segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oh não, mais um abutre. Fala, JG, papagaio RedPass, o que te vai na alma.

«Eternizar o Drama Muito Além dos 90 Minutos 

 Habituei-me a viver esta época de verão em paz. Terminado o campeonato, jogada a final da Taça no Jamor, vinham meses felizes em que se limpava a cabeça e havia tempo para ser normal, aceitar convites para almoçar ou jantar no fim de semana, visitas , passeios, aniversários e tudo o que as pessoas normais fazem durante todo o ano. Em anos pares há mundiais e europeus para viver o futebol sem a preocupação do resto do ano, em anos ímpares sobra mais tempo para a vida além bola. Tudo muda, tudo evolui. O "verão" já não dá descanso a um adepto como eu. Vendo bem, já nem é "verão". 

Sou do tempo em que as novelas do defeso se reduziam a três ou quatro nomes. Quem não se lembra da aventura de Valdo até ser apresentado na Luz? Hoje são três ou quatro nomes por... dia! Nos últimos anos aprendi a defender-me desta loucura. Acabado o último jogo oficial paro de alimentar o blogue, salvo raras excepções, continuo a seguir a imprensa para ir acompanhando a dança das transferências mas limito-me a estar atento ao que o Benfica anuncia oficialmente. É uma questão de sanidade mental. Nem ligo aos jogos de pré época. Quando a bola começar a rolar em competições oficiais cá estarei a comentar e lá estarei a apoiar na Luz. 

 Posto isto importa dizer que esta é uma intervenção especial e de urgência porque o Benfica também se modernizou e continua a dar motivos para dores de cabeça além dos minutos 90. 

 Se há assunto que imediatamente enche aqui as caixas de comentários é o da militância benfiquista. Pois bem, vamos lá falar de militância benfiquista para ver se percebemos que clube temos hoje e com que adeptos. 

Há sempre muitas reacções ao longo da época sempre que me refiro ao número de adeptos na Luz. Agora já temos médias finais para reflectir. 

O Estádio da Luz registou uma média de 42.366 espectadores no último campeonato. Isto é, numa época que lutámos pelo título até ao fim o nosso Estádio, com capacidade para 65.000, regista uma média pouco acima das 40 mil pessoas. Uma análise mais detalhada mostra que esta média é "viciada" por cinco jogos de casa mais cheia. Clássico e derby, obviamente, Braga na abertura em pleno Agosto, Estoril e Moreirense. 

Ou seja, tirando os jogos contra rivais, e coloco aqui o Braga, só tivemos duas partidas na Luz com mais de 50 mil pessoas, precisamente os dois últimos jogos. E porquê? Porque cheirava a festa. 

 No resto da temporada todos os jogos do campeonato não atraíram mais de 30 e poucos mil adeptos. Na Taça da Liga e na Taça de Portugal as médias descem para cerca de 15 mil adeptos. Esqueçam a crise, esqueçam as desculpas, esqueçam os benfiquismos maiores e menores. Apenas olhem, analisem e pensem sobre estes números. 

 O Benfica dos 6 milhões, o Glorioso do recorde do Guiness em associados, o Maior clube do mundo, o clube com os melhores adeptos do mundo, tem 30 mil adeptos que se dignam a acompanhar o seu campeonato e cerca de metade que acompanham as Taças. Na Europa vacilam entre as raras enchentes contra grandes nomes ou fases adiantadas na prova e assistências medianas. Claramente não há fidelização do benfiquista à sua equipa. Não há, desculpem mas não há. 

 Esta ideia desenvolvida desde os anos 90 que o Benfica é um clube gigantesco a nível mundial é , actualmente, a maior inimiga do clube mas em vez de se acabar com ela ainda se alimenta mais. Todo este ódio à volta do Benfica tem crescido a nível nacional nos últimos anos. Muitas vezes fico espantado com a maneira como somos recebidos em diferentes pontos de Portugal. Mesmo em locais onde já fui muito bem recebido quando comecei a ver o Benfica fora da Luz. Muito desse ódio tem a ver com esta ridícula bazófia dos maiores do mundo. Até cachecóis com esta frase se vendem! Somos grandes, sim. Uma grandiosidade construída ainda antes de cada um de nós ter nascido. Herdámos um clube respeitado a nível mundial e o que fazemos para o manter assim grande e respeitado?

 Como pode um clube ser saudável mentalmente quando tem "milhões" de adeptos a gritar ao mundo "Somos os Maiores" mas depois quando a sua equipa principal de futebol entra em campo para lutar pelo Campeonato Nacional tem por norma na bancada uma média de 30 a 40 mil pessoas ?! Em que ficamos? Somos os maiores do mundo ou somos um clube rodeado de adeptos cheios de bazófia que raramente vão ao estádio, que poucas vezes se sentaram nos pavilhões do clube, que não fazem parte do top de compradores de camisolas da equipa a nível europeu? 

 Benfica é muito grande , sim. Tem adeptos apaixonados um pouco por todo o lado, sim. Mas , infelizmente, a base de militantes diminui de ano para ano. Quantos sócios pagantes tem o clube? Quantos lugares cativos por época vende o Benfica ? Quantas camisolas adidas vende a loja? Isto, por muito que custe admitir, é a resposta para sabermos se o Benfica é mesmo um clube de topo europeu ao nível de militância dos seus adeptos. 

 Não sei quantos benfiquistas haverá na Grande Lisboa mas já se percebeu que um estádio com 65 mil lugares é demasiado grande para os activos. Tem que se assumir isso e parar com a parvoíce dos maiores do Mundo. 


 Assembleia Geral 


 Outro bom barómetro de militância benfiquista é saber quantos se dignam a ir às Assembleias Gerais. Para não estar sempre a falar em milhões vou dar um exemplo bem pessoal. A humilde página deste blogue no Facebook tem quase 5 mil "adeptos". Partindo da ideia que a grande maioria é benfiquista e gosta de discutir o Benfica, todos foram informados que ia haver mais uma Assembleia Geral. Como se explica que no pavilhão da Luz estivessem duas ou três centenas de sócios quando na internet vemos milhares de manhã à noite a dar as suas sentenças ?! Esses 200 ou 300 sócios também são sempre os mesmos em todas as reuniões magnas. Portanto, o Benfica moderno é o seguinte: 
300 preocupados com a Assembleia Geral 
15000 no estádio para as Taças 30000 no estádio para o Campeonato 
60000 nos derbis e clássicos Milhões nas festas e celebrações! 

 Como sabemos, infelizmente, não tem havido muitos motivos para que os Milhões apareçam com regularidade. Assim, parece-me justo que se redimensione o pensamento do clube à militância revelada. O Presidente da Mesa da AG podia ser o primeiro. Eu nunca escrevi sobre uma AG do Benfica. Acho que quem quer saber o que lá se passa deve lá ir. É esse o seu dever. Como desta vez a discussão já é pública vou falar da opção que o Presidente da Mesa tomou. Resumidamente o que aconteceu foi uma reunião tranquila, apresentação bem feita do orçamento, dúvidas e respostas dentro do melhor ambiente, votação esclarecida e orçamento aprovado. Pelo meio o ex candidato à presidência do clube, Bruno Carvalho, pediu à mesa para retomar a palavra para responder a uma resposta da Direcção e viu o seu pedido rejeitado. Da bancada contestou-se e ouviram-se palavras mais fortes como "ditadura". O Presidente da Mesa reagiu e olhando para o local onde eu estava apontou dizendo que ali ninguém sabia o que era uma ditadura. 

 No fim da votação com o barulho normal numa reunião destas o Presidente resolve ter protagonismo e manda todos os sócios calarem-se ao melhor estilo de uma... ditadura. A ordem foi , obviamente, contestada e em duas ameaças acabou com a AG. Ou seja, não havia espaço para a habitual intervenção livre de todos os sócios que quisessem falar. 

 Isto não é o mais grave. O mais grave é que esta foi a segunda vez seguida que o Presidente da Mesa resolve por si só terminar abruptamente a AG não deixando espaço para a intervenção dos sócios que, diga-se , é o momento mais aguardado de qualquer AG. Repito, é a segunda AG seguida em que os sócios não falam livremente. Ao melhor estilo de uma... ditadura ! 

 Na penúltima fui saber porque é que não se continuava com a intervenção dos sócios e o Presidente da Mesa respondeu que já era muito tarde! Desta vez disse que não havia ambiente. 

 Ora bem, eu cresci com a ânsia de fazer 18 anos, não para fumar, não para ter carta de condução, não para ter chaves de casa mas sim para poder ir à AG do Benfica e votar. Portanto, vou às AG's do Benfica desde 1990 e sei como eram vividas com milhares dentro do pavilhão. Saí de lá a altas horas da madrugada, assisti a cenas incríveis e que são já do domínio lendário. Aturei Damásios e Vales mas sempre com uma certeza: os sócios do Benfica tiveram sempre a palavra ! Aliás, ainda o país vivia na tal ditadura e já as AG's do Benfica eram democráticas! Nesses tempos a única coisa que não me lembro é de lá ver Luís Filipe Vieira ou Luís Nazaré, por exemplo. Mas deve ser da minha desgastada memória aos 40 anos. Hoje em dia as AG's têm duas ou três dezenas de sócios, começam às 21h, acabam às 22h30 e não há condições para falarmos!! 

 Ah e tal temos que mudar isto, o Benfica é nosso, isto não pode continuar assim, vamos a eles... Quem? Como? Os do costume que quando afirmam que tem de haver mais gente na Luz a viver o Benfica são chamados de arrogantes e com a mania que são mais que os outros? Mudar tudo confortavelmente sentado a escrever em blogues, facebooks e twitter ou nas esplanadas ou no trabalho ou na rua ? 

 Nada vai mudar. O Benfica é isto mesmo, um clube de Milhões de adeptos mas com AG's vazias, Estádio por encher e exigência baixa. Pior que perder um jogo, ou vários, na parte final é ver a maneira como são emitidos comunicados oficiais, como se apresentam jogadores, como se desmentem notícias. Nada disto faz sentido! Apresentam-se uns na televisão e depois entram dezenas de outros que nem sabemos se são nossos ou não pela calada. A gota de água foi o comunicado de hoje. O Benfica precisa de um comunicador superior que faça um enorme comunicado a pedir desculpa de tudo e a todos. Para começar podiam comunicar a demissão do Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Bom defeso (se conseguirem) . 

 PS. Entretanto o comunicado que o Benfica tinha publicado falando do Correio da Manhã foi apagado do site do clube sem nenhuma justificação. Toda uma classe a manobrar.

14 comentários:

eagle01 disse...

Um texto sentido ao qual não posso acrescentar nada Entreguei o cartão em Dezembro de 2012, após 18 amos de militância, e hoje não me arrependo. Este não é o Benfica que conhecemos, este é o Benfica de Vieira. Um Benfica Clube que trabalha para a SAD, encaixa tudo que é passivo "tóxico" da SAD, os sócios que paguem e não vão chatear às reuniões magnas. Isso era ao tempo de Vale e Azevedo. Esse é que era um ditador e não deixava falar ninguém.

Onde andam os que o acusavam de ser "isto e aquilo"? Desapareceram. Tal como os espectadores desaparecem do estádio da Luz, mantendo a tendência desde que os jogos passaram a dar em directo na Sporttv. Estive num triste Benfica 0 - Boavista 3, quando JVA era presidente e o estádio era do clube. Estavam lá 80 mil a puxar por uma vitória, vitória que António Costa (hoje consultor técnico de arbitragem, vá lá saber-se porquê)não deixou que acontecesse. Mas já na altura o problema era o treinador, apenas se mantém a tendência 14 anos depois...

Entretanto não estão lá 80 mil. Vamos chegando aos 64 mil em jogos especiais. Este é o novo Benfica. Não prestaram bem atenção às palavras de DSO a este "refundar" do Benfica. Ele não estava a falar em sentido figurado. Eu sempre percebi isso. De um adepto do SCP convertido ao benfiquismo, não se pode esperar nada mais do que outra realidade clubística.

Este é o Benfica do que quiseram fugir das confusões de Vale e Azevedo. É só comparar a situação económica-financeira desses tempos, com a de agora, para se perceber que alguém teria de estar preso, mas não ele ...

Barrotes disse...

É o melhor post que alguma vez apareceu por aqui.....

Nuno Peralta disse...

Excelente este texto!
Entretanto, mais um "abutre"...
http://murcon.blogspot.pt/2013/06/insuportavel.html

nuper disse...

A quando da construção da nova Catedral critiquei a lotação prevista era pouco só 65.000 lugares, hoje vejo que pecou foi por excesso pois 50.000 lugares chegava para 90% dos jogos e fico triste muito triste. O meu Red Pass custa 170€ que indo aos 15 jogos dá uma média de 11,33 € por jogos a que temos que somar as quotas mensais. Não acho caro e julgo que ao contrário do que dizem as fracas assistências não se deve a questões financeiras, o problema é uma grande maioria de adeptos que passam a vida a falar do Benfica a comentar que o Glorioso é o melhor do mundo e arredores que vai ganhar tudo e mais alguma coisa mas quando lhe perguntas se são sócios ou se vão à bola dizem "Eu dar dinheiro aqueles chulos, nunca..." e ainda acrescentam " Não é por seres sócio e teres um Red Pass que és mais Benfiquista que eu", adeptos desses puta que os pariu que já não os suporto e também se fodam aqueles que quando cheira a festa vão logo a correr comprar bilhetes para estarem presentes agora bola em dezembro e Janeiro com frio e chuva tá quieto.

JotaPê disse...

É impressão minha ou estaremos a caminhar a passos largos para uma situação semelhante à do sporting, que nos levará a ter de depor "Bokassa" Vieira sob pena de, ele sim, se tornar naquilo que Vale e Azevedo nunca foi?

Anónimo disse...

muita gente deixou de se chatear cm o benfica pq acha que " eles " nao merecem , e diga se que ha coisas q sao inadmissiveis e parece que o " benfica" os dirigentes andam a gozar cm o pessoal , contrata se avançados as paletes e faltam defesas ? foda se vao gozar com o caralho pah .
tem posiçoes que nem defessas tem de raiz , por amor de deus , isto so nos distritais .
outra coisa é , que benfiquistas querem voces que encha a luz ? ou melhor de onde deviam ser esses benfiquistas ?
nao querem que hj em dia pessoal do porto e ainda mais a norte vá a luz regularmente ?
podem ter a certeza que se o benfica fosse um clube do norte e todo o seu historial , numero de adpetos e demais caractristicas fossem as mesmas que tivera antes de 1994 , hoje o porto poderia ter a hegemonia mas nao da maneira que teve e neste momento duvido que a tivesse , o benfica é um clube de dimensao nacional , mas no fundo olhem por o que é vosso e defendam no porque o benfica " mora" em lisboa e é dificil fazer 300 km hoje em dia pra ver a bola muito pior modalidades e muito pior com a crise , apoiem e defendam o benfica porque se o benfica fosse do norte podem ter a certeza que os azeiteiros azuis nao piavam como piam nem iam à luz brincar ou achincalhar o benfica .

hertz disse...

Basta ver o que se passou este fim de semana com a nossa equipa de futsal.
A equipa de futsal tem passado uma época cheia de dificuldades. Má época regular com mudança de treinador, montes de jogadores lesionados (ontem mais 2) e a somar a isto ainda têm de ouvir toda a gente a dar como garantida a conquista do campeonato pelo Sporting, estando estes com uma bazófia enorme. Perante tudo isto os nossos jogador chegam ao pavilhão e olham para a bancada do Benfica e nem metade da lotação tem. O que é que os jogadores pensam? Nem os nossos próprios adeptos acreditam em nós. Os 2 grandes jogos, contra todas as adversidades provenientes de toda a época, que a nossa equipa de futsal fez neste fim de semana não merecia este abandono por parte dos adeptos. Sim, a nossa equipa de futsal que viveu uma das épocas mais difíceis dos últimos tempos foi abandonada pelos seus adeptos deixando-os sozinhos a lutar por eles e pelo símbolo que têm ao peito. No final do jogo o Gonçalo (enorme capitão) disse na flash-interview: "Eu peço aos adeptos. Acreditem em nós!" Espero que pelo menos o pavilhão da Luz esteja à Benfica e que demonstre apoio a esta equipa.
Muitas vezes se fala na atitude dos jogadores e treinador que perdem no pavilhão/estádio x porque vão com medo e não jogam de acordo com a dimensão do clube. Então e os adeptos? Este fim de semana a bancada benfiquista estava praticamente vazia (e ainda mais ficou depois de mais uns quantos saírem após o Sporting ter empatado nos últimos segundos). E porquê? Porque quem estava com medo eram os adeptos. Como a equipa do Sporting dominou em toda a linha na fase regular e o Benfica teve muitas contrariedades, os sportinguistas são favoritos a vencer o campeonato e então os adeptos nem foram ao pavilhão por medo de verem a equipa perder os 2 jogos. E que tal transformarem esse medo por confiança e fé nesta equipa? Pode o campeonato acabar por ir para outro lado mas tenho a certeza que os jogadores deixarão tudo em campo. Já vi isso este fim de semana.

Alexandre disse...

Brilhante post.O verdadeiro Benfica foi destruído em 1994,aquilo que é hoje representa tão só uma autentica feira de vaidades,onde o chico espertismo,a arrogância e a megalomania andam de mãos dadas.Não por este Benfica que muitos de nós nos apaixonamos para toda a vida.Por muito que nos custe esse Benfica não voltará tão cedo.

Anónimo disse...

nuper
Não concordo com o que disseste sobre os benfiquistas que não vão ao estádio e ás AGs, porque no meu caso só não vou porque não tenho possibilidades económicas, (desemprego). Tenho 33 anos e das vezes que fui ao antigo estádio da luz, esses dias eram DIA DO BENFICA: Ia de manhã com o meu pai, o jogo era ás cinco ou mais tarde, e passava o dia todo a ver os escalões de formação no futebol e qualquer outra modalidade, via por vezes jogos dos seniores de basquetebol, hóquei, etc. O jogo da equipa A era a cereja no topo do bolo.
Não é por isso que deixo de ser mais ou menos benfiquista que qualquer outro. Há situações e situações. Não tens o direito a achares-te mais ou menos que os outros só porque estás sempre no estádio e nos pavilhões, ou porque és sócio. És tão benfiquista como eu e todos os outros!
Obrigado.

PS: Concordo com o artigo, pois acho que o grande mal dos benfiquistas, todos, é acharmos que somos os maiores de sempre e para sempre, e na verdade é que vivemos, tal como os descobrimentos, no passado.
Todos sabemos como as "coisas" funcionam de á 30 anos para cá, e ainda não aprendemos como nos "mexer" no sistema? Chora-se as perdas e culpam-se os árbitros e sistema, mas o que devíamos fazer era continuar a jogar e tentar ganhar. Chorar, á 30 anos!!!, não nos leva a nada!

LGS disse...

Em relação às AGs, acho que perderam muita relevância com a constituição da SAD. Os sócios (e também os dirigentes) sentem que agora as AGs são apenas um formalismo, um ritual simbólico resquício de outros tempos, visto que quem decide tudo (no futebol) é a SAD.

Temo que continue a ser assim no futuro, enquanto houver SAD...

Daniel Proença disse...

Alguns mentecaptos da actual direcção estão apostados em transformar o verdadeiro Benfica num Benfica de bolso, de Playstation...

E muitos supostos benfiquistas, armados em papalvos, a bater palmas a este regabofe que está a criar no Benfica uma impensável horda de «viscondes e barões» alcandorados e colados à grandeza do Benfica que querem fazer deles, e pelos seus apaniguados distribuir, tal qual a cultura de comendas e prebendas do clube aqui ao lado.

Uma miséria.

Eis o «Vieirismo»: uma cultura de medíocres apoiada por medíocres.

Gus disse...

Então e que vamos fazer? Continuar a escrever em blogues, conversar em cafés ou vamos fazer alguma coisa?

Que tal um movimento, em que ninguém vire a cara à luta, movimento esse que possa encontrar ou apoiar um candidato às próximas eleições?

Tudo o que acontece no clube e com o qual não concordamos tem de ser criticado em praça pública, junto da comunicação social. E não me venham falar em desestabilização, que certamente a última coisa que queremos é estabilidade desta incompetência, desta falta de mentalidade ganhadora.....desta amostra de Benfica.

Anónimo disse...

LGS, as AGs perderam relevância por causa das alterações dos estatutos.

Anónimo disse...

É a desgraça total. O Benfica nunca mais foi o mesmo e vai com certeza acabar.

Deixo uma sugestão. Porque não vão até ao Brasil, ou mesmo até à Turquia, juntarem-se aos tipos que andam por lá a demonstrar contra... contra o quê? Não interessa!

O importante é demonstrar contra alguma coisa! Mostrar que não estamos mortos, que somos alguém, que temos voz activa, que somos democráticos, que alguém nos ouve, porque queremos sentirmo-nos importantes e não apenas um grão numa gigantesca máquina trituradora de vontades!

Voltem para a ganza e verão que não notam a diferença!!