terça-feira, 14 de agosto de 2012

Soares Lisboa e Benfica

«Como está a lidar Witsel com o interesse do Real Madrid? «Acompanho isso com normalidade. Não fico a pensar nisso. Estou bem mentalmente e sinto-me muito bem no Benfica», garantiu, antes de os jornalistas insistirem na possibilidade de mudar-se para Espanha. Quando questionado sobre se iria ficar na Luz, respondeu: «Não estou aqui para falar disso. É melhor falar da seleção nacional, não? Esta é a minha única resposta.»

Insuficiente para matar a curiosidade alheia, afinal também se falou no interesse do Anzhi, da Rússia. «Repito, estou bem no Benfica», rematou o belga.», A BOLA.


É verdade que muitos são os exemplos de jogadores que, às vezes horas antes de partirem para outro clube, usam destas mesmas palavras para acalmar os adeptos mais preocupados. 

É verdade que as informações sobre as movimentações internas do Benfica sugerem que Witsel está praticamente vendido e que muito dificilmente o negócio sofrerá retrocesso. 

É verdade que o Benfica ainda não vendeu ninguém e que, ao contrário do que diz o lagarto que manda nas contas do nosso clube, o Benfica necessita de pelo menos um grande encaixe financeiro. 

É verdade que ainda não vendemos ninguém e que Gaitán, essa proclamada grande venda desde Janeiro, parece afinal não ter mercado (Ferguson, que tanto gostava do argentino, parece ter enlouquecido, pelos vistos). 

É verdade que Cardozo, apesar do interesse de alguns clubes, não é certo que seja vendido.

Mas eu, talvez sofrendo de uma ingenuidade contagiante nesta tarde de Verão, ainda acredito. Ainda me imagino uma época inteira a ver o Witsel com a camisola do Benfica. O que me irrita nesta esperança é ela ser verde. E o medo de ela acabar por me cair em cima, quando anunciarem daqui a uns dias a venda do belga. Mas até lá deixem-me acreditar. Deixem-me pensar que no Benfica ainda há noção das prioridades: futebol sobre "valorização de activos"; sucesso desportivo sobre "excelente capacidade negocial"; vitórias sobre rankings de milhões recebidos por grandes clubes.

No fundo, eu sou do Sport Lisboa e Benfica. Muito diferente daquele outro clube que hoje habita o Estádio da Luz. 


22 comentários:

Anónimo disse...

Posso dizer que existiu uma reunião no fim de semana de um jogador com um empresário e que uma das hipoteses de colocação era o Benfica, mas estaria dependente da saida ou não do Witsel

d.gomes disse...

Partilho da mesma opinião, o pior é que depois vai ser usado como trunfo eleitoral, isso preocupa-me, alias todo neste momento no Benfica, é preocupante,todo tem um segundo sentido..
Alias alguém sabe do vieira ? :o

Anónimo disse...

Eu também acredito que o Witsel pode ficar no Benfica mais esta época. Mas claro que, ao ver algumas contratações do Benfica, como por exemplo o Salvio, sugere que vai entrar um grande encaixe financeiro nos cofres da Luz. Esperemos que não seja o Witsel e que seja o Gaitan.

Abrantes e Benfica disse...

Desde os temos do Valdo e Rui Costa que não tínhamos doss médios que conciliassem elegância, inteligência e eficácia, dentro e fora do campo,como o Aimar e o Witsel...com o Javi e o Martins, acho que realmente temos um meio campo de luxo. daí achar que Witsel não devia estar no topo de prioridades em termos de jogadores a vender...porque só fez uma época, porque gosta de cá estar e porque os adeptos gostam de o cá ter. Gaitán e Cardozo seriam para mim os jogadores a vender, mas aí entram as leis do mercado...e pelos vistos para estes não há procura, como referes. junto-me nas preces para que Witsel fique...
outros assuntos paralelos do dia: como é possível ser o Jesus a vir fazer a defesa do clube na TV depois do amasso que levámos na imagem do clube? a opinião pública mais lúcida que vi surgir foi hoje a do Rangel...da direcção(tirando o JJ que pelos vistos se assume muitas vezes como Administador) nada...

farfalho, o maltês disse...

Quando fores candidato a Presidente, deves prometer que todos os negocios de compra e venda de jogadores (e tecnicos) serão anunciadas aos socios (e obviamente a toda a gente) com pelo menos um mês de antecedencia. Preferencialmente uma epoca antes, para que a planificação seja efectuada um ano antes.

Nota: eu tambem quero ser presidente.

Águia Eterna disse...

eSTÁ na hora de a direcção do BENFICA apresentar queixa-crime contra o APITADOR CORRUPTO alemão, por SIMULAÇÃO GROSSEIRA com o intuito de PREJUDICAR GRAVEMENTE um Profissional de Futebol ÍNTEGRO e o seu clube, o Nosso BENFICA. Infelizmente temos um presidentezeco que é um autêntico RÊBO, um perfeito TÓTÓ, e que só escolhe tótós como ele para a dita "estrutura" do BENFICA , como pr exemplo o antónio carraça que não tem o mínimo nível para estar no NOSSO BENFICA. Oh Vieira, COVARDE E MEDROSO, DESINTELIGENTE e sem a mínima estratégia de DEFESA DO CLUBE, vai-te embora de vez e leva contigo essa catrefada de adeptos do zmerding e do porco que estão a MAMAR GRANDES ORDENADOS à custa dos VERDADEIROS BENFIQUISTAS que pagam os seus ordenadões.

JÁ VOMITO ESTE PALERMA do Vieira pelos olhos. Não é caoaz de fazer nada de jeito em DEFESA DO BENFICA. Parece aqueles miúdos palermas que só leam porrada nas escolas e que não reagem a nada. é só ENFARDAR, ENFARDAR, ENFARDAR. VIEIA = COVARDIA.

BENFICA, SMEPREEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHOR.

P.S. Onde está a resposta do tal de presidentezeco vieira ao PALHAÇOTE DO presidentezeco do F. dusseldorf que insultou o Nosso BENFICA de equipa sem respeito e de bandidos???!!..
OH COVARDE VIEIRA, MATA-TE, ou ao menos desaparece do BENFICA e deixa-o para quem tem COLHÕES PARA O DEFENDER A SÉRIO DE TUDO E DE TODOS.

BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEE.

Ricardo disse...

Anónimo (13:58), esperemos que esse jogador nunca chegue.

Gomes, isso é irrelevante, na medida em que tudo o que é feito no Benfica tem o intuito de servir de propaganda eleitoral. O Salvio veio, depois de gastarmos 9 milhões disparatados no Ola John, porque há eleições. Se o Witsel servir para propaganda eleitoral, tanto melhor. O que eu quero é que o Benfica possa estar mais próximo de, mesmo errando estupidamente, consiga vencer. Se com Witsel, já será difícil; sem Witsel...

Anónimo (14:32), quero muito que algum clube veja no Gaitán um jogador fabuloso e pronto a entrar de imediato num 11, porque eu nunca vi. Pelos vistos os grandes clubes também têm grandes dúvidas sobre isso. Mas ele que vá, e de lacinho e tudo.

Abrantes e Benfica, ainda continuo a achar que, mesmo que Witsel fique, precisamos de outro "8". Isto porque para Jesus o sérvio é um médio defensivo.

O que viste é o normal: Jesus no Benfica é muito mais do que um técnico, ao mesmo tempo que serve para encobrir os que deviam aparecer - Rui Costa, estás doente há quantos anos?

No fundo, temos: Carraça, Jesus e Soares Oliveira. Três lagartos em grande destaque. É uma coisa que tem toda a lógica e que os verdadeiros benfiquistas acham normal. Faz todo o sentido.

Farfalho, a hipérbole contrária não chega como argumento. E retira o "também". Só tu queres ser presidente.

Jaime disse...

A confirmar-se a transferência do Modric para Madrid, penso que iremos manter o Witsel até Janeiro, altura em que deverá ser vendido por uns 20-25 milhões de euros. Lembram-se do David Luiz?
Não que eu ache que o Vieira o vá fazer por motivos eleitoralistas, é só porque não parece haver muitos clubes com liquidez suficiente para investir nesta altura.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Espero que fique é só o que tenho a dizer... como Jesus Cristo não percebo nada de finanças, de acordo com o nosso queridíssimo Fernando Pessoa no guardador de rebanhos...

Anónimo disse...

"Posso dizer que existiu uma reunião no fim de semana de um jogador com um empresário e que uma das hipoteses de colocação era o Benfica, mas estaria dependente da saida ou não do Witsel."

Manuel Fernandes sera o substituto do Witsel se o Belga sair...

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Desculpa o off-tópic mas li agora que o JJ não deu dois dedos de conversa com o Mora durante toda a pré-época, será isto normal? Quando sabemos que nesta cena da gestão de recursos a gestão das expectativas e a motivação são fundamentais... eh pá eu acho isto surreal!

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=347256

Bicadas disse...

Só DSO e LFV têm, neste momento, a informação necessária para se saber se o Benfica precisa, ou não, "de um grande encaixe financeiro". Isto porque só eles sabem se há condições para a renovação dos créditos de curto prazo. Se essas condições existirem não, o Benfica não precisa de um encaixe significativo, mesmo considerando as mais recentes aquisições.

Quanto a este assunto a grande maioria de nós pode, apenas, especular e neste âmbito perceberíamos que um clube com necessidade premente de dinheiro não teria rejeitado a oferta da olivedesportos, já teria vendido Cardozo, já teria vendido Witsel, já teria vendido Garay e já teria vendido Xavi, considerando apenas as ofertas noticiadas e que me merecem mais crédito.

Não ter necessidade premente de vender não significa que aceitar a venda não seja a atitude mais responsável. Aqui há muitos fatores a ter em conta. Desde logo o sucesso desportivo, sim, mas convém não esquecer que o sucesso desportivo futuro depende da robustez financeira presente e futura. E se é verdade que o Benfica tem uma situação financeira estável - no sentido em que o Cash Flow operacional cobre o resultado financeiro - também é um facto que precisa de vender para poder continuar a crescer. No entanto, há que considerar que vendas, nesta altura, também poderão sair caras.

Isto enquanto receber uns míseros 7,5M€ pelos direitos televisivos. A propósito, Ricardo, bem sei que não ligas a papagaios, mas se pudesses fazer um postzinho sobre as bacoradas de ontem do RGS na minha modesta opinião seria proveitoso para a "problematização do Benfica". É que, sendo certo que boa parte dos Benfiquistas pode ter ficado entusiasmado com a coisa, a mim deixou-me com sérias preocupações, mesmo sabendo que o discurso, nesta altura, vale o que vale.

Cumprimentos

abrantes e benfica disse...

E será normal que quase todos os jogadores que saem tem queixas do mestre da táctica?a azia nalguns casos pode explicar alguma coisa,mas não explica tudo...no campo das relações humanas ca me parece que o homem e um calhau

Ricardo disse...

Jaime, se a escolha é entre sair agora ou em Janeiro então talvez seja mais avisado vender já. É que essas saídas de jogadores nucleares a meio da época acabam em desgraça. Essa do David Luiz foi mais um episódio escabroso desta gente. Enfim, já não há conta a tanta parvoíce junta.

Anónimo, é uma possibilidade. Espero bem que nunca meta os pés no Benfica.

Moléculas, sairá post sobre o assunto hoje ou amanhã. É absurdo.

Bicadas,

"Só DSO e LFV têm, neste momento, a informação necessária para se saber se o Benfica precisa, ou não, "de um grande encaixe financeiro". Isto porque só eles sabem se há condições para a renovação dos créditos de curto prazo. Se essas condições existirem não, o Benfica não precisa de um encaixe significativo, mesmo considerando as mais recentes aquisições."

Não. DSO vem há anos a anunciando que o Benfica não necessita de vender ninguém para deixar equilibradas as contas. Se ele no-lo disse, ele que é o principal responsável pelas mesmas, é porque é verdade. E, sendo verdade, significa que não precisamos de vender ninguém. E portanto não, não são só LFV e DSO que têm a informação necessária; todos nós a temos. De um deles.

Não sei do que falas. A lastimável e submissa personagem Gomes da Silva é intragável, tal como o programa em que ele vai papaguear o que lhe mandar papaguear. Mas se me passares aqui as principais ideias desse sem-ideias pode ser que apareça post sobre o assunto. Imagino que tenham sido soluções fabulosas para o Benfica. É o ano 0, como se sabe. Cumprimentos.

Abrantes e Benfica, não, não é normal. O Jesus não sabe de forma alguma relacionar-se com os seus jogadores.

Bicadas disse...

Vou tentar ser o mais fidedigno possível. Aponto os factos e deixo a minha interpretação.

Assunto: direitos televisivos;

Facto: a Olivedesportos está a negociar a reestruturação de participações cruzadas, simultaneamente com ZON e PT.

Interpretação de RGS: a Olivedesportos está a tentar cercar o Benfica, deixando-o sem “canais de distribuição para o seu produto”.

Minha interpretação: muito provavelmente RGS está certo. Haverá uma remota possibilidade de a Olivedesportos passar por dificuldades financeiras e haver conversão de créditos em capital, ou seja, a PT e ZON apoderam-se de, pelo menos, parte da empresa – não estou por dentro das contas da Olivedesportos e agora não tenho tempo para as analisar.

Facto: RGS deixou passar a ideia de que brevemente se anunciará a decisão sobre a matéria, “que já reúne consenso na administração da SAD” e que esta decisão passará pelo rompimento com a Olivedesportos e que o “Benfica seguirá o seu próprio caminho”.

Minha interpretação: discurso nitidamente eleitoralista mas que tem consequências. O “consenso alcançado na administração da SAD” quer dizer: DSO aceitou. Poder-se-á pensar que LFV apenas anuncia isto para ganhar as eleições e depois renova. Não é assim tão simples. Para mim, o principal traço de personalidade de LFV é a teimosia. Tentará, pelo menos, prolongar a questão até ao final da época e muito dificilmente, no actual panorama económico, conseguirá, sequer, alimentar uma ilusão de ameaça negocial. Temo que cheguemos ao fim do processo sem força, tampouco, para exigir os mesmos valores que o sporting actualmente recebe (mesmo assim, o dobro do que recebemos).

Ricardo, sei bem que por ti, tal como para 99% dos Benfiquistas e como disse ontem o RGS, se preferiria receber zero do que renovar com a Olivedesportos.

No entanto estou habituado a lidar com números e sei que cedo ou tarde eles acabam por se impor.

Esta matéria é de extrema importância e é, hoje, o principal obstáculo, se não a que o Benfica assuma maior relevo no futebol europeu (que para isso faltariam melhores condições de outro âmbito), pelo menos a que disponha de meios para tal.

Evidentemente não vou tentar mudar a tua opinião ou seja a de quem for. No entanto, gostaria que relançasses o debate, o que penso que ajudaria a que se ganhasse mais alguma consciência sobre as opções que se tomam, e é só isso que se pode, democraticamente, exigir.

Cumprimentos

P.S. - não carece, obviamente, de publicação

Ricardo disse...

Bicadas, obrigado exposição dos factos e das tuas ideias. Quando se lêem comentários como o teu fica impossível de não ter esperança na possibilidade de um debate sério sobre o nosso clube, quer sejamos apoiantes ou críticos da actual equipa dirigente do Benfica.

Fá-lo-ei, sem dúvida. Já há alguns "pedidos" (isto parece o "discos pedidos" da rádio - o que é bom porque quer dizer que as pessoas estão ávidas de discussão e problematização), mas este sairá nos próximos tempos - talvez amanhã.

Publiquei o teu comentário porque me parece importante que seja lido por mais pessoas.

Cumprimentos.

Coach disse...

Ricardo,

Tenho um texto no meu blogue onde és um dos visados. Testa a tua capacidade de encaixe á critica e deixa a tua opinião. http://xxxbenficaxxx.blogspot.pt/

Unknown disse...

Ricardo, atenção!!!

Há muitos, mas mesmo muitos, muitos e muitos que pensam como o Bicadas.

Que não têm nada a ver com os manueis e os maias e os smiths mas que também não suportam a negação da defesa do CLUBE por capricho.

Ricardo disse...

Coach, li o seu texto e fiquei sem perceber o que quer dizer isto

"mas apoiar certos atrasados mentais só porque desejamos muito uma alternativa não me parece que seja razoável"

Pode esclarecer-me quais "atrasados mentais" eu defendo?

Sobre o maluquinho, gostava também de perceber em queé o maluquinho faz algum sentido. Fez 5 posts sobre mim, insultando-me e provando-me, dizendo que eu escrevi que o Luisão agrediu o árbitro - uma óbvia mentira, porque nunca disse tal coisa. Respondi-lhe num texto irónico (só para que conste: não existem os NN da Falgueira, para se entender alguma coisa disto) e ele fez mais não sei quantos posts num tom de atrasado mental e ordinarão. Se me puder explicar qual a razão deste mentecapto, podemos começar um debate. É que isto de ser politicamente correcto só para ferir susceptibilidades é giro, mas injusto.

Aceito todas as críticas. Desde que fundamentadas e feitas com educação. E sem mentiras, já agora. Boa sorte para o blogue.

Sandinando, bem sei, meu caro. Apareçam mais esses aqui e menos os outros. Abraço.

Benfa disse...

O Gobern está de parabéns, não poupou criticas a Veira, um excelente programa Trio de ataque, agora o do Porto e do Sporting têm um travão na língua com o Gobern, a frase que ficou do Gobern foi " O que está lá a fazer o Antonio Carraça? e Qual o papel que o Rui Costa desempenha no Benfica" sem papas na língua.

Coach disse...

Ricardo,

Só para que conste eu visito este blog todos os dias, aliás, eu visito todos os blogs benfiquistas diariamente.
Não me peças para precisar em quais dos teus posts detectei esse radicalismo porque teria que os está a ler todos novamente uma vez que de memória não chego lá.
Tal como disse anteriormente, concordo com a grande maioria das tuas análises. Em alguns casos acho que exageraste na tua luta e acabaste por defender o idenfensável.
Quanto ao coluna a questão é mais complexa. Durante muito tempo achei que a linha editorial daquele blog, um pouco á imagem do vedeta da bola, tinha seguido uma linha de " propaganda" a favor desta direcção. Vários foram os casos em que vi comentarios do género: " muito obrigado presidente Vieira por defender o Benfica", " muito obrigado presidente Vieira pelo que tem feito pelo Benfica", o que achei ridiculo e de um servilismo bacoco.
Nos ultimos tempos tenho lido alguns posts em que critica o planeamento estratégico da direcção, a politica desportiva e a conduta do proprio presidente. A mim parece-me que "acordou". Não julgo que as motivações fossem as mesmas do vedeta da bola.
O que acho ridiculo são as explicações baseadas em "bruxaria" para tentar encontrar desculpas para os fracassos desportivos.
Não me acuses de ser politicamente correcto porque isso é precisamente o contrário daquilo que eu sou.
Não vou gastar nem mais uma linha com esse assunto porque acho que perdemos todos com estas guerras.

Abraço

Ricardo disse...

Coach, tu fazes um texto sobre quezílias na blogosfera e abordas a específica entre mim e o maluquinho. Depois falas especificamente sobre mim, elogiando-me dando como ressalva que "apoiar certos atrasados mentais só porque desejamos muito uma alternativa não me parece que seja razoável". E afinal nem sequer te lembras de que "atrasados mentais" eu apoiei. Não sei, a mim isto parece absurdo.

Sobre o maluquinho, não sei o que ele quer nem o que defende. Sei que é um mentecapto por mentir e ofender gente que não conhece de lado nenhum. Chegam-me perfeitamente os últimos dois dias para saber a merda de que é feito. Abraço.