quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O estado actual do Benfica ...


Já percebi porque o LFV tem 90% ou mais ...

Leio a blogosfera benfiquista e espanto dos espantos está tudo contente por o Benfica pela primeira vez não ter perdido no Celtic Park. Frente a uma equipa do mais banal que existe, que não sabem jogar à bola, as excepções são Samaras, que estava lesionado, e Miku, perdido entre tantos mancos, e fica tudo contente com um 0-0 que mostra a falta de ambição actual.

Até há quem defenda que empatar em casa com o Barcelona é um bom resultado !?!?!? Será que não há limites para a mediocridade ? Os benfiquistas têm o que merecem, quer a nível de treinador, quer a nível de presidente, estão os dois perfeitamente à altura da ambição desta gente ... Como diz o povo, um fraco líder, faz fraca a forte gente e isso é o que se passa hoje em dia.

Quanto ao jogo, uma opção incompreensível - André Almeida a defesa direito, mostrando que a pseudo-aposta em João Cancelo não passa de lérias, pois o trinco continua a ser visto por JJ como um lateral-direito. O espaço dado por André Almeida só não causou mais mossa, porque Jardel enfrentou adversários à sua altura e os dominou completamente, pois foram muitas as vezes que a equipa ficou desequilibrada por aquele lado.

Não sei efectivamente o que todos vêem em Enzo Pérez. Muito bom tacticamente, li por aí ...Como é possível ? Alguma vez o Benfica fez transições defesa-ataque em condições ? Fez 3 ou 4 vezes em 90 minutos e mesmo assim na primeira parte, a que mais se destacou foi um passe maravilhoso do Aimar para o Rodrigo.

De resto apesar da superioridade numérica no meio-campo, que mesmo assim JJ ainda teve ensejo de quebrar durante 10 minutos, duma superioridade técnica brutal, e de jogar contra um adversário com uma táctica com quase 50 anos, só no fim da primeira parte e parte da segunda conseguimos ter o controlo do meio-campo. E isto aconteceu porque Enzo, Gaitán, Salvio e Aimar perderam demasiadas bolas na transição defesa-ataque. O pior é que se via que cada vez que o Benfica trocava a bola, o Celtic parecia uma equipa da Liga de honra.

Como escreve e bem o Constantino, pior do que não ganhar, só mesmo não querer ganhar, em especial quando se joga contra mancos. Parabéns ao JJ, que conseguiu mais um dos seus inéditos feitos, desta vez o Benfica não perdeu no Celtic Park. Faz-me lembrar o empate em Berlim frente ao Hertha, onde pela primeira vez o Benfica não perdeu na Alemanha. O problema é que o Hertha nessa ano acabou por descer de divisão.

E atenção, para mim, ter mais ambição não é jogar em 4-4-2 ou jogar com mais avançados, porque defendo que o Benfica deva jogar de forma equilibrada. Quero é ter um treinador e jogadores que conheçam a história do Benfica e que percebam duma vez por todas que quando se joga contra adversários menores, a obrigação é ganhar. Falam do Porto que são corruptos e tal, mas foda-se, nisso batem-nos aos pontos, querem sempre ganhar.

Enquanto o Benfica, presidente, direcção, administração, treinadores, etc., não perceber que tem que valer por si e actuar pensando só em si, em vez de, por exemplo ir adquirir jogadores para não irem para o Porto,   actuar em função do que o Porto faz, nunca teremos condição para assumir o lugar que por direito deveria de ser nosso ...

Onde andam os verdadeiros benfiquistas que podem concorrer à presidência ? Saiam da toca, assumam-se, candidatem-se em nome dos verdadeiros valores do Benfica, em nome de um projecto que se queira vencedor, que não queira manter uma gestão de recursos humanos deficiente que exija a venda de activos que desportivamente condenam a época em Setembro ... Onde andam ?


PS - quem comenta tem razão, o passe maravilhoso foi do Enzo Pérez e não do Aimar, mas isso em pouco ou nada muda a minha opinião sobre o desempenho dele

15 comentários:

MoJoDeath disse...

Esse tal passe maravilhoso foi o Pérez que o fez.
Mas foi bastante óbvio que fomos lá para não perder, mais nada.
É esta a equipa que temos...

Anónimo disse...

Quantos jogos tem Cancelo sequer de sénior. Já nem vou aos de primeira Liga. Achas mesmo que devia ser ele a entrar num ambiente daqueles? No máximo questionavas porque não foi Miguel Vitor. No entanto com a exibição de hoje nem isso te fica bem.

Mediocridade achar bom resultado um empate com o Barcelona? Isto não é o Fifa ou o fm. Isto é a realidade. E a realidade diz-nos que eles têm uma das melhores equipas de todos os tempos. Uma equipa que vai ser lendária e da qual daqui a cem anos ainda se vai falar.

Essa do Perez saiu-te mal. É que o passe maravilhoso da primeira parte foi dele e não de Aimar. Para além disso maior parte das transições que fizemos foi graças a ele. Nem Aimar, nem Salvio, nem Gaitan estiveram melhor que ele. Mas o mais importante de tudo é que conseguiu equilibrar a equipa.

Quanto ao resto as contradições do costume. Eu acho sinceramente que isso é azia. Já a tinha visto no final do jogo com o Nacional. Nessa altura o problema era exactamente o contrário. Eram as tácticas suicidas do Jesus.

Enfim. Para alguns benfiquistas nunca nada será bem feito.

Unknown disse...

Eu sei que pertences aos 90 % João Oliveira, parabéns por estares satisfeito, O Spartak de moscovo foi a Barcelona discutir o jogo e perdeu a 5 minutos do fim e para o Benfica é bom o empate em casa, realmente, vê-se mesmo o teu nível de ambição

Unknown disse...

estava enganado e foi o pérez que fez o passe, então fez uma coisa maravilhosa durante 90 minutos e de resto ? quantas bolas perdeu ? quantas jogadas estragou por não libertar a bola no momento certo ?
como o gaitán, o aimar e o salvio ?

eagleheart disse...

Tudo muito bem o texto até concordo com o que dizes, mas estar constantemente a falar dos Cabrões dos corruptos é que não consigo aceitar, os corruptos querem sempre ganhar? claro contra Dinamos? sem duvida a pior equipa desta edição da Champions tal como na época passada onde não ganharam um jogo e ainda se viram envolvidos num escandalo de autentica corrupção no jogo contra o Lion? Hoje podiamos ter ganho? sem duvida, agora ter sido um mau resultado tambem não acho que tenha sido, queres que te lembre que em 60 anos de competições europeias o Celtic só perdeu em casa uma unica vez? ah, pois é, devemos ter sempre ambição sem duvida pois está no nosso ADN, mas temos tambem de saber reconhecer as nossas limitações actuais.

David Duarte disse...

Sei bem que vão me cair em cima, mas pronto não quero saber. eu vejo o Porto a jogar na europa sem ter medo algum de assumir o seu favoritismo seja onde for. Quantas vezes o Porto perdeu com equipas inferiores nos ultimos anos? Foram excepções.

Jà o Benfica do Jesus... Não me venham com merdas de sempre termos perdido em Glasgow, de o Celtic apenas ter perdido com o Barcelona em casa para a Champions. A verdade é que o Celtic não joga um peido e que o Benfica foi à Escocia para não jogar um peido e não perder.

Sim, é uma grande diferença de mentalidade. O Porto na Europa tem uma mentalidde vencedora. O Benfica do jesus, olha! tem esta mentalidade de benfiquinha : todo contente em ganhar um misero ponro contra uma miséria de equipa.

E não me venham com coisas : jogar para ganhar e ser uma equipa coesa não é contradictorio como muitos pensam, inclusivé o Jesus.

Anónimo disse...

BCool, parabéns ao Spartak de Moscovo por ter conseguido uns grandes zero pontos.

A realidade é que foi o primeiro jogo de uma defesa que nunca jogou junta. os médios ofensivos deram o litro para ajudar os colegas das laterais.

Falar aqui em mentalidade vencedora, realmente é triste. São opiniões diferentes. Comparar com a mentalidade dos corruptos então valha-me Nosso Sr. Jesus Cristo. Quantas vezes ganharam os corruptos no Reino Unido??? Brincamos?
Desvalorizar uma equipa do Celtic comparando-a com a de um Dinamo de Zagreb!!! Onde os corruptos só não ficam a perder porque um falhanço do Helton conseguiu ser corrigido à ultima da hora. Não querem também comparar com a atitude vencedora dos corruptos de Braga, que mostraram que são uma fantástica equipa a levar no bombo do Cluj???

Só para que conste, o Benfica fez apenas menos 3 remates à baliza, que o Barcelona, nesta jornada. O Barcelona fez 10, o Benfica fez 7!! O Celtic fez 3. O Spartak fez 3!!! 3 e marcou 2 golos. É isto que é jogar sem medo?

A sério, o exagero é que tem limites. Estamos num grupo forte, onde se provou que o Barcelona pode sofrer golos em casa. Daqui por duas semanas vão dizer que o Spartak não joga um boi.
A última derrota em casa do Celtic para as competições europeias foi com o Barcelona, em 2008! Mas andamos a brincar?

Claro que o Benfica podia ter ganho, claro que teve oportunidades para marcar e quando as tentou havia sempre um jogador do Celtic a atirar-se para a frente da bola ou mesmo o GR.

Agora, desculpem lá, mas não concordo minimamente com a análise fatalista que fazem por aqui, nada mesmo.

Digo mais, adorei, mas adorei mesmo ver a forma como o Gaitan e o Salvio ajudaram durante o jogo todo (o Gaitan enquanto esteve em campo) os colegas da defesa.
Gostei de ver a defesa a jogar como jogou contra uma equipa de futebol directo, onde as defesas adversárias tem de estar alertas 90 minutos. Não perderam basicamente um único lance aéreo.
Falharam na finalização e tiveram oportunidades para isso.
Tenho pena, que tudo sirva para servir de pretexto para achincalhar. A sério que tenha pena.

Sem Maxi, sem Luisão, sem Javi, sem Witsel, sem Martins, no primeiro jogo da LC para o Melgarejo e para o André Almeida, falar como falam, dá-me pena, a sério que dá, é desvalorizar a entrega dos jogadores em campo, em que todos ajudaram todos. Vi o Enzo a atiarar-se para a frente de remates, não é colocar-se, é atirar-se. Achincalhar isso é achincalhar o "Et pluribus unum".

A sério que tenho muita pena, e sinceramente não comento mais este tipo de artigos, porque eu não consigo entrar em ondas de achincalhar gratuitamente o meu clube pelos próprios adeptos. Eu critico e sou muito critico, aceito criticas e respeito-as, não aceito é o achincalhar gratuito e o desvalorizar do esforço e dedicação que eu vi nos jogadores que entraram em campo.

Bem haja a todos.

Fernando disse...

Na muche!!! Também estou impressionado com tanta falta de ambição do plantel do Benfica. Tendo em mente o realismo que se fala e o Benfica não conseguir o resultado esperado com o Barcelona estes 2 pontos vão fazer tanta falta. Mais uma vez espero estar enganado mas....

Bruno disse...

Realmente acho que muita gente não tem o mesmo entendimento que eu sobre o Benfica. Dizer que o empate é bom porque eles só perderam em casa com o Barcelona em 2008 é algo que me dá comichão.... Mas eles por acaso jogam alguma coisa????
Na minha óptica o Benfica tem a obrigação de construir equipas com qualidade suficiente para dar 3 secos neste tipo de equipas. Achar que está tudo bem num plantel sem um pivô defensivo de qualidade inegável (depois de se ter vendido 1 por 20 milhões e não se ir buscar ninguém para o substituir) e sem um número 8 de raiz (talvez o Matic pudesse fazer o lugar mas agora está a tapar o buraco noutro lado, resta jovens da equipa B sem experiência competitiva ao mais alto nível ou adaptações de jogadores feitas em cima do joelho) é algo que não percebo. Já nem falo em segundas linhas aceitáveis (defesa direito) falo na equipa titular!
A história do Benfica pede bem mais a uma direcção do que uma equipa que faz um bom resultado ao empatar fora com este Celtic e em casa com o este Barcelona.
Em casa meus amigos temos que ter condições para ganhar a qualquer equipa do mundo. Mas alguém tem dúvidas que com a equipa do ano passado (mais um defesa esquerdo) nos bateríamos em casa de igual para igual com qualquer equipa (mesmo este mítico Barcelona)?

Anónimo disse...

Não perceberes que, ontem, o Enzo foi dos melhores em campo, é grave (a par do Matic e do Garay).

David Duarte disse...

F1, sim comparo a mentalidade do Benfica e a mentalidade do Porto na Europa porque a diferença é abissal. Sabes quantos jogos o Benfica do Jesus ganhou fora na Champions? Se não me engano 2 (Romenos e Basileia). E olha que jogàmos contra poderosos como Trabzonspor, Twente, Hapoel e afins. Nestes jogos tem de se assumir o favoritismo e jogar para ganhar. O Porto faz isso, o Benfica não como mais uma vez se viu contra o Celtic. E não tenho problemas nenhuns em afirmar que muitas vezes invejo o Porto na Europa. Levam coças em Inglaterra contra Arsenais e Manchesters? Levam sim. Jà o Benfica leva coças de Hapoels, Lyons, e Metalists.

Falas do Celtic so ter perdido em casa contra o Barcelona? Mas tu viste este jogo ou so viste as estatisticas? Acho que não viste o jogo por isso te digo que o Celtic não vale um peido. Se viste e pensas de maneira diferente argumenta que fico à espera. Se não tiveres argumentos e mesmo assim estiveres convencido que foi um bom resultado e não dois pontos perdidos estupidamente, então não posso fazer nada por ti.

Anónimo disse...

Falar do Benfica, das exibições do Benfica, do que faz ou deixa de fazer a equipa do Benfica é de salutar, embora como já disse não entro em ondas de achincalhar a minha equipa, a minha paixão. Agora propagar uma coisa inexistente que é a mentalidade dos corruptos em ganhar fora de casa... vai lá vai.
Vê lá quantos jogos ganham os corruptos em média fora de casa na LC... a sério, desafio-te.

Mas que mentalidade? Que mentalidade tem os corruptos na LC?
Sinceramente gostava que me dissesses qual foi a última vitória dos corruptos fora de casa, contra uma equipa em condições, já que o Celtic são uns nabos...

Que registo tiveram eles fora de casa o ano passado, qual foi? 1 vitória fora contr o Shaktar. 1 vitória / 3 jogos
Que registo tiveram há dois anos? Não tiveram, estiveram na LE.
Que registo tiveram há 3 anos? Foi melhorzito, ganharam em casa do APOEL e do Atlético de Madrid (que acabpu em 9º lugar na Liga Espanhola). - 2 vitórias / 4 jogos
Há 3 anos? Também ganharam 2 jogos, vá lá... às potencia Fenerbahçe e Dinamo de Kiev (não esquecer que bidons são os do Celtic) - 2 vitórias / 5 jogos
Deve ter sido há 4 anos... em que ganharam 1 jogo fora, em casa do poderoso Besiktas (não esquecer, bidons = Celtic) - 1 vitória / 4 jogos
Foi há cinco, em que ganharam 2 jogos, ao grande Hamburgo (7º classificado) e ao CSKA. - 2/4
Há 6 anos? Em que ganharam ZERO jogos fora e até perderam fora com o "não bidon" Rangers (sim, esse da Escócia) - 0 vitórias / 3 jogos
Há 7 anos? Ótimo registo... 1 vitória fora, contra o CSKA!! - 1/4
E cheguei aos 8 que é o último ano em que foram campeões europeus, com o magininog registo de 2 vitórias fora de casa. Sim 2, uma contra o Deportivo (o jogo do "He's my friend) e outra contra o Marselha... - 2 vitórias / 6 jogos

É a este registo de em 7 anos de LC terem ganho 11 jogos fora em 7 anos!!! 11 vitórias em 33 jogos fora da Liga dos Campeões em 7 anos?? Em que não venceram fora a equipas como:
Partizan, Rangers, Miestny Petržalka ou o APOEL. Também não ganharam ao Paris SG, Lyon, Marseille, FC Schalke 04, Zenit mas não sei se estes entrarão ou não na categoria bidon. Deixei de fora os ditos grandes.

Uma média de 0,33 jogos fora por cada edição nos últimos 7 anos, é essa a mentalidade a que te referes?

Contextualizar o jogo de ontem, é isso que eu faço. Perante todas as circunstancias, não estando satisfeito com o resultado, não posso e é completamente imoral desvalorizar o que o Benfica apresentou. As melhores hipoteses para golos foram nossas e não marcamos porque aquele que tem sido o nosso ponto mais forte falhou, a finalização.
Alguma vez tirei razão ao facto de a época ter sido mal planeada? De não haver jogadores em qualidade para ocupar os lugares no meio campo e na defesa para onde não temos jogadores "nativos" para essa posição? Desta vez acho que o JJ foi bastante ponderado e esteve bem, perante o contexto em que está a equipa do Benfica, não meteu a equipa em apuros na defesa e teve oportunidades mais do que suficientes para ganhar o jogo.

Hattori Hanzo disse...

F1 já agora vai ver quantos jogos o Benfica ganhou fora na Liga dos Campeões. Acredita que são bem menos. Tens as vitórias o ano passado com as potências Basileia e Otelul e depois além da vitória contra o Liverpool na altura do Koeman e na Ucrânia perante o Shaktar (mas num ano onde perdemos em casa perante o mesmo adversário). A mim parece que eles têm feito melhor que nós lá, daí quase sempre passarem a fase de grupos e nos quase sempre irmos parar à Liga Europa.
Posto isto Bcool não concordo e tendo em conta as condicionantes não acho que tenha sido um mau resultado (a verdade é que não temos meio-campo defensivo e Jesus optou por colocar mais médios para tentar segurar o empate... mesmo Sálvio estava mais preocupado em questões defensivas que ofensivas, daí a maior parte do pessoal dizer que ele fez mau jogo). Mesmo este Celtic sendo fraquíssimo (também o acho, basta ver que mesmo sem Glasgow Ranger não conseguem estar em 1º no super-campeonato escocês), o mais certo era se ele fosse jogar de peito aberto acabar por perder o jogo, pois iria ser uma lotaria.

.D10S disse...

Mais triste que o resultado e do que a exibição do Benfica só o facto da equipa, os dirigentes e muitos adeptos se terem congratulado com o aconteceu. A (falta) ambição é assustadora!

http://benficacomamor.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Mas eu não estou a dizer que o Benfica ganhou mais ou menos fora de casa, pá, que é melhor ou pior, que joga mais ou joga menos.Contextualizem o que eu escrevo.
O que estou a dizer é que eles tem uma média de 1 vitória por época fora de casa para Liga dos Campeões... que mentalidade vencedora é essa? É isso a mentalidade vencedora? Se é isso, ok.