sábado, 29 de junho de 2013

O que ainda falta ao plantel do Benfica

Estamos no dia 29 de Junho, a poucos dias do começo da pré-temporada, e o plantel está longe de estar fechado e, fundamental, equilibrado. As várias épocas anteriores mostraram-nos muita incompetência na escolha do lote de jogadores - não porque não tivéssemos atletas de grande qualidade (indesmentível a qualidade de vários), mas porque sempre foi composto de forma manca, apostando em muitos para certas posições e desprezando outras que, não sei bem porquê, parecem não importar tanto a treinador e estrutura. 

 Não há posições mais importantes do que outras, em futebol. É crucial que a equipa técnica procure, juntamente com a prospecção e Direcção, uma comunhão de interesses e objectivos e consequentemente aja de acordo com a ideologia vigente. Detectar as lacunas, procurar jogadores de qualidade/preço que nos satisfaçam e escolher um para o plantel. Posição a posição, equilibrar o lote de jogadores de forma a que a época mantenha uma coerência e não, como tem acontecido, chegar aos últimos meses sem soluções que garantam um nível alto, acabando por desperdiçar boas temporadas nos momentos cruciais quando há a necessidade de recorrer a jogadores medíocres - este ano, nos jogos que decidiam se a época seria fenomenal ou traumática, tivemos Roderick e Jardel a titulares. Está tudo dito. 


 Neste sentido, o que falta ao Benfica? 

 - um lateral-direito que compita com Maxi Pereira - o uruguaio tem uma qualidade razoável, mas não tem a necessária para ser um titular indiscutível. Urge dar-lhe uma alternativa que possa ganhar-lhe o lugar. Almeida é um bom jogador de plantel, é uma solução para a posição mas não convém confiar apenas nele e Maxi para a lateral-direita. 

 - um lateral-esquerdo - como esperado, Melgarejo fez uma época aos tropeções. Não era fácil apreender tudo o que desconhecia em competição. Evoluiu, é certo, mas ainda é insuficiente para o que o Benfica exige. Ser o suplente de um jogador de qualidade inegável parece-me a melhor solução. 

 - um central - Garay provavelmente sairá; ficam Luisão, Vitória e Jardel. Jardel não é jogador para o Benfica (espera-se que seja vendido), Vitória não serve como titular, resta comprar um central que faça com Luisão a dupla titular. Por mim, comprava ainda outro, mas também não quero exagerar. Venha um que já ficamos todos mais tranquilos. 

 - um médio-defensivo - Se Matic sair (e é muito provável), o Benfica tem de comprar dois. Se não sair, apenas um. Atirar para as costas do sérvio uma época inteira de desgaste, sem qualquer alternativa, é um suicídio. Há ainda Almeida que pode fazer a posição. 

 - um 8 - o mesmo que para a posição anterior. Enzo Perez tem de ter uma alternativa experiente e de qualidade. André Gomes fará, esperamos, uma boa época, mas convém que não seja a primeira alternativa a Perez. O miolo do terreno é fundamental - há que dotá-lo de muitas e variadas opções. 

 - um ponta-de-lança - Cardozo deverá sair. A ocorrer, o Benfica tem de ir ao mercado procurar um jogador com as mesmas características - espera-se que não caiamos no erro de ir buscar mais um avançado "móvel". Há vários e bons jogadores para a mobilidade pretendida; do que o Benfica não pode abdicar é de um jogador mais posicional e letal. Por mim, Cardozo ficava, mas a novela do Jamor parece ter tornado o ar irrespirável entre o paraguaio e Jesus. 

 Sobre o guarda-redes, continuo a confiar em Artur. Não seria mal pensado recuperar Oblak para uma concorrência mais forte que reforçasse a necessidade de Artur em manter os níveis de qualidade que teve na primeira época e em algumas fases da última.

14 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com algumas lacunas com outras não, acho que temos no nosso quadro jogadores para algumas posições que referistes. Lateral Drt - Maxi; tens o A. Almeida e tens o Cancelo; Trinco - acredito que o Matic não sai e temos o Nuno Coelho que para mim era o substituto ideal para nos jogos mais simples dar algum descanso ao Matic e tens ainda o A. Almeida cuja posição de raiz é trinco; Central - quer saia ou não Garay temos o S. Vitória e Mitrovic vamos ver o que dão. Defesa Esq - urgente reforço; 8 tentava o Manuel Fernandes. Se o Silvio vier ficamos salvaguardados tanto na esq como na drt.

Anónimo disse...

liderança. falta liderança.

está toda a gente com medo de dizer aquilo que é óbvio:
1 - jesus fica no benfica não por ser o melhor. fica porque vieira teve medo de o perder para pinto da costa. esta dependência é a principal de vitória do fcp e a grandiosa derrota de vieira. vieira tinha um único objectivo na vida: destronar pinto da costa, homem de quem em tempos foi amigo e que o traiu. em 10 anos de vieira o fcp de pinto da costa que já era um dos grande clubes nacionais, tornou-se num dos melhores do mundo. dói-me tanto a mim como a vocês. mas que grande falhanço de vieira!!
2 - será jesus respeitado pelos jogadores? será que os jogadores olham para jesus como um líder? se a época começar mal (e com jesus normalmente começa sempre mal) o que acontecerá?

perante este cenário, discutir jogadores (até porque o clube tem mais de 100..) não faz muito sentido.


se a equipa falhar no início vai ser o deus que nos acuda.

se começar bem mas lá para o meio quebrar, a malta esmorece e deixa de acompanhar o clube vindo ao de cima toda a sujidade.

se começarmos bem, a coisa a meio continuar forte e serena, mas no fim (como aconteceu nos últimos 3 anos) perdermos tudo... foda-se.. alguém consegue prever o que acontece?

ora, tudo isto é fruto de falta de liderança.

os jogadores? tanto me faz. nunca tive tão pouco preocupado com o plantel do benfica.

foda-se.

Anónimo disse...

Pergunto eu, em 104 como é possível o plantel do SLB apresentar tt lacuna?

hertz disse...

- lateral direito: o A. Almeida fez os jogos todos na Liga Europa e esteve a bom nível. O Maxi este ano esteve abaixo do habitual e acho que já sei qual a razão: teve férias! Ele já não tinha férias há várias épocas (apenas alguns dias de descanso) e fazia sempre épocas de grande nível. Acho que aquelas férias a mais lhe fizeram mal. LOL
Não acho que seja estritamente necessário um LD mas concordo que poderá ser útil ter mais um.

- lateral-esquerdo: ora aqui está um mistério que parece estar para durar. Toda a gente dá conta que falta um LE: adeptos, rivais, CS... mas inexplicavelmente época após época continuamos sem contratar um LE. Será que os LE estão em vias de extinção e é assim tão difícil encontrar um?

- central: o Benfica está a fazer um esforço para o Garay ficar mas será difícil face à sua baixa clausula e ao facto do Real não querer negociar o resto do passe. O Jardel deve estar de saída (deu-me essa sensação no final do jogo contra o Moreirense) mas ele também não é assim tão mau como dizes. Vem aí o Lisandro Lopez e já temos o Mitrovic. Penso que a nível de centrais estamos bem. Será óptimo se o Garay ficar.

- trinco: concordo que precisamos de um (é renovar com o Matic e por-lhe uma cláusula de 70/80M para garanti-lo pelo menos esta época)

- 8: concordo que precisamos de um

- ponta-de-lança: só se o Cardozo sair. Ainda acho que as coisas se podem resolver e ele ficar.

- GR: fica o Artur com o Oblak a fazer concorrência. Se o miúdo fizer boas exibições e justificar ser titular é dar-lhe uma oportunidade.

Sugestões: Sílvio para as laterais, Custódio para trinco, Coentrão emprestado (deixem-me sonhar...), Manuel Fernandes...

Anónimo disse...

Mais um central? Mesmo que Garay sair, Luisão, Lisandro Lopez, Mitrovic, Vitória e Jardel não chegam?

Ricardo disse...

Anónimo (14:51), de acordo.

Anónimo (14:59), é possível, é. Chama-se I-N-C-O-M-P-E-T-Ê-N-C-I-A. E também se chama C-O-M-I-S-S-Õ-E-S.

Ricardo disse...

Hertz, o Manuel Fernandes, apesar do evidente talento, não é de fiar. Não apostaria nele.

Anónimo (15:38), não falei no Lisandro porque ainda não foi oficializado. Sobre o Jardel, como escrevi no texto, não o acho jogador com qualidade suficiente para o Benfica. Mitrovic deverá vir para a B.

Anónimo disse...

O anonimo das 14:51 é um azulado a passar-se por vermelho. Tudo o que diz não faz qualquer sentido a não ser que seja um inimigo do Benfica.

O Ricardo imediatamente, todo lampeiro: "de acordo!"

Claro que ele concorda sempre com os andrades. E eles concordam sempre com ele. Basta consultar os posts que faz.

Anónimo disse...

tb vou dar aqui os meus bitaites relativamente a construçao do plantel.

parece-me evidente que alguns jogadores vao sair e na minha opiniao so matic enzo perez e luisao sao instransferiveis. aceito a saida de gaitan, cardozo e garay!! sao 3 craks mas tb e preciso realizar encaixe.

Como na construçao do plantel temos que ter em atençao o numero de jogadores portugueses e formados no slb e de acordo com as lacunas da equipa faria as seguintes contrataçoes: M FERNANDES, SILVIO E NELSON OLIVEIRA

Plantel:

ARTUR
PAULO LOPES
VARELA

MAXI
CANCELO

SILVIO
MELGAREJO

LUISAO
LISANDRO
STEVEN VITORIA
JARDEL OU MITROVIC OU FABIO CARDOZO

MATIC
MANUEL FERNANDES
ENZO PEREZ
AMORIM
ANDRE ALMEIDA
ANDRE GOMES

SALVIO
SOULEJMANI
MARKOVIC
DJURICIC
OLA JOHN


LIMA
RODRGO
NELSON OLIVEIRA

jogando num 4 2 3 1!!

notas: preenchemos requesitos para inscriçoes na UEFA .. 25 jogadores quase todos com garantias de qualidade alta. meio campo e defesa lateral reforçados. criatividade e velocidade n mei campo ofensivo!!
mesmo q matic saia o manuel fernandes em duplo pivo com o enzo dao garantias!!!

lino

Unknown disse...

gr - oblak
ld - cancelo
dc - lopez
le - silvio
md - almeida
mt - gomes
pl - cardozo

joão carlos disse...

dd-não acho necessário até porque temos o cancelo como recurso
de- precisamos de um tal como quase toda a gente previu desde o ano passado.
dc- só é preciso um se garay sair, ainda assim não percebo uma coisa acha que o jardel não serve o que eu não concordo inteiramente mas percebo perfeitamente mas depois acha que o vitoria já serve quando este mais não é que o jardel 1.2
md/8- aqui eu acho que apenas basta um jogador que na minha opinião tinha de jogar nas duas posições permitindo uma rotação intensiva em que dos tres jogava alternadamente dois permitindo algum espaço ao a. gomes.
pl- só se cardozo sair, eu diria que a melhor opção neste caso era um ponta de lança muito bom que marca muitos golos existe um chama-se.... Cardozo.

nuper disse...

Para mim o Oblak é o futuro da baliza do Benfica, como tal só deve integrar o plantel para ser titular ou no máximo uma época antes (como os corruptos fizeram com o Helton e o Baia) se vêm para estar 2 ou 3 épocas no banco vai acabar por sair.

Arrenka disse...

433 ou 442 losango.

Artur, Oblak (na champions apenas se contar no grupo B), Paulo Lopes e Mika.

Maxi Pereira, Andre almeida, Cancelo,
Luisao, Garay, Vitoria, Lopez.
Sílvio, Melga.

Matic, André Leão ou Custódio ou Airton (fazer prétemporada)
Enzo, Manuel Fernandes, André Gomes, Amorim.
Diuricic, , Rosa, Rosado (rodar na B quando não convocado).

Olá John, Suleimanij, Rojas
Sálvio, Urreta

Lima, Ghilas, Mitrovic, Mora


Cardozo e Gaitan vendidos (para poder manter o Garay e o Matic)
Rodrigo e Nélson emprestados a clubes com défice de avançados.
todo o resto tentar vender: Martins, Jara, Luisinho, Jardel, Menezes, Kardec...

Mika, Cancelo, Uros Matic, Markovic, Derlis Gonzales,

Miguel A. disse...

Ricardo, o JJ já demonstrou que (e nisto tenho que o elogiar) sabe compor a equipa quando ficamos sem alguns jogadores importantes. Este ano vamos ficar provavelmente sem Garay, Matic, Cardozo e talvez mais um. Acredito que o treinador saiba refazer a equipa. Mas depois ( e este depois é que é terrível), há sempre a chegada dos momentos decisivos. E nos momentos decisivos JJ falha (não me refiro à final da LE - jogámos muito bem, a derrota foi imerecida, mas foi contra o campeão europeu em título, nada a apontar). Não se pode jogar um jogo decisivo como jogámos contra o Estoril. Não se pode jogar no Porto para empatar. Não se pode ter a atitude deplorável que a equipa e o treinador tiveram na final da taça. São momentos decisivos na conquista de títulos. Dois anos consecutivos a cometer os mesmos erros. A época que se aproxima será igual, isto se JJ não sair a meio. Estou saturado do discurso dele, e da falta de eficácia nos momentos em que é preciso ganhar de vez. Cair de joelhos é uma merda. Quanto ao Artur, espero que seja suplente de alguém melhor. O Artur é apenas um guarda-redes razoável. Nos tempos que correm é impossível contratar-se um grande guarda-redes, mas pelo menos espero que o Benfica consiga contratar um bom guarda-redes. Se não, teremos mais frangos em jogos decisivos, e grandes defesas em jogos normais. Um pouco à imagem de JJ enquanto treinador.

Abraço.