sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Jovem, o que dizem os teus olhos?

Com um clube em falência técnica em termos financeiros, morais e desportivos, eu gostaria de saber dos benfiquistas que pensam vir a votar no Vieira daqui a um mês quais as suas motivações. Podem trazer esse debate?

Tendo em conta a realidade actual, o que é que vos move a acreditar neste projecto?

Sem ironias, quero compreender. Convençam os cépticos de que este é o caminho, de que, apesar dos sinais altamente negativos (em todas as áreas), há algo que eu e outros não conseguimos perceber, por cegueira, por ódio, por abutrismo primário.

Quero saber como se faz e se é esse o caminho bom para o Benfica. 

Vocês apoiam porque acreditam nas qualidades desta equipa dirigente? 

Apoiam porque têm medo dos fantasmas Vale e Azevedo e Damásio? 

Apoiam porque acreditam que Vieira, após 10 anos de poder, mudará o registo e aprenderá com os erros? 

Apoiam porque acham que não houve erros, pelo menos substanciais? 

Apoiam porque precisam de apoiar sempre alguém e detestam o voto branco? 

Apoiam porque se sentem perdidos e não vêem oposição à vista?


Nas últimas eleições, 90 por cento dos votos foram para o actual Presidente, o que é uma força massiva e bastante representativa. Gostaria que me convencessem de que é este o caminho. Com elevação, claro, com argumentos, com verdade. Porque eu não consigo, não me entra na cabeça, não sei perceber um apoio a um homem que, em 10 anos, venceu dois campeonatos, apoiou corruptos para os orgãos de poder no futebol português e, mesmo em ano de vacas gordas de Champions e vendas milionárias, acabou de deixar o Benfica com um passivo superior a 500 milhões de euros e o clube em FALÊNCIA TÉCNICA.


No fundo, o que eu quero mesmo saber é: qual é o limite para deixar de apoiar isto? 

20 comentários:

Luis disse...

Ricardo infelizmente não há limite á cegueira. Infelizmente para nós e para o nosso amado Benfica.

António Araújo disse...

Caro Blogger,

Pedindo antecipadamente desculpa por não conhecer todos os factos e números sobre o nosso benfica (quer desportivos quer administrativos); pedindo desculpa pelo pouco aprofundado raciocínio com que emito este comentário, digo: É evidente que esta direcção recuperou o prestígio benfiquista, desenvolveu como ninguém a marca, recuperou o associativismo e encheu o estádio - veja-se os número de pessoas que hoje assistem aos jogos no estádio da luz. Isto deve valer alguma boa consideração.

Portillo disse...

António Araújo
O número de pessoas que vai ao estádio é hoje inferior... Basta pensar que antigamente eram 90 000 lugares e agora são bastante menos. Antigamente os preços convidavam à ida familiar e agora desaconselham a ida visto serem demasiado elevados.

p disse...

Caro Ricardo tenho acompanhado o seu blog de à uns tempos a esta parte. Louvo a forma objectiva como encara a situação a que o nosso Benfica chegou. Tenho 35 anos e infelizmente grande parte da minha vida foi passada a ver os corruptos a festejar, contudo até à cerca de 10 anos existia uma massa crítica no nosso clube que alimentava a tal chama que acreditamos ser imensa e que originava o inconformismo de mesmo perdendo não nos vergarmos. O que assisto de há três anos a esta parte é um conformismo gritante e preocupante que encara a derrota como normal e que devido a isso desvia as atenções para as modalidades, as assistências, o estádio, os milhões e todos os outros factos acessórios que não constituem a essência do nosso clube. Nós somos o BENFICA, o maior clube de Portugal, e foi o futebol quenos catapultou ~para sermos conhecidos em todo o mundo. Não foram as casas do Benfica com um design moderno, não foram as praças dos heróis, não foram os museus, não foram as negociatas de jogadores. Porra Benfiquistas acordem e sejam criticos em prol do glorioso SLB. Eu não sou nem pró nem anti Vieira porque sinceramente estou-me a c.g.r para o Vieira. Eu sou do Benfica, é ele que me traz emoções e é ele que uniu todos aqueles que viram naquela camisola e naquele símbolo um amor para a vida. Chega de sermos derrotados chega de falsas promessas e ilusões, chega de mandatos desportivos.
PS - Existe um nome que une os Benfiquistas e que daria um excelente presidente Ricardo Araújo Pereira

Anónimo disse...

Acho que vocês vão continuar revoltados com o mundo benfiquista e com as suas opções e acharem que o mundo é que está errado. Neste caso vocês é que estão errados, não na essencia, mas no conteúdo. Vocês estão a fazer as perguntas todas erradas. Vocês querem vencer os outros pelo cansaço, não percebem é que esse tipo de discurso vos prejudica.
Façam as perguntas certas:

Em vez de:
"Vocês apoiam porque acreditam nas qualidades desta equipa dirigente?"
Perguntem:
"O que é que pretendem ver mudado?"

Em vez de:
"Apoiam porque têm medo dos fantasmas Vale e Azevedo e Damásio?"
Perguntem:
"Qual é o perfil indicado para Presidente do Benfica?"

Em vez de:
"Apoiam porque acreditam que Vieira, após 10 anos de poder, mudará o registo e aprenderá com os erros?"
Perguntem:
"Quem acham que consegue fazer melhor?"

Em vez de:
"Apoiam porque acham que não houve erros, pelo menos substanciais?"
Perguntem:
"Que erros não gostavam de ver repetidos?"

Em vez de:
"Apoiam porque precisam de apoiar sempre alguém e detestam o voto branco?"
Perguntem
"Porque não o voto em branco?"

Em vez de:
"Apoiam porque se sentem perdidos e não vêem oposição à vista?"
Perguntem:
"Onde andam as pessoas que podem servir o Benfica como Presidente?"

Pessoalmente, o que me cansa é ouvir sempre o mesmo discurso contra alguém e eu acho que vocês ainda não perceberam que não é contra alguém que os Benfiquistas tem de estar. Os Benfiquistas tem de estar pelo Benfica. O Benfica é que é importante.
Como já disse o user "p", eu também me estou a cagar para os Vieiras, para os Coutinhos, para os Azevedos, estou-me literalmente a borrifar para isso. Aliás, o Cosme Damião borrifou-se e nunca quis ser Presidente do Benfica.
Presidentes passam, jogadores passam, adeptos passam e o que tem de ficar é o Benfica e o que cada um de nós lhe quiser dar.

Enquanto vocês não compreenderem que apesar do vosso "fim" ser digno, ser responsável (pelo menos vistos deste lado parecem), os vossos meios esgotam onde esgotam precisamente o do Vieira, que é centrar o vosso esforço no ataque a uma personagem.

Caraças, vocês não conseguem fazer melhor que isso? Já aqui vi artigos fantásticos a explicar os R&C, já vi fotos no facebook fantásticas que mostram o que todos queremos voltar a ver.
Sinceramente, acho que é por aí que deveriam ir. Acho que o espirito tem de ser esse, porque assim demonstrarão que o vosso principal interesse é o Benfica e não aquilo que neste momento transmitem que é o de tirar o LFV da Direcção da todo o custo.

Bem haja.

MoJoDeath disse...

Não visitas este blog há muito tempo pois não F1?

Tudo gira à volta de vieira, este clube já não existe sem ele, essa é a ironia em que se tornou o benfica de vieira. Um estado totalitário, com uma massa associativa amorfa.
Ainda tens a cara de pau de perguntar quem era capaz de fazer melhor? Só essa pergunta é demonstrativa da resignação e reverência a um sujeito sabujo, ignorante e incompetente que apenas soube montar uma máquina de propaganda demolidora de qualquer tentativa de discussão democrática acerca dos problemas do clube.
Somos todos uns abutres, uns inconvenientes, uns detractores.(como vem escarrapachado na primeira página do jornal do regime)
Propagada, medo e repressão, este é o benfica de vieira.
Não sejam hipócritas.

Pedro disse...

Caro F1, permite-me então:

-O que é que pretendes ver mudado?

-Qual é o perfil indicado para Presidente do Benfica?

-Quem achas que consegue fazer melhor?

-Que erros não gostavas de ver repetidos?

-Porque não o voto em branco?

-Onde andam as pessoas que podem servir o Benfica como Presidente?

E acrescento:

-Achas que é com este rumo e esta Direcção que terás o SLB que desejas?

Anónimo disse...

MoJoDeath é com esse género de discurso que não ganhas rigorosamente nada. Nada mesmo.

Se não sabes ou não queres interpretar o que escrevi, é uma opção tua. Quando pergunto: Quem é que consegue fazer melhor? É porque efectivamente quero saber quem é que consegue fazer melhor. Eu não disse que quem lá está fez bom ou mau trabalho, perguntei quem é que consegue fazer melhor. Não me interessa quem faça igual ou pior, percebes? Percebes que o que me interessa é o Benfica, não és tu ou o Vieira, ou seja quem for? Não percebes a diferença?

E ainda vens com expressões como "cara de pau"... olhas para o espelho de manhã? Vês-me a insultar quem quer que seja? Ganha vergonha e aprende a respeitar as pessoas. Tu não sabes, nem sequer tens obrigação de saber, mas nunca votei no LFV, estamos entendidos?

Pedro. Respondo com todo o prazer às próprias perguntas, até porque no meu blog estou há dias a preparar um artigo onde quero visar precisamente isso.

-O que é que pretendes ver mudado?
Muita coisa:
Aposta séria na formação;
Abolição da contratação de jogadores por contratar;
Redução do passivo;
Não negociação com Olivedesportos;
Pretendia que houve mais transparência nas decisões/contratações/estratégias da SAD que está associada ao meu clube;
E muito mais colocarei no artigo em que estou a trabalhar.

-Qual é o perfil indicado para Presidente do Benfica?
Falo do que vejo publicamente, pois não conheço pessoalmente as pessoas:
Mas gostava de ver alguém com "low profile" do Luís Tadeu, com a frontalidade do Bagão Felix e com a paixão do Ricardo Araújo Pereira.

-Quem achas que consegue fazer melhor?
Penso que o Bagão Felix conseguiria fazer melhor, o Luís Tadeu quando apareceu tinha-me dado confiança, o Humberto Coelho... talvez (neste momento tenho dúvidas) e assim de cabeça, talvez um destes três.

-Que erros não gostavas de ver repetidos?
Apoiar corruptos;
Fazer depender a época desportiva do equilíbrio financeiro;
Perder negócios por fugas de informação;
Deixar que a CS continue a atacar o Benfica sem que haja uma defesa séria da imagem do Benfica.
E mais escreverei, mas neste momento não posso, mas vou faze-lo.

-Porque não o voto em branco?
Se não aparecer ninguém que me convença, o meu voto em branco é certo.

-Onde andam as pessoas que podem servir o Benfica como Presidente?
Isso é que eu gostava de saber. Continuo a não perceber onde andam aqueles que foram oposição, os que já foram Presidentes e os que poderão ser. Acho que toda essa gente, para o bem e para o mal deveriam continuar a falar, a escrever e a opinar sobre o Benfica.

Anónimo disse...

Pedro,
Esqueci-me da última pergunta:

-Achas que é com este rumo e esta Direcção que terás o SLB que desejas?
Não. Já tiveram oportunidades a mais para pelo menos deixar uma das componentes sustentável, ou a financeira ou a desportiva. Nem uma nem outra.

MoJoDeath disse...

O Benfica está refém de vieira, esta é o problema principal e vital do clube. Sem se resolver este não se podem solucionar os outros. Tudo começa e acaba em vieira, foi a própria direcção, os adeptos que assim o quiseram.
Todos o erros no plano estratégico desportivo e financeiro já foram enumerado vezes sem conta, ano após ano os erros estão aprendido e tudo volta a suceder.
vieira é cancerígeno, mudou tudo no Benfica para se eternizar, mudou os estatutos, alterou os princípios do Benfica enquanto entidade moral, e pôs-nos a comportar como os sujos lá de cima.
O tumor tem que ser removido para se começar a recuperação.
Uma auditoria é necessária imediatamente.
É urgente conhecer como está o Benfica na realidade.

E nada melhor exemplifica o torpor em que se encontra o Benfica que a ausência de candidaturas e de discussão na praça pública dos nossos problemas. As coisas estão-se a agravar dia após dia.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu apoio F1 - e porquê?
Porque o viera é único a preparar planteis, é único a gerir a SAD e O Clube, o Vieira é único a nos devolver a grandeza , a dar á marca uma enorme notoriedade ( que antas nunca teve).... FODA-SE MANO (não te quero ofender ouviste - tu és benfiquista como eu... ouviste!!!)... eh pá MAS DESCULPA ABRE OS OLHOS CARALHO!!!! A nós neste momento não nos pode preocupar a ausência de alternativas - nas nossas mãos está a possibilidade de o derrotar brutalmente com votos brancos e nulos - isso está nas nossas mãos, este tipo fodeu-nos o clube, mas será que não vês mano???? Foda-se!"!!!

David Duarte disse...

"Os Benfiquistas tem de estar pelo Benfica. O Benfica é que é importante."

F1, e é precisamente por este motivo que, no meu caso, critico bastante esta direcção jà que financeiramente, moralmente e desportivamente ela fracassou tendo em conta o seu proprio projecto apresentado. Eu não sou anti-Vieira. Eu sou pro-Benfica e por este motivo não quero o Vieira. Percebes o argumento? Não aceitar criticas ao Vieira pressupondo que o nosso interesse devia ser o Benfica é tão ridiculo como não aceitar criticas ao Passos (ou Socrates) porque o nosso interesse é Portugal.

Agora, o grande problema é precisamente o de não haver alternativa. Essa é a falência moral do nosso clube onde a oposição que existe se vende ao Vieira com lugares na sua lista. Isto é a gravidade da nossa situação! Que hajam presidentes maus, isso pode acontecer a todos os clubes e inclusivé ao nosso. Que não haja alternativa, isso é deprimente.

Eu até gostaria que alguém se metesse à porta do Estadio da Luz afirmando ser candidato (claro que não o seria... também quem pode sê-lo com o golpe estatutàrio do Vieira... com apoio dos socios!) so para saber quantos votos teria. Fazia uma barraquinha para ver entre aqueles que não querem Vieira e não vão votar ou votarão em branco, quantos jogavam o jogo e votavam no gajo. Seria simbolico, como é obvio, mas tenho a certeza que teria uma excelente votação.

Unknown disse...

Ricardo, parabéns pelo post. É com debates destes que podes mudar mentalidades.

Não vou opinar, porque só me farei sócio (mas não sou menos Benfiquista por não o ser ainda) quando for a Lisboa, e provavelmente será depois das eleições, mas ainda este ano.

Um abraço

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

David que ideia bacana mano!

Anónimo disse...

Efectivamente eu não me fiz entender.
O que é que vos torna diferentes do Vieira se centrarem o debate na pessoa dele? O que é que ganham? Vão ganhar rótulos, mais nada e desviar o debate do essencial.
Insulta-lo ou centrar o debate nele só vai provocar em quem acha que ele é a solução, a sensação de terem de ripostar na mesma moeda.

Um paralelismo: de que me adianta andar a insultar o Passos Coelho, quando o problema não é a pessoa, mas sim o que ele faz. De que me adianta andar a centrar o debate no aumento da TSU quando o problema está em toda a merda que já foi feita antes. De que me adianta andar a insultar o Coelho e desviar a atenção do essencial que é o empobrecimento do país e do povo?

Aqui é a mesma coisa. Adorei a iniciativa de distribuir panfletos com a explicação das finanças, dentro do Estádio da Luz. Gosto, até porque não sou um expert em finanças, dos artigos em que se debate o R&C com cabeça, em que alguém explica as alíneas e o que elas representam.

Mas isto é a visão de alguém que é tripeiro e mora por estes lados do país. Aquilo que eu vejo uma grande parte dos Benfiquista a fazer é precisamente aquilo que eu estou farto de ver os adeptos dos corruptos fazerem, achincalhar o clube. Desculpem, mas é isso que eu vejo.
E se eu apoio os grandes debates e as grandes iniciativas em prol do Benfica, não consigo concordar com este tipo de ataques, não preciso, seja ao LFV, seja ao Carraça, seja ao Rui Costa, seja ao JJ.

Não sei mais como transmitir o que pretendo dizer. Acho demasiado redutor para um blog benfiquista centrar-se no ataque pessoal e centrar o debate que é importante para esclarecer quem ainda precisa na pessoa do Vieira.

É que aqui centra-se o debate na pessoa, depois este debate é transportado para os tascos, cafés, casas do Benfica, estádios... e vocês não estão a ter em consideração que quem tem 20 votos, na sua maioria não lê blogs... logo, este debate não lhes chega aos ouvidos. O que chega são insultos.

Mas cada um sabe de si, eu não entro pelo caminho do insulto pessoal, prefiro esclarecer e promover quem sabe dar respostas que eu não consiga dar.

MoJoDeath disse...

Mas queres debater o que está mal sem criticar quem nos leva ao erro e à incompetência? Dá para dissociar um do outro?
Queres mais o quê afinal? Que se diga que as épocas são mal preparadas? Que se diga que os estatutos foram violados? Que financeiramente estamos na ruína? Que o projecto desportivo e económico do benfica de vieira assenta na compra e venda de jogadores? Que o Benfica não é devidamente defendido na praça pública e nas instância desportivas? Que nos estamos a eclipsar enquanto instituição nacional e a transformar-mo-nos num gueto de valores? Vamos passar um pano branco e desresponsabilizar quem comanda os destinos do nosso Clube há mais de 10 anos? São apenas as medidas que estão erradas e não quem as implementa?
Quem tornou o Benfica num clube pessoal foi vieira, não se ouve uma discussão num programa de televisão acerca dos problemas do Benfica há anos...só se vê o querido líder sozinho em entrevistas, não tem contraditório há anos, e vens-me dizer que estamos a ser mesquinhos com o veira?
Que tenha coragem de enfrentar os Benfiquistas e que se deixe de refugiar nos seus capos e na sua televisão e nos seus jornais.
O problema do SLBenfica está identificado faz tempo.

Unknown disse...

Amigos não vale a pena estar a rotular quem aqui comenta de Vierista ou anti-vieirista. Somos todos pró-Benfica. O grande problema desta merda toda é a falta de um projecto credivel. Haja coragem e apareça uma lista com verdadeiros Benfiquistas e não me falem dos veigas e do Bruno Carvalho.

Pedro disse...

F1, respect. Criticaste e não fugiste com o rabo à seringa como é costume os outros fazerem. RESPECT!!!

xirico disse...

A fé em LFV é um elogio à cegueira.

xirico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.