sexta-feira, 14 de junho de 2013

Usem a garganta pelo Benfica



A imagem que aqui vêem é da última Assembleia-Geral do Benfica - na qual os sócios votaram desfavoravelmente o Relatório & Contas, além de ter sido uma noite de grande fervor associativo, com várias intervenções de benfiquistas, quase todas no sentido de criticar a Direcção do Benfica. Uma delas é a que a foto retrata: a minha intervenção no palanque, enquanto Vieira olhava o telemóvel e ria-se muito das mensagens que lhe enviavam - esteve nisto as duas horas da duração da Assembleia, enquanto os sócios debatiam o clube e falavam das suas preocupações. 

 Trago aqui esta para explicar uma coisa muito simples que, pelos vistos, custa a entender: o associativismo é feito de cérebro, não de acefalia. O sócio não só pode como deve questionar o que está errado no clube - e deve fazê-lo em todo o lado: internet, café, carro, casa-de-banho, estádio - a problematização séria do Benfica é um bem, nunca um mal - haja neurónios para entender isto. Mas sobretudo deve fazê-lo aproveitando o espaço perfeito para poder explanar a sua opinião junto dos seus consócios e da Direcção: a Assembleia-Geral. 

 Com muita pena minha, hoje não vou poder estar em Lisboa. Não vou poder dizer aos dirigentes do Benfica aquilo que eles merecem ouvir. Não vou poder explicar resumidamente algumas ideias que tenho para o clube (que dou gratuitamente; não preciso de tachos nem nunca os aceitaria). Não vou poder defender todos aqueles que me pediram por mail e mensagem uma intervenção ao nível da última que tive. Não vou poder defender o Benfica. E isso custa-me muito. Mas espero que haja quem saiba intervir no sentido de fazer ecoar pelo pavilhão palavras que questionem: 

 - a imbecil forma como perdemos o campeonato - sobretudo pela centésima vez com que a soberba e a ganância de protagonismo de Vieira prejudicaram a equipa; 
- o caso Luisão e a repercussão no resto da época; 
- o que fazia Carraça no Benfica e o porquê de ter sido aposta forte e agora ter saído; - a vergonhosa atitude do Jamor - tanto do jogador Cardozo como da forma como os jogadores não assistiram à entrega da Taça ao Vitória e recusaram cumprimentar o PR; 
- o deficiente planeamento da época, deixando Jesus entregue à sua qualidade e capacidade de invenção; 
- o que faz Vieira continuar a apoiar inequivocamente corruptos para os órgãos de poder; 
- se uma das responsabilidades de um Presidente do Benfica é defender o clube de influências externas, quando se está há 13 anos no clube e ainda se continua a tentar desculpar erros próprios com arbitragens só se pode dever a uma clara e visceral incompetência; 
- o que faz Vieira, 13 anos depois e 2 campeonatos depois, com o Porto a ganhar em toda a linha, a ganhar exponencialmente adeptos nas camadas mais jovens por todo o país, a aproximar-se do número de títulos, a vencer vários troféus internacionais, a humilhar-nos vezes sem conta, repito, o que faz Vieira não ter vergonha na cara e se demitir. 

 Espero que alguns destes assuntos sejam abordados pelos nossos consócios. E que Vieira desta vez não passe uma Assembleia-Geral a rir-se das piadas broncas que o seu amigo do Bairro das Furnas lhe manda enquanto no palanque vão desfilando preocupações dos sócios do Sport Lisboa e Benfica.

9 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

O quê?!? Não podes ir à assembleia?? E agora a quem é que o LFV e o resto dos membros da direção vão ignorar? Quem vai curar as insónias com o teu discurso? Quem vai passar de indeciso a votar em LFV com a amostra que tu representas?? Sim, porque esta assembleia foi imediatamente antes das eleições e as repercussões da mesma (e de todos os intervenientes, contigo incluido) resultaram em LFV reeleito por mais de 80% dos votos dos sócios participantes. É que mete mesmo pena não estares lá com as tuas perguntas especiais (chamemos-lhes assim): sim, foi a ganacia do LFV que nos fez perder o campeonato (hehehe, o ódio de estimação e os complexos têm destas coisas...); o Luisão e o seu caso foi determinante para o resto da época, quem é que não vê isto (haja paciência)...; o carraça foi para o SLB porque o Humberto Coelho recusou o cargo porque preferiu ir para a federação para junto do fernando das facturas (e se calhar ele con segue expliar o apoio de LFV ao nandinho), e foi um dos grandes culpados das derrotas (como não sei, mas tu lá saberás); a época foi tão mal planeada que nos levou à luta da liga até à ultima jornada, à final da liga europa e à final da taça de portugal, mas se fosses tu a planea-la erámos campeões em Março, papavamso a champions, a taça da liga e a de portugal, pelo menos na tua cabeça, claro. Bandidos, pá...; como é possivel o LFV ser tão mau e ter tanto apoio dos sócios que mais uma vez o reelegeram com uma maioria assombrosa?!? Deixa lá... daqui a 4 anos há novas eleições e tu vais passar estes 4 anos nas tuas guerrinhas vazias que os sócios mais uma vez te darão uma lição daquelas que tu adoras...

aalto disse...

17% Ricardo...como vês somos 17%!
o Sport Lisboa e Benfica é dos Pedros Ribeiros...

É como é!...

hertz disse...

É uma pena que não possas ir. É preciso quem chame os bois pelos nomes. Espero que haja outros benfiquistas que intervenham e falem sobre esses tópicos que apresentaste, entre outros.
Uma das coisas que também gostava que perguntassem ao LFV é porque é que foi para o Brasil num jogo importantíssimo na luta pelo título e porque é que sempre que o Benfica sofre derrotas que deixam os benfiquistas completamente revoltados e contestam a equipa (tipo a da final da Taça e não aquelas contra o Chelsea em que os benfiquistas aplaudiram e tiveram orgulho na equipa) ele simplesmente desaparece do mapa deixando o treinador, que diz apoiar, completamente desprotegido e a levar com todas as criticas e insultos. Gostava que lhe perguntassem isto mas não de uma forma retórica. Gostava mesmo de ouvir o que ele teria para responder.

Espero que logo à noite se discuta muito o Benfica, sem petardos mas com muito benfiquismo.

JotaPê disse...

"(...) a minha intervenção no palanque, enquanto Vieira olhava o telemóvel e ria-se muito das mensagens que lhe enviavam (...)"

Chamaste-lhe à atenção? Se não chamaste, deverias tê-lo feito...

De resto, na próxima AG, é bater-lhe palmas.

Gus disse...

Oh Pedro Ribeiro ainda andas a festejar o campenonato de 2010 é seu atrasado mental?

Por haver tanta merda de sócio e adepto como tu é que o Benfica está como está, a atravessar a maior crise de militãncia e associativismo da história e dessa é que é dificil recuperar, porque na área financeira já o teu amigo orelhas encheu e enche os bolsos, talvez como tu.

Por acaso gostava que hoje fosses lá e que defendesses esse aldrabão e vigarista com o mesmo fervor que o estás a fazer aqui....tens tomates?

Unknown disse...

Dessas perguntas eu escolheria uma. Uma intervencao curta, de 30segundos, uma questao clara, a pedir resposta sem ambiguidade. Teria muito mais impacto que qualquer discurso mais longo, e as chances de obter uma resposta que fosse mais que verborreia fatua seriam maiores.
Eu iria pela mae de todas as perguntas - o apoio inequivoco a um individuo que demonstra, nas escutas tantas vezes por nos referidas, nao ter um nivel etico minimo para desempenhar qualquer lugar de relevo no futebol nacional. Mas saber porque se teve a falta de classe de se abandonar o Jamor antes do vencedor receber a Taca, por exemplo.

Mister D disse...

Jota Pê, por acaso, até lhe chamou a atenção. O problema é o mesmo de sempre. Vieira está a cagar-se com quem lhe vai dando o poder...

Achas que Vieira largou o telemóvel? Não!

Achas que Vieira respondeu a alguma pergunta?

O problema é que muita gente comenta sem lá ter estado e assim é fácil falar, ou neste caso, escrever...

Anónimo disse...

Uma AG à sexta-feira depois de tantas e tantas à quinta-feira sem qualquer tipo de razão e que foi criticado e muito bem por vocês já é uma vitória. Agora é estar presentes em grande número!

SLBFacs disse...

O fervor maior deve ter sido dos petardos lançados....
Enfim, cegos....
Estou com o Pedro Ribeiro, tanto pedir liberdade e vocês censuram neste blog benfiquistas que NÃO vos insultam como vocês fazem a quem apoia esta direcção.
Hipócritas!!!