios são outros. E atenção que esta não é uma critica a ti em particular, mas sim ao panorama que observo nalguma blogosfera benfiquista. Este é um post que nos une. Parabéns. O nosso dever é defender o BENFICA sempre, sempre e sempre. Acredito que o fazes da maneira que achas mais correcta. Concorde eu ou não. Mas respeitando-te sempre pois tens uma grande qualidade: és do BENFICA. Sempre com o BENFICA e com os BENFIQUISTAS. Um forte abraço (que não de um modo homossexual pois não quero que o Vitto fique com ciumes LOL)

Joao disse...

Pronto, esta provadissimo que o Sporting era um clube fascista e que todos os seus adeptos nao passam de faxos e racistas. Ate os de cor. Nao e' preciso mais nada para provar.

Eu gosto especialmente da conviccao com que os jogadores do Sporting fazem a saudacao. Uns com o braco esquerdo, outros com o braco direito, uns de braco estendido e outros de braco dobrado.

E tambem do negro, o quarto a contar da direita que fez o sinal do Black Power. Tenho a certeza que foi nele que os atletas americanos nas Olimpiadas da Cidade do Mexico se inspiraram.

Este post e' um acto falhado. ao nivel dos do desmaio do arbitro. Nao esperava ver isto num blogue de gente seria e inteligente.

Joao disse...

A referencia aos posts do desmaio do arbitro, e' a proposito do que se tem lido pela blogosfera. Felizmente nao aqui.

Fica o devido esclarecimento.

Em relacao a saudacoes fascistas, como se pode ver, toca a todos: http://3.bp.blogspot.com/_SknLoNbLYvM/S-gR5-l18xI/AAAAAAAAAhM/gIyuhajgAi0/s1600/23tplw1.jpg

A menos claro que isto seja uma montagem (feita por algum anti benfiquista alemao) ou a apresentacao do Benguela e Benfica.

bjorn disse...

por acaso parecem fazer quase todos com a direita, mas de qualquer maneira não me parece que a ignorância de alguns tire força à posição que assumem enquanto grupo.
e não, os lagartos não são todos fascistas e racistas, esse seria um argumento indigno de gente séria e inteligente.

jjt disse...

A blogosfera benfiquista está bem e recomenda-se!
Quer seja a que usa e abusa do registo cómico, quer seja a mais politizada. Quer seja os que estão mais próximo do actual presidente, quer seja o contrário. O que interessa é que - mesmo que nos andemos a "insultar" a toda a hora - há liberdade e variedade de opinião. Não nos podemos nunca esquecer disso.

E a isto tudo chama-se liberdade... a liberdade que tem tornado o Benfica um clube do regime. Do regime de excepção.

Tivemos eleições antes de todos os outros, e pagámos por isso. Não inaugurámos o estádio na data que o regime queria, e pagámos por isso. Tinhamos pessoas na direcção que eram anti-regime, e pagámos por isso.

No entanto, houve situações impossiveis de evitar e a saudação fascista (ou olimpica) é uma delas. Uma breve pesquisa nos arquivos históricos e dos jornais da época, provam facilmente que todos os clubes faziam a saudação. Todos! Infelizmente, até o nosso. Há uma excepção: http://aventar.eu/2012/05/16/no-futebol-tambem-tivemos-herois/ Mas mesmo neste caso que é de salutar, a situação só se resolveu porque o Belenenses era próximo do regime...

Em suma, o que gostaria de salientar é que todos os clubes passaram pelo momento retratado mas poucos se podem gabar, como nós, de não ter feito tudo o que o regime queria. Mais do que isso, poucos se podem gabar de ter sido uma voz audível numa época de silêncios comprados.

Cumprimentos gloriosos,

joao

Ricardo disse...

Miguel, obviamente fotomontagem. Nunca esses acontecimentos ocorreram.

Abraço, Ricardo.

J., este post é "um acto falhado" se a interpretação que fizeres dele for essa. Se fizeres outra, já não é. Mas escuso-me a dar-te lições sobre a relação do Sporting com o fascismo - ela é evidente e sanguínea. Não tenho dúvidas de que, como sportinguista, conhecerás a fundo tudo o que há a saber sobre o assunto.

Obviamente, João, nem mais. Cumprimentos.

Minha Chama disse...

visitem este link:

http://aminhachama.blogspot.pt/2012/03/treta-do-salazar.html

De facto, o caminho a seguir é desmistificar a mentira que tanto apregoam esses corruptos

Anti-Antis disse...

Se calhar já a tinham feito.
Se calhar era obrigatório mesmo.

http://www.forumscp.com/images/saudacao_fascista_slb.jpg

Neste forum sportinguista arranjei a foto dos jogadores do benfica a fazer o mesmo.
E tambem já vi os do porto.

Não percebo a vontade/capacidade de criticar os outros por algo que nós tambem fazem.

Contudo, continuem com o excelente trabalho que eu sou um seguidor assíduo.

Abraço

Unknown disse...

Os jogadores do sporting parecem
um pouco retraídos. Suponho que haveria uma cultura no clube, associado às classes mais favorecidas e consequentemente associado ao regime.... mas talvez os jogadores fossem mais desligados desses assuntos, ou mais ingénuos.Parece-me que nem sabem bem o que estão a fazer e limitam-se a seguir instruções dadas pela estrutura. Mas TODOS os jogadores do Glorioso estão com os braços bem em baixo, e isso me envaidece.

Nuno disse...

Caros,

É a primeira vez que visito a caixa de comentários de um post neste blog e a primeira coisa que me aparece é duas pessoas a discutirem "quem tem a pila maior".

Assim dificilmente iremos elevar o nome do nosso benfica se não estivermos todos juntos e unidos na defesa do mesmo.

O presidente é o que nós sabemos, o treinador anda com um problema mental qualquer, os árbitros só não nos fodem se não puderem, a FPF quer-nos encavar sempre, os lagartos e os tripas querem-nos ver mortos e nós o que fazemos?
Brigamos um com os outros por dá cá aquela palha! Juntem-nos e apoiemos o nosso Benfica que tanto precisa!

El Niño disse...

Muito giro este post.
Até tenho alguma consideração pelo escriba e pelo que defende, mas, sinceramente, desonestidades intelectuais e observações factuais desta estirpe com o assunto fascismo são, no mínimo, indigestas.

Todos os grandes clubes da altura tiveram elementos ligados ao regime na sua estrutura. Nenhum destes grandes clubes era, claramente, um clube do regime (estilo Real Madrid).

Os anos 60 calhou o Benfica ter ganho uma imensa fama internacional, como tal o regime aproveitou o caso e criar um porta estandarte do Portugal de Salazar no exterior. Utilização do futebo, como arma política, quem diria...daí a ser um clube fascista, vai uma grande distância.

PS - Aproveito o tema para contar uma história: em 1963-64 na Taça de Portugal houve uma eliminatória entre clubes da 'colónias'. Calhou ser o Ferroviário de Lourenço Marques contra o S.C. Lusitânia (sim, os Açores na altura eram vistos como colónias), meu clube aqui da terra. Quem ganhasse iria à meia final. 5-3 em terreno neutro para o Lusitânia, ganhou direito de jogar contra o FCP, também em terreno neutro.
Bem, os senhores do FCP não quiseram jogar em Lisboa contra o Lusitânia, que pressionado por altas instâncias viu-se obrigado a aceitar um acordo no qual desistia em favor do FCP em troca dum particular em Angra do Heroísmo. Assim foi, com o facto de que o acordo nunca foi cumprido pelo FCP, até à data nunca cumpriram o acordo.

PPS - Um tal de Eusébio ainda há anos não disse que gostava muito do Sr.Salazar? Não será fascista?