segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O clube diferente

Enquanto esperamos (até quando?) pela resolução de dois escabrosos casos da responsabilidade do grotesco dirigente leonino Pereira Cristóvão - um, por suborno a um fiscal de linha; outro, por ter sido o principal incentivador de um acto vil e animalesco que consistiu no atear fogo a um sector do nosso estádio - ficámos hoje a saber que, além de João Pinto e José Veiga, o administrador da Sporting SAD Luís Duque e o antigo dirigente do clube Rui Meireles foram condenados por terem cometido o crime de fraude fiscal.

No entanto, o clube diferente nada tem a dizer sobre os vários casos - do passado e do presente - como se fossem normais - e, pelos vistos, são - todas estas acções criminosas de corrupção e violência das quais vários membros da sua Direcção foram e são responsáveis.

São diferentes, sim. Primam pela diferença de, em 30 anos, terem ganho dois campeonatos - um deles da forma mais corrupta de que há memória, se excluirmos os títulos dos corruptos que lhes servem de exemplo. E também pela diferença de não ganharem nenhum título desde 2008. E ainda pela diferença de, nos últimos 3 anos, terem ficado a 80 pontos da liderança e, em dois desses, em 4º lugar atrás do Braga.

No resto, são iguaizinhos ou piores aos que submissamente seguem. É que pelo menos os outros não têm pretensões à canonização.

11 comentários:

Anónimo disse...

Se um dia fizerem um negócio de 40M, com russos, vai tudo de cana...

GNR

Um simpatizante disse...

Não percebi o comentario do Anónimo. Será que pode fazer um desenho?

Anónimo disse...

O anónimo deve estar cheio de dores; nomeadamente DOR DE CORNO.

Anónimo disse...

n esquecer q da unica x q os sapos ficaram a frente do braga foi pq o braga tinha uma final europeia p jogar 3 dias depois e desacelarou. Foi o Djaló q lhes deu o 3o lugar. Mas,apenas pq o braga n quis...tinha prioridades...

Unknown disse...

O mais preocupante para aqueles lados hoje em dia deve ser mesmo o aspecto financeiro.

Olhando para as contas têm um capital próprio negativo de 75 milhões de euros. Além desta monstruosidade que não muda mesmo quando as VMOC forem convertidas em acções, têm contabilizado como activo, dívidas do Grupo Sporting no valor de 61 milhões de euroa.

A KPMG, que por acaso é quem audita as contas também do Benfica salienta este aspecto.

Para perceberem bem a dimensão do buraco onde estão metidos, os custos com o pessoal ultrapassam os proveitos correntes excluindo transacções de passes, ou seja pagam mais em salários do que conseguem gerar em receitas.

É verdade que em termos estratégicos o Godinho Lopes tem andado pelo mundo a vender a imagem da academia sporting que tem como bandeiras o ronaldo, o figo, o peruício, o montinho e vários outros titulares da selecção portuguesa.

Esse trabalho de fundo é importante e revela visão estratégica de quem dirige o clube.

sem uma entrada substancial de capital, o sporting vai andar todos os meses preocupado com salários, alienando ainda mais percentagens de jogadores para pagar salários, no fim de contas, 3 milhões/mês ainda faz mossa.

Perante este estado, achas mesmo que nos vão pagar os 500.000 euros que nos devem por conta do incêndio provocado pelos delinquentes ?

Quanto ao PPC, a avaliar pelo caso do João Pinto, daqui a 11 anos logo conversamos.

Unknown disse...

Não querendo ser catastrofista, se o Sporting não se apurar para a Liga dos Campeões da próxima temporada, acredito que corra o risco de dar uma de Rangers.

Aliás, se estivéssemos na Escócia, cheira-me que quem manda na Federação/Liga, já tinha pedido a extinção da SAD do Sporting e a consequente descida aos distritais.

Miguel A. disse...

Em relação ao actual presidente do clube diferente, estamos conversados. O erário público (nós) foi lesado em 25 milhões de euros, o dinheiro desapareceu, mas... toda a gente absolvida.

Duque e Meireles são também delinquentes fiscais. Mas já recorreram, e não tenho dúvidas que serão absolvidos. O mesmo acontecerá a Cristóvão, daqui a 8/10 anos, o mesmo tempo que levou o processo dos paquetes da Expo.

E viva a diferença.

Anónimo disse...

O que é estraordinário é (quase) ninguem se assustar com as possiveis malfeitorias do condenado Veiga enquanto dirigente do slb. isso é que me deixa com a certeza do autismo dos adeptos slb's: ai ai ai os corruptos o ppc o rui meireles e o veiga versão scp. no benfica?? converteu-se lavou os pés e não pecou... enfim....

Anónimo disse...

Pensei que o Ricardo fosse um rapaz sério que abordasse os assuntos com sabedoria ou, pelo menos, conhecimento dos casos. Se quanto ao seu clube ainda vai dizendo umas coisas acertadas, quando se refere aos outros a coisa já não é assim. Por isso, Ricardo, antes de falar de assuntos que não pertencem ao teu clube, informa-te.

Quanto ao B Cool e à sua preocupação com as contas do Sporting...epah, olha, fizemos uma auditoria e toda a gente sabe das coisas, coisa que no teu clube...coiso!

Já agora e uma vez que me tento informar com quem sabe em vez de mandar bitaites estúpidos, há algum empréstimo obrigacionista que o slb terá que devolver esta temporada?? É de quanto?? O slb está bem de finanças?? Ou andou uns anos a viver acima das possibilidades??

Unknown disse...

Pensei não responder ao anónimo, porque gosto de falar para gente que se identifique, mas vou só deixar 2 factos para acabar com a vossa ladaínha:
-a necessidade da auditoria advinha de não terem os relatórios e contas revistos por empresas de auditoria, pelo que puderam fazer a contabilidade criativa que entenderam durante anos, ao contrário do Benfica que teve as contas sempre auditadas
-viver acima das possibilidades é quando os gastos com pessoal são superiores aos proveitos operacionais, situação que não se passa no Benfica, até agora nunca se viu vendas de 2 e 3% dos passes de jogadores a Fundos só para pagar salários

Das muitas críticas que tenho a LFV, uma virtude lhe reconheço, manteve sempre as contas auditadas e quem quis sempre põde ver o caminho que a Benfica SAD tomava ao contrário dos clubes e sads diferentes.

Lê o relatório da KPMG sobre as contas do teu clube e as ressalvas que fazem e preocupa-te com o teu clube/SAD porque senão houver Champions para o ano ...

Unknown disse...

Um clube diferente - http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=351900