terça-feira, 4 de setembro de 2012

E depois de Witsel e Javi ?



Com Javi Garcia o lucro líquido foi de quase 13 milhões de euros. Já Witsel num ano originou uma mais-valia de 31,5 milhões de euros. Em ambos os casos será um pouco menos porque é necessário descontar o efeito do mecanismo de solidariedade da UEFA.

Seja como fôr, se com Javi Garcia já as contas estavam equilibradas no aspecto económico-financeiro, o influxo originado pela alienação do passe desportivo do Witsel permitirá à sociedade 2 aspectos essenciais, por um lado abater significativamente ou na totalidade um dos empréstimos obrigacionistas e consequentemente baixar o passivo oneroso, por outro aumentar significativamente os capitais próprios da sociedade mostrando por parte da administração da sociedade que se cumprem os esforços tendentes a recuperar parte significativa dos capitais próprios da sociedade.

Eu sei que isto diz pouco à generalidade dos sócios e adeptos, mais ainda quando a nível desportivo a equipa parece ferida de morte nas suas ambições. No entanto devemos olhar para lá do curto prazo. Confesso que quando ouvi a declaração do Jesus não a compreendi no Sábado. Pensei que ele estava a brincar quando falava em André Almeida e André Gomes, pois este de trinco nada tem. No entanto, olhando as declarações de então enquadradas por aquilo que aconteceu hoje já faz sentido falar desses 2 jogadores.

A verdade é que este influxo de dinheiro irá permitir que a Benfica SAD esteja no próximo ano mais capacitada para atacar o mercado e reforçar-nos convenientemente para atingirmos o objectivo mais importante, tentar conquistar a Liga dos Campeões. Mais ainda, quando pensarmos que na próxima época já teremos um novo acordo para as transmissões televisivas e portanto uma capacidade financeira muito superior à que apresentámos este ano.

Deixo um apelo a quem não está contente com a gestão de LFV. O Benfica é dos sócios. Se não gostam, têm a possibilidade de em Outubro mostrar nas eleições. O que não é aceitável é que deixem de ser sócios. O cosme não deixou o Benfica morrer só porque os lagartos levaram 8 titulares. é nos momentos maus e menos bons que temos de mostrar o nosso Benfiquismo.

Quando o Benfica levou 7 em Alvalade e se assistiu ao degradante espectáculo de sócios a queimar cartões, eu no dia seguinte ao jogo faltei à escola para ir pagar um ano de quotas. é nos momentos menos bons que se vê o verdadeiro carácter das pessoas e agora é o momento decisivo. O Benfica tem de estar acima de tudo e todos. Com Vieira, sem Vieira, o que interessa é o Benfica e se não gostam dele, paguem as quotas e vão votar em Outubro.


43 comentários:

Anónimo disse...

A nível desportivo vamos ter 3 meses difíceis. Em Janeiro, podemos e devemos equilibrar o plantel, principalmente no meio campo (já não se fala em Melgarejo, porque será?).

Espera-se que nessa altura ainda não esteja o campeonato perdido, nem Taça de Portugal.

GNR

JediVermelho disse...

Eu até percebo o que dizes. Mas sabes bem que isso das eleições não tão linear assim! Como bem sabes, na Venezuela também há eleições! Na Madeira também!
Tenho-te muito em consideração como blogger, mas deve dizer neste texto escreveste dos maiores disparates que tenho memória!
"A verdade é que este influxo de dinheiro irá permitir que a Benfica SAD esteja no próximo ano mais capacitada para atacar o mercado e reforçar-nos convenientemente para atingirmos o objectivo mais importante, tentar conquistar a Liga dos Campeões."
Andamos há 12 anos sob a liderança Vieira e ainda pensas na Champions? Como e porquê? Que se saiba tens tido, por várias vezes, influxo de capital! O problema é como o investes! Demorou dois anos/3 anos até substituires uma pedra basilar, pois a prospecção não funciona! E qd encontras já gastaste tudo em 2 ou 3 jogadores medíocres! Conquistar a Champions?? LOOOOL

BENFIQUISTA de Braga disse...

B cool - como será a negociação das trasnmissões televisivas na tua opinião?
Já dei para o peditório da histeria em termos futebolistícos, não eramos a melhor equipa do mundo nem somos a pior.
O nosso maior adversário interno, fragilizou-se tanto quanto nós e os outros ainda estão um pouco longe.
Nas competições europeias, não temos, como não tinhamos, mais ambições do que passar a fase de grupo e depois teremos o mercado de inverno.
1º Aplicar bem o dinheiro
2º Aproveitar esta onda louca para poder libertar-nos da olivedesportos.

NSC disse...

«Deixo um apelo a quem não está contente com a gestão de LFV. O Benfica é dos sócios. Se não gostam, têm a possibilidade de em Outubro mostrar nas eleições. O que não é aceitável é que deixem de ser sócios. O cosme não deixou o Benfica morrer só porque os lagartos levaram 8 titulares.»

As coisas são tão simples quanto isto.

Anónimo disse...

depois de javi e witsel? cardozo.

Danilo Oliveira disse...

Certissimo!

Não podendo descurar o presnete do clube, hipotecar o futuro não é de todo uma opção viável.

E temos acima de tudo, de deixar de viver acima do que podemos.

Unknown disse...

Excelente post B_Cool. A tua participação por vezes peca por escassa.

Abraço

Anónimo disse...

"A verdade é que este influxo de dinheiro irá permitir que a Benfica SAD esteja no próximo ano mais capacitada para atacar o mercado e reforçar-nos convenientemente para atingirmos o objectivo mais importante"

é caso para dizer " para o ano é que é"
a maneira como o benfica é gerido mete nojo e as palavras e aldrabices de vieira tmb e é fodido andarem estes palhaços a brincar com o dinehiro do povo e ainda gozam por cima com tretas e balelas

Sensei disse...

Concordo em absoluto com o que dizes e se no caso de Javi podemos até criticar o timing da operação e a urgência da mesma, há que dizer que acertar nos números do euromilhões depois do sorteio é fácil. Na sexta não havia esta proposta do Zenit...havia que se encaixar dinheiro e havia uma proposta elevada pelo Javi...e o SLB aceitou. No caso do Witsel, quando um clube paga a cláusula...fica nas mãos do jogador.
Há um ano atrás os mesmo que hoje tanto criticam a venda do Witsel nem o conheciam e andavam a criticar não termos usado o dinheiro da sua contratação para irmos buscar o Sálvio a definitivo.
Quem sabe se daqui a um ano não estamos todos a temer que não apareça um outro clube qualquer para tentar levar o B.César, o Gaitan, o Enzo, o André Gomes ou o Miguel Rosa?! Por mt que custasse...era sinal que tinham feito uma grande época e que tinham feito esquecer Witsel.
Só uma correcção, tanto no caso do Javi como no Witsel, os clubes compradores garantiram o pagamento das cláusulas de solidariedade.

abrantes e benfica disse...

bom post...exemplo de que é possível ser crítico, mas realista. por muito que estejamos todos insatisfeitos, é preciso olhar para a frente. ng queria que os 2 jogadores saissem, é obvio.mas no meio do lodo,emergem as 2 vantagens que referes(promover jogadores da formação e financeiramente equilibrar as contas) e uma terceira , que é permitir ao aimar assumir de novo um maior protagonismo, assim ele esteja bem fisicamente.há muito por onde criticar a direcção e o treinador,muito mesmo, mas neste caso, se a vontade dos jogadores era ir embora e com as contratações a serem feitas à queima, pouco se podia fazer. agora se o dinheiro gasto em contentores de jogadores de merda fosse aplicado na melhoria salarial dos que interessam,tvz a postura destes fosse diferente,mas isso já dava para outro tópico.espero que algum eventual candidato vá além da ladaínha dos lamúrios e nos proponha soluções estruturantes para que consigamos combater os petro-negócios

Francisco Gil disse...

O nosso próximo objectivo é conquistar a Liga dos Campeões?

Unknown disse...

Nem mais Bcool...

Em Outubro temos eleições e cada sócio decidirá o que achar melhor... Já nesta 4ªfeira iremos ficar a saber qual o candidato a avançar pelo Grupo da Luz

Aguardemos

Filipe disse...

Ramires, Javi e Witsel foram titulares no Benfica com 21-22 anos. O André Almeida faz 22 anos para a semana, é uma boa idade para se afirmar como médio.

Anónimo disse...

Parabéns pela racionalidade do "post", contrastando nitidamente com a histeria que grassa pela blogoesfera benfiquista.

DP

Antonio disse...

http://foradobenficaluisfilipevieira.pt.vu/

Miguel disse...

Bom post.

Só mais alguns comentários.

Para lá de toda a inabilidade (para ser simpático...) da actual direcção/equipa técnica na construção do plantel, gostaria ainda de salientar os seguintes factos que li nos jornais de hoje, não apenas portugueses, que ilustram o amadorismo da nossa estrutura:

- Javi confirmou que a sua saída estava a ser negociada há vários dias, pelo que houve tempo para procurar uma alternativa credível no mercado;

- A aproximação por parte do Benfica a Sálvio, uma contratação que teria sido MUITO importante, quer para o lado direito como para o esquerdo da defesa, foi feita , demasiado tarde, permitindo que este viajasse até ao Mónaco e não estivesse presente para assinar... Incrível...

- Este ataque final dos russos a Witsel era mais que previsível... Pq não foi também acautelada a contratação de um 8?...

Estes pormenores, entre outros, confirmam a falta de profissionalismo e qualidade na estrutura do Benfica. E há lá tanta gente a mamar actualmente...

Fernando disse...

Antes de mais os meus parabéns ao criador e dinamizador do blog.

Em relação ao post:
Também acho que vem aí uma oportunidade para nos pronunciarmos: as eleições.Falta perceber quem são os candidatos.Ontem ao saber da venda do Witsel assustei-me.Não porque ache que há jogadores insubstituíveis; simplesmente pelo timing.Ficamos com meio campo destruído.Penso até que este enfraquecimento faça mossa inclusive no próprio plantel, no sentido de os outros jogadores sentirem que estão mais limitados ao nível de ambição.No Benfica B gosto bastante do Andre Gomes,seria bom para substitui o Witsel.O Andre Almeida não me parece que seja opção.Acho-o um bocado fraquito, opinião meramente pessoal.Enfim,o planeamento desta época foi assustador,esperemos que as vitórias continuem para manter a equipa e os adeptos animados.

Nuno Peralta disse...

É isso mesmo, o Benfica é muito mais que esta Direcção de merda!
Ironia das ironias, a equipa que mais tem menosprezado a sua formação, vai ser primeira a demonstrar se as equipas B têm algum futuro ou se são de facto uma fantochada...

Ricardo disse...

Bcool, tudo o que dizes no post faria sentido se tivéssemos uma Direcção séria, responsável e capaz de organizar um projecto sustentado.

Não a tendo, isso que dizes é pura ilusão. O Benfica não vai ficar mais forte para o ano nem vai melhorar do ponto de vista financeiro. O Benfica continuará desgovernado, financeira e desportivamente, até que estas aventesmas de lá saiam.

Aliás, observar o que esta gente tem feito e dito (mentiras atrás de mentiras) e achar que de repente irão mudar de rumo é acreditar no Pai Natal. Ainda bem que tens esperança mas não exageres na crença desenfreada e baseada em... nada.

Anónimo disse...

Bom dia,

De repente ficámos sem meio-campo e não podiamos fazer nada. Não podiamos?? Podiamos.

Quando vendemos David Luiz ao Chelsea ele saiu por 25M + Matic. Exactamente o que o Benfica tinha de ter feito. Neste caso ou vendia Javi pela clausula ou por 20M + um bom suplente deles, nem que fosse por emprestimo.

Quanto a Witsel o erro está feito desde Julho quando o Benfica não contratou ninguem para suplente de uma das estrelas da equipa e que obviamente tem que ter um potencial substituto por perto.

Ou acham que jogadores que têm tudo para ser jogadores de classe mundial como Rodrigo, Salvio, ou Garay, daqui a 3 anos estão no Benfica?

Merda pra isto.

Concordo contigo, é esperar pelas eleições e dar resposta a todos os atentados que temos visto e sobretudo, sentido.

Cumpts,
PN

Unknown disse...

Caro Jedi,
A SAD senão desbaratar demasiado dinheiro em contratações "de longo prazo" tipo João dos Gelados, vai ficar mais capacitada por 2 motivos:
1- não vai negociar transmissões televisivas desesperada por dinheiro, ou seja, não temos que aceitar tudo o que nos oferecem só porque temos dificuldades de tesouraria
2- se o dinheiro for utilizado para amortizar parte do passivo financeiro, baixa a nossa despesa em juros por 2 vias - diminuição do risco e diminuição do capital emprestado.
Isto quer dizer, que um contrato bem negociado pode equivaler a uma transferência de um jogador, ou seja há condições para os cash flows libertados pela SAD permitirem uma capacidade de investimento como até agora não foi vista.

Com estes valores será possível contratar um treinador de top e jogadores que reforcem a equipa.

O que eu defendo é que temos uma oportunidade única para conquistar a Liga dos Campeões, sendo a final jogada em casa. Como tal, este ano temos que assegurar a presença na Champions, pois com o plantel que temos não acredito que sejamos campeões este ano, e reforçar-nos em qualidade para atacar esse que deve ser o nosso desígnio.

Uma vitória na Champions permitiria-nos atingir um novo patamar.

Se esta Administração tem capacidade para o conseguir, eu pessoalmente não acredito, mas que as condições estão presentes isso é um facto

Unknown disse...

Benfiquista de Braga,

Acho que a SAD pode negociar em posição de força por não ter necessidades de tesouraria e com isso conseguir um valor superior.

Pedro Almeida disse...

Vale o que vale, mas a informação enviada à CMVM fala em 40 milhões líquidos, ou seja o dinheiro que entra no Benfica é mesmo esse, comissões e outras verbas seriam pagas directamente pelo Zenit.
Agora se foi mesmo assim ou não...

Mas o que me deixa mesmo triste nem são estas saídas, até podiam ter vendido a equipa toda que não ficava tão triste, será que é possível que não apareça um único canditato que seja, porra?
O clube está morto? Passou a ser o clube do LFV e ponto final?
Caramba, faltam 2 meses para as eleições e não aparece uma única alternativa que seja?

Unknown disse...

Ricardo,
Eu digo que estão reunidas as condições para que isso aconteça, não digo que acredito que esta administração seja capaz de o fazer.

A amortização de parte do passivo acho que o vai fazer mesmo, quer por imposição dos bancos, quer porque esse é um dos objectivos do DSO. E a verdade é que isso é muito positivo, pois tratar-se-á da primeira vez que a SAD recupera parte significativa dos capitais próprios.

Quanto ao resto, disse no post, digo-o a ti e ao Jedi, em Outubro há eleições. Para mim, já o disse estão profundamente desvirtuadas pois há sócios com 50 votos e sócios com 1 voto, há Casas a votar e mesmo Filiais e não me parece que isso seja correcto.

Porém são os estatutos que temos, independentemente de nem 1% dos sócios os ter aprovados, é com eles que as eleições se vão disputar.

Eu também anseio por uma alternativa ao LFV, pois não considero que ele e a sua equipa tenham capacidade para levar o Benfica a ser campeão consistentemente.

O meu post visa salientar que há condições, e que nós sócios devemos exigir que se aproveitem essas condições, agora acreditar no Pai Natal já não é para mim

Unknown disse...

GNR,
o reforço em Janeiro deverá ser cirúrgico em alguém que seja uma mais-valia.
A lateral esquerda venha quem vier, depois de tantos jogos, Jesus já não irá utilizar esse jogador, pelo que se calhar será desnecessário esse investimento.

Pessoalmente não acredito que a posição de médio-defensivo esteja assegurada só com o Matic, até porque não considero que dê o que o Benfica precisa, mas vai ser com ele que o Benfica vai ter que jogar se não se lesionar ou fôr castigado.

Quanto ao substituto de Witsel, das duas uma, ou promove o André Gomes e o integra desde já na equipa principal, aproveitando estas 2/3 semanas de pausa para ele aprender as movimentações, ou então deixe-se de tretas com a equipa B pois despejar um jogador sem rotinas num plantel, em especial um miúdo, é meio caminho para o queimar.

JediVermelho disse...

BCool
Deixo-te a seguinte questão: se em 12 anos Vieira só demonstrou incompetência na gestão do futebol, porque iria mudar agora??

Outra: se JJ é um inventor, porquê mudar agora??

RedSpecial disse...

Aos apoiantes "cegos" de Vieira, que adoram a vertente do negócio, em quanto vai o passivo?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

é difícil tomar decisões...todos sabemos... e agora é aguentar... é ver os jogos com desapego... é saber que aquela faixa vai ser entregue a martins, Matic, César e Aimar e acreditar que o Rosa possa ser uma mais valia!!!!
Os fenómenos de crença são sempre tão subjectivos... por isso exorto como humilde picas que desçam o passivo para valores razoáveis!

MF disse...

Pensar positivo e ver as coisas pelo bem - esperando que as pessoas que lá estão, façam apenas o bem para o clube! Sou da mesma opinião BCool.

"Quando o Benfica levou 7 em Alvalade e se assistiu ao degradante espectáculo de sócios a queimar cartões, eu no dia seguinte ao jogo faltei à escola para ir pagar um ano de quotas. é nos momentos menos bons que se vê o verdadeiro carácter das pessoas e agora é o momento decisivo. O Benfica tem de estar acima de tudo e todos. Com Vieira, sem Vieira, o que interessa é o Benfica e se não gostam dele, paguem as quotas e vão votar em Outubro."

É isto mesmo!
Gloriosas saudações,

Anónimo disse...

Post muito bom.

DeVante disse...

Tudo dito B.Cool!

Subscrevo tudo!!!

Hattori Hanzo disse...

Estou com uma dúvida (não sei mesmo): a cláusula não tem de ser paga a pronto? É que se não, parece que mesmo no Witsel nós podíamos ter recusado: ao contrário do que quiseram passar por aqui os russos dizem que vão pagar em 3 anos a transferência do belga.
De resto mesmo com eles os dois o plantel parecia-me curtos para posições de balançar o meio-campo (Matic não é nem nunca conseguirá ser trinco na minha opinião e tínhamos ligados a nós jogadores mais capazes para essa posição).
Bcool achho demasiado wishfull thinking essa ideia de lutarmos para o ano pela Liga dos Campeões e já agora que apareça alguém da oposição com capacidade e possibilidades de ganhar.

DeVante disse...

A mim faz-me alguma impressão esse discurso de "não é e nunca será"...

Nuno Pinho disse...

Daqui não consigo ver o Jardim do Éden por entre utilidades marginais e decrescentes...
Não questiono os valores da venda do Witsel. Bateram a clausula e, no espaço de um ano, o belga tornou-se na venda mais cara do clube, certo?
A questão problemática reside na falta de preparação da direcção em encontrar soluções aos jogadores que saem. O Witsel foi um jogador assediado durante toda a pré-temporada e o Javi, como disse o leitor Miguel, tinha a sua saída negociada há vários dias. Houve, por parte da SAD, uma manifesta inabilidade em reagir a duas boas propostas. A surpresa de terem aparecido propostas em cima do fecho das transferências, assim como os discursos do Jesus, não passam de fachadas de circunstância.
Eu, como benfiquista, não festejo vendas. Quero é vitórias e títulos – coisa que o Witsel pouco conheceu. E não partilho da ideia optimista de que estas vendas, mais os direitos televisivos, vão permitir ao clube encaixe suficiente para atacar o mercado com a Champions no horizonte. Como?
Vamos ao mercado contratar alguém que já tínhamos? Isso é o mesmo que ver uma raposa a tentar caçar o seu próprio rabo. Mas sim, entendo que, a curto prazo, são vendas oportunas e que, a longo prazo, servirão para cavar ainda mais o fosso entre Benfica e FCPorto e restantes clubes da Liga.
Agora, e até Dezembro, são os 60 milhões de euros que terão que jogar nas posições de 6 e 8. É assim? Houve vários sinais e espero que a direcção saiba arcar com as consequências desportivas com a mesma mestria em que pensa em valorizar jogadores.
O jogo frente ao Nacional já deixou vários indicadores:
Menos gente nas bancadas. Desorientação completa do Máxi. Incapacidade defensiva do Melgarejo. Carlos Martins novamente assombrado pelas lesões musculares. Matic ainda às apalpadelas, porque não tem a qualidade do Javi. Sálvio e Rodrigo como os dois grandes jogadores desta equipa. E o Cardozo a metê-las dentro da rede.
Para o próximo jogo, espera-se que o Jesus habilite alguém a jogar como 8. Nos próximos, que esse 8 possa actuar com regularidade e que o Matic não fique impedido ou se lesione. É pedir pouco.

Unknown disse...

Grande Nuno,
Eu não acredito nessa teoria do aproveitamento da equipa B. Acho que seria possível e desejável, mesmo que queimando etapas a alguns jogadores, mas JJ nunca mostrou essa vontade.

Conforme disse noutra resposta, se os jogadores subirem desde já e forem enquadrados na equipa, é possível que isso aconteça, o Benfica rentabilizar a equipa B, se fõr para caírem de pára-quedas, então nada feito.

E sim, o Benfica é e sempre foi mais que direcções, treinadores e jogadores e somos nós os sócios que somos responsáveis pelas direcções que elegemos.

Unknown disse...

Nuno Pinho,
Digo-te a ti, mas poderia dizer a todos os outros, este post não visa abordar o comportamento do que fez a Administração da SAD na gestão dos negócios.

Este post visa ser prospectivo, olhar para o futuro, visto que o mal está feito. Levámos uma machadada na equipa. E agora ? O que é que se pede ?

Também não festejo vendas, festejo títulos, campeonatos nacionais. Mas ver o passivo crescer como aconteceu nos últimos anos é algo que sei onde vai acabar.

Por isso é tão importante amortizar parte do passivo oneroso, porque se por um lado são menos juros que teremos que suportar no futuro, por outro dão-nos outra capacidade para negociar direitos televisivos com tempo.

Como vamos ficar fortes para disputar a Liga dos Campeões ?

1-Assegurar a presença na próxima champions
2-Começar em tempo oportuno o trabalho com um técnico de qualidade identificando lacunas no plantel e preparando as contratações para a próxima temporada atacando alvos bem definidos
3-Não desperdiçar recursos em atletas que não garantem retorno desportivo a curto prazo

Se no ano passado descobrimos Artur, Witsel e Garay, porque motivo não haveremos de conseguir identificar bons jogadores em fim de contrato, novos talentos a despertar e jogadores de qualidade que estejam encostados/tapados por outros melhores ?

Acima de tudo precisamos de alguém que tenha ambição, benfiquismo e que imponha regras para que certas pessoas não exorbitem as suas competências

Anónimo disse...

Isso de dizerem que os russos bateram a cláusula é incorrecto.Isto porque para a clausula ser accionada, os russos teriam de depositar o dinheiro na integra. Não o fizeram dado que, segundo afirmam, o pagamento irá ser efectuado ao longo de 3 anos. Logo o Benfica nao estava obrigado a vender. Além do mais, seria importante saber, dos 40 milhoes, quanto é que cabe ao intermediário, ao agente do jogador assim como quem assume o pagamento ao fundo de compensação. Estou em crer que dos 40 milhoes só caberá ao Benfica cerca de 27. Se alguém puder esclarecer eu agradecia.

abrantes e benfica disse...

anonimo das 18:17, tudo isso é válido, mas estás a esquecer a vontade do jogador. que interessa ter cá um um gajo contrariado,correndo o risco de descer de produção e passar a valer 15M, quando te dão 40M, ou 35, o que seja, por ele?acho que a entrevista de hoje do Witsel e mesmo a do Javi(embora menos frio) são esclarecedoras, é impressionante o distanciamento emocional com que encaram a mudança...são benfiquistas,sim sr., mas no fim do dia o dinheiro é que conta.o witsel fala num desafio desportivo mais aliciante...esqueceu-se rapidamente que os eliminámos o ano passado.

Anónimo disse...

Sou o Anónimo das 18:17. Em resposta ao abrantes e benfica, gostava de lhe dizer que subscrevo tudo o que disse. Totalmente de acordo. Apenas estava a rectificar o lapso que a Direcção voluntariamente incorre ao alegar que foi accionada a cláusula de rescisão. Feita uma análise a ests dias, acho que esta Direcção do Benfica tem feito um excelente trabalho ao nível da valorização dos activos, logrando concretizar vendas sucessivas por valores extraordinários. No entanto, no que respeita à gestão desportiva o seu trabalho tem sido confrangedor. Não planeia nem precavê atempadamente a alienação de jogadores nucleares da equipa, não reforça a equipa com jogadores para lugares deficitários, despende parte dos recursos na contratação de jogadores para lugares onde já abundam jogadores com qualidade, tem um discurso em defesa do Benfica completamente anacrónico e contraditório (ora aparecem a defender o silêncio acerca da actuação dos árbitros, ora passam logo a seguir a atacá-los), assumem uma postura negocial acerca dos direitos televisivos completamente equívoca, enfim, um autêntico desastre que se expressa nos confrangedores resultados obtidos pela equipa de futebol nos últimos anos. Podia ser pior? Podia, sem dúvida (basta atentar para anteriores direcções), mas o Benfica e o seu historial não se compadece com os fracos.

abrantes e benfica disse...

também subscrevo tudo o que referes e junto algumas outras críticas, nomeadamente o excesso de poder que o treinador tem e a colagem a um estilo que roça o brejeirismo do clube do norte e que não identifico com o benfica. mas neste caso específico, acho as críticas à venda dos 2 jogadores per si descabidas.no caso do hulk vemos o jogador a dizer que estava preparado para ficar e a sair mto abaixo da cláusula depois do papa dizer que 50M era um valor rídiculo.acho que os andrades têm tds os motivos para estarem insatisfeitos. no nosso caso ambos os jogadores vêm dar entrevistas a dizerem que queriam sair e num dos casos, que houve um esforço financeiro para ele ficar. resultado:90% das críticas são para a direcção e 10% não se sabe bem a quê.em relação aos jogadores nada...cm já referi noutro post, temos que criar condições para que isto não aconteça muitas vezes.se jogarmos para ganhar títulos e tivermos capacidade de pagar salários mais altos aos melhores jogadores, tvz eles não queiram sair.o que defendo é que em vez de gastarmos 30M por época em contentores de jogadores, devíamos investir em reter os melhores jogadores que cá temos.

Bruno disse...

B Cool, não te esqueças que para o ano vai entrar em vigor o Fair Play Financeiro, logo não vais poder gastar assim tanto dinheiro como falas nos reforços que nos vão dar a Liga dos Campeões, aliás qual achas que vai ser o activo que para o ano possas vender te permita gastar mais de 10/15/20M em contratações?

Anónimo disse...

Lutar pela Champions...hmmm.

1º. As equipas com plantel e orçamento superior ao nosso não se qualificarem para a competição (não são muitas...Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester City, Manchester United, Juventus.

2º. Consistência e dinâmica de vitória (se não ganhamos as competições internas...ganhar as internacionais?!).

3º. Um esquema táctico que domine o futebol mundial (4-6-0, ou 2-3-5).


Bicadas disse...

Olá B Cool,

O teu post é um verdadeiro bálsamo para a alma. No meio da chafurdice em que estamos atolados a verdade é que há aspectos positivos para além do curto prazo.

Pelo discurso de Vieira tudo leva a crer, como referiste, que pelo menos um dos empréstimos obrigacionistas venha a ser removido do balaço. O teu raciocínio é, para mim, o caminho a seguir: com a redução do passivo e consequente abaixamento das despesas com juros, em conjunto com a aproximação do final do contrato da Olivedesportos, a capacidade negocial e o potencial de geração de Cash Flow do Benfica ascendem a uma nova dimensão. Este é o copo meio cheio e ele foi cheio… por Vieira.

Do lado do copo meio vazio temos um clube em pleno processo de desmoralização, processo que, do meu ponto de vista, tem alta probabilidade de se acentuar. Há um relacionamento com o treinador que é quase impossível de gerir, situação ainda agravada pelo facto de, neste momento, talvez como nunca antes, Vieira estar nas mãos de JJ. Ora sucede que JJ caminha para o final de contrato e pouco é o espaço de manobra que os Benfiquistas lhe concedem. Até recentemente admitia que a única forma de JJ prosseguir no Benfica seria sendo campeão e atingir, pelo menos, as meias-finais da liga dos campeões. Evidentemente isto hoje é virtualmente impossível. Mesmo que JJ se safe bem até janeiro, vai haver uma altura em que o distanciamento de Vieira se vai começar a materializar, vão começar a aparecer notícias de negociações com outros técnicos e o grupo vai, aos poucos, reduzindo a força de JJ. Tudo somado, a situação do clube é, deste lado, quase explosiva, e com responsabilidade inteiramente imputável… a Vieira.

No meio de tudo, as eleições. O maior crime de Vieira, na minha perspectiva e para lá do aspecto meramente desportivo que foi ruinoso, foi o de colocar o clube à mercê de candidaturas menos desejáveis. Por ironia do destino, se até aqui a excessiva alavancagem do clube protegia a direcção de algumas destas ameaças, com o alívio do passivo essa protecção cai e o Benfica torna-se muito mais docinho. Cabe aqui referir que as ameaças não se resumem a abutres sedentos de protagonismo ou bandidos que queiram enriquecer à custa do Benfica. Não. Outra ameaça bem poderosa está escondida no coração de Benfiquistas bem-intencionados e que de repente se vêm com capacidade para fazer “muito melhor que a corja que lá está”. E é uma pena se não aparecer uma candidatura realmente capaz. Tanto mais que ela teria boas possibilidades de sucesso, que para isso basta um candidato como, sei lá, o rato Mickey… É que a juntar aos horizontes que se abrem ao Benfica em termos financeiros, aparece um porto num “tem-te não caias”, à espera de alguém com capacidade para o xeque-mate.

Por tudo isto me parece que a crítica, altamente legitimada, a Vieira, neste momento, deve ser mais cuidadosa e ponderada, ou antes, talvez mais parcimoniosa – é que a imagem desta gestão já está formada, candidaturas capazes já têm o lastro suficiente para o sucesso, a lama que agora se lançar a Vieira vai fatalmente salpicar o Benfica.

Cumprimentos

P.S. – O Barcelona claudica nas mãos do Tito. No Real, Cristiano parte 5 computadores e a porta do gabinete de Florentino e no fim da época vai com Mourinho para o Milan sendo que Coentrão diz que, sem Mourinho e Cristiano, vai para o Benfica. No Bayern, Robben e Ribery pegam-se num treino e Beckenbauer, ao tentar separá-los, acaba hospitalizado. No Benfica Matic afirma-se como trinco de categoria e a nova direcção contrata 2 médios de classe: Benfica candidato à Champions ;)